Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 5 de 10
Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 15 de November de 2006 13:35

Abordar o tema já é um acto de coragem e desejo de resolver a questão.
Não sou tão ceptico. Apenas aguardo para ver.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de November de 2006 14:42

Casar só agora?

Não sei para que tal sacríficio...Não vejo qual a razão porque não!

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de November de 2006 15:08

O assunto está a causar uma enorme agitação na Igreja Católica e o caso não é para menos. O Papa vai reunir amanhã os cardeais da Cúria Romana para discutir três assuntos polémicos: o celibato dos sacerdotes, a readmissão de padres casados e o caso do arcebispo emérito de Lusaca, Emanuel Milingo, que passou a apoiar o casamento dos padres e, inclusive, ordenou quatro homens casados.

Os bispos de todo o Mundo reagiram com muitas reservas, mas os apoiantes do fim do celibato dos padres aplaudiram, vendo no facto de o Papa se prontificar a discutir o assunto “a abertura de uma janela”.

Só que a maioria dos cardeais e dos teólogos do Vaticano estão convencidos de que Bento XVI vai, como fez em Abril passado, reafirmar “as virtudes do celibato”, sublinhando que “os que recebem o sacramento da Ordem estão configurados de um modo particular com Cristo”.

Fonte do decastéreo de D. José Saraiva Martins, o cardeal português que vai participar neste encontro disse ao CM que “é muito pouco provável que o Santo Padre abra, de alguma forma, as portas à possibilidade de Roma autorizar o casamento dos padres”.

Referindo que “o que o Santo Padre pensa sobre o assunto só ele é que sabe”, a mesma fonte sublinhou que “a discussão dos temas não pressupõe que haja alterações”.

Também D. Carlos Azevedo, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) se mostra convicto de que nada vai alterar na questão do celibato dos padres.

“Não acho que vá haver alterações”, disse D. Carlos Azevedo ao CM, sublinhando que “é necessário aguardar pelo que vão dizer, o Papa e os cardeais, porque, como é natural, escapa-nos a intenção desta reunião”.

Tal como ficou claro no Sínodo dos Bispos realizado em 2005 em Roma, o episcopado, na sua esmagadora maioria, não concorda com o fim do celibato e entende que não é dessa forma que a Igreja conseguirá combater a crise de vocações com que, nesta altura se depara.

D. Carlos Azevedo diz que “é necessário encontrar gente para a pastoral da Igreja, pessoas que orientem as comunidades cristãs. E é preciso que a vida pastoral da Igreja seja activada por pessoas preparadas. Mas a Igreja sempre soube ter criatividade para encontrar estruturas para cada época e, portanto, também encontrará para esta época”.

De resto, alguns bispos, incluindo portugueses, têm dito claramente que a Igreja deve discutir este e outros assuntos de forma aberta e abrangente.

D. Eurico Dias Nogueira, arcebispo emérito de Braga, diz mesmo que “está na altura de se avançar para a realização de um Concílio para debater o celibato dos padres e a ordenação sacerdotal das mulheres”.

MILINGO EXCOMUNGADO

A 26 de Setembro, o Vaticano anunciou a excomunhão automática do polémico arcebispo emérito de Lusaca, na Zâmbia, Emanuel Milingo, e de quatro sacerdores casados que este ordenara alguns dias antes.

Além de ordenar bispos sem a autorização do Papa, Milingo, de 76 anos, era já fonte de preocupação para o Vaticano por ter criado uma associação de sacerdotes casados e ter voltado com Maria Sung, a coreana membro da seita Moon com quem se casou por esse rito em Nova Iorque, em 2001. Depois de ter conhecimento da excomunhão, Milingo disse que não a aceitava, que a “devolvia” a Roma e que as ordenações eram válidas.

O arcebispo jubilado seguiu com a associação de sacerdotes casados e a sua luta pela abolição do celibato, e já exigiu “mudanças urgentes dentro da Igreja Católica”. “Temos quase 25 000 padres casados nos Estados Unidos e 150 000 em todo

o Mundo que não são chamados a servir nesta Igreja medieval que impõe o celibato”, denunciara Milingo no final de Setembro, em Washington.

PADRES CASADOS SATISFEITOS

Vasco Fernandes, presidente da Associação Fraternitas em Movimento, constituída por padres dispensados do exercício do ministério, casados, está satisfeito com a decisão de Joseph Ratzinger de discutir o celibato nos sacerdotes.

“Estamos felizes pelo facto de a Igreja Católica e o Santo Padre discutirem esse assunto, independentemente do resultado da reunião”, afirmou Vasco Fernandes, de 71 anos, casado há 30.

“Só por existir interesse em debater o celibato nos sacerdotes já é muito positivo e revela uma abertura por parte da Igreja Católica”, referiu o presidente da associação que tem mais de 100 sócios. Em Portugal, acrescenta, tudo indica que sejam mais de 800, apesar de não existir um registo de padres nessa situação. Vasco Fernandes entrou para os jesuítas aos 17 anos e foi ordenado sacerdote aos 30.

ORDEM CELIBATÁRIA

FORA DA TERRA

Os padres que optam por abandonar o sacerdócio e casar têm dificuldades em continuar a colaborar com a Igreja. Sentem-se retraídos e, muitas vezes, até mudam de terra. Há bispos em Portugal que defendem que a Igreja só tem a ganhar se aproveitar o contributo desses ex-sacerdotes.

QUESTÃO DISCIPLINAR

O celibato dos padres não assenta em matéria teológica de fundo. Ao contrário do que acontece com a ordenação das mulheres (obriga a concílio), o celibato é uma questão de disciplina e pode acabar por determinação do Papa.

800 DERAM O NÓ

Um todo o Mundo haverá cerca de 150 mil padres casados. Nos Estados Unidos são 25 mil, em Itália dez mil e em Espanha seis mil. Em Portugal, diz a Associação Fraternitas, devem ser cerca de 800.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de November de 2006 21:46

Olá,

estive a ler a thread e vi algumas vezes dizerem que não existe base bíblica para o celibato. Ora, pelo menos a minha bíblia faz referência a esse aspecto I Cor 7;32-33

"32. Quisera ver-vos livres de toda a preocupação. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor. 33 O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa."

A mim parece-me uma clara preferência de Deus ao celibato. Se bem que o autor no início diz que não tem mandamento de Deus. Mas como sabemos, toda a bíblia é inspirada por Deus. E se fosse uma coisa sem importância, não seria escrita aqui.

Mais à frente ele diz novamente:

"35. Digo isto para vosso proveito, não para vos estender um laço, mas para vos ensinar o que melhor convém, o que vos poderá unir ao Senhor sem partilha."

Parece-me que este capítulo desde o versículo 25 até ao 40, faz uma clara alusão que aos olhos do Senhor, o celibato é mais agradável a Deus.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 15/11/2006 21:56 por s7v7n.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 15 de November de 2006 22:03

Citação:
Seven
Se bem que o autor no início diz que não tem mandamento de Deus. Mas como sabemos, toda a bíblia é inspirada por Deus. E se fosse uma coisa sem importância, não seria escrita aqui.

E se o facto de não ser mandamento de Deus fosse para ignorar, também não estaria aqui. Ora se S. Paulo o diz explicitamente, não se deve no mínimo aceitar que é mais a opinião dele do que a de Deus?

pontosvista

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de November de 2006 18:35

«Decíamos ayer...»

;-)

Alef




Citação:
Bento XVI reuniu-se com a Cúria Romana
Vaticano reafirma valor do celibato dos padres



O Vaticano reafirmou hoje a importância do celibato dos padres, no final de um encontro entre o Papa Bento XVI e os seus principais conselheiros, durante o qual foi discutida a possibilidade de os sacerdotes casados serem reintegrados no ministério activo.

"O valor da escolha pelo sacerdócio celibatário, em concordância com a tradição católica, foi reafirmado", lê-se num breve comunicado emitido após uma "reunião de reflexão conjunta", que se prolongou por três horas.

A reunião de Bento XVI com a Cúria Romana – os cardeais que lideram as congregações e outras estruturas administrativas do Vaticano – teve como pano de fundo o caso do antigo arcebispo zambiano Emmanuel Milingo, excomungado no mês passado depois de ter ordenado quatro padres casados nos EUA.

O prelado – ele próprio casado com uma cidadã coreana – fundou a organização Padres Casados Já para a defesa do sacerdócio não celibatário, que irá realizar em Dezembro, em Nova Iorque, uma reunião de mais de um milhar de padres que renunciaram ao ministério activo para poderem casar-se.

"Os participantes na reunião foram cuidadosamente informados dos pedidos para a dispensa da obrigatoriedade do celibato que foram feitos nos últimos anos e para a possibilidade de readmissão no exercício do ministério sacerdotal dos padres que cumprem agora as condições exigidas pela Igreja", acrescenta o documento.

Questionado sobre estas condições, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que o que está em causa é apenas a possibilidade de readmitir sacerdotes que ficaram viúvos. As conclusões do encontro "não alteram a forma como as regras actuais [de celibato] são aplicadas", explicou o porta-voz.

Celibato obrigatório em discussão

Milhares de padres renunciam todos os anos ao ministério para se casar, ficando impedidos de celebrar actos litúrgicos, embora formalmente não abandonem o sacerdócio. Muitos deles garantem estar disponíveis para regressar ao ministério activo se o Vaticano os autorizar.

Por outro lado, vários movimentos sustentam que o fim da proibição de casar iria facilitar a adesão de muitos mais jovens ao sacerdócio, numa altura em que a Igreja enfrenta uma grave crise de vocações, em especial no Ocidente.

Os defensores do celibato opcional lembram que durante o primeiro milénio da Igreja os padres podiam casar e que a obrigação do celibato só foi imposta pelo Segundo Concílio de Latrão, em 1139. Ainda hoje, o Vaticano autoriza os padres anglicanos casados convertidos ao catolicismo a celebrar.

Numa carta aberta a Bento XVI, o arcebispo Milingo apelava à revisão destas normas, sublinhando que “mais de 150 mil padres casados esperam e estão prontos a servir a Igreja”. “Estes homens já aprenderam e exerceram a teologia e ministério e têm vários anos de experiência no casamento. São homens que amam as suas mulheres, criaram famílias e que devem ser imediatamente chamados de volta”, escreveu.

O manifesto sublinhava que “é a própria vida da Igreja que está em jogo. Sem padres não haverá eucaristia, que é o centro da experiência e da fé católica. Sem eucaristia não há Igreja”.

Publico.pt, 16-11-2006





Editado 1 vezes. Última edição em 16/11/2006 18:35 por Alef.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 17 de November de 2006 03:35

Imagens exclusivas da reunião AQUI

(Não aconselhado aos mais sensíveis)

Epafras

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 17 de November de 2006 10:11

Se o Papa fosse italiano poderia funcionar assim. Mas os cardeais escolheram um alemão...

pontosvista

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 17 de November de 2006 12:49

O Espirito Santo Escolheu "este" alemão.
Gostei mas do outro do Santo Padre a jogar play station. Na cateuqese fará furor.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Maria Lisboa (IP registado)
Data: 17 de November de 2006 13:56

Há aqui uma pergunta de fundo...que sempre permanece...celibato opcional para os padres católicos da Igreja do Oriente e na mesma Igreja,obrigatório para os padres do Ocidente...mas porquê?
A Igreja é a mesma...a humanidade dos sacerdotes também.A configuração a Cristo idêntica.O ministério igual.Porquê...a diferença apenas em questão geográfica.
Acresce ainda que os sacerdotes da Igreja Anglicana ,que recebemos, podem manter o vinculo matrimonial.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 17 de November de 2006 14:23

Citação:
Maria Lisboa
Acresce ainda que os sacerdotes da Igreja Anglicana ,que recebemos, podem manter o vinculo matrimonial.

O que é estranho não é que mantenham o vínculo matrimonial mas que tenham autorização para, mesmo assim, exercerem o sacerdócio católico.

pontosvista

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 17 de November de 2006 14:30

Então, é fácil. Não há razão teológica que incompatibilize o Matrimónio com a Ordem.

Trata-se apenas de uma questão disciplinar na Igreja Católica de rito latino. Ora, as normas disciplinares podem ter «dispensa» mais fácil.

Assim acontece no caso dos sacerdotes anglicanos que se reconciliam com a Igreja Católica. Considera-se que seria uma injustiça abandonar a mulher em tal situação.

Alef

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 17 de November de 2006 14:37

Alef

Seria possível abandonar a mulher?

Se o baptismo anglicano é reconhecido pela Igreja Católica e o matrimónio entre baptizados é sempre um sacramento então esse casamento nunca poderia ser dissolvido. Se o baptismo e matrimónio não forem reconhecidos também a ordenação não deveria ser reconhecida. E parece-me que seria profundamente imoral abandonar a mulher apenas para poder ser ordenado sacerdote católico.

pontosvista

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Felisberto Areias Lopes (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 22:03

Pdres casados, sim ou não? eu digo não e porquê!.
Sou casado e tenho uma menina a minha mãe faleceu e eu tenho persente que para mim ,foi muito mais fáçil ultrapassar,que para a minha irmã que é solteira ,e porque? porque eu sendo casado e com familia,tinha preocupações que me ocupavam a mente e embora para mim fosse também um momento difícil, as minhas preocupações familiares acabavam por se sbrepor. Um padre casado terá certamente preocupações familiares que deçerto se sbreporam a deveres pastorais e se está bem assim porque mexer?.Os primeiros a pedir tal deviam ser os sacerdotes, se eles o não fazem? Qual o problema ! não vejo onde está?.A Páz do senhor.

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 02:11

"Os primeiros a pedir tal deviam ser os sacerdotes, se eles o não fazem?"

Eles pedem: e quantos!!! basta ver quantos e quantos sairam para casar. É precisamente por isso...

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 11:50

Citação:
pontosvista
Citação:
Seven
Se bem que o autor no início diz que não tem mandamento de Deus. Mas como sabemos, toda a bíblia é inspirada por Deus. E se fosse uma coisa sem importância, não seria escrita aqui.

E se o facto de não ser mandamento de Deus fosse para ignorar, também não estaria aqui. Ora se S. Paulo o diz explicitamente, não se deve no mínimo aceitar que é mais a opinião dele do que a de Deus?

Olá pontosvista,

Eu não vi li que S. Paulo dissesse que não se deveria no mínimo aceitar. Ele diz que não tem mandamento do Senhor, mas:
"35. Digo isto para vosso proveito, não para vos estender um laço, mas para vos ensinar o que melhor convém, o que vos poderá unir ao Senhor sem partilha."
Apesar de não ter um mandamento, ele refere que tal práctica une-nos mais ao Senhor. É o que me parece ao ler isto. Estarei errado?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 14:26

Se os padres casados forem admitidos ao sacerdócio, os outros podem sair do sacerdócio para casar, depois voltam:)

Mas é giro, os outros homens queixam-se que não encontram mulher e os padres encontravam?
Ou aparecem muitas mulheres nas igrejas e têm por onde escolher:)))

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Felisberto Areias Lopes (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 14:32

Caro Miguel, achas que são assim tantos os sacerdotes que pedem o fim do celibato? não sei, serão? e se são porque será que as coisas continuam como estão?. Será por comodismo? ou serão os sacerdotes tão submissos que sem discução açeitam o que lhes é imposto, sinceramente não me pareçe!. Acho que essas coisas se discutem nas mais altas instâncias da igreja. Sacerdotes que saêm para casar, existem, eu conheço um caso, mas será isso razão suficiente para o fim do celibato dos padres? não sei!. na igreja ortodoxa os padres podem casar e segundo sei, têm o mesmo problema que nós católicos romanos o de falta de vocações saçerdotais, onde está então o problema?. não será desta sociadade secularizada e sem Deus da qual fazemos parte e como cristãos também temos falhado na evangelização, optando muitas vezes pelo caminho mais fáçil, a igreja tem que chegar mais às pessoas, entrar a fundo na sociadade mas para isso tem que existir predesposição da parte do receptor da mensagem e com tantos atrativos de vida, aparentemente vida mais feliz, não é fácil! Se conseguirmos inverter esta tendencia talvez as vocaçõe surgam e ainda vão surgindo algumas.
Um abraço fraterno

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 15:10

Eu não acho que se deva resolver a questão do celibato dos padres, permitindo a ordenação de homens casados, por exemplo, por causa da falta de vocações. Não acho que esta seja razão para aquela. Eu acho que a ordenação de homens casados (ou o casamento posterior de sacerdotes, que também não me choca) deveria ser permitido entre os padres diocesanos por uma questão de direitos humanos e de saúde, psíquica e afectiva. E de felicidade. Não é uma questão dogmática; é disciplinar. Levanta muitos problemas, sem dúvida... mas tamb´m resolveria outros. Enfim...

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Padres casados sim ou não?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 15:45

Presumo que os padres não pedem, mas alguns querem casar. Um padre uma vez disse; se este Papa deixar casar os padres, desce um Anjinho do Céu! :-) e os padres não querem casar? Mas este padre é brincalhão, mas com as verdades nos enganam....eheheheh

O Papa que dê a Opcção!

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 5 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.