Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 6 de 9
Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 10:48

Ainda bem que são alteradas. É sinal que há diálogo e que as pessoas se entendem. Nao gosto nada quando anda tudo zangado e a dizer mal uns dos outros.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 11:05

qual é essa frequencia? 1%, 10%, 50%, 80%?

É preciso notar que é dado mais relevo às alterações que aquilo que permanece inalterado. Como no mar, damos mais importancia às ondas que à profundidade do oceano.

rmcf, não sou profissional disto, leio os dados por aí, confirmo a credibilidade da fonte e sigo em frente, não ando a fazer registos de onde tirei as informações.

Na america latina, brasil incluido, há um forte crescimento das igrejas protestantes, normalmente de cariz pentecostal. Em africa todas as formas de cristianismo progridem. Na China há um forte crescimento do cristianismo, principalmente de grupos protestantes. Na coreia do sul idem (aqui o cristianismo já supera o budismo).
Na europa ocidental o cristianismo está em queda, queda mais acentuada para os protestantes.

No entanto e apesar de considerar uma perca de tempo lá fui procurar qualquer coisinha online.

Se procurares os dados sobre religious attendance verás que nos paises do norte da europa a frequencia às celebrações religiosas nesses paises anda pelos 5%.

Para procurar mais alguns dados escolhi a alemanha. A alemanha é um bom pais para analisar estes dados porque tem uma população bastante proxima de protestantes e de catolicos e porque os dados estatisticos são aí recolhidos com bastante rigor. os dados são anteriores à eleição do actual papa.

[lcweb2.loc.gov])

In the early 1990s, about 5 percent of German Protestants attended weekly services. Annual baptisms declined from about 346,000 in 1970 to around 257,000 in 1990.

queda de 26% nos baptismos

Between 1970 and 1989, the number of Roman Catholics attending Sunday mass in West Germany declined from 37 percent to 23 percent. Between 1970 and 1990, the number of annual baptisms fell from about 370,000 to around 300,000.

queda de 19% nos baptismos.


Mas este é um fenomeno que se repete em todos os aspectos da vivencia religiosa e em praticamente todos os paises de cultura ocidental.

Vejamos outro exemplo:

[www.cathnews.com]

compara a queda percentual dos casamentos catolicos e protestantes.


Quanto aos jovens alemães a estudar teologia é preciso notar que as igrejas alemãs são ricas e podem pagar muito pessoal profissional. Creio bem que muitos desses jovens, a enorme maioria deles só frequenta esses cursos de teologia porque têm a perspectiva de depois ficarem empregados numa paroquia. perspectiva que cá não é possivel.
Essa profissionalização tem vantagens mas tambem tem riscos. Riscos acrescidos em igreja sem celibato obrigatorio. Já não é a primeira nem a segunda vez que pastores protestantes são afastados dos seus cargos porque afirmam publicamente que são ateus e não acreditam na existencia de Deus. Mas eram profissionais da igreja protestante.

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 11:08

Seven

Mas isso significa que a CDF tem muito pouca capacidade de avaliar o que está ou não de acordo com a fé, sobretudo quando se trata de questões delicadas, quando ela (CDF) está já contra o sentimento de uma grande parte da Igreja. Ora ser este organismo altamente falível a condenar pessoas, a proibir ideias, a condicionar brutalmente a vida intelectual da Igreja, parece-me algo que prejudica seriamente a Igreja e tem constituído um obstáculo à acção do Espírito na mesma Igreja.

pontosvista

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 11:28

Muitos profissionais a ensinar acerca de YHWH Deus.
O facto de serem «ateus» não os impede de tirar um curso profissional de teologia!
Há um magistério na Igreja para ensinar a Igreja !
Muito ensino?! ... mas quanto mais se aprende menos se sabe !....
Como está escrito:
Citação:
2 Timóteo 3
... 7que estão sempre a aprender, mas são incapazes de chegar algum dia à verdade.

Agora pergunto:

Quando é que chega o dia em que se cumpre o que está escrito?
em:
Citação:
Heb 8, 11
Ninguém ensinará o seu próximo nem o seu irmão, dizendo: 'Conhece o Senhor'; porque todos me conhecerão, do mais pequeno ao maior,
e em:
Citação:
Jeremias 31
34Ninguém ensinará mais o seu próximo ou o seu irmão, dizendo: 'Aprende a conhecer o SENHOR!' Pois todos me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno, porque a todos perdoarei as suas faltas, e não mais lembrarei os seus pecados» oráculo do SENHOR.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 16/03/2007 11:31 por Manuel Pires.

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 13:56

Citação:
pontosvista
Seven
Mas isso significa que a CDF tem muito pouca capacidade de avaliar o que está ou não de acordo com a fé, sobretudo quando se trata de questões delicadas, quando ela (CDF) está já contra o sentimento de uma grande parte da Igreja. Ora ser este organismo altamente falível a condenar pessoas, a proibir ideias, a condicionar brutalmente a vida intelectual da Igreja, parece-me algo que prejudica seriamente a Igreja e tem constituído um obstáculo à acção do Espírito na mesma Igreja.
Pontosvista,

a CDF não tem pouca capacidade. Pode é errar. Estás a passar-lhes um atestado de incompetência que não me parece correcto. Quanto ao resto que dizes do bloquear a acção do Espírito, também não concordo nada. Se não fosse a Igreja a por ordem na casa, já teríamos milhares de igrejas católicas - seitas - que inundariam o mundo com as suas doutrinas pessoais, que seriam adaptadas consoante as modas. Provavelmente seria assimilada pelas outras religiões. Mas Cristo prometeu assistir a Sua Igreja até ao fim.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 19:03

ESCLARECIMENTO AO POVO SOBRE DOCUMENTO DO PAPA


Bento XVI publicou no último dia 13, uma Exortação Apostólica chamada " Sacramentum Caritatis". É um rico documento sobre a Eucaristia: Sacramento do Amor. A Eucaristia, sacramento do amor, mostra uma relação especial como o amor entre o homem e a mulher, unidos no matrimônio.
Falando do divórcio, o Papa afirma que se trata de um problema pastoral espinhoso e complexo, " una vera piaga" do contexto hodierno social que cresce intensamente nos mesmos ambientes católicos. Em italiano " piaga" significa " ferida" e não " praga" como infelizmente foi publicado na imprensa.
É necessário entender bem o conceito da palavra. De fato, o divórcio causa " ferida-dor" para o casal, para os filhos, para as famílias, mas não praga. Na mesma Exortação o Papa continua: "Os divorciados em segundas núpcias, não obstante sua situação, continuam a pertencer à Igreja, que os segue com especial atenção, no desejo que cultivem, por quanto possivel, um estilo cristão de vida através da participação na Missa, mesmo sem receber a comunhão, a escuta da Palavra de Deus, a Adoração à Eucaristia, a oração, a participação na vida comunitária, o diálogo confidencial com um sacerdote ou um mestre de vida espiritual, a dedicação à caridade prática, as obras de penitência, o empenho educativo para com os filhos". Esses são outros caminhos de salvação.

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 21:20

Beatificação de João Paulo II em marcha


D. José Saraiva Martins, em entrevista à Renascença, fala da nova fase do processo de Beatificação de João Paulo II, dos pastorinhos de Fátima e da posição da Igreja face ao aborto.

O processo de Beatificação de João Paulo II vai dar entrada na Congregação para a Causa dos Santos a 2 de Abril.

A revelação foi feita à Renascença por D. José Saraiva Martins, numa entrevista ao Padre Jorge Duarte no programa “Terra Prometida”.

O Prefeito da Congregação admite que, a partir daí, será programado o estudo de uma documentação vastíssima sobre a vida de João Paulo II.

Sobre a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco, o Cardeal Saraiva Martins diz que o processo está agora na fase do estudo médico do milagre da cura.

Em relação à beatificação da Irmã Lúcia, o Prefeito para a Causa dos Santos diz que ainda não recebeu a documentação, por isso, o processo ainda não deu entrada na sua Congregação.

Questionado sobre o papel da Igreja portuguesa depois do referendo ao aborto, D. José Saraiva Martins afirmou que a Igreja tem de continuar a sua missão de iluminar os cristãos na busca dos valores da vida.

“A Igreja nunca poderá prescindir dos valores da vida, são valores fundamentais. Portanto, a Igreja não mudará de opinião nem mudará de linha, porque é a linha do Evangelho, é a linha da nossa Fé”, sublinhou.

A entrevista de D. José Saraiva Martins ao Padre Jorge Duarte, no programa "Terra Prometida" da Renascença pode ser ouvida na integra este sábado, a partir da 23h30.

www.rr.pt

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 22:33

Igreja Católica não se fará cúmplice de lei abortista em Portugal - 16/03/2007 - 15:46

A Conferência Episcopal Portuguesa anunciou que não participará dos trabalhos anunciados pelo Governo para regular a nova lei que despenalizou o aborto sob qualquer motivo nas 10 primeiras semanas de gestação.

Segundo o porta-voz do Episcopado, Carlos Azevedo, "não nos interessa para nada colaborar com uma lei que é injusta", e advertiu que os cristãos no Parlamento "tentaram que a lei fosse o menos má possível, mas isso é um assunto de cada um".

Em 8 de março passado o Parlamento aprovou a nova lei com os votos a favor do Partido Socialista (PS), do Partido Comunista Português (PCP), Os Verdes, o Bloco da Esquerda e 21 deputados do conservador Partido Social Democrata (PSD).

Desde Fátima, o Conselho Permanente do Episcopado português fez um chamado a ampliar a defesa da vida mais à frente do aborto e ofereceu "um olhar de misericórdia e perdão" a quem opte pelo aborto. Do mesmo modo, recordou aos agentes sanitários que "a consciência cristã implica que não colaborem com qualquer ato que seja um atentado à dignidade de um ser humano".

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 22:51

Dom João Bosco Oliver de Faria - Bento XVI não escreveu; "O divórcio é uma praga" - 16/03/2007 - 13:34

Um cochilo, ou o cansaço do tradutor, levou-o a confundir uma palavra italiana com uma semelhante em português. A palavra portuguesa “praga” em italiano se diz: “peste”. E “piaga” em italiano significa “CHAGA” em português!

Teve grande repercussão nos meios de comunicação em nosso país, o termo “praga” que teria sido usado por Bento XVI, em sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal: “Sacramentum Caritatis”, referindo-se com ele ao divórcio e, de certa forma, magoando os corações daqueles que vivem um divórcio.

Todos os que constituem uma família, o fazem na esperança da construção de um sonho e projeto de vida com uma pessoa de sua atenta, criteriosa e dedicada escolha. Mas sabemos que cada pessoa é um mistério. Só o tempo e a convivência nos permitem um conhecimento verdadeiro e mais profundo daqueles que amamos.

E, por mais criteriosa que tenha sido tal escolha, não são poucos os que, entre lágrimas de decepção e de dor, vêem cair por terra as esperanças de uma vida feliz no casamento. Em toda separação matrimonial, há um mais inocente que o outro. E toda e qualquer separação, ainda que, inicialmente eufórica por um dos parceiros no amor, ela carrega o amargor da decepção, da dor e da frustração. Em meus 38 anos de sacerdócio, todos eles sempre muito perto de tantos e tantos casais, testemunhei o cair de lágrimas amargas dos olhos daqueles que se viram compelidos a uma separação matrimonial. Sofre o casal, sofrem as famílias envolvidas, sofrem muito mais os filhos. Aprendi que: “a caneta que assina o divórcio tem como tinta a lágrima dos filhos!” Ainda que na separação matrimonial se busque uma situação melhor de vida emocional, permanece a dor da frustração de um primeiro amor não correspondido.

Bento XVI, ao longo de toda sua vida de serviço à Igreja, soube se manter bem perto das pessoas, nas suas alegrias e nos seus sofrimentos. Ele nasceu de uma família. Nenhuma família vive isolada do mundo, das pessoas, do povo em geral. Ele testemunhou, seguramente, também, as dores e lágrimas de seus amigos que se viram constrangidos a uma separação.

Suas palavras, nessa Exortação Apostólica, retratam com cores bem vivas o quanto o divórcio significa de sofrimento para o casal e para suas famílias.

Ele usa a palavra “CHAGA”, para significar tanta dor. O dicionário Aurélio assim define chaga: “ferida aberta; cicatriz deixada por essa ferida”. O dicionário Houaiss usa quase as mesmas expressões: “ferida aberta, supurada; marca provocada por essa ferida”.

Li o texto em sua versão oficial, em italiano, que cito, em breve. O texto italiano usa a palavra “CHAGA”! Vejamos, antes, o texto correto:

“Por isso, é mais que justificada a atenção pastoral que o Sínodo reservou às dolorosas situações em que se encontram não poucos fiéis que, depois de ter celebrado o sacramento do Matrimônio, se divorciaram e contraíram novas núpcias. Trata-se dum problema pastoral espinhoso e complexo, uma verdadeira chaga do ambiente social contemporâneo que vai progressivamente corroendo os próprios ambientes católicos. Os pastores, por amor da verdade, são obrigados a discernir bem as diferentes situações, para ajudar espiritualmente e de modo adequado os fiéis implicados”.

Cito o texto oficial em italiano, na frase específica: “Si tratta di un problema pastorale spinoso e complesso, uma vera PIAGA dell`odierno contesto sociale che intacca in missura crescente gli stessi ambienti cattolici”.

O Papa tem muito carinho e afeto com todos aqueles que vivem em situação de divórcio e pede aos Bispos e Sacerdotes que “procurem ajudar de modo adequado os fiéis”.

Infelizmente, o estrago de um erro grave de tradução já está feito em nosso Brasil que se prepara para acolher o Santo Padre o Papa Bento XVI.

Agradeço a todos os sites, jornais e periódicos católicos, Diocesanos e Paroquiais que reproduzirem a publicação deste artigo, para que se desfaça, ao menos entre nós católicos o mal-entendido lançado por uma tradução incorreta.



www.Catolicanet.com.br




+ João Bosco Oliver de Faria,
Bispo de Patos de Minas




Última Alteração: 13:34:00

Fonte: Dom João Bosco Oliver de Faria - Bispo de Patos de Minas
Local:Pato de Minas (MG)

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 23:13

Cresce comunidade católica na Rússia - 16/03/2007 - 15:32

A cidade russa de Petropavlovsk terá uma nova igreja para a comunidade católica. O anúncio é feito pelo Pe. Krzystof Kowal, que recentemente visitou a sede da AIS na Alemanha. "A primeira igreja católica de Petropavlovsk vai ser construída com a bênção do nosso Bispo Cyryl Klimovich, e será dedicada a Santa Teresinha do Menino Jesus", refere.

Após 10 anos de ministério na Polônia, o jovem Pe. Kowal está na diocese católica de Irkutsk, procurando seguir o "pequeno caminho" de Santa Teresinha entre os descendentes dos deportados da Polônia, Lituânia, Bielorrússia e Ucrânia.

Juntamente com um arquiteto alemão, este sacerdote apresentou o projeto da igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, que vai ser construída após cinco anos de requerimentos e jornadas de oração.

"A construção não foi permitida no centro histórico da cidade, mas a Providência guiou-nos para um local adequado, junto ao Pacífico", relata o Pe. Kowal.

Entre os 250 mil habitantes de Petropavlovsk, os católicos chegam a 3%. Até agora, os fiéis da paróquia de Santa Teresa celebravam numa modesta capela e reuniam-se numa casa de madeira, restaurada com o apoio da AIS.
Departamento de Informação da Ajuda à Igreja que Sofre




www.Catolicanet.com.br


Fonte: Departamento de Informação da Ajuda à Igreja que Sofre
Local: Petropavlovsk ( Russia)

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 12:08

Citação:
Rita*
Corpo doutrinal não anda ao sabor de cada um - 15/03/2007 - 16:33
"As pessoas deviam reconhecer como é bom nós termos referências e termos um corpo doutrinal que não anda ao sabor de cada um" - disse D. Carlos Azevedo, Porta-Voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em relação à notificação da Congregação para a Doutrina da Fé ao teólogo Jon Sobrino. E acrescenta: "não é por ser um teólogo da libertação mas o conteúdo da sua cristologia".

O Pe. Jon Sobrino pertence à Companhia de Jesus e nas obras - «Jesus Liberador. Lectura histórico-teológica de Jesús de Nazaret» e «La fe en Jesucristo. Ensayo desde las víctimas» - "defende posições que podem causar dano aos fiéis".

"Penso que o papel dos teólogos é tentar encontrar formas de dizer o mistério, encontrar formas para transmitir na linguagem da filosofia e da cultura de cada tempo aquilo que é o património perene da fé" - defende D. Carlos Azevedo. E adianta: "se são chamados à atenção deviam ser humildes e dizer pronto eu acredito naquilo que a Igreja acredita".

Depois do veredicto final - a Notificação tem a data de 26 de Novembro - ainda se esperou que o teólogo se retractasse. "Na esperança que ainda pudesse voltar atrás" - salienta o Porta-Voz da CEP. E acrescenta: "ainda bem que existe alguém que garante a unidade da fé". "É uma grande vantagem da Igreja Católica em relação a outras perspectivas religiosas q não têm a figura de alguém como o Papa, sucessor de Pedro, que procura manter a Igreja e dizer aos que andam muito para trás para andarem um bocadinho mais depressa e os que vão muito para a frente que tenham um bocadinho mais de calma porque senão o rebanho dispersa-se".

Como consequência desta notificação, Jon Sobrino fica impossibilitado de "publicar livros sem o reconhecimento do seu bispo e fica proibido de ensinar" - concluiu.


www.catolicanet.com



Última Alteração: 16:33:00

Fonte: Agência Ecclesia
Local:Portugal

Bem, eu precisei de algum tempo para digerir esta...
Lá vai...

1- "As pessoas deviam reconhecer como é bom nós termos referências e termos um corpo doutrinal que não anda ao sabor de cada um".
- A mudança pela mudança é má. O conservadorismo pelo conservadorismo também.

2- "Penso que o papel dos teólogos é tentar encontrar formas de dizer o mistério, encontrar formas para transmitir na linguagem da filosofia e da cultura de cada tempo aquilo que é o património perene da fé"
- É impressão minha, ou está a ser defendido que o papel dos teólogos é o de tradutor? Que existe uma verdade revelada, não mutável, sem evolução, que o teólogo tem de colocar em palavras que as pessoas do seu tempo entendam.

3- É uma grande vantagem da Igreja Católica em relação a outras perspectivas religiosas q não têm a figura de alguém como o Papa, sucessor de Pedro, que procura manter a Igreja e dizer aos que andam muito para trás para andarem um bocadinho mais depressa e os que vão muito para a frente que tenham um bocadinho mais de calma porque senão o rebanho dispersa-se".
- Penso que foi este Papa que defendeu o "poucos mas bons", que era importante defender a verdade e a coerência mesmo que isso implicasse perder fiéis. Afinal não. Nivela-se por baixo, o importante é chegarmos todos juntos. O que justifica uns quantos danos colaterais...

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 16:04

Papa oficializa sua visita ao Brasil de 09 a 13 de maio - 19/03/2007 - 10:33

De Roma, Adriano Luis Leite

A Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou hoje a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, de 09 a 13 de maio, por ocasião da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Nenhuma novidade do que havia sido publicado até o momento e o que consta na programação da viagem do papa ao país tropical são as cidades por onde passará. A programação com todos os detalhes ainda não foi divulgada, mas já está confirmada a ida do papa a São Paulo, Aparecida e Guaratinguetá.
Apesar de não ter sido oficialmente divulgada a programação detalhada do Papa no Brasil, já se sabe que os seguintes pontos farão parte do programa da visita de Bento XVI:

Dia 09 de maio (4ª feira)
· Na parte da tarde, chegada, no aeroporto de Guarulhos, SP.
· Transferência ao Campo de Marte e acolhida pelas Autoridades municipais
· Hospedagem no mosteiro de São Bento.
Dia 10 de maio (5ª feira)
· De manhã, prevê-se uma visita de cortesia ao Presidente da República, em São Paulo.
· No final da Tarde, às 18h, prevê-se encontro com a juventude no estádio do Pacaembu.
Dia 11 de maio (6ª feira)
· De manhã, às 9h30, Missa com o povo no Campo de Marte, com a canonização do Beato Frei Galvão
· À tarde, reunião com o episcopado brasileiro, na Catedral da Sé.
· Em seguida, irá para o Campo de Marte e parte para Aparecida, onde se hospeda no Seminário Bom Jesus.
Dia 12 de maio (Sábado)
· De manhã, visita à Fazenda da Esperança, nas proximidades de Guaratinguetá.
· No final da tarde, do Rosário na Basílica Nacional de Nossa Senhora de Aparecida.
Dia 13 de maio (Domingo)
· De manhã, Missa de Abertura da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.
· À tarde, abertura dos trabalhos da Conferência de Aparecida e discurso do Papa.
· Em seguida, o Papa regressa ao aeroporto de São Paulo, para o embarque de retorno a Roma.
· Os trabalhos da V Conferência, em Aparecida, prosseguem até o dia 31 de maio

www.catolicanet.com.br
10:33:00

Fonte: Roma
Local:Roma

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 14:42

Milagre de João Paulo II é apresentado para a beatificação do Papa - 22/03/2007 - 09:59

Milagre de João Paulo II é apresentado para a beatificação do Papa
Apresentação do milagre leva processo para a Congregação das Causas dos Santos
De Roma, Adriano Luis Leite

O milagre que teria acontecido por intercessão de João Paulo II será apresentado amanhã, dia 23 de março, para a concretização do processo diocesano de beatificação do “Papa da Paz”. Segundo Dom Slawomir Oder, postulador da Causa de Beatificação e Canonização de Karol Wojtyla, o caso se refere à cura inexplicável de uma religiosa francesa portadora do mal de Parkinson. O encerramento desta etapa do processo requer um milagre, juntamente com o reconhecimento do exercício heróico das virtudes do candidato, para se dar o próximo passo.
Na seqüência, o processo de beatificação de João Paulo II passa para as mãos da Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano, que começará com a elaboração da Positio, um dossiê, com base nos documentos da investigação diocesana e que deverá comprovar o melhor possível a heroicidade de vida e virtudes, assim como a fama de santidade do papa. Na documentação diocesana aparecem testemunhos que “contêm opiniões sobre a santidade do candidato ou referem-se às graças que as pessoas receberam por intercessão do servo de Deus. “Trata-se de várias graças materiais e espirituais”, explica Dom Oder.
A data de beatificação de João Paulo II ainda não é conhecida, muito menos a de canonização. Dom Oder fez questão de ressaltar que o tempo do processo é um momento importante para a Igreja. “É importante vivê-lo como tempo oportuno para conhecer melhor a vida, o ensinamento e a mensagem espiritual do Servo de Deus”, conclui o postulador.
No próximo dia 02 de abril, o processo diocesano sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do Servo de Deus, João Paulo II, será apresentado, ao meio-dia (hora de Roma), na Basílica de São João de Latrão. O documento foi preparado em tempo recorde, em menos de dois anos do seu início, devida à dispensa do Papa Bento XVI dos cinco anos da morte do seu predecessor.


Www.catolicanet.com.br


Fonte: De Roma, Adriano Luis Leite
Local:Roma (Itália)

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 14:51

1979

República Dominicana I, México I, Bahamas: Janeiro 1979
Polónia I: Junho 1979
Irlanda, Estados Unidos I: Setembro 1979
Turquia: Novembro 1979

1980

Zaire I, Congo, Quénia I, Gana, Alto Volta (atualmente Burkina Faso) I, Costa do Marfim I: Maio 1980
França I: Maio 1980
Brasil I: Junho 1980
Alemanha I: Novembro 1980

1981

Paquistão, Filipinas I, Guam (EUA II), Japão, Anchorage (EUA II): Fevereiro 1981

1982

Nigéria I, Benin, Gabão, Guiné Equatorial: Fevereiro 1982
Portugal I: Maio 1982
Grã-Bretanha: Maio 1982
Rio de Janeiro (Brasil II), Argentina I: Junho 1982
Genebra (Suíça I): Junho 1982
Sam Marino: Agosto 1982
Espanha I: Outubro 1982

1983

Lisboa (Portugal II), Costa Rica, Nicarágua I, Panamá, El Salvador I, Guatemala I, Honduras, Belize, Haiti: Março 1983
Polónia II: Junho 1983
Lourdes (França II): Agosto 1983
Áustria I: Setembro 1983

1984

Fair Banks (EUA III), República da Coreia I, Papúa Nova Guiné I, Ilhas Salomão, Tailândia: Maio 1984
Suíça II: Junho 1984
Canadá I: Setembro 1984
Zaragoza (Espanha II), São Domingos (República Dominicana II), San Juan (Porto Rico): Outubro 1984

1985

Venezuela I, Equador, Peru I, Trindade e Tobago: Janeiro 1985
Países Baixos, Luxemburgo, Bélgica I: Maio 1985
Togo, Costa do Marfim II, Camarões I, República África Central, Zaire II, Quénia II, Marrocos: Agosto 1985
Kloten (Suíça III), Liechtenstein: Setembro 1985

1986

Índia: Janeiro 1986
Colômbia, Santa Luzia: 1 - 8 de Julho de 1986
França III: Outubro 1986
Bangladesh, Singapura, Fiji, Nova Zelândia, Austrália I, Seichelles: Novembro 1986

1987

Uruguai I, Chile, Argentina II: Março 1987
Alemanha II: Abril 1987
Polônia III: Junho 1987
EUA IV, Fort Simpson (Canadá II): Setembro 1987

1988

Uruguai II, Bolívia, Lima (Peru II), Paraguai: Maio 1988
Áustria II: Junho 1988
Zimbabwe, Botswana, Lesotho, Swazilandia, Moçambique: Setembro 1988
França IV: Outubro 1988

1989

Madagascar, A Reunião, Zâmbia, Malawi: Abril 1989
Noruega, Islândia, Finlândia, Dinamarca, Suécia: Junho 1989
Santiago de Compostela, Astúrias (Espanha III): Agosto 1989
Seúl (República da Coréia II), Indonésia, (Timor Leste), Maurício: Outubro 1989

1990

Cabo Verde, Guiné-Bissau, Malí, Burkina Faso II, Chade: Janeiro 1990
Tchecoslováquia I: Abril 1990
México II, Curaçao: Maio 1990
Malta I: Maio 1990
Luqa (Malta II), Tanzânia, Burundi, Ruanda, Yamoussoukro (Costa do Marfim III): Setembro 1990

1991

Portugal III: Maio 1991
Polônia IV: Junho 1991
Czestochowa (Polônia V), Hungria: Agosto 1991
Brasil III: Outubro 1991

1992

Senegal, Gâmbia, Guiné: Fevereiro 1992
Angola, São Tomé e Príncipe: Junho 1992
República Dominicana III: Outubro 1992

1993

Benin II, Uganda, Jartum (Sudão): Fevereiro 1993
Albânia: Abril 1993
Espanha IV: Junho 1993
Jamaica, Mérida (México III), Denver (EUA V): Agosto 1993
Lituânia, Letônia, Estônia: Setembro 1993

1994

Zagreb (Croácia): Setembro 1994

1995

Manila (Filipinas II), Port Moresby (Papúa Nova Guiné II), Sidney (Austrália II), Colón (Sri Lanka): Janeiro 1995
Praga, Olomouc (República Tcheca I), Skoczow, Bielsko Biala, Zywiec (Polônia VI), Ostrava (República Tcheca I): Maio 1995
Bélgica II: Junho 1995
República Eslovaca I: Junho 1995
Yaoundé (Camarões II), Johanesburgo-Pretoria (República Sul Africana, Nairobi (Quênia III): Setembro 1995
Newark, Nova Iorque, Nações Unidas, Yonkers, Baltimore (EUA VI): Outubro 1995

1996

Guatemala II, Nicarágua II, El Salvador II, Venezuela II: Fevereiro 1996
Tunísia: Abril 1996
Eslovênia: Maio 1996
Alemanha III: Junho 1996
Hungria II: Setembro 1996
França V: Setembro 1996

1997

Sarajevo (Bosnia-Herzegovina): Abril 1997
República Tcheca II: Abril 1997
Beirute (Líbano): Maio 1997
Polônia VII: Maio 1997
Paris II (França VI): Agosto 1997
Rio de Janeiro (Brasil IV): Outubro 1997

1998

Cuba: Janeiro 1998
Nigéria: Março 1998
Áustria: Junho 1998
Croácia: Outubro 1998

1999

Cidade do México (México), St.Louis (EUA): Janeiro 1999
Romênia: Maio 1999
Polônia: Junho 1999
Eslovênia: Setembro 1999
Nova Delhi (Índia), Georgia: Novembro 1999

2000

Peregrinação Jubilar ao Monte Sinai: Fevereiro 2000
Peregrinação Jubilar à Terra Santa: Março 2000
Fátima (Portugal): Maio 2000

2001

Grécia, Síria, Malte: Maio 2001
Ucrânia: Junho 2001
Cazaquistão, Armênia: Setembro 2001

2002

Azerbaijão, Bulgária: Maio 2002
Canadá, Cidade da Guatemala, Cidade do México: Julio-Agosto 2002
Polônia: Agosto 2002

2003

Espanha: Maio 2003
Croácia: Junho 2003
Bósnia Herzegovina: Junho 2003
República Eslovaca: Setembro 2003
Santuario de Nuestra Señora de Pompeia 7 de Outubro 2003

2004

Suiza Junio 2004
Santuario de Nuestra Señora de Lourdes - França Agosto 2004
Santuario de Loreto Setembro - 2004


www.srcoronado.com

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 15:03

Viagens de Papa João Paulo II



1979

República Dominicana I, México I, Bahamas: Janeiro 1979
Polónia I: Junho 1979
Irlanda, Estados Unidos I: Setembro 1979
Turquia: Novembro 1979

1980

Zaire I, Congo, Quénia I, Gana, Alto Volta (atualmente Burkina Faso) I, Costa do Marfim I: Maio 1980
França I: Maio 1980
Brasil I: Junho 1980
Alemanha I: Novembro 1980

1981

Paquistão, Filipinas I, Guam (EUA II), Japão, Anchorage (EUA II): Fevereiro 1981

1982

Nigéria I, Benin, Gabão, Guiné Equatorial: Fevereiro 1982
Portugal I: Maio 1982
Grã-Bretanha: Maio 1982
Rio de Janeiro (Brasil II), Argentina I: Junho 1982
Genebra (Suíça I): Junho 1982
Sam Marino: Agosto 1982
Espanha I: Outubro 1982

1983

Lisboa (Portugal II), Costa Rica, Nicarágua I, Panamá, El Salvador I, Guatemala I, Honduras, Belize, Haiti: Março 1983
Polónia II: Junho 1983
Lourdes (França II): Agosto 1983
Áustria I: Setembro 1983

1984

Fair Banks (EUA III), República da Coreia I, Papúa Nova Guiné I, Ilhas Salomão, Tailândia: Maio 1984
Suíça II: Junho 1984
Canadá I: Setembro 1984
Zaragoza (Espanha II), São Domingos (República Dominicana II), San Juan (Porto Rico): Outubro 1984

1985

Venezuela I, Equador, Peru I, Trindade e Tobago: Janeiro 1985
Países Baixos, Luxemburgo, Bélgica I: Maio 1985
Togo, Costa do Marfim II, Camarões I, República África Central, Zaire II, Quénia II, Marrocos: Agosto 1985
Kloten (Suíça III), Liechtenstein: Setembro 1985

1986

Índia: Janeiro 1986
Colômbia, Santa Luzia: 1 - 8 de Julho de 1986
França III: Outubro 1986
Bangladesh, Singapura, Fiji, Nova Zelândia, Austrália I, Seichelles: Novembro 1986

1987

Uruguai I, Chile, Argentina II: Março 1987
Alemanha II: Abril 1987
Polônia III: Junho 1987
EUA IV, Fort Simpson (Canadá II): Setembro 1987

1988

Uruguai II, Bolívia, Lima (Peru II), Paraguai: Maio 1988
Áustria II: Junho 1988
Zimbabwe, Botswana, Lesotho, Swazilandia, Moçambique: Setembro 1988
França IV: Outubro 1988

1989

Madagascar, A Reunião, Zâmbia, Malawi: Abril 1989
Noruega, Islândia, Finlândia, Dinamarca, Suécia: Junho 1989
Santiago de Compostela, Astúrias (Espanha III): Agosto 1989
Seúl (República da Coréia II), Indonésia, (Timor Leste), Maurício: Outubro 1989

1990

Cabo Verde, Guiné-Bissau, Malí, Burkina Faso II, Chade: Janeiro 1990
Tchecoslováquia I: Abril 1990
México II, Curaçao: Maio 1990
Malta I: Maio 1990
Luqa (Malta II), Tanzânia, Burundi, Ruanda, Yamoussoukro (Costa do Marfim III): Setembro 1990

1991

Portugal III: Maio 1991
Polônia IV: Junho 1991
Czestochowa (Polônia V), Hungria: Agosto 1991
Brasil III: Outubro 1991

1992

Senegal, Gâmbia, Guiné: Fevereiro 1992
Angola, São Tomé e Príncipe: Junho 1992
República Dominicana III: Outubro 1992

1993

Benin II, Uganda, Jartum (Sudão): Fevereiro 1993
Albânia: Abril 1993
Espanha IV: Junho 1993
Jamaica, Mérida (México III), Denver (EUA V): Agosto 1993
Lituânia, Letônia, Estônia: Setembro 1993

1994

Zagreb (Croácia): Setembro 1994

1995

Manila (Filipinas II), Port Moresby (Papúa Nova Guiné II), Sidney (Austrália II), Colón (Sri Lanka): Janeiro 1995
Praga, Olomouc (República Tcheca I), Skoczow, Bielsko Biala, Zywiec (Polônia VI), Ostrava (República Tcheca I): Maio 1995
Bélgica II: Junho 1995
República Eslovaca I: Junho 1995
Yaoundé (Camarões II), Johanesburgo-Pretoria (República Sul Africana, Nairobi (Quênia III): Setembro 1995
Newark, Nova Iorque, Nações Unidas, Yonkers, Baltimore (EUA VI): Outubro 1995

1996

Guatemala II, Nicarágua II, El Salvador II, Venezuela II: Fevereiro 1996
Tunísia: Abril 1996
Eslovênia: Maio 1996
Alemanha III: Junho 1996
Hungria II: Setembro 1996
França V: Setembro 1996

1997

Sarajevo (Bosnia-Herzegovina): Abril 1997
República Tcheca II: Abril 1997
Beirute (Líbano): Maio 1997
Polônia VII: Maio 1997
Paris II (França VI): Agosto 1997
Rio de Janeiro (Brasil IV): Outubro 1997

1998

Cuba: Janeiro 1998
Nigéria: Março 1998
Áustria: Junho 1998
Croácia: Outubro 1998

1999

Cidade do México (México), St.Louis (EUA): Janeiro 1999
Romênia: Maio 1999
Polônia: Junho 1999
Eslovênia: Setembro 1999
Nova Delhi (Índia), Georgia: Novembro 1999

2000

Peregrinação Jubilar ao Monte Sinai: Fevereiro 2000
Peregrinação Jubilar à Terra Santa: Março 2000
Fátima (Portugal): Maio 2000

2001

Grécia, Síria, Malte: Maio 2001
Ucrânia: Junho 2001
Cazaquistão, Armênia: Setembro 2001

2002

Azerbaijão, Bulgária: Maio 2002
Canadá, Cidade da Guatemala, Cidade do México: Julio-Agosto 2002
Polônia: Agosto 2002

2003

Espanha: Maio 2003
Croácia: Junho 2003
Bósnia Herzegovina: Junho 2003
República Eslovaca: Setembro 2003
Santuario de Nuestra Señora de Pompeia 7 de Outubro 2003

2004

Suiza Junio 2004
Santuario de Nuestra Señora de Lourdes - França Agosto 2004
Santuario de Loreto Setembro - 2004


www.srcoronado.com

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 23 de March de 2007 13:25

Teologia é importante para todos - 23/03/2007 - 10:04

Depois da Audiência Geral da passada quarta-feira, Bento XVI reuniu-se no Vaticano com os docentes da Faculdade de Teologia da Universidade alemã de Tubinga, a quem recordou a importância desta ciência para todo ser humano pois "responde de fato às perguntas que faz a humanidade e esclarece os conteúdos da Verdade".
"A teologia não é uma ciência para poucos iniciados, é importante para todos", referiu aos docentes da Universidade onde ele próprio foi professor.

O Papa assinalou que "o teólogo deve sempre perguntar-se se o que escreve corresponde à verdade e que importância tem para o mundo de hoje". Bento XVI ressaltou a necessidade da unidade entre o ensino teológico e o serviço pastoral na Igreja, para o homem, para o mundo e para nosso futuro.

"A teologia tem necessidade de coragem para fazer-se perguntas, mas deve escutar devotamente as respostas da fé cristã, e isso para que não permaneça fechada na universidade, mas sim ajude também a viver", ressaltou.





www.catolicanet.com.br


Fonte: Agência Ecclesia
Local:Cidade do Vaticano

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 23 de March de 2007 18:16

Bento XVI vai atender confissão no Vaticano


Pela primeira vez o Papa Bento XVI volta a ser um sacerdote como todos os outros ao anunciar que atenderá confissão na Basílica de São Pedro. O predecessor, João Paulo II, todo ano atendia confissões na Basílica vaticana na sexta-feira santa.
O dia não será o mesmo e nem a circunstância, mas o gesto se repetirá no dia 29 de março. Segundo Dom Mauro Parmeggiani, secretário geral e responsável da Pastoral da Juventude de Roma, o Papa presidirá uma liturgia penitencial na Basílica de São Pedro para os jovens da diocese romana e depois seis deles receberão o sacramento da reconciliação.
Os outros jovens serão atendidos pelos sacerdotes que acompanharão o Santo Padre. “O encontro apresenta-se no caminho preparatório à 22ª Jornada Mundial da Juventude deste ano, celebrada nas dioceses de todo o mundo no domingo de ramos”, explica o Cardeal Camillo Ruini, vigário do papa em Roma.



www.catolicanet.com.br


Fonte: Adriano Luis Leite - Correspondente em Roma
Local:Roma (Itália)

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 30 de March de 2007 16:18

Papa pede aos jovens para se confessarem e terem namoro santo.


Bento XVI pede aos jovens para recorrerem ao confessionário, manterem namoros puros e responsáveis e serem testemunhas do amor na sociedade. O Papa reuniu-se, no final da tarde de ontem, com os jovens da diocese de Roma para uma celebração penitencial, em preparação a Jornada Mundial da Juventude, celebrada no dia 1º de abril, Domingo de Ramos, confessando seis deles.

O Santo Padre falou aos jovens sobre o amor, do qual o cristão não pode viver sem. “A Cruz revela a plenitude do amor de Deus por nós. Um amor crucifixo, que não termina no escândalo da Sexta-feira Santa, mas tem seu ápice na alegria da Ressurreição e Ascensão ao céu e no dom do Espírito Santo”, disse.

Em seguida, Bento XVI falou da grande oportunidade de se aproximar ao Sacramento da confissão, ressaltando que “toda vez que fizerem isso com fé e devoção, o amor e a misericórdia de Deus moverão o seu coração, depois de um atento exame de consciência, ao ministro de Cristo”.

Diante da necessidade de uma renovada capacidade de amar os irmãos, o Papa disse aos jovens para que “estejam preparados a ousar o amor em suas famílias, nas relações com os seus amigos e também com aqueles que lhes ofenderam”.

Bento XVI pediu para que os jovens vivam o seu namoro no amor verdadeiro, que comporta sempre o recíproco respeito, casto e responsável. Que estejam prontos a responder com um sim generoso e sem compromissos ao chamado do Senhor a uma vida de particular consagração.

Aos rapazes e moças, reunidos na Basílica vaticana, o papa salientou a responsabilidade de serem para o mundo uma contribuição para a edificação da civilização do amor. O horizonte do amor é infinito: é o mundo inteiro.



www.catolicanet.com.br


Fonte: Adriano Luis Leite - Correspondente em Roma
Local:Roma (Itália)

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de March de 2007 16:21

Tás a brincar...

católica praticante

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 30 de March de 2007 16:50

Qual é o problema em recomendar um namoro responsável e casto? Não vejo brincadeira no assunto...Também não vejo problemas no que trata ao sacramento da confissão.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 6 de 9


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.