Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6
Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 12 de September de 2005 23:13

Caros Galvão e Albino

Não tenho nada contra que se fale das questões da sexualidade, o que me preocupa é a obecessão em reduzir todas os diálogos sobre a fé à questão da sexualidade, que não me parece uma questão central do cristianimo, nem sequer me parece uma das questões centrais da mensagem de Cristo patente nos Evangelhos.

Já agora, também sou pai de dois filhos e duas filhas, se isso significa alguma coisa enquanto credencial para validar opiniões.

Esta obcessão pelo sexo patente nas intervenções de alguns foristas integra-se numa visão do Cristianismo partilhada por muitos meios agnósticos e ateus, que passam a vida a atacar os cristãos com base nas posições ridículas e em muitos casos hipócritas de alguns relativamente a questões morais.

Para mim a verdadeira imoralidade é a fome, a miséria, a violência, a opressão, muito mais importantes e centrais para a humanidade.

Mas se querem continuar a gastar o vosso latim, força.

Tozé

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 12 de September de 2005 23:58

Há muito tempo que não passava aqui pelo forum. Parabéns pelo novo look.
Queria comentar este tópico, mas depois de ler o comentário do Tózé, concordo com ele e também acho que existem coisas muito mais importantes para um cristão do que castidades, virgindades e educações sexuais...

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de September de 2005 00:31

A diversidade é uma das riquezas da nossa Igreja e uma das capacidades deste Fórum: podem-se discutir assuntos diversos, simultaneamente, e por pessoas distintas. Ninguém é obrigado a participar em todos os assuntos, e também ninguém é impedido de o fazer.

Luis Gonzaga

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 13 de September de 2005 01:05

Meu caro Luis Gonzaga

espero que as minhas palavras não tenham sido mal interpretadas. Simplesmente quis dizer que para mim existem prioridades diferentes. Não quis fechar os comentários, nem acabar com a diversidade existente na nossa Igreja. Simplesmente achei que o comentário que fiz, mostrando não ser este tema uma das minhas prioridades, mostraria a minha opinião. É com grande agrado que participo neste forum, mesmo que por vezes não concorde com todas as opiniões, embora as respeite sempre. Nalguns casos, como este, acho que a Igreja devia parar e reflectir...

Miguel D

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: Lopes Galvao (IP registado)
Data: 13 de September de 2005 08:30

Meus caros Tozé e Miguel D
Quando o Tozé afirma, e transcrevo:
- "Para mim a verdadeira imoralidade é a fome, a miséria, a violência, a opressão, muito mais importantes e centrais para a humanidade".
Quantas vezes a origem destes problemas são a fraqueza da carne sexuada que envolve a alma humana? Quantas vezes a imoralidade não começa na violência doméstica e na violação sexual, que ocorre em todas as idades e sexos.
Fome, opressão, imoralidades, violências, mortes, abandonos de menores, mães solteiras, desemprego, meninos de rua, falta de escolaridade, doenças, toxicodependências, diversas situações de doenças, etc. Todos e muitos mais problemas da nossa civilização pode dizer-se que podem de algum modo são dramas que começam e passem por sexualidades sem regras, sem valores, sem princípios, sem respeito pela pessoal humana...

Os meus respeitos a todos
Joaquim

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de September de 2005 12:44

Eis uma visão do ser humano muito baseada exclusivamente sexo - apesar de tal como o galvão, eu também concordar que o freud e os seus seguidores como o J.Lacan tiveram razão em muitas coisas ....

E eis, mais uma vez um conceito de sexualidade humana numa perspectiva negativa, redutora, violenta, como "fonte de todos os males...

Parece-me uma visão redutora e maniqueista e não me parece que devam ser esses os valores de uma educação para a felicidade, liberdade e autonomia.

Felizmente não é esse o "modelo de Educação " vigente, nem o padrão com o qual se identificam a maioria dos jovens pais com a responsabilidade de ajudar a crescer os seus filhos pequenos ou adolescentes ...

E quando digo felizmente não é por uma qualquer questão ideológica ou doutrinária...

Digo, felizmente para essas crianças, porque podem crescer de uma forma saudável e construir valores autênticos que lhes permitam tornar-se pessoas....

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de September de 2005 13:04

Já agora, também esta a visão da Sexualidade humana como uma coisa tenebrosa, negativa e "fonte de todo o mal" vai contra a Doutrina da Igreja Católica... Pelo menos desde a década de 60 no século XX....

Já na Idade Média....

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de September de 2005 15:34


Bispo chama a revalorizar maternidade e virgindade consagrada da mulher


Madri (Espanha), 12/9/2005 - 09:01


Após saudar a maior consciência sobre a importância da mulher na sociedade atual e alentar a que seus direitos sejam ainda mais reconhecidos, o Bispo de San Sebastián, Dom Juan María Uriarte, fez um chamado a revalorizar a vocação à maternidade e à virgindade consagrada entre as mulheres.

Ao presidir uma Missa na Catedral Santa Maria de San Sebastián com motivo do dia da Virgem do Coro, o Prelado destacou a presença e contribuição das mulheres na sociedade e sua justa complementariedade com o varão. "Diz-se com razão que a Europa tem que respirar com seus dois pulmões: o ocidental e o oriental. Não com menos razão temos que afirmar que nossa vida social tem que respirar em todos seus espaços com seus dois pulmões: o masculino e o feminino".

Em sua homilia, Dom Uriarte explicou que a Igreja não só defende a realização profissional da mulher, mas também destaca a maternidade e sua consagração virginal.

Para o Bispo, a primeira “transforma à mulher e extrai o melhor que leva dentro de si: generosidade, abnegação, entrega, motivos para viver e lutar". Por isso, destacou que "a desvalorização da maternidade seria uma maneira de mutilação psicológica da alma feminina".

Em relação à virgindade consagrada, Dom Uriarte disse que se trata de algo “diferente do puro celibato. Quando é vivida adequadamente impregna toda a sensibilidade feminina e a abre a Deus e é fonte de ternura e serviço a seres humanos especialmente necessitados". Entretanto, o Prelado lamentou que "a virgindade vocacional ou consagrada mereçam hoje tão pouca estima na sociedade e na juventude feminina".

Em sua intervenção, o Bispo basco destacou que os direitos cívicos e trabalhistas da mulher "vão sendo reconhecidos", embora lamentou que "subsistem ainda em amplas capas sociais uma mentalidade e uma sensibilidade que delatam uma consciência de superioridade do varão".

Do mesmo modo, Dom Uriarte afirmou que "felizmente, a consciência social ante os fatos flagrantes de menosprezo da mulher é hoje viva e sentida". Entretanto, lamentou alguns casos, como "a situação de mães sós sem filhos e de muitas empregadas do lar que não alcançam ainda a cota da justiça e a igualdade", o fato de que muitas pensões de viuvez sejam “clamorosamente curtas" e que as oportunidades oferecidas à mulher para harmonizar sua maternidade com sua vida trabalhista sejam “na prática insuficientes".






Fonte: Font, Aci digital


Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de September de 2005 17:41

"Bispo chama a revalorizar maternidade e virgindade consagrada da mulher"

O título é esquizofrénico - afinal, decidam-se ou virgens ou mães, mas virgens e mães...



A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 13 de September de 2005 18:23

O problema destes tópicos é que se caiem em argumentos e lugares comuns que não nos levam a lado nenhum.

Fiz perguntas concretas no início deste tópico que ainda não consegui ver respondidas por isso volto a fazê-las...

1º Eu compreendo que a questão da virgindade surja num contexto de protecção da mulher quando esta não tinha direitos e que a questão sexual seja tratada com respeito de forma a perservar a intimidade de cada um. E aplaudo quem se consegue guardar sexualmente como presente para a noite de núpcias e que acredite no casamento como um sacramento para a vida.

Agora que me expliquem o que é que tem um ou uma virgem a mais que eu em termos de dons espiritais?

Um padre greco-católico é menos que um padre católico porque é casado e tem filhos?

E Santo Agostinho e Santo Inácio que gozaram do prazer da carne? Será que são menos que os outros santos que foram virgens durante toda a vida?

2º Quanto à castidade, compreendo que devam existir momentos de abstinência sexual num casal até para evitar a rotina e o cansaço.

E apoio que se critiquem certas tendências sexuais em que se busca sempre e só o prazer de uma forma tanto ao quanto absurda (sado-masoquismos, swing e afins) e desgregada.

Mas onde está o mal em um marido fazer amor com a sua esposa 2 ou mais vezes por noite?

Onde está o egoísmo e a falta de amor em querer que a esposa tenha um orgasmo?

3º Que a carne é fraca toda a gente o sente na pele e que às vezes por causa do desejo se faz as coisas mais estúpidas deste mundo. E acho que ninguém discorda que andar a toda a hora a pensar e a fazer sexo não é saudável e que essa pessoa padece de um distúrbio.

Mas onde está o pecado em olhar para a esposa e ter vontade de fazer amor?

Onde está a maldade em levar a minha mulher a jantar fora, ela com vestido fantástico, com um perfume de perder a cabeça e desejá-la, não só como o ser que Ele criou para me completar e amar e eu querer amá-la mas também como mulher de carne e dar largas a esse impulso de tocar, beijar e ...?

Não é a sexualidade um bem e um dom de Deus?

Não será pior viver-se aprisionado num medo de cair em tentação e na cabeça fazer as mais mirabolantes fantasias?

Ou um padre nunca teve um sonho erótico ou uma erecção matinal?

Desculpem lá eu estar a falar de forma tão directa mas quero compreender...

4º e último ponto... contracepção. O método natural é fantástico quando combinado com um método artificial porque senão é muito infalível.

Mas qual é a diferença ter relações num período seguro do método natural de forma a não conceber e fazer com contraceptivos?

Tentem pelo menos dar respostas e argumentos que não sejam "esquizofrenia", "idade média", "imoral" ou "sexualidade sem respeito".

Obrigado

Em comunhão

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de September de 2005 19:04

Agora que me expliquem o que é que tem um ou uma virgem a mais que eu em termos de dons espirituais?

Resposta – Não tem. Pode até ter menos porque pode ter menos maturidade psicológica /emocional...

2 - Um padre greco-católico é menos que um padre católico porque é casado e tem filhos?
Resposta – Não. Tal como um ou um Padre(a) Anglicano também não é menos padre só porque é casado(a) e pode ter filhos.

3 – E Santo Agostinho e Santo Inácio que gozaram do prazer da carne? Será que são menos que os outros santos que foram virgens durante toda a vida?

Resposta – Presumo que os santos são todos iguais e que não há uma hierarquia de santidade.

4 -Mas onde está o mal em um marido fazer amor com a sua esposa 2 ou mais vezes por noite?
Resposta - Nenhum, pelo contrário…Acho até que é um imperativo bíblico...

5 - Onde está o egoísmo e a falta de amor em querer que a esposa tenha um orgasmo?
Resposta - Egoísmo e falta de amor será agir de outra forma…( e se puder ser mais que um, melhor)

6- Mas onde está o pecado em olhar para a esposa e ter vontade de fazer amor?

Resposta – Não está em lado nenhum.è umsinalde amor...

Onde está a maldade em levar a minha mulher a jantar fora, ela com vestido fantástico, com um perfume de perder a cabeça e desejá-la, não só como o ser que Ele criou para me completar e amar e eu querer amá-la mas também como mulher de carne e dar largas a esse impulso de tocar, beijar e ...?

Resposta – Não há maldade nenhuma,pelo contrário...

7 - Não é a sexualidade um bem e um dom de Deus?

Resposta – È isso que afirma a Doutrina da Igreja …..

8 - Não será pior viver-se aprisionado num medo de cair em tentação e na cabeça fazer as mais mirabolantes fantasias?
Resposta – Normalmente a falta de sexo saudável conduz a isso….

9 - Ou um padre nunca teve um sonho erótico ou uma erecção matinal?
Resposta - Claro que sim, se for um homem saudável.
E o mesmo se aplica às freiras ( os sonhos eróticos e o desejo sexual, SE forem mulheres saudáveis). Porque mulheres e homens são seres sexuados, com as mesmas necessidades.


10 - último ponto... contracepção. Mas qual é a diferença ter relações num período seguro do método natural de forma a não conceber e fazer com contraceptivos?

Resposta – A grande diferença é precisamente a eficácia( ou a falta de eficácia dos métodos pseudo-naturais)

Objectivamente, trata-se de comportamentos humanos destinados a evitar a procriação.

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de September de 2005 01:00

O tema central da mensagem de Cristo será talvez no meu parco entendimento que Deus nos ama ao ponto de ter encarnado em Jesus Cristo que morreu por nós na Cruz, para nos redimir, que nos deu como mandamento o amarmos sobre todas as coisas, com toda o nosso ser e amarmo o próximo como Ele mesmo nos amou.

mas como se expressa essa amor? Esse amor toma muitas e variadas formas, uma das principais é o amor que pode existir entre um homem e uma mulher, amor de que surge a vida.

O sexo é em si algo bom mas como tudo pode ser desvirtuado, o mau uso do sexo é verdadeiramente grave porque deturpa algo que tem valor, que é importante, roubar 1 euros não é importante, roubar 100.000 é.

Como já foi dito anteriormente uma desilusão amorosa, uma traição, um uso da sexualidade de forma leviana é importante. É uma forma grave de egoismo. Faz que o sexo perca a sua validade, ou pelo menos enfraqueça, como expressão de amor que pode e deve ter.

Dessa forma o sexo tanto pode ser compensador como fonte de problemas, fonte de dor.

A miseria material, a opressão são problemas graves mas tambem o são o desamor, a solidão, o adulterio.

Mt 19, 4-6
"Não lestes que o Criador, desde o principio, fê-los homem e mulher, e disse: Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois um só? Portanto já não são dois, mas um só. Pois bem, o que Deus uniu não o separe o homem."

Reparem que Jesus diz que antes de se unir á sua mulher o homem deixará pai e mãe. Não se unirá a uma mulher continuando ligado a pai e mãe, diz mais, que depois de se unir forma um só e não devem separar-se.
Nesta frase pressupoem-se claramente que quando o homem amar uma mulher ao ponto de ser bom unir-se a ela então deve esse amor de tal forma que o homem deve assumi-lo como definitivo. Só assim o sexo tem um valor especial, não é mais uma paixoneta que se teme que pode passar mas se pensa que aquele homem ou aquela mulher serão o companheiro da nossa vida. Logo não separe o homem o que Deus uniu.

Que disseram a isto os ouvintes de Jesus?
"Então porque preceituou dar-lhe carta de divorcio, ao repudia-la? Respondeu Jesus: Por causa da dureza do vosso coração."

Parece-me que o coração dos homens de hoje voltou a ser duro. É frequente o egoismo se imiscuir no sexo. É frequente existirem falsas declarações de amor, então se isso for preciso para levar alguma mulher para a cama muitos homens são capazes de faze-lo (e algumas mulheres tambem mas principalmente homens).

Para quem quer que o sexo seja fonte de alegria e expressão sublime e especial de amor deve procurar te-lo com aquela mulher ou aquele homem que pensam ser a mulher ou o homem da vossa vida, senão quando ele/a aparecerem terão pena de não terem sabido esperar.

além disso seja qual for o metodo anticoncepcional que usem pode sempre surgir uma gravidez. Então é preciso que estejam dispostos a assumir e educar o filho. Ou estariam dispostos a usar o sexo como expressão de amor mas não sabem se querem um dia ter um filho daquele/a homem/mulher? Há aqui outra contradição.

a CP disse que o sexo deve ser iniciado ou retardado em função de valores pessoais e não em função de pressões sociais. é certo mas é ainda muito pouco. Esses valores pessoais podem ser bons ou maus. O homem casado que seduz uma jovem prometendo que se divorcia da mulher e que essa jovem é que é o amor da vida dela e depois a abandona está a agir de acordo com os seus valores pessoais. O homem ou a mulher que procurar fornicar com o maior nº de parceiros possiveis podem estar a agir de acordo com os seus pessimos valores pessoais. Para que essa acção em função de valores pessoais interiorizados seja boa é preciso que estes estejam de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo.

O valor da virgindade de per si.
Santa Maria Madalena, São Paulo... foram pecadores mas depois chegaram a ser grandes santos. Converteram-se. O cristão deve ser homem novo, não homem velho. Deve olhar mais para o futuro que para o passado. Se acaso no passado pecamos arrependemo-nos mas tambem sabemos que isso não nos impede de sermos melhores hoje e no futuro. Se acaso aquele que amamos não era virgem isso é passado. Hoje pode ser muitissimo melhor que nós e isso é o que verdadeiramente importa.

Quanto a algumas questões do Tilleul (outras seriam mais adequadas para topicos independentes) o sexo e o desejo tem algumas semelhanças com a alimentação ou o dinheiro. Em si podem ser bons ou maus, depende do uso que se lhe der. Se der um donativo a alguem que viva na miseria é um acto bom, se usar o dinheiro para comprar aguardente e me embriagar é um acto mau. Desejar e ter sexo com a propria esposa, numa relação de amor normalmente não é um acto mau nem indiferente, é um acto bom, trair a esposa com uma prostituta é um acto mau.

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de September de 2005 01:28

Foi também referido que alguns abandonam a Igreja por causa da exigencia da sua mensagem sobre a sexualidade. Lembro-me bem que Jesus disse que não deviamos omitir um unico jota da sua mensagem. Jesus foi abandonado por quase todos quando anunciou que só se salvariam aqueles que comessem a sua carne e bebessem o seu sangue, sabia que iria ser assim e não deixou de o proclamar.

Mas será que é realmente assim? Os protestantes da europa têm visto o seu nº decair mais fortemente que os catolicos e são muito mais relaxados nas suas posições sobre a sexualidade.

E pelo que li numa revista missionária, creio que na além-mar, na india e na china o anuncio do evangelho encontra dificuldades precisamente pelo motivo contrario. A india e a china são muito mais "conservadoras" que as sociedades ocidentais, alias o japãp tambem. Para eles o cristianismo é a religião dos ocidentais e os ocidentais são promiscuos, logo o cristianismo é a religião de povos promiscuos. Pelo que li isto levanta serias dificuldades na aceitação do cristianismo na india e na china.

Duvido muito que um laxismo das posições da igreja conquistasse um agnostico na europa ocidental. Mais, esse laxismo pode ser encarado como falta de fé, tibieza, logo se alguem não está disposto a fazer a diferença na sua vida, nos actos concretos da sua vida por causa da sua fé é porque a tem debil, logo dificilmente consegue convencer um agnostico. Mas creio bem que esse laxismo dos cristãos da europa ocidental e dos americanos faz com que muitos indianos e asiaticos não adiram ao cristianismo.

Curiosamente nas sociedades ocidentais um maior regramento nos comportamentos sexuais é associado quase apenas a preceitos religiosos do cristianismo, seguidamente é ignorado em primeiro lugar pelos que não aderem ou aderem fracamente ao cristianismo, sendo que muitos cristãos praticantes deixam-se levar pela moda dominante. Ou seja nas sociedades ocidentais o argumento religioso tem sido usado com eficacia para justificar um facilitismo-licensiosidade por aqueles que não são cristãos praticantes. Nas sociedades asiaticas o argumento religioso não tem razão de ser e o surpreendente resultado é que são muito mais conservadoras, pelo menos em relação ao comportamento feminino, que as ocidentais. Inclusive o japão, a coreia e singapura que são paises desenvolvidos.

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 15 de September de 2005 10:35

Quando era jovem, chocava-me ouvir dizer a alguns amigos que uma rapariga, depois de "comida", deixava de ter interesse. Era de facto o retirar de toda a afectividade à sexualidade. Pior que o "pimba". Na sexualidade, tal como no amor, devemos envolver todo o nosso ser, feito de carne e sangue, corpo e espírito, presença e esperança, passado e futuro. E sobretudo ser sinceros. Temos certamente que ultrapassar legalismos e formalismos, mas é fundamental manter a graça. Antes de nos comermos mutuamente é bom que nos amemos, para que a fé, suporte do futuro, se consolide na verdade.

*=?.0

A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de September de 2005 13:34

Tem-se atirado as culpas do mundo para cima de uma sexualidade desregrada por isso tentando fazer um ponto da situação moderado e consciente.

Há necessidade de uma preparação e de uma educação sexual. Não estamos a falar de aulas práticas nem do incentivo a práticas desviantes mas antes dar a conhecer a todos que estas realidades existem.

Creio que o bom senso e o diálogo deve sempre imperar. Se um filho meu me perguntar se existe o sexo oral, creio ser mais responsável explicar e aconcelhar a esperar pelo pessoa certa do que incriminar, culpabilizar e dizer que é pecado.

Acredito que estar atento a comportamentos desviantes e tentar no melhor possível ajudar a corrigir é sempre a melhor atitude. Há uma diferença muito grande entre masturbação, relações pre-matrimoniais e sexualidade desregrada e desviante.

Quanto à virgindade, gostava realmente conseguir transmitir o valor da entrega única quer pela via matrimonial ou pela via consagrada mas se tal não acontecer o que vou fazer? Condenar? Expulsar um filho de casa?

Há que realçar os lados bons das coisas...

A realidade é que nos esquecemos de como devemos amar, confundimos amor e empatia com sexo e atração física.

Há que demonstrar que o sexo é realmente algo lindo, fantástico, abençoado e quase sagrado. Mas ao mesmo tempo demonstrar que faz parte da vida...

Tenho pena que as pessoas se refugiem ou em abominações extremas da vida sexual e que culpem o sexo por todos os males da sociedade ou em argumentos de liberalização total da sexualidade...

É realmente repensar a abordagem quanto à valorização da virgindade e da castidade porque culpabilizando, recriminando e reprimindo não se chega lá!

Em comunhão

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de September de 2005 19:32


Ontem falei com um jovem de 27 anos, que vive aí em Portugal. Perguntei-lhe, ainda não casaste? Nem namorada tenho agora! Eu perguntei, porquê?
Resposta: as mulheres de hoje, não são como as de antigamente!

Fiquei sem palavras, sem saber o que queria dizer...

Será que muitos fiquem solteiros, porque não encontram mulheres como as de antigamente? Ou mesmo aí não evoluiram com os tempos?

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 22 de September de 2005 12:22


Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: Lopes Galvao (IP registado)
Data: 22 de September de 2005 12:41

Há valores que fazem parte da cultura e do desenvolvimento que a civilização do final do sec XX e sec XXI que são o reultado de muitos erros feitos pelos humanos e da aprendizagem que foi possivel fazer desses mesmos erros para se ser hoje capaz de assinar acordos e convençaõs como a carta dos direitos do homem e, os direitos da criança.
A dignidade do homem e da mulher livres, sem escravatura e sem expluradores e explurados, mesmo que ainda não perfeita é o que podemos definir como a base da actual civilização. Civilização esta que muito deve às raizes Cristãs mesmo, tambem, com erros mas com as evoluções para o bem e o respeito do homem pelo homem e de acordo com o seu máximo objectivo Amar o próximo como a nós próprios.
Aqui ainda há que progredir.
Contudo a moda e os modelos de vida desta época estão a renegar os progresso atingidos e a tentar o homem a cair no drama de explorar o seu próximo logo que mais fraco ou menos poderoso.
Na sexualidade humana não retrocedamos...
Um dos riscos é trocarmos a cultura da vida pelo actual momento em que a liberdade do homem se consegue pela cultura da morte do próprio homem logo que seja um peso inactivo e improdutivo para a sua propria sociedade, seja após a concepção e antes do nasciemnto seja na fase terminal da vida
JJG

Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de September de 2005 13:54

"Na sexualidade humana não retrocedamos".




Re: A virgindade e a castidade sexual na formação humana para a vida
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de September de 2005 14:23


Também existem terapeutas, para quem tem problemas de sexualidade! Tudo tem limites! O que se come, bebe em demasia é abuso.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.