Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6
Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 02:46

CP, hoje não acerta uma. Aquele pão custa 16 centimos a unidade e 57 centimos o kilo. Leia com atenção. Por falar nisso tenho de por o pão a descongelar para amanhã. Mas não é daquele. É que aquele tipo de pão tem excesso de banha de porco (costumam fazer o pão com banha de porco, por isso ele fica macio).

Aliás eu não disse que é facil, disse que é possivel. Exige muita força de vontade, disciplina e bastante conhecimento (e conhecimento é coisa que os pobres dificilmente têm).

Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 02:52

Vamos lá esclarecer a questão:

Concordo com a ajuda de bens essenciais a famílias carenciadas e considero positivo as instituições que realizam este esforço.
Eu e aminha família colaboramos no que podemos com instituições que lidam de perto com as dificuldades de muitos, nomeadamente com o Banco Alimentar Contra a Fome
Mas não é justa a sua afirmação de que as necessidades individuais de uma criança, com uma alimentação saudável e equilibrada possa ser suprida com uma quantia de qurenta E Três Euros. Isso é caridadezinha, porque se considera que basta não passar fome, basta colmatar o limiar mínimo de sobrevivência... E subrepticiamante passa-se a mensagem de que os pobres são pobres porque querem, porque são uns "gastadores"... Afinal, se bastam quarenta euros por mês para comer bem, como afirmou o camilo, os pobres são uns grandes glutões...

Ora tal argumentação é grave...

Saudações

Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 02:56

"Aquele pão custa 16 centimos a unidade e 57 centimos o kilo"


Qual????????

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 05:24


Como nos países mais desenvolvidos os pobres são obesos?

Se dissessem que há mães que não sabem , nem querem fazer uma sopa, como nós portugueses fazemos, seria mais bem dito!
Algumas mães querem é sair com os amantes, para o cinema, bares, restaurantes e os filhos que comam enlatados... Outras, não fazem para não sujar o fogão. Até porque aquí com o dinheiro que dão por enlatados, compram legumes para fazer sopa. Não querem é trabalho!
Amanhã vou fazer uma sopa nutritiva com 8 a 9 qualidades de legumes e com uma perna de frango:) quem quiser a receita, escreva-me em privado!

Re: Pobreza
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 09:09

Cara catolicapraticante.

Vamos com calma. A mim também me parece difícil que alguém se consiga alimentar, em Portugal, com tão pouco dinheiro como diz o Camilo. Isso desperta-me a curiosidade e não me parece de forma alguma que seja insultuoso (nem sequer ridículo). Penso que é de louvar a elaboração de uma lista destas e, mais do que colocar em causa os argumentos, contribuamos para a sua elaboração. Os supermercados on-line poderão ser uma boa ajuda.

É também importante esclarecer que esta lista será sempre uma lista mínima, para situações extremas, e, que dificilmente será cumprida à risca. Sobretudo para quem tem crianças e porque por vezes sabe bem trocar um bolacha Maria, por uma mais gostosa, mas mais cara.

Luis

Re: Pobreza
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 09:43


Caro Camilo,

Em duas palavras - está errado!

E depois é o seguinte, eu não creio que os pobres são ignorantes! Mas voltamos à questão do transporte!

Intermarche
Lidl
Continente

Está a ver a distancia entre um e outro. Uma ida às compras em autocarro, considerando que para um deles é preciso talvez 4 viagens autocarro e 2 comboio, já se torna mais carinho não acha.

Nem todos os dias há promoções, nem tão pouco das coisas que queremos. É assim, para mim alimentação fica no minimo a € 35 por semana, incluindo carnes, vegetais, excluindo o peixe. Fazendo e contemplando bem as refeições, para que tenha almoço, jantar, e pequeno almoço, e 2 lanches para o meu filho todos os dias. E isto sem extras, porções cortadas. Nada de petiscos.

Penso que será assim para todos.

Beijos

Pobreza
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 12:00

Penso que o Camilo tem razão quando diz que muitos dos problemas nutricionais e económicos se podiam resolver com questões de educação básica da alimentação.

Não tenho uma experiência muito longa em governar uma casa sozinho mas tenho me dado conta que onde gasto mais dinheiro é nos produtos de limpeza e higiene e se me ponho a comprar produtos congelados ou pré embalados.

Posso confirmar que os produtos pré embalados são mais práticos mas por norma saiem mais caros. No outro dia comprei no talho de uma grande superficie comercial seis bifes em que escolhi a carne e pedi que me tirassem a gordura. Comparei por curiosidade com os que estavam embalados havia diferenças, na embalagem havia mais um bife, a carne estava menos limpa que a que eu tinha escolhido e a diferença no preço era de 25 centimos a menos que eu paguei.

O mesmo se pode aplicar à fruta, legumes.

Quantos aos produtos pré-cozinhados e embalados, realmente ajudam muito chegar a casa às 20h30 depois de um dia a trabalhar e em 10 minutos estar a comer um lasanha deliciosa (as do lidl são fantásticas) mas será que são menos saudáveis? Quanto ao preço não sei porque não sei fazer lasanha... infelizmente.

Em comunhão.

P.S.- CP concordo com o Camilo e com o Luís que realmente não há necessidade de insultar e de ridiculizar ninguém.

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 13:29

Monica


Eu não vivo em Portugal. Fui aí em férias e comprei o quis e me apeteceu comer. Na primeira semana gastei 330 euros, na segunda gastei 300 Euros, sem contar o hotel, no resto já não liguei. Mas não achei a comida muito cara comparando com o que gasto no Canadá.
O azeite, pagamos mais do dobro que vocês pagam aí. O vinho então, aí é baratíssimo, aquí pagamos por uma garrafa de vinho Mateus 12 dólares. Uma garrafa de vinho do Porto entre 18 a 20 dólares.
Se fossemos a ligar a transporte, ninguém andava de carro. Pede a uma amiga ou familiar que te leve às compras. O carro tanto leva 20 como 40 kg de compras!
O Camilo, economiza porque compra grandes quantidades. Quem tenha uma familia grande recompensa comprar um saco de açucar de 10 kg e fazer bolos em casa. Aquí há quem faça isso.
Tenho familia em Portugal de 3 pessoas e gastam 80 euros por semana e se comem bem. O pai é diabetico e fazem uma alimentação saudável. Com sopa, saladas, fruta, peixe, etc. Muita gente por vezes pensa que comer bem, é comer pasteis de nata. Uma sopa bem feita é o mais saudável que se pode comer.
Camilo contínua, gosto de te ouvir...é de louvar haver pessoas que façam yogurtes e queijo em casa. Eu também sei fazer queijo fresco. Só não o faço mais vezes, para não por mais uns kilitos, adoro queijo fresco.

Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 13:30


Re: Pobreza
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 13:50

A vida está caríssima em Portugal, porque o aumento de salários não acompanha o avanço da inflação. Já nem vamos falar do drama do desemprego, das reformas escandalosamente baixas!
Há famílias que têm de comprar o material escolar dos filhos a crédito!!!!

E não, não se gastam somente 40 e tal euros por mês em alimentação. Pelo menos, em alimentação saudável. Recorde-se que o peixe é mais caro do que a carne. Que a carne vermelha de qualidade (magra) é muito cara. Que os legumes e frutas (por causa da seca, muitos deles têm de ser importados) subiram de preço assustadoramente!
Todas as semanas avio-me de batatas, cenoura, abóbora, cebola (económica), ovos, fruta, hortaliças. Só nestes produtos frescos, gasto uma média de 10 a 15 euros. Multiplicado pelas quatro semanas que tem o mês, dá à volta dos 60 euros!
Tirando estes produtos, ainda compro azeite, leite, iogurtes, papa para a minha filha, manteiga...já nem compro queijo ou fiambre! Isso, só de vez em quando!
Feitas as contas...dá para ver o que uma pessoa gasta! É que a alimentação deve ser variada para ser saudável!!! E os gastos são estes porque, felizmente, não temos problemas de saúde e podemos comer de tudo. Agora, imaginemos o rombo orçamental para uma família que tenha algum dos seus elementos com problemas de saúde!!!

Também é verdade que as pessoas muitas vezes não distinguem o acessório do essencial, e acabam por gastar dinheiro em impulsos de momento, levando-os a ter problemas.
A caridade deve ser praticada sim. Mas, infelizmente, temos de olhar mesmo a quem estamos a ajudar. Isto, porque há gente que abusa e, em vez de estarmos a ajudar, estamos a contribuir para vícios, e isso não é caridade. "se um homem estiver faminto, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar"...


Anna e Sara


Re: Pobreza
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 14:01


Ana,

Concordo com tudo. Eu e o meu filho comemos bem, mas não por menos de € 35 de semana a semana.

Os preços dos produtos podem não variar muito dos dai Ana, mas com certeza os vossos salários são bem melhores que os nossos aqui.

Camilo e Tilluel,

Sim, produtos pre-embalados são mais caros, e sim, muitas familias deveriam ser ensinadas sobre nutrição e há muitas maneiras differentes de por exemplo fazer com que dois peitinhos de galinha dêem para pelo menos duas pessoas e duas refeições.

Eu só não concordo nos € 35,00 mensais. Pedir à familia que me leve de carro. Graças a Deus que não preciso disso por enquanto, mas, no que diz respeito aos pobres - e se ninguem na familia tem carro? A quem pedem?

Isto é uma situação muito complicada, e só quem a vive é que realmente sabe o complicado que é. Quem está de fora pode pura e simplesmente dar dicas, mas tem que acima de tudo, ver o global de cada situação individualmente. Não podemos de modo algum generalizar.

Quando alguém diz que pode comer por € 35,00 mensais - e isto não é um insulto - está a exagerar um pouquito. Uma pessoa sobrevive, péssimamente, com € 35,00 e com certeza acaba com problemas de saude devido à má nutrição que tem. Talvez vá lá com uns suplementos de vitaminas. Podemos todos ir ver onde há os menores preços mas temos que ser realistas e ver que em certas localizações é practicamente impossivel chegar a este ou aquele supermercado.

Aceito a ajuda do Camilo, sim, pode ajudar muitas pessoas. Eu li e com certeza, assim que tiver oportunidade, comunico logo a alguem que necessite. Cá por mim, o que eu faço por exemplo, é dou receitas rápidas, práticas tal como mencionei acima e aproveito a deixa e digo, sabe, ali encontra isto por este preço.

Este tema é complicado por causa das possibilidades de cada um. É como alguem que sempre teve carro ou foi guiado, nunca poderá imaginar o que é ir e vir de autocarro.

Agora, vou perguntar, quantas pessoas aqui tem atenção na caixa quando se está a fazer o registo?

Por exemplo - vou ao continente, vejo na prateleira e um pacote de espargete misto está a € 1,59, chego à caixa, regista € 2,29. Uma diferença larga. Isto aconteceu esta semana, quando pedi para verificarem, veio alguem que me disse que se esqueceram de alterar o preço na prateleira. Alguém foi depois alterar o preço na prateleira? Não. Posso confirmar porque fui lá no dia seguinte. Isto acontece com diversos produtos. Só que, claro, não colocamos um produto no carrinho com um post-it do preço que está indicado na prateleira. Vamos à net, e a não ser que façamos a encomenda na net, quando entramos no supermercado, o preço pode já ter "subido"! Isto acontece também.

Eu o ano passado, fiz uma experiência. Por acaso encontrei um recibo do Pingo Doce de 2003 onde tinha feito compras de € 24,99 no mês de Junho. Pois estavamos em Julho de 2004, eu peguei no recibo e fui comprar exactamente as mesmas coisas. Pois paguei € 54,98. Nunca me vou esquecer desta subida, e nem tão pouco tenciono ir este ano fazer a mesma experiência, pois acho que me ia assustar e muito.

Ciau

Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 14:15

A anna tem toda a razão, assim como a mónica.


Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de September de 2005 00:39

hoje o carapau estava a 1,29 €/kg no intermarché, a sardinha a 2,10, no talho da esquina o frango estava a 1,50 €. É de evitar comer carne vermelha, uma vez poor semana e chega.

Que é um pacote de esparguete misto? De qualquer forma 1,59 é muito caro, um pacote de esparguete pode encontrar-se a valores acima de 22 centimos no lidl ou 23 no intermaché.

Aqui na minha cidade encontro varios supermercados ou hipermercados com preços daquela ordem a cerca de 10 - 20 minutos a pé. E já comparei com outros supermercados das mesmas cadeias noutras cidades e aqui fazem preços mais baratos. Sorte nossa.

Continuarei com este topico noutro dia em que tiver mais tempo.

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 00:49

Existe uma razão pela qual fiz uma lista dos alimentos essenciais, as quantidades necessárias e os preços a que os consigo normalmente obter.

No movimento de que faço parte ajudamos as familias mais pobres da freguesia. As verbas de que dispomos são minimas e por vezes as familias são-nos enviadas pela assistente social e dependem bastante da nossa ajuda.

Aí tenho de saber como garantir-lhes toda a alimentação que necessitem, suficiente em quantidade e variedade, ajustada a eventuais problemas de saude, pelo menor preço porque as nossas posses são proporcionais à generosidade dos fieis e posso dizer que são mesmo muito escassas.

Não há o menos espaço para produtos de marca, para produtos pre-preparados, para cereais de pequeno-almoço cujo valor nutricional é alias pouco recomendavel, para chocolates, para bolachas superfluas, para rissois, etc.

O dinheiro é escasso e deixamos de fora algumas pessoas que precisariam de ajuda mas os nossos meios não o permitem. Procuramos mesmo assim ajudar com alguma coisa todos aqueles que tenham rendimentos disponiveis inferiores ao rendimento de inserção social.

Os alimentos que costumo comprar com mais frequencia são (com os preços que costumo conseguir):

Leite - 35 centimos/litro (é alimento em que gastamos mais dinheiro)

Perú (perna ou asa) - 2 euros /kg
Galinha, frango ou moelas - 1,5 euros / kg
Pescada - 2 euros / kg
ovos - 6 por 45 centimos

arroz - 32 centimos o kilo
Pão - (este não costumo ser eu a comprar)
massa - 44 centimos o kilo
Feijão - 82 centimos o kilo
Grão - 82 centimos o kilo
farinha - 29 centimos o kilo
bolachas - 0,88 / kilo

Cebola - 0,35 / kg
Repolho ou lombarda - 0,75 - 0,85 / kg
Batata - 0,20 / kg
Tomate ou polpa de tomate - 0,65 /kg
Cenoura - 0,45 / kg

Maçã - 0,60 / kg
Melão - 0,39 / kg
Laranja - 0,70 / kg
Pera - 0,60 / kg

oleo - habitualmente a 74 centimos mas aproveitamos uma promoção para comprar bastante a 40 centimos.
Azeite - 2,49 euros o litros (infelizmente praticamente só o compramos para pessoas com problemas de saude porque é bastante mais caro que o oleo). Como dizem que pode vir a subir comprei que chegue para os proximos 6 meses. Provavelmente vou comprar ainda mais.

Açúcar (nutricionalmente não vale nada mas as pessoas querem-no) - habitualmente a 78 centimos mas aproveitem uma promoção para comprar que chegue para varios meses a 65 centimos

Fora isto aproveito as promoções. A carne, a fruta e os legumes costumo consegui-los mais baratos fora dos super e hipermercados.

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 04:15

Camilo

Fazes essas compras para quem? Para um lar de idosos ou para pobres que vivem cada um nas suas próprias casas?
Essas pessoas são pobres porquê? Nunca trabalharam são alcoólicos, ou mães solteiras?

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 09:50

Para pessoas que vivem nas suas proprias casas.
As razões da pobreza são multiplas, muitas vezes na mesma familia há mais que uma razão a explicar a pobreza.

Doença. Existem idosos a receber a pensão de sobrevivencia porque nunca fizeram descontos ou sempre foram doentes. Idosos que recebem apenas os 164 euros da pensão de sobrevivencia porque sempre foram doentes e têm de pagar 50, 100 euros por mês em medicamentos e praticamente não recebem ajuda da segurança social.

Alcoolismo. Existem familias em que um dos progenitores é alcoolico, mais frequentemente o pai mas nem sempre. Quando os 2 são alcoolicos então é caso para considerar a retirada dos filhos mas isso rarissimamente ocorre. Somos muito criticados por ajudar estas familias mas os filhos devem passar fome porque o pai gasta o que ganha e o que não ganha em alcool? São frequentes casos de familias com alcoolicos em que apenas trabalha o outro progenitor. Depois o sustento e a educação de um, 2 ou mais filhos ficam a cargo apenas do outro progenitor que ganha apenas o salario minimo ou pouco mais. Existe o Rendimento minimo ou rendimento de inserção social mas este não contempla despesas de saude, despesas com a habitação. E a renda de uma casa dificilmente baixa dos 250 euros sendo o salario minimo de pouco mais de 350 euros. E os alcoolicos acabam fora do RIS porque não cumprem os programas. Mas que fazer de um alcoolico a quem o alcool já destruiu o cerebro?

Desemprego. Muitas pessoas ficam longos periodos sem desemprego. Por vezes a empresa aonde trabalhavam não fazia os descontos ou então eram os proprios que preferiam trabalhar clandestinamente para ganharem mais. Muitas destas pessoas eram "chapa ganha, chapa gasta". Depois quando o desemprego ou a doença surgem as dificuldades são enormes.

O rendimento minimo ou RIS está a demorar quase um ano a ser atribuido. Como vivem as pessoas que realmente dele necessitam durante esse periodo? (muitos recebem sem real necessidade)

Os apoios para a gravidez e principalmente para os bebes são realmente poucos em Portugal. Conheço agora o caso de uma mãe adolescente que está em dificuldades para receber o abono de familia e o bebé já está no 3º mês. Ainda por cima tem de comprar leite antialergico e as fraldas. não tem qualquer ajuda da segurança social. O pai está de baixa e a mãe recebe o subsidio social de desemprego que não chega a 300 euros. Tem mais 2 irmãos. Paga uma renda de 200 euros. Se contar as despesas estão claramente abaixo do previsto para o RIS mas as despesas não contam.

Tambem encontro, com alguma estranheza, alguns casos de filhos de prostitutas abandondos e criados pelas avós com dificuldades. Até recentemente a segurança social pagava aos avós para estes ficarem com os netos mas parece que isso vai deixar de ocorrer.

Casos de pais divorciados que recusam pagar a pensão alimentar aos filhos. Digo às mães para recorrerem ao tribunal mas alguns são violentos e eles têm medo de recorrer por poderem ser agredidas.

Droga. Mas aqui é um poço sem fundo. As familias ficam totalmente destroçadas. Por vezes ajudamos com algusn alimentos mas os pais chegam a ter de guarda-los em casa de vizinhos para não serem vendidos para a droga.

Frequentemente a ajuda é pouco mais que simbolica que substancial mas chega para as familias sentirem que alguem se interessa por eles. Por isso não nos limitamos a entregar as coisas e ir embora. Ouvimos os desabafos e muitas vezes os choros das pessoas.
Nos casos que julgamos mais graves e que a assistencia social, lenta e muito deficiente, não ajuda convenientemente, então a ajuda passa a ser mais substancial.

Re: Pobreza
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 13:48


Camilo,

Mencionaste acima o movimento de que fazes parte. Qual movimento é esse?

Tens razão, as ajudas são realmente muito poucas. Muita coisa deveria ser mudada mas não é. E a mentalidade de muitas pessoas também tem que ser mudada, que duvido que aconteça.

Bjs

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 14:47

Camilo


Acho muito bem haver alguém que ajude essas pessoas. Portanto é o teu trabalho? E agora de onde vem esse dinheiro para fazer essas compras para essa gente? De uma igreja, de gente generosa?
Mesmo que o governo ajudasse, alguns desses não sabiam administrar o dinheiro, principalmente os alcoólicos.
Aqui também há dessa gente. E pelo Natal e outras ocasiões, os jovens alguns deles professores, estudantes universitários, padres, vão servir-lhes essa refeição, que não sei quem a oferece.
Também havia de haver gente que conseguisse mudar essas pessoas. Não há psicólogos para ajudar essa gente? Para os tentar mudar?














Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 23:43

Monica a resposta segue por mensagem privada.

Ana, esta actividade é uma actividade extra-laboral. Uns são catequistas, outros ajudam na liturgia. Eu e outros voluntarizamo-nos para nos nosso tempos livres ajudar os mais pobres, visitar os idosos e doentes que estão mais sós. Normalmente ocupa-me as tarde de sabado e mais algumas noites em que preparo a distribuição das coisas (Eu e outros, no total nesta paroquia somos 12, uns mais activos outros menos, dependendo da disponibilidade de cada um. Precisavamos de ser mais mas a seara é muito grande e os trabalhadores são poucos).
é aminha principal actividade na Igreja mas não é a unica.

Fazemos um peditorio uma vez por mês à saida das missas da paroquias. Recebemos donativos particulares, algumas ajudas daqui e dali.
No final conseguimos uns 600 euros por mês. Com esse dinheiro compramos alimentos e alguns medicamentos. Distribuimos cerca de uma tonelada de alimentos por mês, tonelada e meia. Não costumamos dar dinheiro porque muitas familias não o saberiam gerir convenientemente e porque conseguimos comprar as coisas mais barato do que as familias conseguiriam. Tambem recolhemos roupa, brinquedos, moveis, enfim tudo o que possa ter utilidade para as pessoas.

Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 20:10

Presumo que os alimentos comprados á tonelada sejm consideravelmente maIS baratos,
Já agora, porque não dizes a que movimento pertences?

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.