Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 4 de 9
Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 20:46

Porquê, a igreja não vota num papa jovem? Esse já trazia novas ideais!!! Asssim só temos idosos, esses são conservativos...

Não vejo o porquê dos padres não casarem...ou de não poder haver divórcios principalmente quando há infidelidade!!!

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 20:46

Citação:
camilo
É preferivel a Igreja manter-se fiel à mensagem de Jesus que ceder à tentação de Satanas "tudo isto Te darei se prostado me adorares"

Vc está falando da igreja em que papas andam carregados em liteiras, vestem roupas suntuosas, habitam em palácios, não falam para irmãos mas para servos, e ainda tem coragem de falar de ser fiel à mensagem de Jesus e sobre tentações de Satanas?

Citação:
camilo
Quanto à falta de reflexão na igreja sobre os assuntos desculpa lá mas não compro. O exemplo que vejo aqui no forum reforça-me a convição contraria. O que vejo é a quase totalidade dos contestatarios com reflexões superficiais e/ou deficiente capacidade de analise e aprofundamento das questões.

E vc, evidentemente, é sempre tão profundo...

Tiago 4:12 Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?

Se vão recomeçar a troca de acusações, lembrem-se do telhado de vidro. Por que ninguém mais ouve a igreja? Porque faz algum tempo ela tem falado bobagem? Porque está sempre no papel de juiz? Porque aponta o dedo para os outros mas não consegue dar conta de si mesma? São muitas hipóteses.

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 20:50

Mais uma questãopara a Cristina:

afirmas "A ver se percebo a Igreja destes senhores" e fazes uma série de perguntas. Quer dizer que são esses os temas que permitem definir ou não a Igreja de Cristo? É a Igreja redutível a qualquer um desses elementos? Quais deles são imprescindíveis para o Cristianismo e para a sua definição do seu âmago?

Abraço fraterno,

Miguel



Editado 1 vezes. Última edição em 14/03/2007 20:59 por rmcf.

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 21:16

Cristina:

Quanta confusão na tua cabeça!Pretendes respostas a perguntas simplistas. Aqui vão algumas
1 - Pode haver divorcio ?

Concerteza que sim, pelo menos nas sociedades democráticas fundadas num Estado de Direito. O nosso código civil não se confunde com o código de direito canónico, felizmente.

E mesmo o código de direito canónico admite vários tipos de interpretações nestas matérias e, em vez da figura do divórcio permite a declaração de nulidade de casamentos católicos, o que basicamente tem os mesmso efeitos práticos.do divórcio civil.

2 - Os Padres podem casar?

Sim. Em muitas igrejas cristãs – protestantes e ortodoxas a regra é os padres rem csados e com filhos.
E mesmo na Igreja católica de rito grego , é permitido o casamento dos Padres. E já agora, existem na igreja católica de rito romano milhares de padres casados.

3- As mulheres podem ser Padres?

Já actualmente nas comunidades cristãs protestantes.

E se-lo-ão ,inevitavelmente , mais tarde ou mais cedo na Igreja Católica

4- Os Homosexuais podem ser Padres?
Concerteza que sim. Existem imensos padres homossexuais.

5- Os Padres Homosexuais podem casar com outro homem? Em algumas igrejas cristãs, sim. Na Igreja católica não.

6- E o aborto pode ser libre?
O aborto não é livre, está regulado pelo Código Penal.

7- E a eutanásia?
Não é permitida pelo Código Penal

8- Deve ser permitido a poligamia aos leigos?

Não é permitda pelo nosso código Civil.Em Portugal naõ existe poligamia.

católica praticante

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 21:39

[NOTA: Esta mensagem foi escrita há já umas horas, mas tive que interromper a sua escrita. Entretanto, houve novos desenvolvimentos neste tópico. Contudo, parece-me que esta minha chamada de atenção tem ainda muita validade, até porque alguns dos problemas que aponto continuaram. Os exemplos são isso mesmo: exemplos. A corrigir!]


Caros amigos:

Umas breves notas sobre o estilo com que muitas vezes se escreve neste fórum. Vou citar três mensagens, mas elas não são «exclusivas»; são apenas exemplos recentes. Os destaques são meus.


1. A uma mensagem-citação que a Rita* colocou, a cristina dinis saraiva reagiu:

Citação:
cristina dinis saraiva
«Contra casamento homosexual mas a favor do aborto e eutanásia.
Que confusão vai na tua cabeça...»

Ora bem, pode ser que haja confusão na cabeça da Rita*, mas a) era uma citação e b) no fórum ninguém tem o direito de tecer juízos sobre a cabeça de ninguém. Uma afirmação destas escorrega facilmente para a argumentação «ad hominem». Desqualifica o interlocutor, ainda que este exemplo possa ser interpretado com bastante benevolência (há muito pior).


2. A mesma cristina dinis saraiva escreve:

Citação:
cristina dinis saraiva
«Padres casados? Mas em outras religiões cristãs os padres casam e os problemas ainda são maiores.»

E o Tilleul responde:
Citação:
Tilleul
«Mentira!
Que problemas conheces tu de outras tradições cristãs? Que outras tradições cristãs conheces se até ignoras que somos todos uma e só religião?»

Começar uma resposta com a exclamação «Mentira!» é muito diferente de dizer que «Isso não é verdade!». Pode-se falhar à «verdade» de muitas formas não censuráveis moralmente, mas a mentira é censurável. Classificar uma afirmação de «mentira» significa dar um significado moral ao interlocutor. Creio que isto é de evitar.


3. A seguir o camilo escreveu:

Citação:
camilo
«O tilleul quer uma igreja à maneira protestante. Com catolicos sem formação e sem vontade de ter formação. Acaso nas igrejas protestantes liberais os leigos têm mais e melhor formação? E os pastores (então esses!!)»

A menos que o Tilleul tenha dito isso, esta afirmação ou encadeamento de afirmações é perigosa. Não me parece que o Tilleul advogue o que se lhe atribui.

Este último problema -- o da atribuição indevida de determinadas posições ao interlocutor -- é dos mais frequentes no fórum. Curiosamente, se bem me lembro, há dias foi o camilo vítima do mesmo. É necessário muita atenção ao modo como se atribuem posições ao interlocutor. Uma boa parte dos desentendimentos vêm daqui. Uma coisa é retirar consequências do que o interlocutor diz; outra, MUITO DIFERENTE, é atribuir-lhe posições que manifestamente não são as suas.

Seremos capazes de escrever como se o que dizemos pudesse ser dito ao nosso melhor amigo ou amiga? Seremos capazes de manifestar o nosso desacordo sem desqualificarmos o interlocutor? Vamos a isso?

Shalom!

Alef

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 21:42

Cristina


Nada é permitido pela igreja como já citaram e como ninguém é perfeito e como já por aí disse o Alef, que a igreja é feita de gente im[perfeita! Na tua igreja se vires ao teu redor há de tudo;

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 22:23

que susto há uma cristina aqui ... mas sem H ... vê Maria José, eu mesmo me confundi com Cristina sem H , é nornal te confundir com outras Marias -)

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 22:26

Alef tá ficando chato isso de chamar atenção de tudop que se fala... somos adultos ou não ... volta Camilo, volta camilo...

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 22:45

Chris...

Ninguém a vai confundir com Cristina :) A Chris está mais dentro do que é igreja do que a Cristina, mas ela vai aprender connosco! Acho que eu comecei como começou a Cristina a baralhar tudo e todos:) porém, já aprendi muito com vocês todos!!!

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:00

Alef, o ponto final está lá para separar as duas afirmações. E se está lá é por alguma razão.
Creio já ter explicado cabalmente que não atribui nenhum desejo ao tilleul de que tivessemos catolicos sem formação, limitei-me a constatar uma realidade, os leigos têm pouca formação e não a desejam ter.
E com leigos sem formação dar-lhe poder é uma enormissima asneira.

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:08

Citação:
Camilo
E com leigos sem formação dar-lhe poder é uma enormissima asneira.

Bem, depende. Actualmente há muitos padres sem formação e têm o poder independentemente da formação. O poder é algo complicado e não devia estar tão concentrado como está hoje.

pontosvista

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:14

Caro camilo:

Não julgo a tua intenção. Atenho-me ao que escreveste. No mínimo, a construção frásica não é feliz ou presta-se a equívocos. Nota que o que se segue a «O tilleul quer uma igreja à maneira protestante» é uma frase sem verbo, que acaba por funcionar como um sintagma proposicional da frase anterior. O ponto acaba por funcionar ao contrário, realçando ainda mais a intensidade.

Em todo o caso, ainda bem que clarificaste. De resto, como eu disse, este era um exemplo ilustrativo de algo que considero muito frequente por aqui: a indevida atribuição de determinadas posições ao outro.

Voltando ao exemplo da tua mensagem, mesmo que, como dizes, não atribuas nenhum desejo ao tilleul de que tivéssemos católicos sem formação, dizes que «O tilleul quer uma igreja à maneira protestante». Estas frases podem ser uma forma «sumária» de «arrumar» o interlocutor, colocando-o no outro lado da barricada...

Alef

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 00:11

Citação:
1 - Pode haver divorcio ?
Concerteza que sim, pelo menos nas sociedades democráticas fundadas num Estado de Direito. O nosso código civil não se confunde com o código de direito canónico, felizmente.

LOL. Pois, o Direito Canônico é coisa do demo. O civil é que é bom. Fora com o Direito Canônico!!! Vejo que precisas de rever o que é um sacramento e quanto tempo dura. Se é que isso te diz alguma coisa...
Citação:
3- As mulheres podem ser Padres?
Já actualmente nas comunidades cristãs protestantes.
E se-lo-ão ,inevitavelmente , mais tarde ou mais cedo na Igreja Católica

Isso é que era doce. Mais depressa os pássaros ganharam dentes.
Citação:
4- Os Homosexuais podem ser Padres?
Concerteza que sim. Existem imensos padres homossexuais.

Concerteza que não! O que é que acontece a um homem que se assume como homossexual perante a Igreja, e que deseja ser padre? O que ele pode é não dizer nada a ninguém.
Citação:
6- E o aborto pode ser libre?
O aborto não é livre, está regulado pelo Código Penal.

Livre como por exemplo livre até às 10 semanas. Convém não esquecer esta parte que geralmente fica no esquecimento.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 00:26

s7v7n

Mas há padres homossexuais. Se estão no sacerdócio porque hão-de assumir? <<Vivem na mentira>>, é melhor, não é?
Se o ser homossexual é genético, como dizem, qual o porquê de não ser padre...devem ser é celibatário.

*Agora digo: feliz o padre que consegue ser celibatário, a esses eu chamo heróis*!!!

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 00:30

Hello, Alef

Até que enfim já desceste à Terra :-) Não sabes que fazes falta neste fórum?

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 00:39

Alef

Só agora estive a ler o atrasado, não te tinha visto por aqui...é verdade eu colquei o que o Alexandre me mandou para o meu e-mail.

Obrigada por exclareceres...!

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 00:39

Citação:
Rita*
s7v7n
Mas há padres homossexuais. Se estão no sacerdócio porque hão-de assumir? <<Vivem na mentira>>, é melhor, não é?
Se o ser homossexual é genético, como dizem, qual o porquê de não ser padre...devem ser é celibatário.

*Agora digo: feliz o padre que consegue ser celibatário, a esses eu chamo heróis*!!!
Não é bom que se viva na mentira. Por isso acho eu, se não estou enganado, existe uma triagem e penso que se se verificar que esse padre tem condições para assumir as responsabilidades e ensinar correctamente a doutrina da Igreja, poderá ser padre. Mas não estou muito por dentro desses métodos de verificação.

Concordo contigo, os padres celibatários são pessoas extraordinárias. Deixarem a vida de casados por Deus.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 00:56

s7v7n


Eu conheço alguns, os celibatários falam forte!

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 01:03

PObre seven

católica praticante

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 01:10

Citação:
Rita*
s7v7n

Eu conheço alguns, os celibatários falam forte!

É de pessoas fortes que a Igreja precisa. Pessoas que assumam aquilo que dizem ser e não ser só paleio de boca.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 4 de 9


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.