Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6
Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 21:02

os alimentos são comprados nos supermercados locais.
Normalmente no lidl e no intermarché os de longa duração.
A fruta e carne são comprados em talhos e num pequeno comerciante.

Se houvesse um voluntario disponivel podiamos comprar a fruta na cooperativa agricola.

eu seja os preços que conseguimos qualquer pessoa desta terra pode conseguir.

Não digo a que movimento pertenço porque quero manter o anonimato.

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 21:23

Camilo

Para essas pessoas tudo o que vem à rede é peixe, infelizmente.

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de November de 2005 00:46

Ontem comprei 40 kilos de frango a 0,69 centimos o kilo num pequeno talho. Já estão entregues.

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de November de 2005 01:07

Camilo

Desde que começaram a falar na gripe das aves, nunca mais comi frango....lol. Quando passo pelo frango, vejo à minha frente a cabeça das galinhas que mostram na tv. :) eheheheh
Nas minhas férias aí em Portugal até comi bom churrasco.

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de November de 2005 01:15

é um alarmismo completamente injustificado. O mal dos criadores de frangos é o bem daqueles que ajudamos. Assim podemos ajuda-los mais.

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de November de 2005 01:34

Pois, quem não tem dinheiro para comprar carne, agora come-a mais barata...lol. Ou melhor quem não presta atenção às notícias, come tudo e podem comer...!!!

Re: Pobreza
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 20 de November de 2005 23:24

Há tanta pobreza neste mundo, não só a nível alimentar e material...Mas como a nível humana!E há muitas pessoas pobres, porque a pobreza é uma virtude. E somos convidados a sermos pobres, a dar tudo o q somos...

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 01:39

caso do dia.

Idosa, 74 anos, com cancro, 5 filhos.
Tem de se deslocar dia sim dia não ao IPO.

Recebe de reforma 211 €, paga agora 200 € de renda da casinha aonde vive. Sobram-lhe 11 €.

Em tempos vendeu a casa para ajudar 2 filhos a comprar 2 apartamento. Foi viver com uma filha e dava-lhe 400 euros por mês. Quando o dinheiro acabou a filha disse à mãe que tinha de sair de casa.

Apenas um dos 5 filhos a ajuda (dá-lhe 125 € por mês). Os outros ignoram-na. Um deles mora em frente a ela.

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 02:01


Boa filha, heim...

Re: Pobreza
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 02:37

Camilo:

Conheces pessoalmente a pessoa? A senhora mora onde e com quem?

O que achas que podemos fazer para ajudar?
Mora em que zona do país?

Não é possível que fique internada? É possível colocá-la num lar?

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 04:44

Nessa situação o governo devia dar uma casa ou por esses idosos num lar. Que tristeza vai no Mundo.
Então o que essa senhora come? Passa fome?

Uma senhora num hotel disse-me que ganhava apenas 400 Euros e trabalhava 8 horas todos os dias, será verdade? Tinha dois filhos pequenos e o marido tinha morrido há um ano. Eu deixei-lhe lá roupas e outras coisas que trazia comigo.

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 23:08

Mora sozinha. Não sei se conheço, conheço muitas das pessoas que moram naquela rua. Pelo nome não a conheço mas posso conhece-la de vista.

Se ela está a tratar-se de um cancro indo dia sim dia não ao IPO é porque não precisa de ficar internada.
Não sei se a senhora já tentou ser aceite num lar. Muitos idosos sentem grande relutancia em ir para lares, maior quando têm bastantes filhos como é o caso desta senhora.

As hipoteses de conseguir uma casa social são minimas. Existe muita gente e poucas casas. As poucas que existem estão todas ocupadas. É preciso que primeiro fique alguma casa vaga e depois que escolham esta senhora.

Provavelmente ela ainda nem sequer contactou a assistencia social.
Certamente nas vossas zonas existem casos semelhantes a este. Não é o primeiro caso deste genero com que nos debatemos. Se ajudarem as entidades, instituições ou movimentos que procuram resolver estes problemas nas vossas zonas já fazem bastante. Nós por cá ajudaremos esta senhora com os meios de que dispomos. São poucos mas se for preciso tentaremos arranajr mais, nem que seja batendo de porta em porta na paroquia. Não era a primeira vez e não seria a ultima.

Re: Pobreza
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 05 de December de 2005 10:59

Pois é Camilo. Agora tocaste num ponto muito importante…casas. Com a quantidade de casas que há, muitas delas fechadas o ano todo, outras que não se conseguem vender, outras que são construídas para não serem vendidas. E quando se quer uma casa para alguém que precisa, não há!

Em Portimão isso é demasiado flagrante. As casas surgem como cogumelos, crescem do dia para a noite. E no entanto a autarquia não tem uma casa para alojar uma velhinha despejada pela própria câmara…a solução foi segundo me contaram alugar-lhe um quarto numa pensão, ou então seria colocada num lar distante do seu bairro onde fica completamente desenraizada (este é também um factor importante a ter em conta).

ANA….há coisas demasiado vergonhosas no nosso país! Não voltes. Até parece terceiro mundista

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de December de 2005 21:29

A grandeza do poder de Deus!


Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro, e lhe pediu fiado alguns mantimentos.
Ela explicou que o seu marido estava muito doente e não podia trabalhar e que tinha sete filhos para alimentar.
O dono do armazém zombou dela e pediu que se retirasse do seu estabelecimento.
Pensando na necessidade da sua família ela implorou:
- "Por favor senhor, eu lhe darei o dinheiro assim que eu tiver...".
Ele lhe respondeu que ela não tinha crédito e nem conta na sua loja.
Em pé no balcão ao lado, um freguês que assistia a conversa entre os dois se aproximou do dono do armazém e lhe disse que ele deveria dar o que aquela mulher necessitava para a sua família, por sua conta.
Então o comerciante falou meio relutante para a pobre mulher:
- "Você tem uma lista de mantimentos?"
- "Sim", respondeu ela.
- "Muito bem, coloque a sua lista na balança e o quanto ela pesar, eu lhe darei em mantimentos"!
A pobre mulher hesitou por uns instantes e com a cabeça curvada, retirou da bolsa um pedaço de papel, escreveu alguma coisa e o depositou suavemente na balança.
Os três ficaram admirados quando o prato da balança com o papel desceu e permaneceu embaixo.
Completamente pasmado com o marcador da balança, o comerciante virou-se lentamente para o seu freguês e comentou contrariado:
- "Eu não posso acreditar!".
O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança. Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos até não caber mais nada.
O comerciante ficou parado ali por uns instantes olhando para a balança, tentando entender o que havia acontecido....
Finalmente, ele pegou o pedaço de papel da balança e ficou espantado pois não era uma lista de compras e sim uma oração que dizia:
-"Meu Senhor, o Senhor conhece as minhas necessidades e isto eu estou deixando em Suas mãos..."
O homem deu as mercadorias para a pobre mulher no mais completo silêncio, que agradeceu e deixou o armazém.
O freguês pagou a conta e disse:
- "Valeu cada centavo.." Só Deus sabe o quanto pesa uma oração...

Quando você receber esta mensagem, faça uma oração.
É só isso o que você deve fazer.
Não há mais nada anexado.
Então encaminhe esta mensagem para algumas pessoas com as quais você se importe.
Se DEUS falou ao seu coração, abençoe alguém, enviando-lhe esta fantástica lição!

Não existe impossível para DEUS!
Jamais desista daquilo que você realmente quer.
"A pessoa que tem grandes sonhos é mais forte do que aquela que possui todos os factos". "Que Deus lhe dê tudo o que precisar".








Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 01:30

Hoje perguntei a uma das 2 assistentes sociais qual a verba de que disponha para ajudar as familias que a ela recorriam.
Disse-me que disponha de uma verba de 300 € mensais. Isto para uma freguesia com cerca de 15 mil habitantes. Creio que esta é a verba é a que está ao dispor das 2 assistentes sociais, um dia talvez o confirme.

Familias que recebem o RIS tem acesso a fundos proprios assim como toxicodependentes em tratamento. Não sei se haverá mais algum caso "especial".

Distribui tambem alguns alimentos, excedentes da UE. Principalmente arroz, queijo e manteiga.

No total o estado deve gastar pelo menos 1200 € mensais (não sei quanto ganha uma assistente social) nos salarios das 2 assistentes sociais (ganham 14 meses) para elas gerirem uns 350-400 € mensais.

Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 01:54

Será que o camilo tem mesmo a certeza do que está a dizer?

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 14:13

sim

Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 15:21

Tenho muitas dúvidas .

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 22:24

Não acho que a assistente social estivesse a mentir. Além de mim estava presente uma das psicologas que nos costuma ajudar e é amiga pessoal da assistente social.

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 23:50

Além disso disse ainda que não tem dinheiro algum até ver, acabou a verba que tinha para ajudar as pessoas. Que não sabe quando terá novamente algum dinheiro.

Mas este ano neste aspecto até não foi mau, em 2000 ou 2001 (sei que ainda estava guterres como primeiro ministro) em Julho a assistente social da epoca disse-me que até ao fim do ano não tinha verba, só tinha dinheiro para os tratamentos aos toxicodependentes.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.