© 1999-2024 Paroquias.org |
|
|
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Fóruns Paroquias.org : Geral
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 18:39
Citação:Os assuntos citados no seu link também já foram comentado antes.
Onde? Não encontro...
Citação:seria interessante conhecer a opinião dele sobre um trabalho de outro autor que, para fazer contra-prova, ouviu relatos de vidas futuras depois de submeter as pessoas a sessões de filmes de ficção científica, e comparando os resultados mostrou a similaridade com os relatos espíritas. Conheço essa opinião, e se calhar, ele também deve conhecer...só mesmo perguntando-lhe para tirar as duvidas! Mas será relevante afirmar que os mesmos que defendem a tese da reencarnação reconhecem as probabilidade bem consideráveis da "auto-sugestão"?
Citação:Sobre o Chico Xavier e a grafologia, vale lembrar que o grafólogo era espírita, o que por si já coloca a imparcialidade sob suspeita. E que tem o facto de ele ser espírita ou não? Não são os que os criticam "não espíritas"? Por esse raciocínio, também só poderia acreditar nos espíritas que demonstrassem que fosse tudo falso, assim como nos "não espíritas" que demonstrassem que fosse tudo verdadeiro. Se fosse tudo fruto da imparcialidade, certamente que explicações mais lógicas já as teriam refutado. Mas adiante:
-Será a coincidência das grafias uma invenção? Seria Francisco Xavier um falsificador de grafias em massa?
-Porque activou nos experimentos de "terapia da regressão" descritos, as zonas do cérebro responsáveis pela "memoria" e não as responsáveis pela "imaginação".
-Como sabem certas pessoas, que alegam lembrar-se da vida passada, descreverem sinais e/ou detalhes sobre a morte da pessoa que alegavam ser? Saberem nomes de pessoas e cidades entre outros detalhes de zonas que nunca visitaram e/ou conheceram? Escusado será dizer que refiro-me aos casos em que de facto se confirmou a existência do que foi descrito pela pessoa em causa.
Firefox, estive a ver algo sobre a obra que recomendaste mas não percebi bem onde tentas enquadrar a mesma. Vi apenas um texto que resumia o trabalho e as conclusões desse senhor. Referes-te ao uso do tipo de testemunhos usados em julgamentos descritos na pagina web que coloquei? Ou é outra coisa?...
cumps
Editado 1 vezes. Última edição em 26/06/2009 18:42 por Desconhecido.
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 20:59
Citação:Desconhecido -Será a coincidência das grafias uma invenção? Seria Francisco Xavier um falsificador de grafias em massa?
Existem outras hipóteses mais prováveis. A primeira delas é que as grafias sequer sejam parecidas, mas os espíritas querem achar que sejam e agem como se fossem. De início começaria dessa hipótese, ou do charlatanismo, que já vi a qualidade de algumas das "provas espíritas". Olha abaixo o exemplo de uma "prova" patrocinada pelo Chico Xavier (clique o links fotos e depois materializações): [ www.espiritismogi.com.br]
Citação:Desconhecido -Porque activou nos experimentos de "terapia da regressão" descritos, as zonas do cérebro responsáveis pela "memoria" e não as responsáveis pela "imaginação".
Talvez pq estavam lembrando de contos espíritas que leram.
Citação:Desconhecido -Como sabem certas pessoas, que alegam lembrar-se da vida passada, descreverem sinais e/ou detalhes sobre a morte da pessoa que alegavam ser? Saberem nomes de pessoas e cidades entre outros detalhes de zonas que nunca visitaram e/ou conheceram? Escusado será dizer que refiro-me aos casos em que de facto se confirmou a existência do que foi descrito pela pessoa em causa.
Existem muitas possíveis explicações, o bastante para dizer que a espírita é somente mais uma. Vc conhece, por exemplo, a explicação do Pe. Quevedo? Como vês, a explicação espírita está longe de ser necessária.
Citação:Desconhecido Firefox, estive a ver algo sobre a obra que recomendaste mas não percebi bem onde tentas enquadrar a mesma. Vi apenas um texto que resumia o trabalho e as conclusões desse senhor. Referes-te ao uso do tipo de testemunhos usados em julgamentos descritos na pagina web que coloquei? Ou é outra coisa?
Fica difícil responder se é outra coisa se não sei a que tipo de conclusões vc se refere.
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 21:45
Firefox. As justificações que dás é o que todos dão: "Talvez", "pode ser", "se calhar"
Citação:A primeira delas é que as grafias sequer sejam parecidas, mas os espíritas querem achar que sejam e agem como se fossem. Não vejo com que base dizes isso. Acho que é algo simples de se fazer...comparar as caligrafias. Se fossem diferentes porque aceitaria um tribunal tal facto como prova? Porque concordariam mais de 500 especialistas sem levantar objecções aos resultados obtidos?
Citação:Talvez pq estavam lembrando de contos espíritas que leram.
Um conto sobre a própria vida. Interessante! Realmente deve ser um ramo importante do espiritismo! Inventar uma historia de vida para cada pessoa em singular.
Citação:Existem muitas possíveis explicações Pois...devem existir! Mais rebuscadas é certo, mas existem.
Citação:Vc conhece, por exemplo, a explicação do Pe. Quevedo? Não tens ninguém mais credível?
[ www.geocities.com]
[ www.pucsp.br]
Enfim, as explicações para evitar a explicação mais plausível acabam por ser elas mesmas ainda mais rebuscadas. Era precisamente aqui onde queria chegar.
Quanto as materializações, nunca li nada a respeito em concreto, por isso não tenho grande opinião formada. Talvez mais tarde veja algo a respeito.
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 22:17
Citação:Desconhecido Enfim, as explicações para evitar a explicação mais plausível acabam por ser elas mesmas ainda mais rebuscadas. Era precisamente aqui onde queria chegar.
Assunto: Relâmpagos
Explicação simples: é Zeus que está zangado.
Explicação rebuscada: "Os relâmpagos são produzidos basicamente pela radiação eletromagnética emitida por elétrons que, após serem excitados pela energia elétrica, retornam a seus estados fundamentais. Isto ocorre principalmente na Descarga de Retorno e por esta razão, no caso da descarga nuvem-solo, a geração da luz é feita de baixo para cima. A luz do relâmpago é bastante intensa devido à grande quantidade de moléculas excitadas. Pode-se observar que as ramificações do canal são menos brilhantes pela menor quantidade de cargas presentes nessa região. A geração de luz dura cerca de um décimo de segundo. Portanto, os fótons produzidos no início da trajetória, apesar de chegarem primeiro na retina do observador, conseguem mantê-la sensibilizada até a chegada dos fótons provenientes do final da trajetória. Por isso, é comum se pensar que o canal se iluminou todo de uma vez ou ainda que o relâmpago caiu, vindo de cima para baixo, talvez por colocarmos a nuvem como nossa referência. Geralmente a luz do relâmpago é de cor branca, mas pode variar, dependendo das propriedades atmosféricas entre o relâmpago e o observador." fonte
Assunto: sensação de já ter experimentado algo cuja lembrança escapa
Explicação simples: vidas passadas
Explicação rebuscada: "Ao longo dos anos, muitos cientistas ignoraram o déjà vu completamente devido à sua freqüente associação com experiências de vidas passadas, PES e abduções alienígenas. Essas associações deixaram o estudo do déjà vu um pouco estigmatizado. Recentemente, os pesquisadores deixaram de lado algumas dessas associações e começaram a colocar a tecnologia de imagens cerebrais a seu serviço. Colocando o estudo do déjà vu dentro do estudo da memória, eles esperam descobrir mais sobre como as memórias são formadas, armazenadas e recuperadas.
Eles já determinaram que o lobo temporal médio está envolvido na nossa memória consciente. Dentro do lobo temporal médio há o giro parahipocampal, o rinencéfalo e a amígdala. John D.E. Gabrieli, da Stanford University, descobriu em 1997 que o hipocampo nos possibilita recordar os eventos conscientemente. Ele também descobriu que o giro parahipocampal nos possibilita determinar o que é familiar e o que não é (e isso sem acessar uma memória específica para o fato)." (... continua...) fonte
Outras fontes:
[ pessoas.hsw.uol.com.br]
[ pt.wikipedia.org]
Isso reafirma o que dizia antes noutro lugar: o espiritismo tem a profundidade de um pires. Espíritas não tem explicações simples, eles são simplista e supersticiosos, o que é bem diferente.
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 22:48
Relampagos? Déjà vu?
Falamos de reencarnação ou de espiritismo?
O que escrevest sobre o relampago e o"Déjà vu" é como dizes mas... o que foi descrito é muitíssimo mais que um mero "Déjà vu". Aliás, de "Déjà vu" tem pouco! Vejamos um excerto:
"Um jovem indiano recordava-se, quando criança, de ter sido um homem chamado "Maha Ram". Após investigar o caso, descobriu-se que tal homem existiu e tinha sido morto com uma espingarda, disparada à queima roupa no peito. Posteriormente, ao comparar as marcas no peito do jovem com um desenho obtido junto a documentos da autópsia de Maha Ram, verificou-se que os ferimentos combinam perfeitamente com as marcas." retirado de: [ br.geocities.com]
Isto não me parece que seja um déjà vu.
Informação sobre o autor dos estudos
[ pt.wikipedia.org]
(E não me parece que seja espirita)
Uma entrevista feita ao Sr Ian Stevenson
[ www.terraespiritual.locaweb.com.br]
A entrevista apesar de estar num portal espirita, não pretendo falar de espiritismo. O entrevistado nada alegou sobre espiritismo, nem afirmou em parte alguma ser "crente" no espiritismo.
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 27 de June de 2009 00:14
Óh meu caro,
Citação:Desconhecido Agora fiquei impressionado com a vossa capacidade de argumentação!
Há certos níveis que a que não consigo chegar (descer)
Parabéns, ganharam (Falta saber o quê! lol) ;)
cumps a todos
Este teu comentário é o quê???
Citação:Desconhecido Usa o cérebro e larga as pedras
Cumprimentos
Alpha
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Demar (IP registado)
Data: 27 de June de 2009 05:13
David e demais colegas,
A questão da ressurreição é, de forma clara e com riqueza de detalhes, explicada pelo apóstolo Paulo, conforme adiante se verá. Diante de suas falas, chega-se à iniludível conclusão de que a ressurreição da carne NÃO EXISTE. Primeiramente, temos que:
- “A CARNE E O SANGUE (CORPO MATERIAL) NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS ”. (I Co.15:50)(grifo nosso).
Se existisse a ressurreição da carne, os ressurretos não poderiam ingressar no Reino de Deus, que é o REINO ESPIRITUAL, visto que “DEUS É ESPÍRITO”, conforme asseguram diversas passagens bíblicas. Existe completa incompatibilidade/impossibilidade de um corpo material ocupar o mundo espiritual. Como se isso, por si só, não bastasse, joguemos uma pá de cal na crença da ressurreição da carne, através do ensino bíblico seguinte, a saber:
- “SEMEIA-SE CORPO ANIMAL (DE CARNE E OSSO), RESSUSCITARÁ CORPO ESPIRITUAL. SE HÁ CORPO ANIMAL, HÁ TAMBÉM CORPO ESPIRITUAL”. (I Co.15:44).(grifo nosso).
Essa citação bíblica é de uma clareza impressionante, declarando que a ressurreição que existe NÃO É A DO CORPO CARNAL/MATERIAL, que era pó e pó se tornará, mas sim, ESPIRITUAL, ou seja: do ESPÍRITO para o Mundo Espiritual. Se existem DOIS CORPOS: um material e outro espiritual, e se o apóstolo disse claramente que ressuscitará o CORPO ESPIRITUAL (de substância etérea e fluídica), então qual seria a necessidade da ressurreição, também, do corpo carnal?!. Nenhuma, e mesmo porque o apóstolo Paulo descartou, terminantemente, essa hipótese, deixando claríssimo que o CORPO MATERIAL não ressuscita. (corpo animal é o de carne e sangue e o espiritual é o espírito que animava esse corpo). Mas o golpe mortal na tese da ressurreição da carne surge através da passagem bíblica seguinte, expressado pelo apóstolo João, que corrobora as explicações de Paulo:
- “O ESPÍRITO É O QUE VIVIFICA, A CARNE PARA NADA APROVEITA (CORPO MATERIAL)...”(Jo. 6:63). Grifo nosso.
João disse claramente que o que VIVE é o espírito e que o corpo material, de carne e osso, para NADA aproveita (não abriu nenhuma exceção, nem para a equivocada ressurreição da carne). Veremos, a seguir, um texto do VELHO TESTAMENTO, que também inviabiliza a pretensa e equivocada teoria da ressurreição da carne:
- “QUE HOMEM HÁ, QUE VIVA, E NÃO VEJA A MORTE? OU QUE LIVRE A SUA ALMA DO PODER DO MUNDO INVISIVEL?” (Salmos 89:48).O versículo supra, ensina, de maneira cristalina e irrefutável, que NÃO EXISTE NENHUM HOMEM QUE NÃO MORRA e se submeta ao PODER DO MUNDO ESPIRITUAL. Deixa claro, ademais, que o MUNDO ESPIRITUAL (MUNDO INVISIVEL) EXISTE. O Novo Testamento confirma a existência desse MUNDO:
“NÃO NOS PRENDAMOS ÀS COISAS VISÍVEIS, QUE SÃO TRANSITÓRIAS, MAS ÀS INVISÍVEIS, QUE SÃO ETERNAS”- Hb.11:3.
Co.II-4:18: “NÃO ATENTANDO NÓS NAS COISAS QUE SE VEÊM, MAS NAS QUE NÃO SE VEÊM; PORQUE AS QUE SE VEÊM SÃO TEMPORAIS, E AS QUE NÃO SE VEÊM SÃO ETERNA”.
Os textos acima demonstram que é necessário dar atenção prioritária ao MUNDO ESPIRITUAL, que é eterno e mais importante, enquanto que o mundo MATERIAL, no qual se incluem os corpos de carne e osso, é TRANSITÓRIO/TEMPORAL. Assim sendo, não faz sentido a ressurreição carnal, de vez que integrando o mundo material, não poderá ser eterna.
- Está escrito, em Rm 8:8, que “OS QUE ESTÃO NA CARNE NÃO PODEM AGRADAR A DEUS...”.
Quem são os que “estão na carne”?!. Soa lógico, os ESPÍRITOS ENCARNADOS. Quem mais poderia ser?. Analisando-se o texto acima, chega-se à conclusão de que os RESSUSCITADOS EM CARNE E SANGUE também NÃO PODEM AGRADAR A DEUS e muito menos ingressar no Reino Divino sob esta condição.
-cont.-
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Demar (IP registado)
Data: 27 de June de 2009 05:21
-cont.-
O apóstolo Paulo não tinha a menor dúvida de que não é o corpo físico que retorna à vida; vejamos em
ICo. 15,35-44: “ Mas dirá alguém, como é que os mortos vão ressuscitar? Com que corpo virão? Louco! O que semeias não reviverá, se não morrer antes. E o que semeias não é o corpo a se formar, mas grão nu, de trigo, por exemplo, ou de qualquer planta. E Deus que lhe dá um corpo que bem entende,, e a cada semente, o seu corpo apropriado. Toda a carne não é a mesma carne, mas uma é a carne dos homens, outra a carne das feras, outra, a carne das aves, outra, a dos peixes. Há corpos celestes e corpos terrestres; mas um é o esplendor dos corpos celestes e outro o dos terrestres. Um é o brilho do Sol e outro o brilho das estrelas. E uma estrela brilha diferente de outra estrela. Assim também na ressurreição dos mortos; semeado na podridão, o corpo ressuscita incorruptível. Semeado na humilhação, ele ressuscita glorioso. Semeado frágil, ressuscita forte. E SEMEANDO UM CORPO ANIMAL, RESSUSCITA UM CORPO ESPIRITUAL. COMO HÁ UM CORPO ANIMAL, HÁ TAMBÉM UM CORPO ESPIRITUAL”.
O apóstolo Paulo fez nítida distinção entre os dois corpos que possuímos: um corpo físico e outro, corpo espiritual, tendo asseverado que é com o último que iremos ressuscitar no mundo espiritual. Tão certo estava disto, que ainda arrematou: “A CARNE E O SANGUE NÃO PODEM HERDAR O REINO DE DEUS” (I Co.15:50).
Comensurando-se os ensinamentos do apóstolo Paulo (e João), chega-se à ineludivel conclusão de que existem três tipos de ressurreições na Bíblia:
1º TIPO – Quando ocorre a DESENCARNAÇÃO (morte corporal), acontece a ressurreição do espírito no plano espiritual. Submetido ao juízo, (juízo da consciência), haverá um balanço daquilo que o espírito encarnado tiver feito de bom e de mal. Reprovado, voltará à nova reencarnação,e, assim, sucessivamente, até conseguir o que Jesus ordenou: “Sede perfeitos...”. E nunca atingiremos o objetivo dessa perfeição, se não cumprirmos outra determinação de Jesus, que é a de “amar a Deus...e o próximo como a si mesmo (amar verdadeiramente e de forma operativa, com ações, e não “DE BOCA ou de LÍNGUA”, segundo ainda asseverou Jesus). Pode-se renascer em condições melhores ou piores do que à reencarnação anterior, dependendo de nossos méritos/deméritos adquiridos.
"Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." (2 Coríntios 5.10) Vê-se do texto que quem comparece ao tribunal do Cristo, e recebe segundo o que tiver feito através do corpo, é o ESPÍRITO que o animou.
2º TIPO – Ressurreição NA CARNE, quando da REENCARNAÇÃO/ENCARNAÇÃO; (volta do espirito, oriundo do mundo espiritual, ao corpo = RENASCER DE NOVO = Jesus).
3º TIPO - RESSURREIÇÃO DEFINITIVA no Mundo Espiritual, quando o espírito atingiu a PERFEIÇÃO necessária (“Sede perfeitos....” = JESUS) e suficiente, de modo que não sejam mais necessárias as reencarnações, mercê de nossa evolução e perfeição moral, ou seja: quando eliminadas, de maneira completa, toda a maldade/impureza/imperfeição moral, e, amarmos, EFETIVAMENTE, a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos. Nesta fase é que seremos merecedores do Reino Divino e Sua felicidade plena. Ai estará a VERDADEIRA FELICIDADE, onde não haverá mais choro e “ranger de dentes” (sofrimento de qualquer natureza).
Até aqui procurei demonstrar, biblicamente, que a ressurreição da carne NÃO EXISTE. Saliento que não é pretensão minha de convencer ninguém, eis que cada qual tem o seu livre-arbítrio e está dentro de um estado evolutivo próprio. Cada coisa no seu devido tempo....Na próxima postagem demonstrarei, bíblicamente, que Jesus Cristo não ressuscitou em seu corpo físico.
Demar.
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 27 de June de 2009 08:35
Citação:Demar David e demais colegas,
A questão da ressurreição é, de forma clara e com riqueza de detalhes, explicada pelo apóstolo Paulo, conforme adiante se verá. Diante de suas falas, chega-se à iniludível conclusão de que a ressurreição da carne NÃO EXISTE.
Claro está que, para concluir o contrário do que o apóstolo Paulo ensinou, vc interpretou muito mal as passagens que citou. O termo "carne" (sarx), no contexto paulino, não é para ser lido em sentido literal. Ora, isso é básico demais! Está no Credo Apostólico e qq criancinha cristã que foi um dia na catequese já sabe: "... creio da ressurreição da carne". Toda a igreja cristã, desde os apóstolos, sempre acreditou e ensinou a ressurreição da carne, é dogma de fé. Vc errou feio.
Rom 8:11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
1Co 15:12 Ora, se se prega que Cristo foi ressucitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos?
1Co 15:13 Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado.
1Co 15:14 E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
Luc 24:36 Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.
Luc 24:37 Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.
Luc 24:38 Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? e por que surgem dúvidas em vossos corações?
Luc 24:39 Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho.
Luc 24:40 E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.
Luc 24:41 Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer?
Luc 24:42 Então lhe deram um pedaço de peixe assado,
Luc 24:43 o qual ele tomou e comeu diante deles.
Paz e Fogo.
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 28 de June de 2009 19:19
Alpha
Citação:Desconhecido Usa o cérebro e larga as pedras
-Usar o cérebro porque se olhar as coisas sem ser apenas pelo "lado negativo" das coisas, verá mais claramente o que quero dizer, e mais ainda que quando aqui escrevo não é de modo algum de má fé, ou por ser do contra.
Não o chamei de burro de modo algum. Não costumo atribuir tarefas a quem não se revela capaz de as cumprir! lol
Se disse para o usar é porque de facto transpareces ser uma pessoa minimamente inteligente, se me permites a observação.
-Largar as pedras no sentido de quem está sempre com "7 pedras na mão".
Não vejo onde está o baixo nível.
Depreciativo isso sim é atribuir qualidades a alguém com o claro intuito de a diminuir durante um debate, ou usando outros métodos que não a argumentação direccionada e relacionada com o tópico em questão.
cumps
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 28 de June de 2009 19:59
Olá, Desconhecido.
Eu nunca tive contacto com os Espíritas, aqui em Lisboa são muito poucos (pelo menos nunca vi nenhuma igreja espírita), assim que não sei praticamente nada acerca das vossas crenças. Essa é uma das razões porque nunca respondo aos vossos posts.
Sei no entanto que acreditam na reencarnação e na comunicação com pessoas falecidas, correcto?
Podia-me explicar em breves frases quais as crenças principais (e os livros sagrados) da vossa fé ou então dar-me um site "credível" sobre o assunto? Obrigada.
"Cristo salva! Eu creio" - Flor
Paz do Senhor para Todos!
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 28 de June de 2009 20:26
Ola Cristo Salva, mais uma vez repito que não me considero espírita. Não me considero em bom rigor pertencente a alguma crença ou filosofia em termos exclusivos. Mas posso certamente ajudar em algo. Enviarei por mensagem privada.
Apenas respondi aqui por esclarecimento, e para evitar que haja replicas baseadas em algum "mal entendido".
cumps
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 28 de June de 2009 20:41
Certo, Desconhecido! Desculpe, e obrigada pela resposta :)
Flor.
"Cristo salva! Eu creio" - Flor
Paz do Senhor para Todos!
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 12:09
Olá Desconhecido
Citação:DesconhecidoAlpha
Citação:Desconhecido Usa o cérebro e larga as pedras
-Usar o cérebro porque se olhar as coisas sem ser apenas pelo "lado negativo" das coisas, verá mais claramente o que quero dizer, e mais ainda que quando aqui escrevo não é de modo algum de má fé, ou por ser do contra.
Não o chamei de burro de modo algum. Não costumo atribuir tarefas a quem não se revela capaz de as cumprir! lol
Se disse para o usar é porque de facto transpareces ser uma pessoa minimamente inteligente, se me permites a observação.
-Largar as pedras no sentido de quem está sempre com "7 pedras na mão".
Não vejo onde está o baixo nível.
Depreciativo isso sim é atribuir qualidades a alguém com o claro intuito de a diminuir durante um debate, ou usando outros métodos que não a argumentação direccionada e relacionada com o tópico em questão.
cumps
Ok, desculpa, não entendi desse modo.
Mas as duas questões que te coloquei mantêm-se, pois não tive resposta.
Cumprimentos
Alpha
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 14:14
Estas questões suponho:
Citação:Porquê? Realmente aprendes mais?
Olha o teu caso, não sentes que hoje tens mais conhecimento, maior sentido "moral" do que tinhas por exemplo na tua adolescência? Não vejo como poderias continuar a progredir nesse sentido de fosses dotado de um corpo que impedisse ou fosse um empecilho nessa mesma progressão. É o que eu penso.
Citação:Parte 2, « logo não admira que a população mundial aumente sobre essa perspectiva». Qual é a relação entre ambas as partes?
Isto já expliquei algures, mas tal como já disseram algures, duvido que não aches a mesma explicação "sem sentido". Respondi logo depois, onde até mantive um dialogo com o vítor. Se aquilo não é a resposta que procuras...bem, então não te sei dar outra resposta.
cumps
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 30 de June de 2009 00:32
Olá Desconhecido,
Alguns dos motivos pelos quais considero o espiritismo e a reencarnação doutrinas erradas passam por conclusões e pressupostos como as que escreves aqui.
Repara, presumes haver um aumento da consciência moral com o avançar da idade. Até aqui estamos de acordo, com a ressalva de que nem sempre é assim. A conclusão que retiras, depois, é que já não faz sentido: sem corpo, poderíamos progredir muito mais. Não faz sentido por dois aspectos, pelo menos.
Primeiro, e à luz da própria doutrina que segues, a reencarnação pressupõe a união da alma com o corpo. Como já referiste por diversas vezes, a finalidade da reencarnação é o aperfeiçoamento moral e o aumento da consciência. Ou seja, e mantendo o exemplo, o aumento da consciência moral continua a estar sujeito a uma união alma-corpo, donde se pode, desde já, concluir que a ideia que defendes agora não tem sentido.
Em segundo lugar, e mantendo o exemplo, a moral respeita aos actos que o ser humano pratica com conhecimento e de livre vontade. O homem não é só matéria nem só alma, mas sim a união corpo e alma, penso que até aqui estamos de acordo. Sucede então, que a consciência moral respeita ao homem - união alma-corpo - e do julgamento dos actos que pratica. Ou seja, também nesta perspectiva a tua afirmação carece de sentido.
Quanto à «migração da almas»,
Primeiro, «cada cabeça sua sentença» não é uma fórmula mágica que serve para legitimar o que nos apeteça.
Relativamente à tua tese, é descabida pelo seguinte:
1. Dizes que na reencarnação não existe regressão, ou seja, não se anda de cavalo para burro. Assim, as almas nunca poderiam ser mais do que aquilo que já foram. A existir uma variação positiva do número de almas, só poderia ser explicado com a criação de novas almas humana, logo não-reencarnadas, o que só por si iria abalar os fundamentos das almas eternas que já vi defender por aqui.
2. Se, por mera hipótese académica, fosse admissível, primeiro, a reencarnação, segundo, duma alma não humana num corpo humano, levantar-se-ia o mesmo problema da reencarnação vs. criação (incompatíveis segundo os defensores da reencarnação aqui do fórum) numa escala muito maior.
Por fim, o principal erro na defesa desta doutrina, e no teu caso particular que te assumes como cristão, é que contraria frontalmente a Revelação. Um cristão é cristão quando usa todo o seu ser para glorificar a Deus, vivendo os Seus mandamentos e ensinamentos. Ensinamentos esses que nos dizem que todas as almas são criadas directamente por Deus e que por Ele serão julgadas, seguindo-se uma sentença eterna.
Cumprimentos
Alpha
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 30 de June de 2009 01:49
Ola Alpha
Citação:Repara, presumes haver um aumento da consciência moral com o avançar da idade. Até aqui estamos de acordo, com a ressalva de que nem sempre é assim. A conclusão que retiras, depois, é que já não faz sentido: sem corpo, poderíamos progredir muito mais. Não faz sentido por dois aspectos, pelo menos.
Confesso que fui pouco feliz na escolha das palavras.
O corpo é necessário para actuar no mundo material. Sem corpo, não sofremos as influências do meio envolvente, pelo menos de forma tão intensa, que são necessárias para a nossa aprendizagem. Se assim não considerasse, pouco sentido faria estarmos aqui agora neste estado. Como estamos agora, sem corpo ficaríamos na passividade, pois o sentimento de caridade e de ajuda ao próximo ainda tem muito que desenvolver.
Citação:Primeiro, e à luz da própria doutrina que segues, a reencarnação pressupõe a união da alma com o corpo. Como já referiste por diversas vezes, a finalidade da reencarnação é o aperfeiçoamento moral e o aumento da consciência. Ou seja, e mantendo o exemplo, o aumento da consciência moral continua a estar sujeito a uma união alma-corpo, donde se pode, desde já, concluir que a ideia que defendes agora não tem sentido. Penso que esteja esclarecido pelo que escrevi acima.
Citação:Em segundo lugar, e mantendo o exemplo, a moral respeita aos actos que o ser humano pratica com conhecimento e de livre vontade. O homem não é só matéria nem só alma, mas sim a união corpo e alma, penso que até aqui estamos de acordo. Sucede então, que a consciência moral respeita ao homem - união alma-corpo - e do julgamento dos actos que pratica. Ou seja, também nesta perspectiva a tua afirmação carece de sentido. Refiro-me ao desenvolvimento da moral que respeita aos actos que o ser humano pratica com conhecimento e de livre vontade, como referiste. E é também como não poderia deixar de ser, fruto do seu julgamento. O que aprimora isso são as experiências por que passa, que vão delineando o que considera bom e mau.
Um exemplo é alguém pensar: "Vou fazer isto àquele porque gostaria que fizessem o mesmo por mim", ou "Eu fiz isto, e depois fizeram-me o mesmo e não gostei, não devo portanto voltar a fazê-lo". São exemplos de reflexões que ajudam.
Citação:1. Dizes que na reencarnação não existe regressão, ou seja, não se anda de cavalo para burro. Assim, as almas nunca poderiam ser mais do que aquilo que já foram. A existir uma variação positiva do número de almas, só poderia ser explicado com a criação de novas almas humana, logo não-reencarnadas, o que só por si iria abalar os fundamentos das almas eternas que já vi defender por aqui.
De cavalo para burro e de burro para cavalo tem dois sentidos diferentes.
Digo que existe progressão (assumi que o cavalo fosse mais inteligente que o burro. lol).
Apenas quis dizer que não "andas para trás", mas "apenas para a frente", e não que ficamos "estagnados". Se assim fosse, que destino seria o nosso, voltar perpetuadamente ao mesmo. Há quem defenda que uma pessoa pode reencarnar num animal, mas no meu ponto de vista, não vejo qual o propósito de tal consideração.
Citação:2. Se, por mera hipótese académica, fosse admissível, primeiro, a reencarnação, segundo, duma alma não humana num corpo humano, levantar-se-ia o mesmo problema da reencarnação vs. criação (incompatíveis segundo os defensores da reencarnação aqui do fórum) numa escala muito maior.
Uma duvida que me apareceu sobre a teoria da evolução é a seguinte:
-Entre os animais e o homem primitivo de à milhares de anos, a "lei do mais forte" é claramente expressiva. O mais fraco morre e o mais forte sobrevive, sendo o autor da prol seguinte. Até aqui o raciocínio é mais do que lógico.
-Actualmente o ser humano encontra-se praticamente livre da selecção natural. Então, seria de esperar que pelo menos a evolução estagnasse, pois mesmo as pessoas com "defeitos físicos" sobrevivem e reproduzem-se, mas aparentemente continuamos a evoluir e com uma aparente sintonia à escala global.
Existe um estudo, que infelizmente não me recordo qual, em que se investigava qual a razão de cada vez mais crianças terem os "dentes tortos" na infância, onde a investigadora descobriu que se devia a um osso no nosso crânio (com a sua base no "céu da boca") cuja inclinação aparenta ser mais verticalizada. Observou-se que tal tendência desde o primeiro hominídeo até ao actual, e que a inclinação desse osso se relaciona com o aumento da nossa caixa craniana, como se todo o esqueleto se desenvolvesse em torno daquele osso específico. O fenómeno verificou-se por todo o mundo, como? Não sei responder. Se estamos livres da selecção natural, seria de esperar que houvessem também regressões evolutivas gerais e não apenas evolução.
Mas uma conclusão é que talvez o nosso espírito tenha pelo menos alguma influência na evolução do nosso corpo. Talvez o espírito e o corpo estejam mais unidos do que se possa imaginar. Assim, não há criação de nada, mas um "moldar" constante de vários factores, conhecidos e desconhecidos sobre o corpo humano. Aqui fico-me pelo campo das hipóteses pois nunca vi nada que suportasse tal ideia de forma clara, apesar de me ser completamente lógica.
Quanto à alma em si, assume-se que evoluiu o suficiente para ter capacidade de usufruir das capacidades de um corpo humano, digo capacidade porque não quer dizer que acabe por explorar as suas potencialidades de facto.
O que acontece se deres muito dinheiro a alguém que sempre viveu na miséria? Certamente iludir-se-ia inicialmente com tanto dinheiro, pensando que "pode tudo", e só depois com o tempo aprenderá (se aprender) a gerir eficazmente a sua fortuna (ou o que restar dela), assim como a fazer um uso mais justo da mesma.
Da para ter uma ideia de quanto complexas podem ser as ramificações, e o incalculável numero de variáveis em jogo. Confesso que me requeriu bastante capacidade de abstracção para que isto fizesse sentido. Já fui como tu, contra a reencarnação, e não mudaria se de facto não fizesse todo o sentido o que acredito.
Citação:Por fim, o principal erro na defesa desta doutrina, e no teu caso particular que te assumes como cristão, é que contraria frontalmente a Revelação. Um cristão é cristão quando usa todo o seu ser para glorificar a Deus, vivendo os Seus mandamentos e ensinamentos. Ensinamentos esses que nos dizem que todas as almas são criadas directamente por Deus e que por Ele serão julgadas, seguindo-se uma sentença eterna. A reencarnação não contraria a Reencarnação, nem as considerações que enumeraste aqui.
-Não poderei glorificar a Deus, vivendo os ensinamentos e mandamentos?
-Apesar de se assumir que as almas andam de "corpo" em "corpo", não teve alguém que as criar previamente?
-Não pode cada um ser julgado após a morte?
-Não pode a sentença eterna estar associada ao futuro do nosso planeta? Eu penso que esse conceito se prende a um novo patamar que o nosso planeta atingirá, onde o sofrimento será abolido, sendo todos os "praticantes do mal" relegados eternamente para outras paragens enquanto não abandonarem as suas praticas. Pode ser, pode não ser... não sei.
Espero ter esclarecido melhor a minha posição, e que não dê origem a mais um debate de "troca de galhardetes" como infelizmente se tem visto muito por aqui.
cumps
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 de July de 2009 14:40
[ www.youtube.com]
-Tou-te a falar do espirito pá...das encarnadelas...
-rincarnadelas..
-Isso é da segunda vez...tu primeiro encarnas...a não ser que sejas vegetariano, e só reencarnas da segunda vez e é se quiseres...não é obrigado
-ah nãp?!
-Não...se ficares bem incarniçado à primeira...tá-se bem...
-Ah!!
...
genial...
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 29 de July de 2009 14:03
E porque o tema está longe do esgotamento...
"...a doutrina da reencarnação, também conhecida como “transmigração das almas” ou Gilgul Neshamot, é uma parte integrante e bastante bem documentada do judaísmo. A doutrina é amplamente explicada no Zohar e posteriormente pelo rabino Isaac Luria no livro Shaar Ha’Gilgulim (Os Portais das Reencarnações), escrito em meados do século XVI.
Rav Avraham Brandwein, um rabino contemporâneo, reitor da Yeshiva (academia religiosa) Kol Yehuda Zvi, de Jerusalém, escreve que em Shaar Ha’Gilgulim, Isaac Luria “explica que Adão possuía uma alma universal (neshamah klalit) que incluía aspectos de toda a criação. A sua alma incluía também a unidade de todas as almas da Humanidade. É por isso que uma única acção sua pôde ter um impacto tão poderoso. Depois de ‘ter comido da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal’, a sua alma fragmentou-se em milhares e milhares de pedaços [faíscas] – fragmentos e fragmentos de fragmentos – que subsequentemente viriam a encarnar em cada ser humano que nasceu até hoje e que ainda nascerá. O objectivo destes fragmentos/almas é realizar juntos o tikkun (rectificação) que Adão deveria ter alcançado sozinho.”...
“no judaísmo não existem os conceitos de Céu, Inferno ou Salvação” e que, por isso mesmo, as preocupações teológicas e éticas do judaísmo se centram “unicamente nesta vida”, o sentido tinha como ponto de partida uma comparação com as doutrinas cristãs. No judaísmo não existe o conceito de “punição eterna” contido na definição cristã de Inferno. Após a morte, parte da alma é “reciclada” e volta a encarnar, de forma a efectuar as correcções (Tikkun) necessárias para que possa cumprir o seu destino final de reunificação ao Criador.""
in,
[ ruadajudiaria.com]
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 29 de July de 2009 23:55
Isto da alma ser reciclada parece muito ecológico. Mas se é parte dela, o que se faz ao resto da alma?
Desculpem mas, que eu saiba, no tempo de Cristo havia os que acreditavam na Ressurreição e os que não acreditavam. Veja-se, por exemplo, um discurso de S. Paulo.Nunca vi que Cristo dissesse que havia reencarnação. No caso daquele que pedia para Lázaro vir avisar os irmãos a resposta do Senhor é bem clara.
Seria fácil...o pobre Lázaro reencarnava e contava o que se passava...e até o próprio podia vir cá... dar o aviso.
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
|
|