Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 2 de 9
Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 01:09

Pontosvista,

Numa coisa estamos de acordo, acho eu, o casamento é para sempre. E para quem não saiba, com o Casamento, recebe-se um Sacramento que une um ao outro para sempre. E é isso que faz com que o casamento válido seja indissolúvel.

E quem não quiser estar de acordo com esta opinião, então que não se case pela Igreja. Case pelo civil que será mais ao seu gosto. Pode-se fazer a festa à mesma.

No caso de violência da parte do marido ou da mulher, pelo que sei, a Igreja permite que se separem,(não me lembro do nome específico), até que algum dia, por algum milagre se voltem a juntar. Não creio que nessas situações fiquem impedidos de comungar. A não ser quem ande a praticar a violência no outro.

Não sei também como será se apenas um deles quiser o divórcio. O outro não tem a culpa. Parece-me lógico que possa comungar.

No caso que apresentaste, penso que tudo terá que passar pelo pároco e ser analisado. Se é que lhes interessa a opinião da Igreja. Se se chegar à conclusão que o casamento é considerado nulo, então poderá voltar a casar. Se ninguém souber nada também não acho certo andar-se a jogar ao suponhamos. Depois atrás desse vem outro, e outro e outro, e lá se permite que as pessoas se divorciem à vontade.

Para aqueles que estão preocupados com as igrejas vazias, talvez hajam algumas. Talvez por as pessoas verem que não se identificam com os valores da Igreja e assumem que não são católicos. É mais sincero e honesto assim. O que mais se vê por aí são guerras contra a Igreja. Está na moda fazer-se da Igreja aquilo que EU quero. Ela deveria ser como EU acho.
Enfim, preocupa-me que as pessoas se afastem da Igreja mas não creio que seja só culpa da Igreja. As pessoas é que não querem na maior parte das vezes. Isto de se meter a culpa só na Igreja é muito fácil. Sejam mais praticantes e menos guerrelheiros.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 03:30

CP

Nada disso...Nós andamos por aqui e sabemos as leis da igreja. Muitos que vão à igreja não sabem das leis que vêm do Vaticano, os padres não chamam as pessoas à atenção e o povo vive na ignorância; assim eles nunca pecam...aqui na minha igreja há gente que vive juntaos depois de um divórcio e comungam...o padre certamente tem vergonha de chegar junto dessas pessoas.
Quem peca neste ponto, o padre ou quem comunga?

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 07:36

Rita

há uma passagem algures que diz que com a Lei veio o pecado, ou algo assim.

Esse povo que vive na ignorância nunca peca acaba por estar em paz com a sua consciência. O seu amor a Deus é decerto grande.
Divorciados que vivem juntos reconstruíram as suas vidas, possivelmente são agora mais felizes que no casamento original. Deus deve preferir pessoas felizes a casais que se prostituem num casamento que já nada lhes diz.
O padre ao calar-se estará a pecar... eu se fosse ele ficaria contente por isso, calar-me-ia e preferia ser eu a castigada a ver cortado o reequilíbrio encontrado por esses casais.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 08:19

Olho com muita pena para a insensibilidade com que se trata dos dramas das pessoas.

"Somos pela Vida! Somos pela vida!" Mas que vida é esta que em vez de acolher e de tratar das feridas, faz por distinguir pela negativa, criar ainda mais uma divisão no que já está tão esquartejado?

Sim é verdade a Igreja sempre defendeu que os casamentos segundos não servem se os primeiros não forem invalidados. Mas até aqui, infelizmente, a Igreja faz por distinguir os pobres dos ricos. Quem tem posição social, quem pode investir tempo e dinheiro, consegue na maioria das vezes a anulação. Quem tem de trabalhar para ganhar o suficiente para se sustentar a si aos filhos, não perde tempo nesses enredos.

Pessoalmente, não acredito que haja alguém que case com a prespectiva de se divorciar. Por isso acho que a solução não passa por posições de força e à posteriori.

Que se aposte nos CPM, que se escrevam cartas apostólicas que valorizem e falem do tempo de noivado e namoro, que se "invente" a benção nupcial para aqueles que querem partilhar a sua alegria com a sua história e cultura.

Tanta imaginação para excluir e tão pouca boa vontade para abrir os braços aos outros.

Em comunhão

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 08:58

Tilleul, sabes o que faz o Sacramento do Matrimónio?

Isto às vezes leva-me a pensar que se certas pessoas pudessem mandar na Igreja, isto seria uma balda total e completa onde cada um faria o que bem quisesse e teria a sua própria doutrina. É a conclusão que eu chego.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 08:58

pois, o problema é que quase ninguem lê essas cartas e a maioria se recusa a frequentar os CPM.
E sim, a maioria casa à experiencia, pensando que se a vivencia no casamento não agradar se divorcia e casa com outro/a. Logo são casamentos nulos.

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 10:53

O Sacramento do Matrimónio não faz nada senão acreditares. Um Sacramento não é magia.

Foi claro para mim quando casei, que antes demais estavamos a apresentar o nosso amor perante a nossa família, o mundo e a Deus.

Perante a família porque é com eles e com os amigos se partilham as celebrações e momentos de festa. Perante o mundo porque há um vinculo visivel e legal. E perante Deus porque acreditamos que o nosso amor é a forma de chegar mais rápido ao Seu amor.

Não estou a pedir nenhuma doutrina. Estou a pedir honestidade. Vamos lá ser directos, hoje ninguém compreende uma linguagem do medo ou da proibição. Para além de ridículos faz-nos sozinhos. O casamento é um vinculo que infelizmente muitos não compreendem. Muitos religiosos fazem votos progressivos. Tem um periodo de teste onde podem perceber se estão a fazer o caminho certo ou não. Não se valorizando o periodo do namoro, está-se a desvalorizar esse "noviciado", esse noivado.

Achas que quando casares vais saber, vais ter a certeza que nunca vais ser infiel, que nunca te vais separar? Eu não tenho a certeza mas todos os dias peço a Deus que me ajude e não me deixe cair em tentação e que me livre do mal.

Quanto ao ninguém ler as cartas. Isto é como os chamados chain-emails. Como dizem sempre a mesma coisa já ninguém se quer se dá ao trabalho de ler, muitas vezes apaga antes de sequer abrir para ver o que é. Não querendo ir longe demais muitas cartas são SPAM indesejado que ninguém se interessa porque não faz parte da vida real. Agora quando recebemos uma carta de um amigo que nos ouve e compreende quem não vai ler essa carta.

Outra coisa também é a linguagem. É extramamente dificil compreender o que se diz. A esmagadora maioria das pessoas nunca leu nenhum documento da igreja porque são dificeis de ler. Não se quer nenhuma carta tipo código da vinci mas olhem esta frase:

Na Eucaristia, revela-se o desígnio de amor que guia toda a história da salvaçăo (Ef 1,9-10; 3, 8-11). Nela, o Deus-Trindade (Deus Trinitas), que em Si mesmo é amor (1 Jo 4,7-8), envolve-Se plenamente com a nossa condiçăo humana. No păo e no vinho, sobcujas aparęncias Cristo Se nos dá na ceia pascal (Lc 22, 14-20; 1 Cor 11, 23-26), é toda a vida divina que nos alcança e se comunica a nós na forma do sacramento: Deus é comunhăo perfeita de amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Já na criaçăo, o homem fora chamado a partilhar, em certa medida, o sopro vital de Deus (Gn 2, 7). Mas, é em Cristo morto e ressuscitado e na efusăo do Espírito Santo, dado sem medida (Jo 3,34), que nos tornamos participantes da intimidade divina.(16)

Que jovem terá capacidade de perceber o que se quer dizer aqui?

Quantos aos CPM... tentem fazer cursos que realmente se fale de coisas necessárias à vida a dois. Que sejam os leigos a prepararem estes cursos. O curso de CPM que fiz de um fim de semana foi de tal maneira constructivo que até aqueles que estavam por obrigação acabaram por dizer que valeu a pena. Que se se soubesse que é assim tinham se inscrito voluntariamente.

Alguns amigos meus que foram fazer o mesmo curso que fiz por recomendação minha, comentaram comigo mais tarde:

Estava em crer que me iam falar para ter muitos filhos. Para nos confessarmos e pormos os filhos na catequese. Para não usarmos preservativo e falarem-nos de castidade e saberem se somos virgens ou não.

Esta é a imagem que se tem dos CPMs.

Em comunhão

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 11:58

E como mudar essa imagem se a voz da igreja é abafada pelo ruido do mundo?

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 12:07

O problema não é apenas a imagem, Camilo, é também o conteúdo.

Como pergunta o Tilleul: "quando recebemos uma carta de um amigo que nos ouve e compreende quem não vai ler essa carta"?

Em imensos temas, a Igreja não ouve, não compreende, nem quer compreender. Fecha os olhos e os ouvidos e diz "não". Depois tenta temperar o discurso fingindo (sim, fingindo) compreensão, quando nem sequer nunca pensaram realmente sobre os assuntos, mas apenas sobre a forma de justificar a sua posição (que nem questionam).

Obviamente, as pessoas sentem isso.

Portanto, como mudar essa imagem? Não sei, mas bem mais importante é mudar o conteúdo.

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 12:50

Embora seja uma comparação dificiente e cheia de possiveis mal intendidos, ouvir a Igreja é como o Herman José. Quanto não tinha nada a perder era original, as pessoas entendiam a mensagem, a inteligência e mesmo a irreverência. Os anos passaram e com o status já ninguém lhe dá crédito mesmo que continuem a ver o canal onde está na esperança que ele volte a ser o que era. Encheu-se do desnecessário, do supérfulo, de maquiagem e da piada fácil.

A voz da Igreja não é abafada mas simplesmente ignorada.

A voz da Igreja tem que ser a voz dos crentes e não a voz da hierarquia.

A voz da Igreja, mesmo sendo a do solista principal, tem que cantar afinada com o coro e com a orquestra.

A voz da Igreja está cheia de interferências vindas de dentro, com defeito de emissão técnica.

A voz da Igreja deve ser proclamada dos telhados mas não aos gritos e com ameaças.

A voz da Igreja tem que ser a nossa voz, aquela que ouve a voz dos seus antes de ditar e debitar decretos.

A voz da igreja deveria ser a do diálogo, não a das verdades feitas, dos dogmas e das condenações.

A voz da Igreja deveria ser a voz dos que suplicam e não dos quem mandam e oprimem.

A voz da Igreja deveria ser a do Pai que acolhe o filho pródigo e não a do irmão invejoso.

Em comunhão

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 16:16

Uma resposta que chegou ao meu correio....muitos não concordam com o Vaticano.

********************************************************************

Tudo isto parece extemporâneo. Se Jesus Cristo veio para salvar... parece que a SUA Igreja, em SEU nome, está aí para condenar.

Ao que parece, não demora, a Igreja vai ser feita de paredes e de bancos empoeirados.
Se JC era Homem além de seu tempo, parece que a nossa Igreja, em início do século XXI, está muito aquém dos tempos.

Outro assunto: Missa em Latim, canto Gregoriano... tudo isto é maravilhoso para as solenidades do VATICANO que, entra ano e passa ano, não mudam uma vírgula da celebração do ano passado. Veja-se a Missa de Natal, a Missa de Páscoa. Esperar que a nossa semianalfabeta população entenda a missa em latim...

QUOUSQUE TANDEM ABUTERE...


Padre André

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 16:54

Mais uma resposta que chegou à minha caixa de correio
***************************************

Contra o casamento homossexuais, a favor do canto gregoriano, tudo bem. Aborto, eutanásia, nem tanto...

Agora o casamento de padres, os apóstolos eram pais de familia, a lei surgiu muito depois. Ou deixam casar os padres ou eles desaparecem... e com eles grande parte das n/ tradições religiosas... não tenha dúvida.


Alexandre

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 18:46

Wow, mais contra casamento homossexual que aborto e eutanásia?
Fantástico. :)

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 19:11

Rita

Contra casamento homosexual mas a favor do aborto e eutanásia.

Que confusão vai na tua cabeça...

Padres casados? Mas em outras religiões cristãs os padres casam e os problemas ainda são maiores.

Já ninguém quer casar só mesmo os Padres e os Homosexuais.

A verdade é que o problema do divorcio e do celibato tem uma raiz comum.

É uma crise comum.Uma crise de fidelidade a um caminho. A fidelidade está em crite seja no casamento como no celibato. Hoje tudo é relativo nada é para sempre.

A Igreja faz muito bem em recordar.

Em relação à tua citação

Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva

Eu respeito os que não seguem o caminho da Igreja, rezo por eles e pela sua ( e minha) conversão mas respeito as suas opões. A Igreja é uma proposta, somente uma proposta.

Cristina Saraiva

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 19:20

Cristina
baralhas-te um bocado as coisas:
- a citação quem a faz sou eu;
- o comentario envolvendo aborto e eutanásia foi o Zé e um tal Alexandrecitado pela Rita;
- O casamento de padres foi no tal mail do Alexandre.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 19:20

Mentira!

Que problemas conheces tu de outras tradições cristãs? Que outras tradições cristãs conheces se até ignoras que somos todos uma e só religião?

Vamos lá ouvir o discurso apocalíptico do relativismo e do modernismo que nos vai condenar a todos ao quinto dos infernos. Ainda nunca vos ouvi falar do aquecimento global isso sim um problema em que nós católicos nos deveríamos debruçar com preocupação.

A Igreja não é uma proposta é um diálogo. A Igreja não é um dogma é um ponto de interrogação. A Igreja não é juíza é peregrina.

Em comunhão

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 19:22

Zé, o conteudo não é alteravel por razões de popularidade. O divorcio é expressamente vedado nos evangelhos. A igreja tem uma hierarquia que foi instituida por Jesus Cristo.

Quem não quer aceitar isto pode faze-lo, ninguém é obrigado a pertencer à igreja. A igreja não deve ir atras das modas do momento. É preferivel a Igreja manter-se fiel à mensagem de Jesus que ceder à tentação de Satanas "tudo isto Te darei se prostado me adorares"

Aliás as igrejas protestantes aceitam o divorcio, algumas ordenam homens e mulheres que mantem casamentos homossexuais e essas igrejas, precisamente essas, têm vindo a perder mais aderentes que a igreja catolica.
O tilleul quer uma igreja à maneira protestante. Com catolicos sem formação e sem vontade de ter formação. Acaso nas igrejas protestantes liberais os leigos têm mais e melhor formação? E os pastores (então esses!!)

Quanto à falta de reflexão na igreja sobre os assuntos desculpa lá mas não compro. O exemplo que vejo aqui no forum reforça-me a convição contraria. O que vejo é a quase totalidade dos contestatarios com reflexões superficiais e/ou deficiente capacidade de analise e aprofundamento das questões.

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 19:25

Camilo, dizes que a Igreja não deve ir atrás de modas do momento, ou da popularidade. Mas deve ir atrás da tradição, ou das modas de há séculos atrás, refugiando-se num "sempre foi assim"?

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 19:26

Ainda por cima, todos sabemos que nem sempre foi assim...

católica praticante

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 19:28

Cristina???????????

Aquele posto quem o colocou fui eu mas é da autoria do Alexandre, vai ver bemmmmm.....

Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 2 de 9


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.