D. Jorge Ortiga reeleito presidente
2008-04-03 22:45:22

D. Jorge Ortiga foi reeleito, na segunda-feira, como presidente da Conferência Episcopal Portuguesa por mais três anos, tendo fixado como um dos objectivos para este seu mandato a regulamentação da Concordata.

Nas suas primeiras declarações após ser reeleito, o religioso disse que a Igreja não tem pressa nesta regulamentação, mas lembrou querer que os governantes «assumissem uma norma do direito internacional».

O prelado lamentou ainda que o Governo ainda não tenha feito cumprir no concreto o acordo entre Portugal e o Vaticano sobre a relação com a Igreja Católica, uma acordo que obriga a «uma regulamentação nova em relação a vários sectores».

D. Jorge Ortiga prometeu «dar continuidade a um projecto que já tinha assumido» nos primeiros três anos em que esteve à frente desta conferência, ao apostar no «trabalho na iniciação cristã» e procurando que as «dioceses trabalhem em sintonia».

Este prelado conseguiu a sua reeleição ao segundo escrutínio, ao conseguir mais votos que o cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

Já o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, ficou como o vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, mas apenas à terceira volta, sucedendo assim ao bispo de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira.