Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 9 de 30
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 23:39

Olá Anori,

Rosé é invenção para inglês beber!

Saltaste em frente na tua consideração da energia! Então, o teu espírito é matéria?

Deus, segundo Ele próprio: Eu sou aquele que sou.

Cumprimentos

Alpha

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 23:53

Então para inglês e para mim, quem disse que não era inglesa? hahahahahah

Citação:
Alpha
"...Então, o teu espírito é matéria?"

Não estávamos a falar de Deus? Deus pode ser matéria, ou não tem lugar no Alpha e Omega, Tudo ou Nada? Se quiser pode ser!

Citação:
Alpha
"Deus, segundo Ele próprio: Eu sou aquele que sou."

Não devias ter colocado entre aspas se foi dito por ele? Ah... pois não foi ele que disse. Então, para ele dizer não precisava de um corpo, de uma boca, língua, dentes, cordas vocais...lol "Eu sou aquele que sou", é bastante elucidativo sem dúvida, nesse dia não devia estar para grandes conversas.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 15:20

Leitura, "O Livro Tibetano dos Mortos" (Bardo-Thodol), a propósito do processo de formação e da constituição subtil do corpo humano, aquando do renascimento da consciência.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 22:10

Quem quiser ler...trata-se de um texto cujo titulo é "Experiência sexual e iluminação na Tradição tântrica", de um professor de filosofia da Clássica e presidente da União Budista Portuguesa. Não tem como assunto central a reencarnação, mas na página 16, inicia uma referencia de forma simples ao renascimento.

[www.cao.pt]



Editado 1 vezes. Última edição em 11/05/2009 22:24 por Anori.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 23:29

[Operadora de telemóveis dos correios!]

Ainda não «vendes-te» cabalmente a reencarnação é já estás a meter pelo sexo tântrico!

Sinceramente, desde há alguns posts atrás que aguardo pela clarificação de conceitos. A reler o que foste escrevendo, tornaram-se evidentes algumas incongruências.

O que é para ti energia? O que é para ti um ser supremo? O que é para ti Jesus? O que é para ti uma alma? Qual é para ti a relação forma-matéria? Isto só para começar.

Estas questões são todas pertinentes e ainda não as vi respondidas.

Cumprimentos

Alpha

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 00:22

Alpha
chegaste a ler a página 16?
Então lê! hehehe
Lembrei-me do Assurancetourix, aposto que canta assim pois ficou traumatizado ao ver o pai e a mãe coiso e tal.

Ai Freud, o que tu perdeste.

A ler certas coisas sinto-me mesmo feliz por ter uma espiritualidade digna de um lâmpada fundida.
Para elevation bastam-me estes.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 15:22

Hallo,
Alpha

Citação:
Alpha
"Ainda não «vendes-te» cabalmente a reencarnação é já estás a meter pelo sexo tântrico!"

Não estou aqui a vender nada a ninguém, a não ser que te entendas como potencial comprador...não tens certezas portanto! Estamos a apresentar/ discutir pontos de vista, opiniões. Fiz questão de dizer que o texto não tinha como assunto central a reencarnação, mas como a referia e fazia uma explanação bem mais simples que o Livro dos Mortos fiz referência.
Em relação a sexo tântrico, nem sequer chegou a ser uma referência, acho de bom tom referir o título de estudos que se sugerem para leitura. Mas como diz o autor do texto, o repúdio e imcompreensão resulta de uma avaliação débil sobre o assunto, bem como a ligeireza com que é tratado, limitado a uma exploração imoral da sexualidade. Se não tens maturidade para o tema da sexualidade, também não deves ter uma compreensão total do que designas como Deus.

Citação:
Alpha
Sinceramente, desde há alguns posts atrás que aguardo pela clarificação de conceitos. A reler o que foste escrevendo, tornaram-se evidentes algumas incongruências.
O que é para ti energia? O que é para ti um ser supremo? O que é para ti Jesus? O que é para ti uma alma? Qual é para ti a relação forma-matéria? Isto só para começar.

Estas questões são todas pertinentes e ainda não as vi respondidas.

As incongruências fazem parte de qualquer fé, os dogmas são essencialmente incongruências, que por isso mesmo e de forma a não perturbarem se promovem a dogma.
Estás a fazer-me perguntas às quais respondi...se não entendest ou não queres entender, isso já não é problema meu.

Energia:
Força da vida que anima todos os seres, presente em todo o universo. É a energia que produzimos proveniente do sol, do ar, dos alimentos, da água. Pensamentos, palavras, sentimentos...nós.

Ser supremo:
Todas as formas de vida, consciência suprema.

Jesus:
Mestre, ser iluminado. Jesus é um homem do mundo, a sua mensagem é universal, não diz respeito apenas a espaços concretos.

Alma:
Uma parte da consciência universal, que busca o todo, intemporal, que recorre à experiência/ vida para elevar-se em consciência.

Forma-matéria? Não entendi.

As perguntas seriam pertinentes não fosse eu já a ter respondido vezes sem conta.

Lena,

Citação:
Lena
"...ver o pai e a mãe coiso e tal"

Ahahahahhahahah...Lindo! Quando leio coisas destas leva-me a pensar o que terá esta gente andando a fazer na escola...e mais além disso a vida inteira! Esta pormenorização é interessantíssima a nivel terapêutico. "Coiso e tal", normalmente logo na primária deixa-mos de chamar aos passarinhos "piùs-piús" e aos cordeirinhos "mé-més"...mas acho mal, são expressões tão fofinhas, muito melhor e até mais fashion´s. ahahahaahahahahh


Citação:
Lena
A ler certas coisas sinto-me mesmo feliz por ter uma espiritualidade digna de um lâmpada fundida.

Para que serve uma lâmpada fundida na tua casa?
Apenas para evidenciar a necessidade em trocar essa por uma nova!

hahahahahhahahhaha



Editado 1 vezes. Última edição em 12/05/2009 15:39 por Anori.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 17:00

Citação:
Anori
Não estou aqui a vender nada a ninguém, a não ser que te entendas como potencial comprador...não tens certezas portanto! Estamos a apresentar/ discutir pontos de vista, opiniões. Fiz questão de dizer que o texto não tinha como assunto central a reencarnação, mas como a referia e fazia uma explanação bem mais simples que o Livro dos Mortos fiz referência.

Não deixa de ser engraçado que alguém nos apresente o Livro dos Mortos como a sua melhor referência para instruir a nós "desavisados" que procuramos ter o nome escrito no Livro da Vida.

Citação:
Anori
Em relação a sexo tântrico, nem sequer chegou a ser uma referência, acho de bom tom referir o título de estudos que se sugerem para leitura. Mas como diz o autor do texto, o repúdio e imcompreensão resulta de uma avaliação débil sobre o assunto, bem como a ligeireza com que é tratado, limitado a uma exploração imoral da sexualidade. Se não tens maturidade para o tema da sexualidade, também não deves ter uma compreensão total do que designas como Deus.

Essa ladainha é mesmo para rir, só pode ser para isso que serve. Vai-se ao link e lá se dá com uma xaropada de malucos... e porque ainda existia resto de juízo, e a pessoa não tomou lá o chá aos goles, então lemos a "explicação" de que somos uns "débeis" que não sabem saborear colheradas de alucinógenos. É favor não confundir doidice novidosa com maturidade.

Citação:
Alpha
As incongruências fazem parte de qualquer fé, os dogmas são essencialmente incongruências, que por isso mesmo e de forma a não perturbarem se promovem a dogma.

Sem comentários. Se não escreveu a sério então está fazendo piadas, e se foi... puxa, não adianta nem comentar algo com quem escreve uma coisa dessas.

Citação:
Alpha
Energia:
Força da vida que anima todos os seres, presente em todo o universo. É a energia que produzimos proveniente do sol, do ar, dos alimentos, da água. Pensamentos, palavras, sentimentos...nós.

Essa energia é aquela mesma que faz das pedras e latinhas "seres vivos"?

Citação:
Alpha
Ser supremo:
Todas as formas de vida, consciência suprema.

Panteísmo? Uma latinha tb é o Ser supremo?

Citação:
Alpha
Jesus:
Mestre, ser iluminado. Jesus é um homem do mundo, a sua mensagem é universal, não diz respeito apenas a espaços concretos.

Alma:
Uma parte da consciência universal, que busca o todo, intemporal, que recorre à experiência/ vida para elevar-se em consciência.

Forma-matéria? Não entendi.

As perguntas seriam pertinentes não fosse eu já a ter respondido vezes sem conta.

Cruzes.

Citação:
Alpha
hahahahahhahahhaha

Essa síntese até agora foi a mais clara.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 17:09

Fiefox,

Agradeço cada um dos teus comentários bastante profundos! Cada um deles! Não sei porque continuas então a comentar a "xaropada de malucos", se não te agrada põe de lado.

Querias "Amén", a tudo o que dizes? Isso com que propósito, que continues cómodo no teu lugar?

"Xaropada para malucos" porquê? Porque é antigo, milenar? Vamos falar de escrituras antigas é?



Editado 1 vezes. Última edição em 12/05/2009 17:37 por Anori.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 20:25

O ser antigo e milenar torna-o mais verdadeiro?

Agora pergunto eu, o que pretendes? Que digamos Améns a tudo o que por aqui dizes e mostras?

Se não for pedir muito, agradeço uma resposta educada.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 21:10

Alpha,

Peço-te desculpas. Só me dei conta agora que errei na última msg e os quotes de outro autor lá aparecem trazendo seu nick. Infelizmente não posso corrigir o erro agora. Perdoe-me.

Anori,

Citação:
Anori
Querias "Amén", a tudo o que dizes?

Curioso que perguntes isso aos outros e não a um espelho, já que foi vc que escreveu a frase, a respeito de um texto que vc postou: "o repúdio e incompreensão resultam de uma avaliação débil". Parece então que é vc que gosta muito dos "améns".

[]

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 22:15

ahahahahahahahahahahahahah

Citação:
firefox
Peço-te desculpas. Só me dei conta agora que errei na última msg e os quotes de outro autor lá aparecem trazendo seu nick. Infelizmente não posso corrigir o erro agora. Perdoe-me.

Estava a ler e tentar entender o que tinha a ver!

Cumprimentos

Alpha

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 22:15

Lena,

Citação:
Lena
O ser antigo e milenar torna-o mais verdadeiro?

Claro que não! Mas se fosse esse o motivo de ser considerado "xaropada para malucos", ía perguntar se a Bíblia também seria algum tipo de panaceia.

Não, longe de mim querer isso, acho muito mais interessante assim, mas seria muito mais rico exactamente sem as faltas de respeito. E pelo que já percebi, não fui eu que as introduzi, já faziam parte do cenário. Tenho sido tão educada quanto o são comigo.

Firefox,
Se a minha intenção fosse apenas aborrecer os presentes, não tentava mostrar o meu ponto de vista, fundamentar o mesmo.
Referi o Livro dos mortos, comentários:


Citação:
Alpha
Ainda não «vendes-te» cabalmente a reencarnação é já estás a meter pelo sexo tântrico!

Citação:
Lena
Alpha
chegaste a ler a página 16?
Então lê! hehehe
Lembrei-me do Assurancetourix, aposto que canta assim pois ficou traumatizado ao ver o pai e a mãe coiso e tal.

Ai Freud, o que tu perdeste.

A ler certas coisas sinto-me mesmo feliz por ter uma espiritualidade digna de um lâmpada fundida.
Para elevation bastam-me estes.


Citação:
firefox
...Essa ladainha é mesmo para rir, só pode ser para isso que serve. Vai-se ao link e lá se dá com uma xaropada de malucos... e porque ainda existia resto de juízo, e a pessoa não tomou lá o chá aos goles, então lemos a "explicação" de que somos uns "débeis" que não sabem saborear colheradas de alucinógenos. É favor não confundir doidice novidosa com maturidade.


Os textos que referi não eram provocações, não tinham qualquer falta de educação...foi as respostas que recebi, não encontro ideias...apenas intransigência...não sei se houve alguma reflexão sobre o conceito diálogo inter-religioso!

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 22:43

Anori.

Muito obrigado pela referência do artigo "Experiência sexual e iluminação na tradição tântrica" da autoria de Paulo Borges, professor da Universidade de Lisboa e presidente da União Budista de Portugal.
Li apenas partes do artigo, mas deu para perceber que é um texto muito bom sobre o assunto, do melhor que já encontrei até hoje, quer pelo poder de síntese, quer pelas referências sempre úteis para futuras investigações. Também outra coisa não seria de esperar do autor em questão.

Lena e Firefox,

Quando nos referimos a textos de outras religiões, como é este o caso, que inclui refere a tradição budista e hindu, convém termos presente o sincero respeito que o Concílio Vaticano II, refere na declaração "Nostra Aetate", sobre o Budismo e Hinduísmo: "A Igreja católica nada rejeita do que nessas religiões existe de verdadeiro e santo. Olha com sincero respeito esses modos de agir e viver, esses preceitos e doutrinas que, embora se afastem em muitos pontos daqueles que ela própria segue e propõe, todavia, reflectem não raramente um raio da verdade que ilumina todos os homens."

Obrigado,
Luís

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 23:34

Luis
não me sinto obrigada a seguir o Vaticano II como deverás calcular.

Vou ser muito franca contigo, isto já cansa.
Nós criticamos textos e somos chamados à atenção, a Anori fala em tom jocoso da sexualidade do Alpha, faz inferências abusivas sobre a vida e motivações de cada um de nós num ataque pessoal e nada aparece em público.

Normalmente eu falaria via MP ou nas denuncias, pois acho que este chamar à pedra sempre desagradável.
Mas perante a tua iniciativa vejo-me obrigada a responder aqui.

Tens inúmeros exemplos de gente que anda aqui a gozar com as vossas crenças, chamam-vos de tudo, cuspem, vêm sempre com os mesmos discos riscados dos erros do passado. Ignoram propositadamente as fracções com discurso mais liberal taxando-vos todos com a imagem de uma igreja cinzenta, castradora e encerrada sobre si.

Por mim falo, muitos erros cometo nesta vida pois sou humana de carne e osso, mas já é a segunda em que me sinto verdadeiramente bode expiatório nem sei bem de quê.

Se achas que estou a mais assume e diz-me porquê, pois estou de consciência tranquila e não retiro uma virgula ao que aqui falei sobre reencarnação e sobre a agora "famosa" página 16.

Brinquei com a palavra bardo que não me parece ser grande ofensa. Brinquei com a questão do assistir ao acto sexual dos progenitores que na nossa cultura é algo perfeitamente "estranho" e apanhei logo com considerações da Anori quando nem dela falei.
Mesmo a referência a Freud está contextualizada pois parte do que ali estava dito tem paralelo com o complexo de Édipo.
Assumir que a minha espiritualidade é nula não é ofensa para ninguém. Também não vou mentir e dizer que gostava de ter pois o que vejo nada me seduz, nada me convence. Terá sido os U2 que ofendeu?

O que mais me chocou nisto é que parece que criticar o budismo ou o hinduismo é mais grave que atacar o cristianismo. Serão eles protegidos especiais? Será que o que aqui for escrito vai desencadear algum conflito nas altas esferas? Não me parece.

Se podemos contar anedotas sobre aspectos mitológicos da Bíblia porque temos de levar à letra os escritos budistas? Por acaso temos de assumir como verdades tudo o que eles escrevem? Aliás nem isso é falado no texto que citaste. Não está lá escrito que tudo é verdade, assume-se é que tem boas lições que serão os tais pontos de convergência.
Será a página 16, que nos foi indicada sem um mínimo de contextualização, uma dessas convergências?!?! Nem pó!

Falas do Paulo Borges, autor do texto, como quase intocável se tratasse. Argumentos de autoridade não funcionam comigo, até porque não me parece que o tenha menosprezado em momento algum. Podia ser até o Dalai Lama, o que ele escreve ou pensa não é Lei nem se torna verdade.

Todas as culturas e religiões possuem homens de excelência que devem ser respeitados como seres humanos que são. Eventualmente podem ser merecedores de especial admiração pela postura mesmo que estejam no campo oposto ao nosso. Mas nunca vi que tal respeito, tal admiração colocasse as suas ideias, a sua religião ou filosofia de vida acima de qualquer tipo de discussão.

Obrigada
Lena

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 13 de May de 2009 00:27

Olá Luis,

Citação:
Luis Gonzaga

Lena e Firefox,

Quando nos referimos a textos de outras religiões, como é este o caso, que inclui refere a tradição budista e hindu, convém termos presente o sincero respeito que o Concílio Vaticano II, refere na declaração "Nostra Aetate", sobre o Budismo e Hinduísmo: "A Igreja católica nada rejeita do que nessas religiões existe de verdadeiro e santo. Olha com sincero respeito esses modos de agir e viver, esses preceitos e doutrinas que, embora se afastem em muitos pontos daqueles que ela própria segue e propõe, todavia, reflectem não raramente um raio da verdade que ilumina todos os homens."

Os caminhos ecuménicos que o CVII aponta têm que ser abordados com muito cuidado. A diálogo com as restantes religiões não pode ser feito à custa da Verdade e da Palavra.

O reconhecimento do que tem de bom o Budismo, o Hinduísmo, o Islão, etc., deve estar sempre em paralelo com as diferenças que nos separam. Escamotear esta realidade é enveredar pelas sínteses do New Age, em que tudo é válido, tudo é igual, tudo é plausível e tudo é bom.

O Budismo é bom e santo na medida em que é um caminho para a espiritualidade de milhões de pessoas. Milhões de hindus encontram nele a forma de se libertarem do tirânico sistema de castas do hinduísmo. No entanto, para lá da bondade que encontramos no budismo, existe um conjunto de ideias que são contrárias à nossa fé em Cristo.

Por outro lado, no debate em curso com a Anori, não está em causa essa bondade, mas precisamente um dos aspectos que nos afasta: a reencarnação. Outro dos aspectos que está em discussão são os argumentos utilizados pela Anori e a forma como deturpa alguns conceitos.

Nada disso configura um desprezo ou ataque ao Budismo, mas tão somente uma confrontação típica de ideias e crenças.

Quanto ao texto em si, na página referida, pode-se ler o seguinte:

"No caso desse renascimento ser humano, o fluxo da consciência vê os seus futuros pai e mãe, sob uma forma difusa, a unirem-se sexualmente. Se o seu karma levar o ser do estado intermediário a ser um homem, percepcionar-se-á sob forma masculina, sentindo desejo e apego pela futura mãe e aversão pelo futuro pai. Se o seu karma o levar a ser uma mulher, percepcionar-se-á sob forma feminina, sentindo desejo e apego pelo futuro pai e aversão pela futura mãe. É deste modo que penetra na matriz onde, no exacto momento em que o óvulo feminino e a semente masculina se encontram, experiencia a “beatitude inata” e nessa profunda felicidade se desvanece, morrendo no estado intermediário e renascendo, inconsciente, no ventre materno. O princípio de consciência renasce assim no “viscoso misto” das essências masculina e feminina, as “gotas” (sânscrito: bindu; tibetano: thigle) branca e vermelha de esperma e sangue, a partir do qual o feto começa a crescer, conhecendo um processo de formação que reconstitui, a nível microcósmico, a génese do próprio universo. Essas gotas, que no ensinamento tântrico se designam como o “bodhicitta branco do pai” e o “bodhicitta vermelho da mãe” - note-se que o “bodhicitta”, que ao nível do Mahayana designa o espírito altruísta, no Vajrayana designa a essência profunda da energia masculina e feminina, manifestada nas suas secreções sexuais - , combinam-se no chakra do coração, formando a “gota indestrutível” que une em si a “consciência” e “energia” que atravessam todos os renascimentos no samsara até se converterem num Buda, pela Iluminação."

Ao leres este texto, ultrapassando o complexo de édipo descrito e resultado da observação da concepção, lês que «O princípio de consciência renasce assim no “viscoso misto” das essências masculina e feminina,[...]». Ora, por muito respeito que mereça o Budismo é teu dever, enquanto cristão e num debate destes, dizer que este conceito é contrário à tua fé.

Ou seja, o discussão não se processa quanto à legitimidade e bondade desta ou daquela religião ou filosofia, mas sim quanto às ideias serem ou não admissíveis para a nossa fé. No caso da Anori, prende-se ainda com a sustentação daquilo que defende.

Cumprimentos

Alpha

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 13 de May de 2009 01:03

Lena,

Escolhêmos as situações em que nos encontramos elas boas ou más. Sem qualquer ironia, não acho que tenhas legitimidade em alguns dos comentários, tais como:

Citação:
Lena
...Anori fala em tom jocoso da sexualidade do Alpha.

Isso tem a ver apenas com o aspecto jocoso, ou é grave por ser realtivo à sexualidade, pois não vejo nada de trocista, nem sequer houve desenvolvimento algum do assunto, mas ok , está no teu direito entenderes assim. Por acaso foi a pessoa com quem consegui discutir algo, apesar de ultimamente também apostar na ironia.

Citação:
Lena
Tens inúmeros exemplos de gente que anda aqui a gozar com as vossas crenças, chamam-vos de tudo, cuspem, vêm sempre com os mesmos discos riscados dos erros do passado. Ignoram propositadamente as fracções com discurso mais liberal taxando-vos todos com a imagem de uma igreja cinzenta, castradora e encerrada sobre si.

O facto de achar a Igreja cinzenta, castradora e encerrada sobre si mesma não se apresenta como ofensa. Nunca faltei ao respeito, coloquei questões e dúvidas. Há membros da própria Igreja que o acham. Tive como intenção sempre apenas colocar perspectivas, dados históricos que nos levam a alguns lugares. Em suma, o que acho que a Igreja Católica fez foi separar o gnosticismo dos católicos primitivos do sentimento da compaixão. É entregue demasiado à segundo, havendo pouco espaço para o conhecimento de si mesmo. Insisti também na importância de um cristão bem informado acerca da sua história, torna-o mais forte na sua fé, talvez por forma a não acontecer o que aconteceu comigo, que de alguma forma senti o engano, mas provávelemente mais por necessitar de conhecer mais de mim também. A necessidade de entender Deus, sem esse feudalismo papal, ou à Igreja...

As considerações surgiram porque e sempre pela mesma razão, o tom jocoso, não se limita a ser uma característica minha.

Citação:
Lena
Será a página 16, que nos foi indicada sem um mínimo de contextualização, uma dessas convergências?!?! Nem pó!

O facto de na sua totalidade o texto não se referir ao tema reencarnação, foi exactamente evidente quando menciono a pág.16 como referência ao tema.

Citação:
Luis Gonzaga
Também outra coisa não seria de esperar do autor em questão.

Citação:
Lena
Falas do Paulo Borges, autor do texto, como quase intocável se tratasse.

Acho esse comentário já um exagero teu, acho que o Luis quis apenas salientar o carácter sério do estudo, não fossem achar que é algum copy paste de uma revista feminina, eu própria referi a sua actividade com essa intenção, podendo
dessa forma cativar o interesse. A verdade é que quem conhece as obras sabe que este autor tem textos fantásticos. Li e leio textos escritos por padres ou outros e são de valor equiparável, isso não está em causa, até pode ser escrito por um ateu...e ser de um valor, de uma filosofia brilhante. Li Nietzsche e sinceramente acho fabuloso, e li numa altura em que nem sequer me questionava em relação aos aspectos da Bíblia, não foi por isso que achei fabuloso. Eu posso detestar chocolate, mas não é por isso que não aprecio uma estátua de chocolate em òbidos por exemplo.

Citação:
Lena
Todas as culturas e religiões possuem homens de excelência que devem ser respeitados como seres humanos que são.

Concordo plenamente, mas não acho que o Luis tenha referido o autor em causa com a intenção de o apontar como intocável, longe disso, apenas pelo rigor, pela genialidade da escrita, erudição.

Ao invés da ironia trocista e sei lá mais o quê...preferia interpelações do género "Olha discordo com isto, ou daquilo...isto até tem uma certa lógica mas..."
Não acho que estejas a mais, nem ninguém acha isso de certeza.

Luis,
O texto é realmente bom, quem pensar que vai encontrar ali outra coisa desengane-se, pois é verdadeiramente "chato"...hahahah
Como ele diz, mas claro é suspeito, são temas e características parte da Humanidade, por um lado se não encontramos nele afinidades, podemos fortalecer a nossa identidade, é uma vantagem.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de May de 2009 16:18

Olá Luís

Não posso deixar de dar uma achega. Convém que se intervenha para as águas não saírem do rumo, mas não me parece que devas interpelar uma parte sem falar sobre a outra.

Chamas a atenção para o respeito que se deve ao hinduísmo e o budismo. Mas deixaste passar por alto as intervenções da Anori em que ela desrespeitou o cristianismo/catolicismo, a Igreja Católica como instituição e os seus crentes.
Exemplos dessa situação:
- Igreja como manipuladora, mutiladora e deturpadora das escrituras
- Pessoas amorfas, medrosas, que não sabem questionar e só por isso são católicas ou porque foram agarradas pelo medo que lhes foi provocado Pela Igreja, com fé cega e pouco inteligente.

Creio já ter dito aqui que qualquer pessoa pode ter a crença que desejar, nem que seja nos deuses do Olimpo.

Creio também que o respeito que se pode ter com as outras religiões não se mede pela aceitação da veracidade das suas crenças. Toda a gente respeita o Ghandi, muita gente tem uma ideia positiva deste Dalai Lama. A aceitação destas pessoas, e outras, não implica que tenhamos que aceitar as suas crenças como correctas. Mas não é por isso que vou interpretar os seu Livros Sagrados à conta das minhas crenças nem ver lá o que lá não está com a justificação de que era tão vulgar que nem se deram ao trabalho de lá registar ou interpretar a História das suas instituições à conta de mitos urbanos ou romances pseudo-históricos.

Devem-se respeitar as outras religiões. Devem-se respeitar as outras crenças. Deve-se respeitar o direito que as pessoas têm de praticar a sua religião. Mas não se deve ficar impávido quando tentam redefinir conceitos cristãos numa mescla e se atribuem às instituições e pessoas mais pecados do que aqueles que foram cometidos.

O respeito é uma rua de dois sentidos. Quando se dá, por norma recebe-se de volta.

Cassima

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 13 de May de 2009 18:05

Cassima,

Citação:
Cassima
Chamas a atenção para o respeito que se deve ao hinduísmo e o budismo. Mas deixaste passar por alto as intervenções da Anori em que ela desrespeitou o cristianismo/catolicismo, a Igreja Católica como instituição e os seus crentes.
Exemplos dessa situação:
- Igreja como manipuladora, mutiladora e deturpadora das escrituras
- Pessoas amorfas, medrosas, que não sabem questionar e só por isso são católicas ou porque foram agarradas pelo medo que lhes foi provocado Pela Igreja, com fé cega e pouco inteligente

Medo não é respeito!
Igreja manipuladora, mutiladora deturpadora...quais os teus argumetos que justificam esta observação como uma mentira, um desrespeito?
Mais uma leitura, de novo um professor da Clássica, José Nunes Carreira, daqueles homens que ainda têm belas histórias de passeios a camelo pelo deserto, um profissional de exigência, para que não pensem que é mais algum conspirador, título do livro "Estudos de Cultura Pré-Clássica". Apenas enumerei caracteristicas de uma Instituição, não vejo problema nenhum em entender que qualquer interpretação de Deus feita pelo homem é sempre limitada, e questões de poder não estão ausentes na Igreja, e negar isso é tentar tapar o sol com a peneira. Para mim desrespeito seria ofender Deus, Jesus por exemplo, não vejo que o tenha feito. Assumindo as fragilidades, tomando consciência das mesmas podemos trabalhar para as ultrapassar, de outra forma estaremos sempre a varrer para debaixo do tapete.
Numa entrevista que encontrei a propósito de um livro "A sabedoria do Oriente", escrito por um jesuíta, Juan Massiá...vitima também de tudo e de nada, algumas palavras e o link se quiserem ler na íntegra a entrevista.

"(...)
Essa atitude de pressionar alguém…

É muito típica e o Vaticano utiliza-a muito, também.

-Não é contrária ao evangelho?

Totalmente.

-E porque é tão utilizada?

Isso também me pergunto. Desgraçadamente, usou-se muito ao longo da história. É uma questão de poder.
(...)"

[religionline.blogsome.com]

Citação:
Cassima
- Pessoas amorfas, medrosas, que não sabem questionar e só por isso são católicas ou porque foram agarradas pelo medo que lhes foi provocado Pela Igreja, com fé cega e pouco inteligente.

Não acho muito correcto inventar coisas que não disse. Eu não disse que alguém só é católico porque é medroso, amorfo e não sabe questionar, também os há que sabem. Acho que o facto de optarem por não questionar os entrega a um simples contacto com uma linguagem recheada de mistério, e que não se pode apenas ficar por ler, e consequentemente resulta em faltas de entendimento

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 13 de May de 2009 19:21

Olá Anori,
Primeiro vamos ao que não entendes: relação forma-matéria, metafísica aristotélica.
Depois,
Citação:
Anori
Não estou aqui a vender nada a ninguém, a não ser que te entendas como potencial comprador...não tens certezas portanto! Estamos a apresentar/ discutir pontos de vista, opiniões. Fiz questão de dizer que o texto não tinha como assunto central a reencarnação, mas como a referia e fazia uma explanação bem mais simples que o Livro dos Mortos fiz referência.
Em relação a sexo tântrico, nem sequer chegou a ser uma referência, acho de bom tom referir o título de estudos que se sugerem para leitura. Mas como diz o autor do texto, o repúdio e imcompreensão resulta de uma avaliação débil sobre o assunto, bem como a ligeireza com que é tratado, limitado a uma exploração imoral da sexualidade. Se não tens maturidade para o tema da sexualidade, também não deves ter uma compreensão total do que designas como Deus.
Primeiro, fazes uma referência abusiva e despropositada sobre mim. Se pretendes ser respeitada, respeita. A discussão processa-se ao quanto às ideias e não quanto aos interlocutores. Ao usares da falácia Argumentum ad hominem apenas demonstras insegurança e fragilidade na tua argumentação.
Por outro lado, não compreendeste o que quis referir quanto à fuga para o sexo tântrico. O debate ainda se processa quanto à crença em si, não quanto às práticas de cada uma delas. Daí a referência que te fiz.
Citação:
Anori
As incongruências fazem parte de qualquer fé, os dogmas são essencialmente incongruências, que por isso mesmo e de forma a não perturbarem se promovem a dogma.
Estás a fazer-me perguntas às quais respondi...se não entendest ou não queres entender, isso já não é problema meu.
Uma incongruência é algo que é contraditório. Um dogma é uma afirmação absoluta que não permite discussão. De modo nenhum, uma é resultado da outra. Tens optado por escrever conceitos, baralhando-os, destituindo-os do seu significado. Isso é apenas lançar ruído na discussão. Por exemplo, onde é que o Dogma do Paraíso - "As almas dos justos que no instante da morte se acham livres de toda culpa e pena de pecado entram no céu" – é incongruente?

Citação:
Anori
Energia:
Força da vida que anima todos os seres, presente em todo o universo. É a energia que produzimos proveniente do sol, do ar, dos alimentos, da água. Pensamentos, palavras, sentimentos...nós.
Misturas naturezas diferentes e baralhas conceitos. Tens que contextualizar energia. Referes a que princípio? À energia mecânica? À energia química? Generalizas no trabalho de uma força? Não podes pura e simplesmente dizer que a energia é a força da vida. Tanto mais, quando depois adicionas à equação elementos cuja natureza não esclareces (pensamentos, palavras, sentimentos). Qual é a natureza destes elementos? Qual é a energia a eles associada?
Citação:
Anori
Ser supremo:
Todas as formas de vida, consciência suprema.
Ok, não acreditas em ser supremo.

Citação:
Anori
Jesus:
Mestre, ser iluminado. Jesus é um homem do mundo, a sua mensagem é universal, não diz respeito apenas a espaços concretos.
Ora, se a Sua mensagem é universal, porquê então acrescentar karmas, tantras e afins? A parte final da frase « não diz respeito apenas a espaços concretos.» significa concretamente o quê?
Citação:
Anori
Alma:
Uma parte da consciência universal, que busca o todo, intemporal, que recorre à experiência/ vida para elevar-se em consciência.
Se a alma é uma parte da consciência universal, o que é o resto? Busca o quê, se com a reencarnação está presa a ciclo interminável de reencarnações. Se se eleva, eleva-se para onde? O que é a consciência?

Cumprimentos

Alpha

Página actual: 9 de 30


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.