Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 6 de 10
Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de November de 2006 22:07

rmcf, colocar a questão no plano dos direitos não me parece correcto. Ser padre não é um direito de ninguém.

Não é uma questão dogmatica, é pastoral. O padre está ao serviço do povo de Deus. A primeira questão a responder é o que é melhor para o povo de Deus. A questão é antes do mais pastoral.

Nas igrejas orientais podem casar. Pragmaticamente gostava de ter algum feedback dessa realidade para poder avaliar melhor as consequencias da mudança.



Editado 1 vezes. Última edição em 20/11/2006 23:38 por camilo.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 20 de November de 2006 23:31

A questão não é se os padres podem casar mas sim se se devem ordenar homens que não se comprometam ao celibato.

O celibato exige vocação. E há mais vocações sacerdotais do que ao celibato. Parece-me que o que acontece hoje é que muitos jovens aceitam a disciplina do celibato sem vocação para ela apenas porque sentem a vocação ao sacerdócio como mais forte. Alguns destes jovens acabam por casar. Muitos outros não vivem bem com isso e continuam a exercer o sacerdócio. Se calhar estes jovens sem vocação ao celibato deviam todos renunciar à vocação sacerdotal.

Mas a questão de fundo é: se Deus chama muitos jovens ao sacerdócio sem os chamar ao celibato, porquê impor disciplinarmente esse celibato? Aquilo que devia ser um grande valor e um grande sinal para a sociedade de hoje foi reduzido, por via da imposição disciplinar a quem não tem vocação para tal, a um jugo pesado que não é sinal de Deus.

pontosvista

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 00:58

Não é o colocar o ser padre no plano dos direitos. É colocar o direito a amar uma pessoa. E se o amor verdadeiro é sempre sinal de Deus, há aqui algo que não percebo.

Abraço fraterno

Miguel

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 01:03

Ninguem proibe ninguem de amar seja quem for. Mas se a regra pastoral diz que não pode ser padre e casar então se quer casar que peça a suspenção.

Não há nenhuma restrição ao direito de amar. E quanto ao direito de ser padre, ninguém tem direito a exercer tal função.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 01:08

Volto a dizer que ninguém está aqui a falar no direito a ser padre. Mas está-se a negar aos padres a possibilidade de serem, ao mesmo tempo, padres e, sendo-o, terem o direito (aqui sim) de amar outra pessoa (e não estou a falar aqui do sentido mais global do 'amai-vos uns aos outros'). É com isto que não concordo. Isto é: como o ser humano me parece mais importante que a lei, não havendo fortes razões teológicas, julgo que esta seria uma disposição para repensar, sem ser numa leve reunião depois de almoço.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 01:22

Antes de mais informo que nao tenho acentos nem cedilhas no teclado. marou...

A vocacao para sacerdote engloba muita coisa. E uma delas e o celibato. Se nao querem aceitar o celibato entao nao tem vocacao para serem padres. Acho que o celibato e uma mais valia para a igreja. Ter pessoas fortes e firmes com poder de renuncia pelo reino de Deus.

No que observo na minha paroquia e arredores, vejo os padres sempre com muito trabalho. Trabalho esse que nao lhes da hipotese de ter uma vida familiar que seja sa. Pois o matrimonio e um compromisso muito serio tambem.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 01:28

Citação:
Seven
A vocacao para sacerdote engloba muita coisa. E uma delas e o celibato.

A história da Igreja, as igrejas orientais e a aceitação dos sacerdotes anglicanos casados desmentem isso.

pontosvista

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 01:34

Citação:
A vocacao para sacerdote engloba muita coisa. E uma delas e o celibato.

Está errado: não são a mesma vocação, mas duas vocações distintas. Há sacerdócio ordenado na Igreja católica em que os padres podem ser casados. Logo a vocação ao sacerdócio não implica necessariamente o celibato. Por isso se discute.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 02:31

Das duas uma: ou não dão assistencia às esposas, ou as esposas passam a vida na Igreja com os padres maridos.
A comparação com as Igrejas orientais é pobre, porque quem conhece a vida das igrejas ortodoxas, sabe que um padre ortodoxo celbra a missa ao domingo e a semana as igrejas estão fechadas. A Igreja Ortodoxa não desenvolveu uma componente social como a igreja latina com os centros sociais. O sacerdote ortodoxo é um ministro dos sacramentos e pouco mais.
Os bispos são escolhidos entre os monges celibatários.
A Igreja ortodoxa não tem a profusão de movimentos que um padre catolico deve acompanhar.
Se ha paroquias em que há leigos empenhados e capazes de co-responsavelmente ajudar o pároco, muitas há em que o padre não tem gente que o ajude.
Muitas há que o padre leva horas para percorrer quilometros.
Todos sabemos que se trata de uma questão disciplinar que pode ser mudada quando o Papa o entender.
A minha pergunta é: Ficaremos a ganhar?

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 02:57

Citação:
Paulo
A minha pergunta é: Ficaremos a ganhar?

Eu acrescentaria: os sacerdotes ficariam a ganhar?

pontosvista

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 03:06

Paulo

Mas pensamos só em nós e não neles?

Os padres queixam-se que vivem no meio de 4 paredes e sem terem ninguém com quem desabafar, conheço eu esses padres. Nós às vezes nem sabemos como conversar com os padres! :)Eles não gostam de críticas, não gostam de culinária, não gostam de luxo, é difícil manter um dialgo com um padre:) Tendo mulher, lá têm as suas conversas!
E cada um que veja se pode casar ou não. Nem todos os homens casam, nem todas as mulheres, devia haver era opção.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 03:29

Mas o que se passa é que os grandes promotores desta discussão são quase sempre os leigos. O numero dos que abandonam o sacerdocio para casar é reduzido.
Haverá leigos que sendo casados querem e estão dispostos a ser sacerdotes?
Ou é apenas para uma minoria casar?
A mim como me é indiferente não me posiciono em lado nenhum.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 07:33

Paulo,

Creio que estás enganado. OS padres, bispos ou teólogos que falam deste assunto ou são silenciados ou convenietemente promovidos/afastados. Claro que automaticamente são apelidados de modernistas, relativistas e hereges.

Não sei se conheces alguns seminários, mas tenta conhecer alguns seminaristas e passa um pouco de tempo com eles. Não há dia que não se fale deste assunto ou pelo menos de raparigas mas todos acabam por encolher os ombros e dizer "Logo se vê!".

Tenta perguntar-te quantos por quererem ser pais de família, ter esposa, escondem e reprimem um vocação pastoral e que muitos vezes transformam esse chamamento em ódio contra a Hierarquia.

Tenta falar sobre estes assuntos, estudar teologia ou tão simplesmente opinar sobre a tua igreja dentro de círculos católicos mais influentes e tradicionalistas e imediatemente recebes como resposta que se querias ter voto na matéria devias ter sido padre.

Faz uma experiência. Diriges-te ao patriarcado de Lisboa, diz que gostavas de ser missionário ou que gostavas de ter formação teologica-filosofica ou pura e simplesmente que gostavas de trabalhar para a Igreja e verás a resposta. Depois diz que és casado e espera pela resposta seguinte.

Por isso até pode haver muitas opções caso não se quira ordenar homens casados ou autorizar os padres a casar. Dar espaço aos leigos que têm vocação missionária, pastoral e pregatória de o fazerem a tempo inteiro.

Queres ver o resultado dessa abertura? Olha para a miriade de movimentos, comunidades de religiosos e de leigos que populam na França. À falta de padres o Espírito Santo se ocupa de não deixar o rebanho sozinho.

Perguntas se há leigos casados que querem ser padres, eu respondo-te que sim. Que existe uma multidão de jovens que trocariam de bom agrado os excelentes ordenados, o bom BMW e a casa de praia pela oportunidade de juntamente com a esposa trabalharem numa paróquia.

Em comunhão

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Maria Lisboa (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 11:25

Verificando o Catecismo da Igreja Católica

1579 – 1580
1599

Para o episcopado é sempre requerido o celibato. Na Igreja latina, para o presbiterado, são normalmente escolhidos homens crentes que vivem celibatários e têm vontade de guardar o celibato «pelo reino dos céus» (Mt 19,12). Nas Igrejas Orientais, não é consentido casar depois da Ordenação. O diaconado permanente pode ser conferido a homens já casados.

Acresce ainda o ponto 1580 " que estes sacerdotes(os da igreja católica oriental)exercem um ministério frutuoso nas suas comunidades".

Assim porque será q as coordenadas geográficas fazem alterar a situação:homens casados são ordenados a oriente.Homens ,só não casados são ordenados a ocidente?



Editado 2 vezes. Última edição em 21/11/2006 11:27 por Maria Lisboa.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 13:54

Boa pergunta, Maria Lisboa!

No que é que os nossos padres são diferentes dos orientais?








[deusemtudoesempre.blogspot.com]

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 14:07

Paulo

O Mundo não lhes dá voz! Se um padre vai dizer que gostava de casar, logo era criticado! Olha o povo, quem não conhece o povo!!!?

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 22:02

Com toda a humildade nao posso dizer que ha mais vocaçoes ao sacerdocio do que ao celibato. Quem faz o discernimento de uma vocação é a Igreja. Os formadores, as comunidades por onde passam os seminaristas, por fim o Bispo.
Dizer que há mais vocaçoes ao sacerdocio do que ao celibato...parece-me a mim um contra-senso.
Os jovens que se colocam perante a eventualidade de uma vocação sacerdotal raramente colocam o casamento como obstaculo. As grandes objecções são sempre o deixar tudo e seguir Jesus. E o tudo é mesmo tudo. Estar hoje aqui e amanhã ali. È o aprender a depender da misericordia de Deus, da Igreja.
Quanto as preocupações do Tilleul, entendo claramente esse desejo de missão, mas será que as voltas foram as certas? Ir ao Patriarcado? Não seria melhor a Paroquia? Um Bispo nao trata dessas coisas. Conheço varios grupos de casais que estiveram um ano fora em missão. Ha tantos movimentos de leigos empenhados na missão.
O que parece mais preocupante é algum clericalismo por parte dos leigos. Ascender ao sacerdocio como se fonte de poder.
Hoje uma paroquia é dirigida pelo pároco com os leigos. Há conselhos pastorais, economicos. Longe vai o tempo em que o padre dirigia a paroquia.
Hoje a corresponsabilidade dos leigos é grande.
França é um bom exemplo que o Tilleul dá. Os novos movimentos são um sinal claro da fecundidade da Igreja. O padre é essencial porque dá Cristo na Eucaristia. Mas uma comunidade, uma paroquia não é o padre. É povo de Deus a caminho. E povo de Deus sao os leigos e o padre.
Hoje os padres mudam de paroquia regularmente. Seria logico mudar um padre com mulher e filhos todos os 7 anos? E os empregos? e as escolas dos filhos?
Muitos diaconos permanentes casados, reclamam que nao podem ir para esta ou aquela paroquia por causa da familia...
São apenas achegas

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 22 de November de 2006 11:07

Amigo Paulo,

Podias-me indicar um ou dois grupos de casais que estiveram em missão? É que honestamente eu não conheço nenhum. Tenho conhecimento de casais que se conheceram em missão, que é algo totalmente distinto.

Acredita que muitas vezes não é o deixar tudo que bloqueia as pessoas. Muitas delas sabem que ir para um seminário ou para uma ordem sabem que podem ter acesso a formação, informação e recursos que estando num estado laical lhe é constatemente sunegado. Senão repara, um seminarista de hoje dia tem quarto próprio, roupa e cama lavada, comida e local de estudo apropriado. Se estiver numa ordem as condições melhoram substancialmente. Por isso, essa história do deixar tudo é relativa.

Deixar tudo para seguir Jesus também acontece num casamento, isto claro se tu reconheceres que a tua vocação cristã está no matrimónio. Se olhares para o casamento com um estado civil oposto ou solteiro/celibatario assim de nada vale pensar no casamento enquanto sacramento. Não sei se tens muito contacto com religiosos, mas esse argumento do estar hoje aqui e amanhãe ali e confiar na Misericordia de Deus é um pouco falicoso e erróneo. Um padre, como o disseste tem normalmente um periodo de validade de sete anos numa paróquia. Não me parece que seja muito mau. Eu conheço embaixadores, corpo diplomático, funcionários públicos, professores, médicos, operários, alunos que mudam com mais frequência de cidade´, de distrito e até mesmo de país e não me parece contraproducente quer para os pais quer para os filhos.

Depois também que depender da Misericordia Divina só se for em questões de sucesso nas coisas que se fazem, mas quem não deve fazer isso no seu dia a dia? Repara um padre diocesano não vive propriamente na miséria nem depende das esmolas da missa. Tem um salário, não tem casa própria mas tem uma casa atribuida, tem um carro e muitas vezes até tem uma empregada que trata das coisas da casa.

Quanto a observação da paróquia... bom, deves ser um dos poucos sortudos que têm um bom padre, que tem tempo para se informar e formar, que delega e confia nos paroquianos. Muitos desses padres são vistos como libertinos e nunca chegam a ter grandes possibilidades de tornar a Igreja mais comunidade. Sei que há pessoas que se preocupam com questões admnistrativas e de decisão dentro da paróquia. Mas quando chegam questões mais actuais como projectos pastorais, sociais ou até mesmo nos movimentos ou se invereda por um caminho independente da vida paroquial ou então na maioria dos casos não se chega a lado nenhum. Queres maior exemplo que o progressivo e silencioso divórcio do CNE com a Hierarquia da Igreja? Longe vai o tempo em que o impulsionador do escutismo católico eram os padres. Porque será isto, sede de poder dos leigos ou afastamento e desinteresse dos padres. Se calhar os dois...

Dizes que a corresponsabilidade dos leigos é grande... sim aumento do nada para alguma coisa. O que não deixa de ser uma melhoria... mas se repararmos a tal dita corresponsabilidade é muito limitada. As decisões são tomadas ao nível das cúpulas, assuntos que envolvem directamente a vida dos crentes como sejam a contracepção, o divórcio, a homosexualidade ou tão simplesmente a questões teológicas, basta ser-se casado para a opinião ser imediatamente de segunda apanha. Afinal um leigo não faz parte do restrito meio do clero. Lembras-te da famosa comissão constituida por Paulo VI?

Sim, a França é um exemplo do florescimento e até um renascimento de muitas formas de catolicismo. Mas repara que aqui mesmo que neste momento os chamados tradicionalistas se queixam da rebelião dos Bispos, que reclamam mais funções para os leigos, ordenação de homens casados e o alargamento do debate de ordenção de mulheres.

Pois por fim o problema dos diaconos permanentes... é engraçado que te esquece de mencionar que a esmagadora maioria dos diáconos permanente ou têm um emprego normal que precisam de manter, ou estão reformados e em idade avançada ou pura e simplesmente são vistos como padres de segunda categoria que não têm as mesmas condições que um padre.

Isto são só ideias para reflectir mas a realidade é que estamos num ciclo vicioso... como diz um amigo meu como é que se pode mudar alguma coisa se os que mandam não tem interesse em mudar?

Em comunhão

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de November de 2006 21:59

Citação:
Tilleul
Amigo Paulo,
Podias-me indicar um ou dois grupos de casais que estiveram em missão? É que honestamente eu não conheço nenhum.

...


Este é um argumento de grande peso...




a favor do celibato dos sacerdotes.

Dá muito que pensar.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de November de 2006 22:09

Caro camilo:

Parece-me que este tipo de argumentação é bastante "a posteriori" e até artificial.

A mobilidade é um dado importante, mas não é «A» razão. Se entre os católicos os casais missionários são muito raros, isso já é mais frequente entre os protestantes.

Por outro lado, os missionários católicos não são maioritariamente padres diocesanos mas religiosos (e nem todos são padres). Ou seja, aqueles que não se casam por imposição disciplinar (os padres diocesanos) raramente partem como missionários.

Alef

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 6 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.