Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6
Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 02:38

Citação:
s7v7n
Deverias ter mais cuidado com o que dizes.
Citação:
Ainda bem que as crianças aprendem mais com o Harry Potter do que com o Ratzinger, ou não teriam infância,

Está à vista de todos. O queres que diga que tu és uma série de nomes feios e depois digo que és tu que não sabes ler?

Não vi nenhum nome feio e repito o que já disse antes.

Citação:
s7v7n
Por isso diz lá porque é que com o Ratzinger, as crianças não teriam infância.

Para começar a falta de humor, depois querer tratar as crianças como mini-adultos. Acho que nem precisa mais...

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 10:42

Vai ser preciso mais da tua parte. Onde é que estão essas declarações às crianças sem humor a considera-las mini-adultos?

Não disseste nenhum nome feio especificamente, mas disseste que o Papa é pessoa para privar uma criança da infância. Não vale a pena andares no jogo das cadeiras. Está escrito e todos podem ver. Ou não vês o que escreves? Queres que cite novamente?

Citação:
Ainda bem que as crianças aprendem mais com o Harry Potter do que com o Ratzinger, ou não teriam infância,

Que belo Papa então, a privar as crianças da infância. Ele deve dizer para lhes darem trabalhos pesados e para não brincarem, e para rezarem o dia inteiro fechados em casa não? Deve ser.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 14:29

Lamento imenso ter perdido um vídeo que tinha aqui, com imagens das férias do Papa. Vou tentar procurar...

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 14:59

Caro Camilo,

A minha resposta foi dada em relação às seguintes afirmações do Sebastião:
"Então se os livros do Harry Potter apenas tratam de feiticismos e companhia não podem ser bons, porque tais práticas são abomináveis a Deus.

A leitura do harry Potter ou de qualquer outro livro que apresente a magia como uma solução agradável aos nossos problemas é intrisecamente mau"
(o bold é meu)

Naqueles livros que citei - e em centenas doutros - a magia está presente como elemento do fantástico e não tem, no meu entender, aquelas características negativas descritas pelo Sebastião.

Aliás a magia é aí mesmo que existe: no imaginário e no fantástico. Serve para as figuras de estilo, agora designados como recursos expressivos, salvo erro.

João (JMA)

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 15:23

Citação:
s7v7n
Vai ser preciso mais da tua parte. Onde é que estão essas declarações às crianças sem humor a considera-las mini-adultos?

Aquela afirmação boba que fez sobre o Harry Potter é suficiente, mas se acha que ele tem bom humor então tente vc achar alguma declaração dele que não soe rabugenta e relate aqui para nós. Ele fala e escreve muito, deve ser fácil para você. Espero que não te incomode eu esperar sentado.

Citação:
s7v7n
Não disseste nenhum nome feio especificamente, mas disseste que o Papa é pessoa para privar uma criança da infância. Não vale a pena andares no jogo das cadeiras. Está escrito e todos podem ver. Ou não vês o que escreves? Queres que cite novamente?

Não precisa. Se for preciso, repito tudo novamente: "Ainda bem que as crianças aprendem mais com o Harry Potter do que com o Ratzinger, ou não teriam infância". Essa foi a frase que escrevi antes e que reafirmo agora, o restante é delírio seu.

Citação:
s7v7n
Que belo Papa então, a privar as crianças da infância. Ele deve dizer para lhes darem trabalhos pesados e para não brincarem, e para rezarem o dia inteiro fechados em casa não? Deve ser.

Você é quem está dizendo.



Editado 1 vezes. Última edição em 06/08/2007 15:26 por firefox.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 18:40

Ok, firefox, eu percebo que não queiras admitir. Nada que não me espante. E eu é que estou "delirando". Claro que sim. O Papa diz coisas rabugentas. Não, tu não disseste nada disso, só disseste que ele diz coisas rabugentas. De momento parecia que tinhas dito que ele diz coisas rabugentas. Ah, não, dizer coisas que soam a rabugento não quer dizer nada disto. São até coisas lindas e maravilhosas. É só mais uma para juntar ao leque de coisas lindas que dizes/m dele. Tanta falta de comunhão que só visto.
É como aquele assunto do aborto. Votam SIM e lutam para que se possa matar os filhos sem segurança, mas são contra. OK! Hilariante!!!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 2 vezes. Última edição em 06/08/2007 18:42 por s7v7n.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 18:43

Fui examinar a tal "afirmação boba" e encontrei algo que escreveu o Luiz Gonzaga, algo que valia a pena repetir:

Citação:
O texto onde se apresenta os 10 argumentos contra Harry Potter não são escritos pelo Cardeal Ratzinger, nem pela Congregação para a Doutrina da Fé. São da autoria de Gabriele Kuby, que apresenta uma carta do então Cardeal Ratzinger, de agradecimento pelo envio de um exemplar do livro ao seu cuidado e onde refere, passo a citar «É bom que a senhora ilumine as pessoas a respeito de Harry Potter, porque estas são seduções subtis, que actuam sem serem notadas e, deste modo, distorcem profundamente o Cristianismo na alma, antes que possa crescer adequadamente.». Apenas isto.
Aguardo para breve um estudo que demonstre estatisticamente, que a taxa de jovens que abandona a catequese e deixa de ir à missa, é superior entre os jovens que leu os livros de Harry Potter.

Fico também à espera que alguém se pronuncie sobre os livros do Astérix, nomeadamente o uso de poções mágicas e a violência desmedida de Obélix, entre outros aspectos.

Parece-me que a posição do Luiz é bem sensata. Creio que é um grande exagero sugerir que a mensagem dos livros de Harry Potter são um ataque ao cristianismo ou à igreja, e parece que tb houve exagero quanto à posição do papa acerca dos referidos livros (que, imagino, ele nem sequer nunca leu).

Paz e Fogo.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 18:58

Pois claro, já se falou aqui que estas coisa da magia, têm de ser bem explicadas aos miúdos. E não é por o Papa criticar o Harry Potter, que passa a ser um velho rabugento, ou alguém sem sensibilidade para as crianças. Eu não vi em lado nenhum o Papa a recomendar vivamente, para que as crianças se afastem desses livros ou mesmo que era pecado ler tal coisa. E mesmo que ele não goste do Harry, está no seu direito. Contudo, apenas vi recomendações e não proibições.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 19:09

Citação:
s7v7n
Ok, firefox, eu percebo que não queiras admitir. Nada que não me espante. E eu é que estou "delirando". Claro que sim. O Papa diz coisas rabugentas. Não, tu não disseste nada disso, só disseste que ele diz coisas rabugentas. De momento parecia que tinhas dito que ele diz coisas rabugentas. Ah, não, dizer coisas que soam a rabugento não quer dizer nada disto. São até coisas lindas e maravilhosas. É só mais uma para juntar ao leque de coisas lindas que dizes/m dele. Tanta falta de comunhão que só visto.
É como aquele assunto do aborto. Votam SIM e lutam para que se possa matar os filhos sem segurança, mas são contra. OK! Hilariante!!!

Que confusão! Vc está tentando dizer alguma coisa?



Editado 1 vezes. Última edição em 06/08/2007 19:11 por firefox.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 19:46

Não, eu até nem escrevi nada.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 20:02

Citação:
JMA
...
Aliás a magia é aí mesmo que existe: no imaginário e no fantástico. Serve para as figuras de estilo, agora designados como recursos expressivos, salvo erro.

Noutros livros isso é verdade mas no Harry Potter não, a magia é o centro do livro, o seu coração.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 20:09

Caro camilo,

A "questão" se a quiseres entender como tal, não é essa.

A questão é se a leitura de um "livro que apresente a magia como uma solução agradável aos nossos problemas é intrisecamente mau"

Quanto à minha frase que citaste quer dizer que magia existe tão só e apenas no imaginário e no fantástico, e não tem qualquer existência real, se me é permitido o pleonasmo.

João (JMA)

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 20:21

Alguém se lembra de uma série que dava na tv chamada "Casei com uma Feiticeira"?
A magia era a solução para tudo, o pobre marido vulgar fazia figura de palhaço.

Eu era uma pirralha, logo terá passado ainda antes de 1974.
Não me lembro que tivesse gerado qualquer polémica tal série, numa época de censura, onde as aulas de MR eram obrigatórias e os TJ perseguidos. Uma série feita num pais onde quem não é de Deus não é bom patriota, para mais naquela época.

Há polémicas que, por mais que tentem, não fazem qualquer sentido.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 20:26

Penso que a preocupação real do Papa é que as crianças se interessem pela bruxaria que existe por aí, e daí resulte num afastamento às coisas de Deus. Penso que não é de malucos referir que existem realmente esses cultos de bruxedos e que essas pessoas não estão especialmente ligadas a Deus. Claro que pegar numa "varinha de condão" e dizer expelius!!!!!!, e daí resultar num raio mortifero, tal como voar em vassouras, é pura fantasia.

Existe alguma proibição ou mesmo recomendação de repúdio para que não se leia esses tais livros diabólicos? Ou é apenas uma recomendação da Igreja às pessoas para que saibam distinguir as coisas, para que não caiam na tentação de se afastar de Deus?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 21:28

Harry Potter sem problemas

O fenómeno Harry Potter não representa nenhum tipo de problemas para um católico, afirma o secretário do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCE), Pe. Peter Fleetwood, afastando assim dúvidas e receios difundidos entre alguns grupos católicos.

O tema veio à baila durante a conferência de imprensa onde foi apresentado o documento da Santa Sé sobre o “New Age”, no passado dia 3 de Fevereiro. O Pe. Fleetwood, antigo membro do Conselho Pontifício para a Cultura, afirmou mesmo que C. Rowling, criadora da saga de Harry Potter, é uma cristã que vive e escreve como tal.

“Na infância de cada um existiram fadas, magos, anjos e bruxas, que não são coisas más, antes uma ajuda para que as crianças entendam o conflito entre o bem e o mal”, explicou este sacerdote inglês.


fonte: [agencia.ecclesia.pt]

E agora José?

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 07 de August de 2007 01:12

"
Citação:
no Harry Potter não, a magia é o centro do livro, o seu coração."

E ainda bem. è nos livros do harry Potter, como nos contos de fadas, na Cinderella, no livro a fada oriana, no feiticeiro de Oz, na pequena sereia, na branca de neve, no Aladino, na bela adormecida, etc, etc, etc...

Até nos Simpsons

Por este andar ainda lançam á fogueira todas as histórias infantis.
"



Editado 2 vezes. Última edição em 07/08/2007 01:29 por Tozé Monteiro.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 07 de August de 2007 06:26

Desculpem interromper...

... e aquela história dos Reis Magos que vieram do Oriente para visitar aquele menino nas palhinhas deitado, pode-se contar pelo Natal, ou não?

E que significado lhe atribuir?

1) É o menino a abençoar desde o berço o uso da magia?

2) É Belzebu que manda alguns dos seus mais notáveis embaixadores para tentar atrair a si a criancinha com presentes materialistas?

3) Os Magos limitaram-se a reconhecer e a prestar homenagem a um poder mágico maior?


Ajudem-me que estou a ficar com a meditação muito confusa, bem... até a palhinha da limonada fresca que vou sorvendo lentamente, no calor encantado desta praia, me está a parecer uma varinha mágica. E espero bem que seja, é que se me deixo aqui ficar muito tempo nesta brasa vou ter de ser como uma fénix para renascer das minhas cinzas.

Eu disse Fénix? Ora aí está a ligação ao Harry Potter. A meditação é realmente uma coisa espantosa, principalmente no Verão. A gente medita, medita, medita e, de repente, dá-se a iluminação... Big Bang, Deus, o Senhor dos Anéis, a história da salvação, Lord Voldemort e a fada madrinha da Cinderela, cabem todos em perfeita harmonia numa limonada fresquinha.

Ele há coisas fantásticas, não há?

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 07 de August de 2007 14:19

Tens a certeza que essa coisa que estás a sorver é mesmo limonada?

;D

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 07 de August de 2007 14:28

Lena,

A série "Casei com uma Feiticeira" passou há uns 2 ou 3 anos, logo após aquela sobre a vida no campo, de que não me lembro o nome.

Sei que devorei essas séries antigas todas, juntamente com a Sabrina, uma versão de bruxa mais moderna. Penso que não me fizeram mal nenhum.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 10:32

Realmente há coisas mais importantes do que demonizar o livro do Harry. Só que é sempre bom para a comunicação social alimentar estas polémicas. Se assim fosse, teriamos de fazer o mesmo com todos os livros que nos transportam para a fantasia, assim como o Senhor dos Aneis.

Uma boa resposta a alguém que não se cala com isso é:

Vai trabalhar!!!!!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.