Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456
Página actual: 6 de 6
Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 17:47

Camilo

Estou em contacto, precisam de comidas.

Re: Pobreza
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 23:29

Ana,

Uma das preocupações quando se pretende enviar bens físicos para países estrangeiros, sobretudo africanos, é saberem os custos de alfândega, e que percentagem dos bens enviados vai chegar ao destino.

Tenho conhecimento de um caso em que quiseram enviar um tractor agrícola para África (penso que Angola mas não tenho a certeza). A comunidade juntou-se, comprou o tractor e enviou-o. Só que ao chegar a destino, a alfândega pediu quase tanto para o desalfandegar quanto ele tinha custado. Ora as pessoas que o iam receber não tinham qualquer forma de suportar esse custo, pelo que o tractor se perdeu e não chegou ao destino.

Sugiro que se contacte uma comunidade local que vá receber os alimentos e que na medida do possível se garanta que os bens não se perdem em algum intermediário (que posteriormente os poderá vender..., por exemplo).

Luís

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de March de 2006 04:03

Luis
Olha a carta com quem estou em contacto. Nós vamos mandar um contentor logo daqui, para Moçambique. Já falei com uma jovem <<<a minha filha:) ela vai ficar à frente de tudo. Ela disse, que é por uma boa causa que vai trabalhar:)))Já convidei um senhor, com quem a minha filha já trabalhou num grupo e convidei-o para se juntar aos jovens, ficou emocionado com a minha ideia:)))

Exma Sra. Ana

Quão pequeno é o nosso mundo!!! Fico extremamente feliz que esta campanha em prol dos nossos irmãos de Moçambique já tenha chegado tão longe. Se dúvidas houvessem, víamos aqui a mão de Deus...
Conforme deve ter percebido pelo mail, este contentor vai destinado prioritariamente às Irmãs de S. José de Cluny. Elas depois encarregar-se-ão de fazer a distribuição do seu conteúdo.
Nós somos um grupo de voluntários que trabalha no Centro Juvenil Salesiano do Colégio dos Órfãos do Porto, instituição ligada aos Salesianos. Daí que, normalmente, os contentores que enviamos para Moçambique são para eles, e lá fazem a distribuição por todos aqueles que precisam.
Graças a Deus já conseguimos coisas que cheguem para encher o contentor que vai para as irmãs de S. José de Cluny, e então estamos já a juntar para, o mais rápido possível, mandarmos um para as Irmãs Salesianas de Inharrime.
Estão dois jovens voluntários da nossa comunidade a fazer voluntariado lá. Os seu relatos recentes vêm confirmar as grandes dificuldades que a população (sobretudo crianças) está a passar: fome, falta de água devido à seca, condições mínimas de higiene inexistentes, etc.
As fotos que enviei no mail anterior eram do carregamento do contentor cá, e do seu descarregamento lá.
Inharrime tem sido uma obra que temos ajudado, a pedido da Irmã Lucília (salesiana), que tem tentado pôr de pé um projecto de desenvolvimento sustentado para a população. No ano 2000 aquela zona foi assolada por graves cheias que destruíram tudo à sua passagem. Muitas crianças ficaram órfãs devido às cheias que, a juntar às órfãs de sida, faz com que sejam centenas o número de crianças que vivem sós a vaguear pelas ruas.
Este projecto começou pela construção de 3 dormitórios (um já está pronto), a par de escolas para as crianças. Está ainda no projecto a construção de um bloco administrativo, posto médico, padaria e refeitório. Para sustentar estas despesas e para dar emprego à população estão a tentar cultivar um terreno (machamba).
resumidamente é esta a história da nossa comunidade de Inharrime.
Para vocês será certamente difícil enviar bens materiais para Moçambique. Até porque nós tivemso que adoptar esta modalidade do contentor selado, porque senão a maior parte das coisas desapareciam antes de lá chegar. Infelizmente a corrupção ainda é a maior instituição de Moçambique. Um hipótese que têm é enviar as coisas para nós, mas temo que seja demasiadamente dispendioso.
Sugestões:
1 - Dinamizar a Campanha do Garrafão, que visa a construção do refeitório (mais informações em http:\\amigosinharrime.blogspot.com)
2 - Dinamizar a Campanha dos Padrinhos: adoptar uma criança até à sua maioridade, disponibilizando 80 € anuais. Aqui em Portugal temos já um esquema bem montado que, se estiver interessada, lhe poderei dar mais pormenores.
3 - Recolher fundos para a construção do posto médico ou de um dormitório.

Se precisar de fotos ou de mais informações não hesite em pedir.
Grato pela vossa disponibilidade, um grande abraço desde Portugal para toda a nossa comunidade portuguesa,

XXXX




Re: Pobreza
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de March de 2006 23:16

Ana,

Nesse caso estarás a trabalhar em colaboração com os Salesianos que já têm (muita) experiência do envio de bens para Moçambique. Quis-te alertar para terem algum cuidado pois da tua mensagem pensei que fossem vocês próprios a enviar o contentor para África.

Luís

Ir para a página: Anterior123456
Página actual: 6 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.