Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 3 de 10
Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 01:45

David

O sacerdocio é um dom de Deus, uma vocação e o chamamento é divino. Não é uma reivindicação, nem algo que é ou não desejavel. A chamada é sempre de Deus. Por o sacerdócio numa base de "eu quero ser padre" está em contradição com tudo na Igreja. Esse é o problema da ordenação das mulheres. É algo que elas querem. Não perguntam qual é a vontade de Deus.
Infelizmente vejo uma atitude muite clericalista dos leigos, que ambicionam o sacramento da ordem como algo a que todostem direito porque vivemos numa democracia. A igreja não é nem será uma democracia, porque é governada pelo Espirito Santo.
Vejo pouco os leigos defenderem o seu papel de Baptizados, Membros da Igreja, configurados a Cristo, Sacerdote Profeta e Rei. Vejo pouco os leigos no mundo a evangelizar e transformar os ambientes.
vejo poucas familias cristãs, Igrejas Domesticas
Mas muita gente a querer ser padre mas....... à sua maneira, e não há maneira de Jesus.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 04:32

"Esse é o problema da ordenação das mulheres. É algo que elas querem. Não perguntam qual é a vontade de Deus. "

Há muitas mulheres que sentem esse chamamento e essa vocação e que gostariam de realizar a vontade de Deus.

Simplesmente as normas da Igreja Católica não o permitem, apenas pelo facto de serem mulheres e sem qualquer fundamentação bíblica ou teológica.

Não se trata de nenhum governo do espírito santo, pois nesse caso teríamos de admitir que o espirito santo só actua na igreja católica apostólica romana .

Trata-se de um governo feito por homens, de uma norma meramente política sobre a organização interna e o poder dentro de uma instituição.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 10:17

Padre Francisco Buzzo


Estou atónito com o que li.


Com a maior brandura afirmaste:

"Estudei em um seminário aqui no Brasil ,o qual, tinha 120 internos e 50% dos tais eram homoxesuais com tudo o que tem direito, infelizmente o celibato para muitos é uma fonte para se fugir do casamento e ter uma vida sexual promiscua.
Fui atormentado várias vezes por padres que se aproximavam de mim somente com interesse sexual e não eram poucos e mais estão hoje todos exercendo o ministério como "celibatarios" em diversas paróquias."

O meu amigo lancou uma suspeita gravíssima e sinceramente é-me legitimo duvidar que seja verdade que tal suceda em qualquer seminário católico da nossa terra. Mas vamos esclarecer a verdade. Desafio-o a esclarcer a verdade.

Qual o seminário e em que anos é que o frequentaste?

Quandp é que foste ordenado?

Qual o Bispo que te ordenou?

Qual a tua actual Paróquia?

Ficamos à espera que possas dar os esclarecimentos que a tua mensagem exigi


Pedro B

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 12:29

Creio que o P. Buzzo exagerou um pouco, mas também me parece que não se deve querer tapar o sol com uma peneira. Há, de facto, homossexualidade entre os padres, também em Portugal. Em si mesmo, um padre homossexual pode ser tão bom padre como um heterossexual, se guardar o celibato. E creio que muitos o fazem e bem. Mas também os há que não o guardam. Infelizmente, há casos pouco exemplares.

Os mais escandalizados deveriam ler um livro que agitou algumas águas nos Estados Unidos, de Donald B. Cozzens, The Changing Face of the Priesthood: A Reflection on the Priest's Crisis of Soul, e que já foi traduzido para espanhol. O autor foi durante muitos anos responsável pela formação de seminaristas e reflecte, entre muitos outros aspectos, sobre o mundo afectivo dos padres. Mesmo arriscando o exagero, é um livro que devia ser lido por todos os padres. Nesse livro apresenta alguns dados preocupantes, embora referentes aos Estados Unidos. Aponta, por exemplo, para que uns 40% ou mais do clero americano seja homossexual. Antes que venham anátemas sobre o que aqui escrevo, seria bom que lessem o livro, pois não pretende nem o escândalo nem é anticlerical.

Note-se, no entanto, que o problema é um tanto paralelo à questão do celibato e não causa ou consequência.

Alef

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 13:55

Vejo que aqui também há quem partilhe das minhas leituras...

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 14:17

existe tanta homosexualidade entre os padres como entre os arquitectos, os estudantes de direito, e os politicos. É lamentavel isso sim dar a entender o que esse senhor padre dá. Ele la sabe da sua vida. Todos temos de prestar contas a Deus.
Em resposta à Taliban - que deve fazer parte do "Nós Somos Igreja", mais uma vez reitero que é uma pretensão femenista de querem ser padras, mais nada. Não somos nós que decidimos o que é ou não a vontade de Deus. Quem o discerne é sempre a Igreja, assistida pelo Espirito Santo, e discerne rezando a Sagrada Escritura interpretada pela tradição. O facto de outras comunidades eclesiais "ordenarem" mulheres, não quer dizer que estejam certas - basta ver a quantidade de padres anglicanos que voltaram para a Igreja Catolica por considerarem que é uma heresia tais ordenações.
Criou-se a ideia de que a Igreja é uma sociedade humana, que se tem de adaptar às sociedades modernas. Uma vez mais reitero que não o é. A igreja é governada pelo Espirito Santo e como tal não vai atras de modas.
Volto a insistir, ninguem aqui debate a dignidade do Baptizado e suas responsabilidades, direitos e deveres. Isso sim é importante porque daqui deriva o Anuncio da Boa Nova.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 14:33

Pois, mas não há nenhuma regra que exija que os arquitectos, os políticos e os estudantes de direito não possam ter sexo com mulheres. Ora, ao estabelecer como fundamental que os padres não se podem casar, é natural que existam mais padres homossexuais ou com problemas relativamente ás mulheres do que noutras "profissões"...
E qure o sacerdócio funcione, para muitos homens como um refúgio de problemas que não conseguem resolver.

Provavelmente há muito mais casos de homossexulaidade ( assumida ou latente) nos padres do que na população em geral..

Quanto ao movimento "Nós somos igreja" não faço parte desse movimento, até porque sou um taliban, mas o referido movimentos FAZ INTEGRALMENTE PARTE DA IGREJA CATÓLICA E O ESPIRITO SANTO MANIFESTA-SE ATRAVÉS DELE .


"O facto de outras comunidades eclesiais "ordenarem" mulheres, não quer dizer que estejam certas". Mas afinal são comunidades cristâs, com conhecimentos profundos da Bíblia e da tradição. Por que não estrão certas?

E há padres católicos casados, como você sabe!

O certo e o errado não se pode determinar por decreto papal, pois já houve tantas decisões papais erradas ao longo dos séculos...

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: david (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 23:46




E a discussão continua, porque esta é a liberdade dos filhos de Deus, ninguém vai p`ra rua...! Então não é que o "amigo da verdade"manda para aqui um inpertinente aviso e de "protesto" e tudo! Onde está o direito à palavra?Ó menino, pense bem.

Pedro B, como assim está a duvidar do P.Francisco Buzzo e mais grave a desafia-lo em inqueritos, e só falta que apresente o B.I. , + Certificado de habilitação...OH!Dá vontade de dizer a você que se apresente.

Certamente que são jeitos menos cristãos e muito menos humanos, nesta nossa relação de pontos de vista diferentes. Aqui ,em comunicação
para responder às questões colocadas sobre o ministério Ordenado e quais os benefícios para a igreja dos cristãos, de uns serem casados e outros celibatários.

Fiquem Bem

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 00:26

Diz a Taliban:


Quanto ao movimento "Nós somos igreja" não faço parte desse movimento, até porque sou um taliban, mas o referido movimentos FAZ INTEGRALMENTE PARTE DA IGREJA CATÓLICA E O ESPIRITO SANTO MANIFESTA-SE ATRAVÉS DELE .


Digo eu:
Não acredito nisso. Não faz parte da Igreja porque se pôs à margem, e como tal, o que se manifesta não é o Espirito Santo, mas o espirito de algumas ex freiras frustradas que gostariam de ser padras dê la por onde der.
Depois de consultar todos os Anuarios da Igreja, em lado nenhum vem essa associação reconhecida por ninguem. Eu tambem posso fazer o clube de fans da Ana Amorim...... mas só existe de nome.......
(lol)

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Marcelo Ribeiro (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 00:39

Irmãos,

posso dizer apenas o que sei, e são poucas coisas, mas um Padre deixa de ser Padre por que se casou ? Na Igreja não temos os sacramentos ? O Sacerdócio e o Casamento ? ( além dos outros é claro ) Deveria um Sacramento anular o outro ? A referência Bíblica que temos é a opinião pessoal de Paulo sobre o assunto. De fato analítico concordo com a opinião de Paulo que um homem não casado teria mais tempo para cuidar das coisas de Deus do que um casado. Outra evidência que me parece um pouco justa no servir a Deus é que todos os apóstolos abandonaram tudo para seguir a Jesus. Ou seja dedicação 100%. Mas por outro lado não existe nada contra casar ou entre não evangelizar por estar casado. Afirma Paulo na Bíblia que uns tem dom para uma coisa e outro para outra. Agora, qualquer padre que deseja que o casamento seja liberado no mínimo deve atentar que viver com uma pessoa você deixa de ser um só pois as necessidades mudam. A pessoa quando está conosco geralmente precisa de cuidados especiais. Dizer que o pai pode estar ausente, os filhos terão boa educação da mãe, é um pouco irresponsável para um Padre dizer isso no meu modo de vista pois devemos imaginar qual seria a expectativa do filho no que conta em quantidade e qualidade de tempo e atenção ! Qual a expectativa da esposa ?

O pai da minha noiva era Padre (reconhecido pela Igreja) e vejo de perto o problema que é no relacionamento pois a vocação dele provavelmente era para o Sacerdócio e não para o casamento. Ele é uma pessoa maravilhosa, mas não serve para estar casado.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Rcf (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 01:15

Caro Padre João Luís,

Quer dizer que o Espírito Santo só se manifesta (ou pode manifestar, dependendo da autorização que lhe derem a chancelaria episcopal ou pontifícia, ou o que for) nos movimentos reconhecidos pela Igreja, registados em Anuários? Essa é nova. Pensei que o Espírito/Vento soprava onde queria. Já aprendi uma coisa nova. lol.

Nunca colocou a possibilidade de, no caso das mulheres que falam sobre a possibilidade de acederem ao sacerdócio, elas sentirem efectivamente um chamamento para algo mais do que lavarem as toalhas do altar (estou a exagerar claro... eu já conheço a história toda de que as mulheres têm um lugar muito importante na Igreja, blá blá blá blá, e, obviamente, não me convence)? Será que só os homens podem sentir esse chamamento concreto? Deve ser algo que vem no cromossoma Y, não, que lhes dá a capacidade, possibilidade, competência de sentir o chamamento ao sacerdócio? Nada me diz que as mulheres apenas 'querem' ser 'padras', como lhes chama... como é que sabe que é uma questão de querer ou de teimosia?

Francamente.... sic transit gloria ecclesiae....

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 01:31

Rcf:

Tens razão em parte, mas só em parte. Não basta dizer "sinto uma vocação" para se ter vocação. As vocações são chamamento de alguém numa comunidade. Por isso os padres, antes de serem ordenados, passam por um "teste" de aprovação pela comunidade. Se a comunidade dos fiéis se opuser à ordenação de uma determinada pessoa (e o bispo representa também a comunidade, porque preside), essa pessoa não deve ser ordenada. A vocação não vai por apetites ou por sentimentos privados. Trata-se uma vocação eclesial, para a Igreja, não de um capricho pessoal.

Outra coisa, claro, é que a comunidade (com quem lhe preside) entenda que não há motivos para não ordenar mulheres. Nessa altura temos uma vocação verdadeiramente eclesial.

Um bispo norte-americano ficou conhecido por um dito politicamente incorrecto, mas muita gente deu-lhe razão e creio que dá que pensar. Dizia mais ou menos o seguinte: "Quando começarmos a ordenar mulheres, teremos que rejeitar as primeiras mil".

Não quero ser mal interpretado: não se trata de qualquer tipo de misogenismo da minha parte. Já expus a minha opinião mais do que uma vez. Mas há que ir para além da mera questão de um "direito" individual ou da mera lógica do poder. O problema é que neste aspecto muitas mulheres, que recorrem aos argumentos do poder e da "discriminação", têm razões de queixa: a Igreja hierárquica é, em muitos lugares, clerical e misógina. Basta ouvir certos comentários depreciativos que certos padres tecem sobre as freiras...

Alef

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Rcf (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 01:57

Claro que eu sei que a vocação não passa apenas por um sentimento pessoal, muito menos por um capricho... se foi isso que percebeste, devo me ter explicado mal. Apenas falo da possibilidade (que pode não existir......, também se deve admitir isso) de o chamamento que os homens sentem ao sacerdócio poder ser eventualmente sentido por mulheres de igual modo (e isso também deve ser admitido e discutido)... não ser algo que esteja inerente ao cromossoma Y, por isso só diz respeito aos homens, as mulheres nem deviam discuti-lo, e com isso acaba-se a conversa.

De qualquer modo, sabes bem que é em grande parte retórica (o que não significa que a deprecie) essa ideia de que há uma comunidade (e não apenas o bispo, embora ele faça parte da comunidade, como pastor) que "aprova" a ordenação de determinado seminarista. Não faço ideia, devo confessar, mas o número dos recusados deve ser mínimo (e com a falta de vocações).

Finalmente, é óbvio que os argumentos que entendem o sacerdócio como poder, e por isso é que as mulheres queriam aceder a ele, não são cristãos... o sacerdócio é serviço, o contrário de poder... claro que esse não pode ser argumento... para mim, tem de ser um chamamento... e não sei por que razão o chamamento que Deus faz a um homem para ser padre, não pode fazê-lo, para o mesmo ministério (aí haveria um problema de designação), a uma mulher... anglicanos, protestantes (nem todos), etc... acham que sim...

Abraço

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 02:06

Acho um erro pensar que se pode relaxar a exigência para com os novos candidatos a padres só porque há poucos padres. Espero que isso não esteja a acontecer. A médio prazo, isso tornar-se-á desastroso.

Quanto ao que disse sobre o "teste", não é nada retórica (ou não deve ser). Se fores a uma ordenação, verás que antes da dita há sempre um diálogo entre o bispo e o responsável que apresenta os candidatos. O bispo pergunta a certa altura: "Sabeis se ele é digno?" e o responsável diz que depois de inquirido o povo de Deus (ou algo parecido), se achou que ele era digno. Isso significa que antes da ordenação se faz uma espécie de inquérito confidencial às pessoas com quem o seminarista trabalhou, estudou e contactou mais de perto sobre a idoneidade do candidato para o sacerdócio. Se as informações forem negativas, o seminarista não deve ser ordenado. Pelo menos é assim que as coisas deviam ser... Na prática, não sei bem como isto funciona. Mas acredito que sim, dado que se está a tratar com coisas muito sérias.

Alef

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 02:10

No movimento "nós somos igreja existem numerosos homens. Não sei se são frustrados, sobre isso não me posso pronunciar ( assim como não me posso pronunciar sobre os padres frustrados que existem), mas são parte integrante da Igreja católçica e sem dúvida que neste movimento é o espírito santo que se manifesta.

"e não sei por que razão o chamamento que Deus faz a um homem para ser padre, não pode fazê-lo, para o mesmo ministério (aí haveria um problema de designação), a uma mulher... anglicanos, protestantes (nem todos), etc... acham que sim..."

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 02:12

a Igreja hierárquica é, em muitos lugares, clerical e misógina. Basta ouvir certos comentários depreciativos que certos padres tecem sobre as freiras...

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Rcf (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 02:14

Eu sei, e eu próprio já fui interrogado sobre um amigo.
Mesmo nas Igrejas onde os seminarias fazem o seu 'estágio' há um inquérito dirigido aos fiéis... Mas, quando digo 'retórica' é para dizer que só em casos muito especiais é que isso tem realmente eficácia... pode ser falacioso, mas todos nós conhecemos padres acerca dos quais nos perguntamos: "Valha-me Deus, como deixaram que este tipo chegasse a padre...". E nunca ninguém disse nada durante a formação... ou se disseram, deu pouco resultado.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 02:15

Parece que há papagaios por aqui... ;-)

Alef

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 02:18

claro que a treta da comunidade é uma treta. quantos padres conhceces sem qualquer perfil para padre.... Alguem pergunta alguma coisa á comunidade??
Deixa-te de histórias para justificar o injustificável a misoginia da igreja

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 02:19

Rcf:

Boa questão: às vezes perguntamo-nos: como é que deixaram este tipo ser ordenado? E isso que te sugere?

Uma das coisas que a mim me sugere é que alguns seminaristas foram educados tão estritamente que quando se apanham no "poleiro" (passe a expressão), passam eles a ser opressores... Isto sugere-me que há muito a trabalhar na formação...

Há que libertar a Igreja do clericalismo!

Alef

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 3 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.