Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 6 de 7
Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: Josoco (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 14:36

Pedro apóstolo? com certeza.


Pedro em Roma? Nunca aconteceu isso.

Pedro Papa? Isso faz parte do fabulário da igreja.

O 1º Papa foi Leão I



Editado 1 vezes. Última edição em 24/06/2010 14:37 por Josoco.

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 15:50

[www.paroquias.org]

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 15:51

Citação:
Josoco
Pedro apóstolo? com certeza.

Pedro em Roma? Nunca aconteceu isso.

Pedro Papa? Isso faz parte do fabulário da igreja.

O 1º Papa foi Leão I


Tásse semp'áprender. Ai tásse, tásse.

M. Martins



Editado 1 vezes. Última edição em 24/06/2010 15:52 por M. Martins.

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 16:05

Um pequeno presente para os amigos católicos, e em especial para M. Martins e Cassima que me animaram a procurar o texto de alguns documentos. Tenho alguns documentos em mente e na medida que os for conseguindo trago-os para cá. Suponho que gostarão e que o conteúdo enriquecerá o fórum. Apenas peço desculpas pelo copiar e colar, visto que pretendo trazer os textos e não apenas colar uns links, mas imagino que nesse caso excepcional vale a pena, que fique registrado aqui o precioso conteúdo. Em alguns casos especiais, se não conseguir o texto digitalizado, digito-os eu mesmo. Vale mais esse esforço, agradável e proveitoso, do que uma discussão inútil com quem só quer provocar os católicos.

A carta que segue data do ano 110, aproximadamente, e encontra-se no volume "Padres Apostólicos" da coleção de Patrístia editada pela Paulus. Imagino que o contexto já seja bem conhecido dos católicos, mas correndo o risco de chover no molhado recordo: o querido santo havia sido preso e era levado a Roma para ser jogado às feras, quando foi avisado que a comunidade cristã arquitetava sua fuga, e diante da notícia escreve-lhes uma carta... O texto digitalizado dessa encontrei-o no blog do Vincent e da Lauriza Klein [vincentklein.blogspot.com] O conteúdo da carta é relevante pq recorda alguns pontos importantes que os que nos atacam nesse tópico desconhecem ou querem esconder: primeiro, a importância da capital, Roma, onde os cristãos mais importantes eram levados para serem martirizados; na carta o santo pede orações pela sua comunidade da Síria, mas é de notar que escreve para a comunidade de Roma, para onde eram levados os cristãos capturados, com vistas ao martírio realizado em espetáculos públicos. Também é digno de nota ele recordar Pedro e Paulo. Todos esses dados contém já elementos da tradição papal que se firmará depois: a importância de Roma, a presença dos apóstolos, o primado na fé e na caridade.

Epístola de Santo Inácio de Antioquia aos Romanos

1 - Pela oração, me foi concedida por Deus a graça de um dia contemplar vossos rostos dignos de Deus. Com insistência havia implorado tal favor. Preso em Cristo Jesus, espero abraçar-vos, se for da vontade d’Ele, que eu mereça chegar ao termo. Deu certo o começo. Oxalá consiga a graça de receber sem impedimento minha herança. É que temo não venha prejudicar-me vossa caridade. Pois a vós é fácil realizar o que pretendeis, enquanto é difícil para mim encontrar-me com Deus, caso vós não me poupeis.

2 - Não quero que procureis agradar a homens, mas que agradeis a Deus, como de fato agradais. Nem eu terei jamais igual oportunidade de chegar a Deus, nem vós, caso calardes, jamais haveis de ligar vosso nome a obra melhor. Pois, se calardes a meu respeito, serei palavra de Deus; se porém amardes minha carne, não passarei de novo a ser senão uma voz. Não queirais favorecer-me, senão deixando imolar-me a Deus, enquanto há um altar preparado, para formardes pelo amor um coro em homenagem a Deus e cantardes ao Pai em Jesus Cristo, por que Deus se dignou conceder de o bispo da Síria encontrar-se no Ocidente vindo do Oriente. É maravilhoso o ocaso: vir do ocaso do mundo em direção a Deus, para levantar-me junto a Ele.

3 - Jamais tivestes inveja de alguém, instruístes sim a outrem. É meu desejo que guardem sua força as lições que inculcais a vossos discípulos. Pedi em meu favor unicamente a força exterior e interior, a fim de não apenas falar, mas também querer, de não apenas dizer-me cristão, mas de me manifestar como tal. Pois, se me manifestar como tal também posso chamar-me assim e ser fiel, na hora em que já não for visível para o mundo. Nenhuma ostentação é boa, pois o nosso Deus, Jesus Cristo, aparece mais desde que está oculto no Pai. O cristianismo não é o resultado de persuasão, mas grandeza, justamente quando odiado pelo mundo.

4 - Escrevo a todas as Igrejas e insisto junto a todas que morro de boa vontade por Deus, se vós não mo impedirdes. Suplico-vos, não vos transformeis em benevolência inoportuna para mim. Deixai-me ser comida para as feras, pelas quais me é possível encontrar Deus. Sou trigo de Deus e sou moído pelos dentes das feras,para encontrar-me como pão puro de Cristo. Acariciai antes as feras, para que se tornem meu túmulo e não deixem sobrar nada de meu corpo, para que na minha morte não me torne peso para ninguém. Então de fato serei discípulo de Jesus Cristo, quando o mundo nem mais vir meu corpo. Implorai a Cristo em meu favor, para que por estes instrumentos me faça vítima de Deus. Não é como Pedro e Paulo, que vos ordeno. Eles eram apóstolos, eu um condenado; aqueles, livres, e eu até agora escravo. Mas, quando tiver padecido, tornar-me-ei alforriado de Jesus Cristo, e ressuscitarei n’Ele, livre. E agora, preso, aprendo a nada desejar.

5 - Desde a Síria, venho combatendo com feras até Roma, por terra e por mar, de noite e de dia, preso a dez leopardos, isto é, a um destacamento de soldados, que se tornam piores quando se lhes faz o bem. Por seus maus tratos, porém, estou sendo mais instruído, mas nem por isso estou justificado. Oxalá goze destas feras que me estão preparadas; rezo que se encontrem bem dispostas para mim: hei de instigá-las, para que me devorem depressa, e não aconteça o que aconteceu com outros que, amedrontadas, me não toquem. Se elas por sua vez não quiserem de boa vontade, eu as forçarei. Perdoai-me: sei o que me convém; começo agora a ser discípulo. Coisa alguma visível e invisível me impeça que encontre a Jesus Cristo. Fogo e cruz, manadas de feras, quebraduras de ossos, esquartejamentos, trituração do corpo todo, os piores flagelos do diabo venham sobre mim, contanto que encontre a Jesus Cristo.

6 - De nada me valerão os confins do mundo nem os remos deste século. Maravilhoso é para mim morrer por Jesus Cristo, mais do que reinar até aos confins da terra. A Ele é que procuro, que morreu por nós; quero Aquele que ressuscitou por nossa causa. Aguarda-me o meu nascimento. Perdoai-me, irmãos: não queirais impedir-me de viver, não queirais que eu morra; ao que quer ser de Deus não o presenteeis ao mundo nem o seduzais com a matéria. Permiti que receba luz pura: quando lá chegar serei homem. Permiti que seja imitador do sofrimento de meu Deus. Se alguém o possui dentro de si, há de saber o que quero e se compadecerá de mim, porque conhece o que me impulsiona.

7 - príncipe deste século quer arrebatar-me e perverter o pensamento voltado para Deus. Ninguém dos presentes queira auxiliá-lo. Passai antes para o meu lado, isto é, para o de Deus. Não tenhais a Jesus Cristo na boca, para irdes desejar o mundo. Não habite inveja em vosso meio. Nem que eu, em pessoa, vos implorasse, não deveríeis obedecer-me: obedecei antes ao que vos escrevo, pois eu o faço como alguém que vive e anela morrer. Meu amor está crucificado e não há em mim fogo para amar a matéria; pelo contrário, água viva murmurando dentro de mim, falando-
me ao interior: Vamos ao Pai! Não me agradam comida passageira, nem prazeres desta vida. Quero pão de Deus que é carne de Jesus Cristo, da descendência de Davi, e como bebida quero o sangue d’Ele, que é Amor incorruptível.

8 - Já não quero viver à maneira de homens. É o que no entanto acontecerá, caso me apoiardes. Apoiai, para também receberdes apoio. Eu vo-lo peço em poucas palavras: Crede-me, Jesus Cristo, por Sua vez, há de manifestar-vos que digo a verdade, pois é Ele a boca sem mentiras, pela qual o Pai falou a verdade. Rezai por mim, para que chegue até lá. Não vos escrevi segundo a carne, mas segundo o pensamento de Deus. Se sofrer, será por vossa benevolência; se for reprovado, será por causa do vosso ódio.

9 - Lembrai-vos em vossa oração da Igreja na Síria, a qual, em meu lugar, tem Deus como pastor. Só Jesus Cristo será seu bispo e a vossa caridade. Eu por minha parte me envergonho de ser chamado um deles; pois não o mereço em nada, sendo o último dentre eles e um abortivo. Mas por misericórdia, sou alguém, se chego até Deus. Saúda-vos o meu espírito e a caridade das Igrejas que me receberam em nome de Jesus Cristo e não como simples transeunte. Até mesmo aquelas Igrejas que não se encontravam em meu roteiro, segundo a carne, vieram de todas as cidades ao meu encontro.

10 - Escrevo estas coisas a vós de Esmirna, por obséquio dos efésios dignos de serem bem-aventurados. Entre muitos outros, encontra-se comigo também Crocos, nome que me é querido. Quanto aos que me precederam da Síria a Roma para a glória de Deus, espero que com eles tenhais travado conhecimento: comunicai-lhes também que estou perto. Todos eles são dignos de Deus e de vós; conviria que os confortásseis em tudo. Esta minha carta data do nono dia das calendas de setembro.
Passar bem, até o fim, à espera de Jesus Cristo.


Boa leitura e fiquem com Deus.

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 16:20

Obrigado Firefox.

Esse tipo de documentos são utilíssimos.

Sem dúvida que é de reafirmar que qualquer católico que se assuma como tal, e não queira ser objecto do escárnio e maldizer de um qualquer prosélito rancoroso, deve estar na posse de alguns textos apologéticos com os quais se possa defender, (e à Igreja Católica).

O mal do catolicismo neste campo da apologética, é a escassez de fontes de defesa da fé. Os protestantes, por exemplo, têm milhares de sites onde podem ir buscar material manipulado, já mastigado e digerido com o qual atacam os católicos.

Nós nem por isso.

Não que tenha um interesse especial em "atacar" esses fanáticos. Mas não gosto de apanhar tareia só por apanhar. Também tenho orgulho e gosto de me defender.

Por esse facto é que eu venho recolhendo algumas menssagens de alguns utilizadores deste Fórum, e venho-os organizando por temas.

Já me valeram de muito. Acreditem.

Por isso mesmo acho que a idéia do Firefox é muito bem vinda. (Pelo menos pela minha parte).

Penso que todos, teremos a ganhar com isso.

M. Martins

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 16:44

Olá firefox.

Muito obrigada. É uma carta interessantíssima. E o pormenor do "Pedro e Paulo" um detalhe precioso. E, já agora, noutro registo, aquela atitude, sem medo, perante o tormento que ia enfrentar.

Contrariamente ao M., estes conhecimentos não os desejo para me defender perante os ataques dos protestantes (mas também eu conheço poucos e portanto as realidades não devem ser comparáveis). Esses conhecimentos eu desejo-os para mim mesma, para meu próprio proveito. Os ataques e críticas que são feitos e para os quais eu possa não ter resposta não me incomodam nem me desnorteiam nem me fazem vacilar (quanto muito podem irritar-me pela atitude ofensiva e mal-educada). Confio na minha Igreja e sei que essa resposta que eu não tenho, existe. E, como se tem visto aqui, essa confiança não é desmerecida.

Abraços

Cassima

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 19:22

M. Martins
há muitos sites apologéticos, não estão é em português de Portugal. Os irmãos brasileiros desenvolvem um excelente trabalho em defesa da Fé Católica. Em inglês e espanhol há mesmo muitos. Detalhes: em tudo fiéis ao magistério e à Doutrina Católica sem adulterações.

***

Firefox,
muito obrigada pela carta. Finalmente encontro algo neste fórum que valha a pena! Obrigada!

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 22:18

Então desses sites apologéticos todos qual é o que fornece provas históricas que o apóstolo Pedro tenha fundado a Igreja de Roma e/ou sido bispo de tal cidade?

Pode-se encontrar nalgum desses sites a opinião de algum padre da Igreja, antes de finais do século IV, que considere que a Pedra de Mateus 16:18 é Pedro e os seus sucessores na figura dos bispos de Roma?

"Qualquer que ouse chamar-se, bispo Universal, é o precursor do Anticristo, porque se coloca orgulhosamente acima de todos os demais" (Gregório I, Epíst. 33, Ao imperador Maurício)

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de June de 2010 03:40

Citação:
Epafras
"Qualquer que ouse chamar-se, bispo Universal, é o precursor do Anticristo, porque se coloca orgulhosamente acima de todos os demais" (Gregório I, Epíst. 33, Ao imperador Maurício)

E mais uma vez, segundo o costume, vai o Epafras metendo os pés pelas mãos. Sempre tão afoito para atacar os católicos, deve ter lido a citação acima em algum site protestante anticatólico e pensou ter descoberto a pólvora. Pena que ele sempre se enrola na patrística, ouviu o galo cantar mas não sabe onde. Vamos então ao contexto: o papa Gregório Magno, de boa memória, escreveu a frase reprovando ao bispo João, de Constantinopla, que tinha se autoproclamado "bispo universal", isto é, o bispo supremo da Igreja, único e com poder sobre todos os outros, meramente seus delegados. Acontece que essa nunca foi a doutrina católica! e o Epafras mais uma vez errou o alvo.

Gregório Magno condenou o título de bispo universal naquele sentido que significa que todos os outros bispos não são realmente bispos, mas meros agentes do Bispo único, um conceito que é flagrantemente contrário ao ensinamento católico que sustenta que todos os bispos são verdadeiros sucessores dos Apóstolos, por instituição divina.

Maiores detalhes no artigo Papa Gregório Magno e o Papado Universal.

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de June de 2010 10:58

Citação:
Epafras
"Qualquer que ouse chamar-se, bispo Universal, é o precursor do Anticristo, porque se coloca orgulhosamente acima de todos os demais" (Gregório I, Epíst. 33, Ao imperador Maurício)

Realmente, este é um óptimo exemplo do perigo que são as frases bombásticas sem se conhecer o contexto.

Óptimo link esse, firefox.

Cassima

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: Josoco (IP registado)
Data: 25 de June de 2010 11:59

Pedro era apenas um apóstolo de Cristo.

Ele não poderia ser papa por dois motivos:

1 - ele era casado.

2 - ele era pobre.

Todos os papas foram e são muitos ricos.


Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de June de 2010 12:02

Só para rir...

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: Demar (IP registado)
Data: 29 de June de 2010 01:59

O Papa PEDRO era casado?. Um Papa pode ser casado?. O NT. revela que JESUS curou a SOGRA DE PEDRO....
Alguém tem conhecimento de que existiu uma "PAPISA", na ICAR?

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 29 de June de 2010 09:14

PAPAS QUE FORAM CASADOS: São Pedro Apóstolo. São Félix III, 438-492, 2 filhos, viúvo durante o pontificado. São Hormidas, 514-523, l filho, casado antes da ordenação. São Silvério, 536-537, casado com Antônia. Adriano II, 867-872, l filha, casado antes da ordenação. Clemente VI, 1265-1268, 2 filhas, viúvo. Feliz V, 1439-1449, l filho, viúvo.

[www.padrescasados.org]

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 30 de June de 2010 10:09

“Roma falou, encerrada a questão" (Santo Agostinho Sermão 131,10)

“Ainda prescindindo da sincera e genuína sabedoria…, que em vossa opinião não se encontra na Igreja Católica, muitas outras razões me mantém em seu seio: o consentimento dos povos e das gentes; a autoridade, erigida com milagres, nutrida com a esperança, aumentada com a caridade, confirmada pela antigüidade; a sucessão dos bispos desde a própria sé do Apóstolo Pedro, a quem o Senhor confiou, depois da ressurreição, o apascentamento de suas ovelhas até o episcopado de hoje; e, por fim, o próprio apelativo de ‘católica’, que não sem razão apenas a Igreja alcançou... Estes vínculos do nome cristão – tantos, grandiosos e dulcíssimos – mantêm o crente no seio da Igreja católica, apesar de que a verdade, por causa da torpeza de nossa mente e indignidade de nossa vida, ainda não se apresenta” (Santo Agostinho, C. ep. Man. 4,5).

Santo Agostinho viveu uns 150 a 200 anos antes de Gregorio Magno.

sobre babilonia (talvez já tenho sido dito, mas não li tudo). Cidade Santa da Babilónia para um judeu daquela época só por anedota, Babilonia, na linguagem biblica era o simbolo de uma cidade poderosa aonde imperava o mal, da cidade maldita. Quando São Pedro na sua carta diz "a cidade santa da Babilonia", estava claramente a ser irónico, a dizer que naquela cidade imperava o mal, o desgregamento, a impudicia e a violencia. Já agora qual era a cidade da antiguidade famosa por estas carateristicas?
Na biblia é abundante o recurso à linguagem simbolica, as pessoas da época sabiam-no, percebiam-no. Os protestante ao acusarem a Igreja Catolica de menospreza a Bíblia acharam que mostravam um maior apreço pela Bíblia fazendo uma interpretação literalista de toda a Bíblia, como se uma amputação fosse uma prova de apreço! Durante uns séculos a Igreja Católica deixou-se arrastar, em parte, para essa interpretação infantil, amputadora do pleno sentido biblico. Esta interpretação literalista de textos simbolicos provocou e provoca ainda hoje uma perda de credibilidade da fé cristã perante muitas pessoas. Como levar a sério nos dias de hoje alguém que defende o criacionismo como o defendem muitos grupos protestantes?

Nunca existiu nenhuma papisa. É uma lenda medieval sem o menor fundamento a que nenhum historiador dá crédito [pt.wikipedia.org]



Editado 1 vezes. Última edição em 30/06/2010 10:18 por camilo.

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 04 de July de 2010 22:58

Sem mer querer envolver neste assunto dos papas, que vejo como encerrado, vale a pena obsercar que os exetgetas teem duvidas sobre a sogra de Pedro, ou seja, se se pode entender "sogra" como no sentido corrente do termo

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 04 de July de 2010 23:45

E não podia deixar de ser...também não me quero envolver, mas é óbvio que os termos nestes casos são sempre colocados em causa...é a altura certa para utilizar a palavras giro...é muito giro!

hehehehhehehehehe

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de July de 2010 10:50

Dessa vez vou ter que concordar com a Anori... nunca tinha ouvido falar dessa dúvida.



Editado 1 vezes. Última edição em 05/07/2010 10:52 por firefox.

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de July de 2010 11:09

Não vejo qualquer problema em Pedro ter tido uma sogra. Podia ser viúvo ou casado. Já se viu que, no início da Igreja, um papa podia ser casado. Pedro casado, solteiro ou viúvo seria Pedro na mesma.

Agora também não acho que seja de desconsiderar que o termo sogra pudesse ter outro significado na altura. Se for o caso de ter outro significado não altera em nada, pois tal estatuto de Pedro é irrelevante para o papel por ele desempenhado.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Quem foi o primeiro papa.
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de July de 2010 12:07

Citação:
Lena
Não vejo qualquer problema em Pedro ter tido uma sogra. Podia ser viúvo ou casado. Já se viu que, no início da Igreja, um papa podia ser casado. Pedro casado, solteiro ou viúvo seria Pedro na mesma.
Agora também não acho que seja de desconsiderar que o termo sogra pudesse ter outro significado na altura. Se for o caso de ter outro significado não altera em nada, pois tal estatuto de Pedro é irrelevante para o papel por ele desempenhado.

Muito bem dito, e essa concordância me agrada mais ^^ rs

Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 6 de 7


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.