Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6
Re: Pobreza
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 06 de September de 2005 11:21

Caros amigos,

Estou a gostar imenso de ler este tópico, porque vejo que há pessoas a pensar em poupar... porque há pessoas preocupadas com os outros.

Diz a Rita: "Alguns nas igrejas não ajudam, porque não são convidados.", nesta frase tenho que discordar de ti Rita. Ninguém tem que ser convidado... um bom cristão deve ajudar sem ser confrontado com um pedido de ajuda... Um bom cristão deve estar a tento a sua comunidade... Um bom cristão sempre que poder deve ajudar.. e ajudar não é só com ofertas de bens essenciais. Ás vezes, deve-se ajudar com palavras, com ajuda na educação(como se está a fazer aqui neste tópico) com educação no poupar...
Há pobreza em Portugal! Aqui na minha terra tb há muita pobreza: uma há vista outra encoberta, e muitas vezes os que mais precisam são aqueles que nada dizem... que nada pedem.

Acho que por vezes nós, e eu também, pensamos que dar alimentos, dar roupa, móveis, etc, chega. Mas não chega!
Ás vezes quem precisa, quem tem realmente pobreza em casa, precisa de bens essenciais sim, mas precisa de carinho, de apois, de alguém que os ajude a viver!
Há pessoas que nunca conheceram nada na vida a não ser, roubar, maus tratos em casa, alcool, necessidades... e qual é o caminho mais fácil?! Seguir aquilo que toda a vida viram e viveram... aquilo que lhes ensinaram... Se calhar se alguém lhes ensinar, a viver, se alguém lhes ensinar a viver com dignidade, se calhar,algumas dessas pessoas aprendem e querem tentar viver com alguma dignidade.

É verdade, há casos dificeis, mas ás vezes nós achamos que não podemos fazer nada ou simplesmente que o governo é que se tem que preocupar com isso. Não é verdade! nós somos o governo, sendo ou não da cor política, sendo ou não de acordo... nós somos um país... e temos que tentar ajudar, porque um dia podemos ser nós a precisar.

Re: Pobreza
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 06 de September de 2005 13:43


Sandra I,

No que diz respeito a "um bom cristão deve ajudar sem ser confrontado com um pedido de ajuda... ", concordo e não concordo.

Concordo, porque realmente é verdade. No entanto, considero o factor humano, embora haja pessoas que não ajudam porque não querem, outras nem sabem onde começar ou como, e outras têm vergonha de perguntar. Dizem, amanhã vou perguntar, e no dia seguinte a mesma coisa. Essas pessoas, aposto que agradecem quando alguem as confronta com um pedido de ajuda.

Gostei daquela parte ... e temos que tentar ajudar, porque um dia podemos ser nós a precisar ... sim, um dia podere-mos ser nós. Mas... não deveria-mos ajudar só pelo facto de ajudar? Não sei, vou ficar a ver o que todos voces dizem sobre isto.

Re: Pobreza
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 06 de September de 2005 16:49

Cara Mónica,

Se leu atentamente percebeu o que quis dizer... eu esta a falar no contexto político... temos que tentar com estes gestos que falei anteriormente ajudar a governar... foi esse o meu ultimo capitulo.... Porque o ajudar o próximo eu penso que deixei muito claro a minha opinião... Ajudar sempre!

Um abraço

Re: Pobreza
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 06 de September de 2005 16:56

Quanto à vergonha que falou, concordo... há pessoas com vergonha, há pessoas que se sente constrangidas... mas basta dirigir-se a um cáritas local, e fazer o seu donativo, a sua oferta(material, ou não).
Acho, e isto é a minha opinião pessoal, que quando se quer ajudar, de qualquer forma que for, só não se o faz, porque a nossa vontade não é assim tão forte. Há sempre um conhecido, há sempre uma pessoa a quem podemos recorrer se não quiseremos ou não tivermos coragem de dar a cara. E mais, os actos anónimos são quanto a mim, talves os mais importantes: ajudou sem qualquer interesse...

Mas é a minha opinião!

Um abraço

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de September de 2005 16:57

Monica


Compreendo a situação de uma mãe com dois filhos. É verdade, os filhos com essa idade comem muito e quando praticam desporto ainda mais. Quando o meu filho tinha uns 16 anos eu gastava uma média de 12 litros de leite por semana! Não era por mês...também gostava dos cereais doces, mas os filhos depois mudam. Quando chegam aos 18 a 20 anos, já vão ao ginásio e não comem certos alimentos, para não os engordar, e ainda bem que é assim. Hoje porém, fazem uma alimentação de saladas, sopa, fruta, peixe e legumes, pouca carne como nos ensina o Camilo.
Monica, a sopa com vários legumes é nutritiva.


Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de September de 2005 23:47

Substituir Pão por bolachas ( cheias de acúcares e hidratos de carbono e com aditivos químicos) é um gravíssimo erro nutricional com consequências nefastas.

A típica dieta portuguesa - a dieta mediterrãnica - com pão de vários cereais, sopa, legumes, fruta fresca, peixe em abundãncia e lacticínios, recurso ao azeite e até o vinho, - é das mais saudáveis do mundo... recomendada por todas as organizações de prevenção de doenças cardiovasculares, cancro, etc...

Mas uma alimentação de qualidade é obviamente uma alimentção que exige recursos mais elevados....


Nos países desenvolvidos, é interessante verificar que os mais pobres , são muitas vezes os mais obesos, porque a fast food e a comida de aviário - tipo bolachas - é realmente mais barata que a comida com qualidade e nutricionalmente adequada.

Os pobres morrem de fome em áfrica e morrem de obesidade nos países mais desenvolvidos - EUA, Canadá, europa do norte...


Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de September de 2005 23:58


Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 01:17

Não creio que uma boa alimentação fique cara, não é por isso que os pobres se alimentam frequentemente mal. Creio que aí entram 2 factores, quando se passou fome depois quando há mais abundancia tendemos a comer mais, e porque têm normalmente menos conhecimentos.

A publicidade também leva a consumos prejudiciais e caros. Os famosos cereias estão encharcados em açucar e o paladar humano habitua-se com muita facilidade ao açucar.

Usando a dieta mencionada no link da CatolicaPraticante:

"12 litros de leite, 3kg de pão, 900g de queijo, 12kg de frutas, 4,2kg de carne, 7,2kg de arroz, 2,7kg de feijão, 6kg de hortaliças, 300ml de óleo, 300ml de azeite, 600g de halvarina e 960g de açúcar. Cerca de R$ 200."

e fazendo as contas para portugal, ao preço que eu consigo comprar essa coisas tenho:

12 litros de leite - 0.35*12 = 4,2 €
3 kg pão - 1*3= 3 € (embora aqui reconheça que possa existir dificuldade em encontrar pão aceitavel a este preço)
900 gr de queijo - 3,5*0.9 = 3,15 €
12 kg fruta - 0,8*12=9,6 € (eu tenho comprado maça, pera e melão mais baratos - 0,5-0,6 mas adiante)
4,2 kg de carne ou peixe - 2,5*4,2 = 10,5 € (encontra-se frango, peru e pescada congelada nº 1 a preços inferiores a este valor e são mais saudavel que carne de vaca ou porco)
7,2 kg arroz - 7,2*0,32=2,3 €
2,7 kg de feijão (ou grão) - 2,7*0,82=2,21 €
6 kg de hortaliças várias - 0,9*6=5,4€ (como disse anteriormente encontro cenouras, cebolas e tomate por menos de metade do preço, legumes de folha verde por vezes a preço inferior por vezes a preço superior)
300 ml de oleo = 0,7*0,3= 0,21 €
300 ml de azeite = 2,6 * 0,3 = 0,78 (comprei recentemente 10 litros de azeite a 2,25 o litro no intermaché)
0,96 açucar = 0,8*0,96~.77 (para falar verdade ninguem devia comer açucar, devia ser substituido por outro hidrato de carbono, como a massa que está omissa nesta dieta brasileira)
600 gr de halvarina (fui procurar no google é uma margarina) - 1,5 * 0,6 = 0,9 €

Somando tudo ~43 € e eu não usei os valores mais baixos que consigo encontrar. Tambem não concordo inteiramente com esta dieta. Tem excesso de açucar, faltam os ovos, não tem massa (que pode substituir em parte o pão). Mas é claro que facilmente sobe para um valor bastante superior a isto. Com o incentivo da publicidade então nem se fala.
Sublinho que só recomendam 4,2 quilos de carne, ou seja, 4,2/30 ~ 140 gramas de carne (ou peixe) por dia.


Mas voltando à essencia do tema, a ajuda aos mais necessitados. Pois há uma grande dificuldade em conseguir voluntarios. Alguns oferecem-se mas desistem ao fim de uns tempos. Na minha paroquia não se distribuiem alimentos aos mais necessitados apenas pelo Natal mas sim todo o ano, alias pelo Natal com o subsidio de Natal até diminuimos a ajuda a muitos deles. Muitos dos mais necessitados continuam a ser orfãos e viuvas... mas orfãos e viuvas de pais vivos e de boa saude. A pobreza pesa normalmente mais sobre as mulheres, muitas vezes é resultado dos consumos excessivos do pai, que fuma, bebe, vai para ao café e os filhos ficam praticamente a cargo da mulher. Muitas vezes isso faz com que as ajudas que damos se tornem muitas vezes polemicas "ajudam A e ele passa a vida no café a fumar"... pois mas os filhos em casa passam as maiores necessidades. Também acontece o contrario, o pai solicito e a mãe descuidada mas é muito menos frequente.

Embora procuremos dar a ajuda de forma mais discreta possivel nem sempre é possivel. Surgem inevitavelmente as invejas. Ouvem-se mais censuras e palavras amargas que agradecimentos. É certo que por muito cuidado que tomemos há sempre erros.

Além dos alimentos disbrituimos roupa, quase sempre usada, recolhemos mobiliario, brinquedos e outras coisas.

Mas a maior pobreza actualmente é, como já foi dito, a solidão. Os idosos e os doentes vivem frequentemente numa enorme solidão, o culto da produtividade faz com que estejam frequentemente abandonados, não no sentido material mas no sentido humano. Podem estar limpos, casa limpa e roupa lavada, comida servida mas muitas vezes sem ninguemq ue tenha tempo para falar com eles e ouvi-los contar pela enesima vez a mesma historia.

Se tivessemos mais tempo, mais voluntarios, talvez tivessemos mais dinheiro para ajuda aos pobres porque poderiamos ter mais tempo para ir pedi-lo a algumas entidades. Poderiamos organanizar uma especie de armazem com oculos usados mas que já não interessassem aos donos e fazer outras coisas mais.

E a segurança social? Funciona bastante mal, pelo menos por aqui. As pessoas são-nos muitas vezes indicadas pela assistente social que detecta os problemas mas não tem verbas minimamente suficientes para os resolver. E por vezes o tempo... alguem que precisa de um medicamento com urgencia não pode estar à espera que a burocracia da segurança social demore varias semanas até que chegue a comparticipação.

continuarei noutra altura

Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 01:28

"Não creio que uma boa alimentação fique cara", diz o camilo.

Quem não faz compras mas listas para os outros corre o risco de fazer destas afirmações.....
43 Euros para alimentar uma criança durante um mês???

Está a gozar com quem? DEve ser com os pobrezinhos....

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 01:39

CP, seja minimamente educada.

Eu faço compras para mim e para os outros, confirme a lista que fiz conforme o link que voce mesma indicou, se quiser eu indico-lhe aonde pode conseguir aqueles preços e ainda mais baratos.

Se pensasse um pouco antes de falar ou de escrever acertava mais.

Que falta na lista? Que erro ela contem? Se não concorda aponte os erros e imperfeições, não recorra ao insulto soez. Argumente, não insulte.



Editado 2 vezes. Última edição em 07/09/2005 01:41 por camilo.

Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 01:47

Ridículo.

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 01:50

outro insulto. Agradecia que deixasse os insultos e passasse a comentar as falhas que eventualmente eu tenha cometido.

O insulto é o grau zero do argumento. E francamente cansa-me ser sistematicamente insultado por si.



Editado 1 vezes. Última edição em 07/09/2005 01:53 por camilo.

Re: Pobreza
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 01:52

Para quem tinha jurado a pes juntos não mais voltar.... ou não tem palavra, ou mente....

Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 01:53

Falta na sua lista Peixe, carne, lacticínios básicos como iogurtes ou queijo, massas, frutas várias, legumes básicos, ... os preços que apresenta são ridículos, a começar no preço do pão...

Se tivesse filhos tinha um mínimo de pudor em escrever num Forum católico que bastam 43 Euros para fornecer a uma criança ou adolescente uma alimentação equilibrada e de acordo com as suas necessidades durante um mês...
Um pouco de pudor, fica sempre bem....

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 02:03

catolicapraticante Escreveu:
-------------------------------------------------------
> Falta na sua lista Peixe, carne, lacticínios
> básicos como iogurtes ou queijo, massas, frutas
> várias, legumes básicos, ... os preços que
> apresenta são ridículos, a começar no preço do
> pão...
>
> Se tivesse filhos tinha um mínimo de pudor em
> escrever num Forum católico que bastam 43 Euros
> para fornecer a uma criança ou adolescente uma
> alimentação equilibrada e de acordo com as suas
> necessidades durante um mês...
> Um pouco de pudor, fica sempre bem....


Não falta na lista peixe (porque o link não o inclui mas eu coloquei-o), não falta carne, não falta queijo e se tivesse lido o post teria visto que eu faço os yogurts em casa a 6 centimos o yogurt, não falta a massa (a dieta brasileira não a inclui mas o pão é feito de trigo como a massa e é mais caro que esta). A maça, a pera, o melão estão abaixo do preço indicado, eu pelo menos tenho conseguido compra-los abaixo daquele preço.

se consultar o site do continente

[www.continente.pt]|804

[www.continente.pt] ProductDetailMain.aspx?productId=2624394&CategoryPath=8|804&CategoryName=8&SubCategoryName=80404

encontrará muito pão bastante abaixo daquele valor. Pode congelar-se o pão que ele conserva-se bem.

E citei para que ficasse bem visivel que criticou a minha mensagem sem sequer a ter lido com o minimo de atenção.



Editado 1 vezes. Última edição em 07/09/2005 02:04 por camilo.

Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 02:06

Li-a com toda a atenção e considero-a insultuosa para as pessoas com dificuldades económicas e com crianças a seu encargo. Só denota uma grande falta de contacto com a realidade. é a caridadezinha .


Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 02:08

Mas talvez os pais que costumam participar no Forum possam dar o seu contributo - conseguem alimentar os vossos filhos com 43 Euros por mês?
Acham isso possível em Portugal de 2005?

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 02:24

quanto aos preços:

leite - lidl, plus ou intermarché (neste não tenho bem a certeza)
pão - no continente está ainda mais barato, há pão a partir de 57 centimos o kilo
queijo - a 3,3 euros/quilo no lidl
fruta - maças, peras e laranjas a 50 a 60 centimos, numa pequena mercearia de bairro, melão a 40 centimos. bananas e uvas ficam mais caras.
carne - frango a 1,5 euro no talho da esquina, perna de peru a 2 euros no mesmo local. Pescada congelada nº 1 a 2,10 euros no intermaché cá da terra (no continente está a 2,48 confirme pode confirmar pelo site).
arroz a 32 centimos no lidl
feijão a 77 centimos no continente (mas comprei varios quilos a 82 centimos no lidl e agora não vou comprar mais nos proximos tempos), grão a 82 centimos no lidl.
hortaliças o melhor é compra-las na feira mas no continente, verificavel online tem:
cenouras a 29 centimos
cebolas a 52 centimos
penca a 1,32 centimos (mas com um pouco de sorte na feira encontra a metade do preço)
couve lombarda a 94 centimos
oleo - comprei num supermercado local a 64 centimos mas no continente encontra-o a a 74 centimos. Comprei para a paroquia 54 litros de oleo, para distribuir pelos pobres numa promoção a 38 centimos.
azeite - comprei 10 litros no intermaché a 2,25 o litro. Com umas amostras de caldo de carne de brinde.
açucar - comprei 10 kilos numa promoção do jumbo a 68 centimos o kilo. mas encontra-se em muitos locais a 80 centimos o kilo.
margarina nunca compro mas já a vi mais barata que o preço que indiquei no lidl.

espero que tenha ficado esclarecida.

Re: Pobreza
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 02:38

Camilo:
Decididamente, não sabes fazer compras. O Pão não custa 57 cntimos o Kg mas cada unidade - um pãozinho para o pequeno almoço... E os preços do continete aqui vão - [www.continente.pt]

EScusas de persistir no teu erro. Qualquer pessoa com filhos te dirá que estás errado...

Claro que podes sempre defender que quarenta euros por mês ( um euro e qualquer coisa por dia)chega bem para os pobrezinhos sobreviverem , mas é uma opinião pessoal.
`Se fosses tu a comer com esse dinheiro nem dois dias aguentavas...

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 02:38

a atenção com que leu o topico ficou bem evidente quando disse que faltavam alimentos que estavam incluidos na lista, aliás quase todos os que mencionou estavam incluidos. Além disso nem sequer fui eu que fiz a lista, estava no link que indicou.

Se acha caridadezinha... essa é a desculpa que costumam dar aqueles que não querem ajudar em nada. Quanto à falta de contacto com a realidade tem a lista de preços. Mas deixe ser caridadezinha. Se é caridadezinha suprir as necessidades em generos alimentares essenciais das familias mais carenciadas e que a assistente social não só não ajuda como nos pede para ajudar, será caridadezinha. Talvez mas continuarei a faze-lo enquanto me parecer que as pessoas precisam dela.

O comentario quanto aos padres é tão falho de caridade quanto desajustado. Não tem nada a ver com o tema. Julga acaso que eu sou padre? (riso)

Quanto à dificuldade em alimentar uma criança com aquele valor relembro o que disse anteriormente "Mas é claro que facilmente sobe para um valor bastante superior a isto. Com o incentivo da publicidade então nem se fala."

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.