paroquias.org


Arquivo de Notícias - Abril de 2008

Lisboa lembra massacre dos Judeus
2008-04-23 23:32:30

Uma esfera, símbolo do mundo, que truncada, evoca a violência e o caos: "Em memória dos milhares de judeus vítimas da intolerância e do fanatismo religioso assassinados no massacre iniciado a 19 de Abril de 1506 neste largo".
Bento XVI: "Dai solução aos problemas reais com o Evangelho"
2008-04-23 22:07:41

Resumo das intervenções de Bento XVI na viagem aos Estados Unidos. Face ao distanciamento da prática da fé, o Papa aconselhou os Bispos a darem soluções aos problemas reais das pessoas com o Evangelho e a cuidarem da Eucaristia.
Crianças peregrinam a Fátima em Junho
2008-04-23 22:05:21

Para os próximos dias 9 e 10 de Junho, o Santuário de Fátima prepara-se para mais um momento especial de acolhimento aos mais novos. Será a 30º Peregrinação das Crianças.
Morreu Cónego Melo
2008-04-21 23:45:15

O monsenhor Eduardo Melo Peixoto, mais conhecido por Cónego Melo, faleceu hoje em Fátima, revelou à Lusa o arcebisbo de Braga, D. Jorge Ortiga.
Igreja autoriza missas transmitidas pela internet
2008-04-10 07:10:59

Da igreja paroquial de Travassô, em Águeda, para todo o mundo. É assim, todos os domingos, há pelo menos dois anos, via World Wide Web (www).
Um caso raro, único, até agora, em Portugal, mas que pode alastrar a centenas de paróquias do País. É que, a transmissão das missas pela internet, que nunca foi formalmente proibida, é agora plenamente autorizada e, mais do que isso, incentivada pelas cúpulas da Igreja.
Carta do Prelado (Abril 2008)
2008-04-08 23:06:08

A presença de Cristo ressuscitado junto a nós implica um convite a viver a vida quotidiana com alegria, com desejos de melhorar e tratando os outros com misericórdia, sem distanciamentos. Assim o sugere o Prelado do Opus Dei na sua carta pastoral de Abril.
Festa da Família
2008-04-08 23:04:21

A paróquia da Sagrada Família do Entroncamento organiza pelo 3º ano consecutivo nos próximos dias 25, 26 e 27 de Abril, a Festa da Família.
Felicitação a Bento XVI por seu aniversário de pontificado através da internet
2008-04-08 22:29:46

Através da internet é possível felicitar Bento XVI, que na próxima quarta-feira, 16 de abril, completará 81 anos.
Papa celebra 40 anos da comunidade de Sant’Egidio
2008-04-08 22:28:17

Publicamos as palavras que Bento XVI dirigiu nesta segunda-feira após a celebração da Palavra que presidiu junto à Comunidade de Sant’Egidio na Basílica de São Bartolomeu, na Ilha Tiberina de Roma, memorial dos testemunhos da fé dos séculos XX e XXI.
Intenção de Bento XVI para o mês de Abril -
2008-04-08 22:24:11

Que os cristãos, mesmo em situações difíceis e complexas da sociedade actual, não se cansem de proclamar com a vida que a ressurreição de Cristo é fonte de esperança e de paz
1. A ressurreição, agora

A ressurreição não é nem um acontecimento de um passado longínquo, quase dissolvido nas brumas da lenda e do mito, nem um sonho de futuro sem consistência. A ressurreição é de agora: a de Cristo e a dos cristãos. Quero com isto dizer que só faz sentido acreditar na ressurreição se esta fizer parte do meu «agora» e do «agora» do mundo. Este «agora» da ressurreição não é evidente, sem dúvida. Evidente é o poder da morte, nas suas manifestações mais diversas, na minha vida e no quotidiano de todos. E, no entanto, aí está Bento XVI chamando à esperança os cristãos e quem mais o queira escutar – porque «fomos salvos na esperança». Que fazer, pois, desta esperança, quando a morte se apresenta vestida com as roupas da moda? Ou cedemos ao poder da morte e recusamos a salvação – dada «na esperança» – ou acolhemos o poder da ressurreição agindo no mundo e, na esperança, somos salvos. Não é fácil. Há «situações difíceis e complexas da sociedade actual» que mais depressa empurram para uma desesperançada rendição ao poder sedutor da morte do que para um alegre acolhimento da debilidade da ressurreição.
Aos Domingos no Santuário de Fátima: Concertos de Órgão
2008-04-08 22:21:53

Todos os Domingos, até ao último fim-de-semana de Outubro, realiza-se no Recinto do Santuário de Fátima um Concerto de Órgão de Tubos, pelo Organista Titular do Santuário, Nicolas Roger.
1º SEMINÁRIO do Projecto SOS Azulejo, subordinado ao tema: “SEGURANÇA E SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO AZULEJAR PORTUGUÊS”, 20 JUNHO 2008, AVEIRO
2008-04-08 20:37:21

Vai realizar-se no dia 20 de Junho de 2008, com o apoio e a colaboração da Câmara Municipal de Aveiro, o 1º Seminário do Projecto SOS Azulejo, subordinado ao tema: “Segurança e Salvaguarda do Património Azulejar Português”.
Beatificação de João Paulo II quase pronta
2008-04-07 22:55:40

O processo de beatificação de João Paulo II está praticamente concluído, de acordo com fontes do Vaticano. O Papa Bento XVI recordou, hoje, o seu antecessor por ocasião do terceiro aniversário da morte de Karol Woytila.
Santuário de Fátima tem novo reitor
2008-04-03 22:55:04

A confirmação da notícia foi dada esta tarde pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, que elogiou o perfil do sucessor de Luciano Guerra, à frente do Santuário de Fátima desde 1973.

"Foram 35 anos de grande fecundidade, seja na construção das obras necessárias, seja em planos pastorais", mas agora será possível "investir mais no esforço pastoral e apostólico", afirmou o prelado.
"Mulher de fé intrépida, mansa mensageira de esperança e de paz" - Bento XVI recorda Chiara Lubich numa carta enviada ao cardeal Bertone para o funeral
2008-04-03 22:49:24

O serviço "silencioso e incisivo" prestado por Chiara Lubich à Igreja, em "total sintonia" com o magistério dos Pontífices, foi ressaltado por Bento XVI na carta lida pelo cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, durante o funeral da fundadora do Movimento dos Focolares, celebrado na terça-feira, 18 de março, na basílica de São Paulo Fora dos Muros.
D. Jorge Ortiga reeleito presidente
2008-04-03 22:45:22

D. Jorge Ortiga foi reeleito, na segunda-feira, como presidente da Conferência Episcopal Portuguesa por mais três anos, tendo fixado como um dos objectivos para este seu mandato a regulamentação da Concordata.
"Pontificados nunca poderão ser iguais"
2008-04-03 22:40:32

Neste terceiro aniversário da morte de João Paulo II, que recordações tem deste papa?

A sua agonia foi um exemplo para todos nós, então como hoje. Foi-o para mim todos os dias e também para o mundo, sobretudo pelo modo como João Paulo II a viveu e fez participar todos os homens e mulheres de boa vontade. Mesmo o seu momento mais doloroso quis partilhar connosco. Com uma serenidade e coragem únicas.

Uma morte que comoveu todos e foi seguida por todo o mundo. Como explica até o interesse dos não crentes. Karol Wojtyla foi um homem de paz, que procurou de modo extraordinário o dialogo com todos, que respeitou todas as fés, tradições e costumes, que deu o primeiro passo para considerar e condenar em público, como papa, injustiças de todos os tipos, que defendeu como homem e como chefe da Igreja os direitos humanos. Sem a acção do Wojtyla, muitos países estariam hoje ainda a viver sob regimes não democráticos. Não é mistério para ninguém a influência que teve no fim do Pacto de Varsóvia…

O que nos ensinou o seu pontificado?

Foi um exemplo de Vida, foi padre, sacerdote, bispo, cardeal, papa. João Paulo II exerceu uma verdadeira paternidade universal, aberta a todos, não só aos católicos.
DOIS PAPAS, DOIS ESTILOS PARA UMA MESMA IGREJA
2008-04-03 22:39:14

A Igreja de Bento XVI é a mesma de João Paulo II. Os temas e as preocupações são comuns aos dois papados, só o estilo é, em absoluto, distinto.

Enquanto João Paulo II foi "uma espécie de papa superstar", recorda Aura Miguel, jornalista da Rádio Renascença que o acompanhou ao longo de quase duas décadas, que ao "longo do pontificado chamou a atenção para Deus", a Bento XVI preocupa-o "a crise de valores, o relativismo".

Mas o carácter do papado de João Paulo II, a "genialidade da sua mensagem", a "empatia com católicos e não católicos", a disponibilidade para percorrer o mundo, lembra a jornalista autora de dois livros sobre o papa polaco, "só foi possível pela presença do cardeal Ratzinger em Roma". Este, que foi prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé durante quase todo o pontificado de João Paulo II, contribuiu para a definição e tratamento teológico de toda uma série de temas presentes nas encíclicas do papa polaco.

"Há uma evidente continuidade nos temas e nas perspectivas", sustenta Anselmo Borges, padre e professor de Filosofia na Universidade de Coimbra, mas "o estilo é diferente". Com Bento XVI, "estamos perante um Papa professor", autor de encíclicas que as povoa de referências "e autores extra-eclesiásticos". "Platão, Jurgen Habermas, John Rawls" são nomes que, explica aquele professor, "não se esperaria encontrar em textos oficiais do Papa".
Bispos votaram pelouros sectoriais na Conferência Episcopal
2008-04-03 22:37:22

Estão completas as votações na Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Entre as novidades, o bispo do Porto foi eleito como vogal do conselho permanente, mantendo a presidência da Comissão Episcopal de Cultura e Comunicações Sociais; e o actual porta-voz passará a presidir à Comissão de Pastoral Social.
Bispos vão aprender liderança e gestão
2008-04-03 22:36:21

A Liderança e a Gestão’ é o tema das próximas jornadas pastorais dos bispos portugueses, marcadas para os dias 16 a 19 de Junho na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima.
Homilias contra a lei do divórcio automático
2008-04-03 22:34:45

Está definida a primeira batalha dos bispos portugueses após a eleição dos novos órgãos da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP): o divórcio fácil.
Serão com Taizé na Igreja de São Nicolau
2008-04-03 22:15:37

Dia: 11 de Abril de 2008

«Procurar um futuro feliz implica fazer escolhas. Há pessoas que assumem opções corajosas
para seguir Cristo na sua vida de família, na sociedade, num compromisso pelos outros.
Também há quem se interrogue: como seguir Cristo escolhendo o caminho do celibato? Eu
gostaria muito de encorajar aqueles que se deparam com a questão de uma escolha para
sempre... Deus chama-te à liberdade. Não faz de ti um ser passivo. Pelo seu Espírito Santo,
Deus habita em ti, mas não se substitui a ti. Pelo contrário, ele desperta energias
insuspeitas... Não estamos sozinhos a seguir Cristo. Somos levados por esse mistério de
comunhão que é a Igreja. Nela, o nosso sim torna-se louvor.»
irmão Alois, Carta a quem gostaria de seguir Cristo.
http://www.taize.fr/pt
OS 25 ANOS DO CÓDIGO DE DIREITO CANÓNICO (1983-2008)
2008-04-03 21:53:34

Comunicações:
O esquema de eventuais comunicações deverá
ser enviado ao ISDC até 21 de Janeiro 2008, para
aprovação.

Organização:
Instituto Superior de Direito Canónico
Universidade Católica Portuguesa
Comissão Científi ca
Prof. Doutor M. Saturino C. Gomes (Coordenador)
Prof. Doutor Manuel de Pinho Ferreira
Prof. Doutor Samuel Rodrigues
Doutor Silvestre Ourives Marques
AIS lança campanha para formar catequistas
2008-04-03 21:43:58

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) acaba de lançar uma campanha destinada a ajudar na formação de catequistas em todo o mundo, um dos campos em que a acção da organização católica internacional mais se faz sentir.
CICLO DE MÚSICA SACRA REGRESSA À BAIXA-CHIADO
2008-04-03 20:32:42

As Igrejas da zona nobre da capital voltam a abrir as portas à música e ao público em geral com o já tradicional Ciclo de Concertos de Música Sacra de Quaresma e Páscoa, que decorrerá todos os domingos, de Abril a Junho, alternadamente, na Igreja da Madalena e Basílica dos Mártires. Como sempre, a iniciativa parte das Paróquias da Baixa e do Chiado, que procuram uma solução junto de novos patrocinadores para poderem continuar a levar vozes e sinfonias às Igrejas da capital.
Curso: QUESTÕES DE PSIQUIATRIA (relacionadas com o matrimónio e a afectividade)
2008-04-03 20:31:11

Orientado pelo Professor Doutor Juan José GARCÍA FAÍLDE
Formado em Teologia, Direito e Psiquiatria, Madrid.




Envie esta página

Imprimir