Papa celebra 40 anos da comunidade de Sant’Egidio
2008-04-08 22:28:17

Publicamos as palavras que Bento XVI dirigiu nesta segunda-feira após a celebração da Palavra que presidiu junto à Comunidade de Sant’Egidio na Basílica de São Bartolomeu, na Ilha Tiberina de Roma, memorial dos testemunhos da fé dos séculos XX e XXI.

Ao final do encontro de oração em memória das testemunhas da fé dos tempos recentes, com prazer saúdo a todos vós, sobretudo a quem acompanhou a liturgia na praça, ou pela rádio ou televisão. No 25º aniversário da Comunidade, vindo a Santa Maria de Trastevere, o servo de Deus João Paulo II confiou à Comunidade de Sant’Egidio esta basílica de São Bartolomeu e no ano 2000 estabeleceu que nela se recordasse os novos mártires.
Queridos amigos da Comunidade de Sant’Egidio: destes vossos primeiros passos, aqui, em Roma, nos anos difíceis após 1968. Filhos desta Igreja, que presido na caridade, difundistes depois vosso carisma por muitas partes do mundo. A Palavra de Deus, o amor pela Igreja, a predileção pelos pobres, a comunicação do Evangelho, foram as estrelas que vos guiaram, testemunharam, sob diferentes céus, a única mensagem de Cristo. Agradeço-vos por esta obra apostólica; agradeço-vos pela atenção que prestais aos últimos e pela busca da paz, que caracterizam a vossa Comunidade. Que o exemplo dos mártires, que recordamos, continue guiando vossos passos para que sejais verdadeiramente amigos de Deus e autênticos amigos da humanidade. Não tenhais medo das dificuldades e dos sofrimentos que esta ação missionária envolve; eles fazem parte da «lógica» do testemunho valente do amor cristão.
Por último, por vosso meio quero dirigir a todas as vossas comunidades, espalhadas pelo mundo, meus melhores desejos no 40º aniversário de vosso nascimento. Saúdo por último os doentes, o pessoal de saúde, os religiosos e os voluntários do contíguo Hospital dos Irmãos de São João de Deus e da Ilha Tiberina. A todos e a cada um asseguro minhas orações, enquanto, invocando a proteção da Virgem Santa, envio a todos a bênção apostólica.

[Tradução: Élison Santos. Revisão: Aline Banchieri