Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 4 de 9
Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de June de 2008 03:24

Parece tolice querer saber o que é a consciência, se nós a vivemos todo dia, toda hora.
Mas se olharmos mais criteriosamente a gente vai entender que nem sempre a gente age com a consciência, muitas vezes estamos agindo inconscientemente, muitas vezes quem age não sou eu, mas é como se fosse um outro em mim.
Quando eu ajo como se fosse um outro em mim, então eu não estou agindo consciente. Pois quem é consciente é o Eu que age, que sabe falar, que sabe agir, que sabe sentir sobre uma realidade.
Se eu não me reconhecer no que eu faço então eu não estou consciente. Se não me integro com a realidade que me circunda então eu não estou consciente.Quem é consciente é justamente o eu.
Quando psicanalista francês Jacques Lacan fala sobre o inconsciente, fala que o inconsciente é o grande outro, que não eu, o inconsciente não sou eu.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de June de 2008 03:28

Daí a importância da gente entender o que vem a ser a consciência.
Se a consciência nunca se ausentasse de nós, não teríamos razão para querer saber o que ela é.
Além disso, todos os dias, perdemos a consciência solenemente/completamente durante o sono
Quando dormimos perdemos a consciência, mas continuamos vivos.
Quando dormimos o Eu deixa de me calcular .O Eu me calcula, eu me calculo.
Mas quando dormimos não nos calculamos mais, cessa o cálculo de si mesmo.
. É como se a gente morresse e a cada manhã revivesse, só que o cérebro continua em funcionamento, o que é suspenso é a atividade de nos calcular , o que é por excelência uma atividade consciente .
Além disso, existem cálculos que não cessam quando dormimos, cálculos não feitos pelo eu .
Esses cálculos se apresentam como sonhos.
O sonho é o cálculo que o cérebro faz quando estamos dormindo que às vezes se torna consciente outras vezes não.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de June de 2008 03:31

Quando dormimos o eu não me calcula mais, pois estamos entregues ao que alguns doutores chamam de mim corporal. Não é o eu sujeito da ação sobre um objeto , mas é o mim corporal.
O mim corporal nesta linguagem designa a totalidade do meu organismo, no que existe de mais verdadeiro nela , portanto não está ao alcance do meu cálculo.

Mas o mim corporal calcula por si mesmo aquilo que somos.
Calcula nossos sonhos, nossa pressão arterial, calcula o controle da nossa temperatura para mantê-la estável, calcula nosso funcionamento. Em verdade somos muito pouco conscientes

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de June de 2008 03:55

os místicos são bons definidores consciência mais nunca vão tentar defini-la.
Se perguntar sobre ela eles vão dizer: meditem e descubram .
De fato os místicos tiveram experiências indizível.
Uma dessas experiências místicas curiosas é a de São Tomás de Aquino, no sacrário...

Santo Antonio e Santa Clara bilocavam e não sabemos como.

São fenômenos que a gente não sabe explicar, mas existem.

Não é uma relação sujeito-objeto. Não é a postura de Kant em que o objeto se interioriza, nem a de Schopenhauer sobre o sentido ao objeto.
* Esta capacidade não pode ainda ser objeto da metodologia cientifica moderna.
Porque não tem controle , não dá para fazer num laboratório
A psicologia, a psiquiatria e a filosofia não têm explicação para esses fenômenos.
Quem se ocupa disso é a parapsicologia, mas sem fazer ciência moderna, pois esta exige previsão e controle daquilo que é estudado. Descrever, explicar, controlar e prever.
Esse fenômeno extra-sensorial não pode ser explicado, controlado, nem previsto. Pode ser no máximo descrito. Faz, portanto parte de outra metodologia de construção do saber.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de June de 2008 04:01

Na moderna neurociência , uma das maneiras de estudar a relação entre sistema nervoso e comportamento e/ou sua fisiologia é pelo Estudo da mente (psique) e/ou comportamento.
Mais ainda não existe consenso sobre as causas biológicas e psicossociais,nas alterações psiconeuroendócrino fisiológicas da experiência religiosa ou êxtase religioso e estados alterados de consciência induzidos por técnicas como meditação e yoga.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de June de 2008 08:20

Chris

tu desculpa lá mas, o que é que andas a ler?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de June de 2008 19:49

Muita coisa Lena, menos que eu gostaria, mais do que dou conta ...
[...]

Lamento muitos nao estarem abertos á novidade.
O evangelho é novidade, boa novidade...
Se a gente nao tivesse a mania que já querer saber tudo, nao nos fechariamos a novidade da vida, que faz cada dia ser novo.
Somos muito pouco conscientes e temos dificuldades de percepção.
[...]

______
[Editado por Alef: suprimi duas frases, a pedido da Chris.]



Editado 1 vezes. Última edição em 14/06/2008 19:04 por Alef.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de June de 2008 19:59

Nem tudo a ciencia pode explicar.
Deus nao é explicado pela ciencia , mas pela fé.
O modelo cartesiano nao dá resposta para tudo.
Alías separa corpo e alma . O Dualismo .
Faltam categorias para explicar o que é a Consciencia, A inteligencia incriada, é mais fácil dizer o que nao é a Consciencia .
Um embrião HUMANO é diferente de um animal , pela sua alma espiritual.
Sim é o Espirito que cria a matéria e nao a materia que cria o espirito.
Não é o cerebro que cria a Consciencia .
Com a morte a alma mantem a tua identidade , a sua história pessoal.
Estão a confundir atos conscientes e correlatos da consciencia no cérebro que os exames TEP pode demonstrar com a Consciencia em si.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: RapazinhoAteu (IP registado)
Data: 10 de June de 2008 20:13

Citação:
Chris Luz BR
Existem alma vegetal; alma animal . alma humana.
A alma humana é espiritual, sendo o homem o unico animal capaz de Deus.
Capaz de amar com agape como Deus, e capaz de fazer ciencia , de criatividade, pela consciencia que existe nele.



A alma é aquilo que te dá identidade, onde estão todas as memórias inscritas.
O espírito é aquele que te dá a dinamys de dentro para fora , é aquele que te leva a ; uma mística. È aquela força que dentro de você se move e te leva a tomar posição, a agir, a realizar uma coisa boa.
Na antropologia semita se chama “Coração inteligente” , uma inteligência silenciosa, um espaço de silêncio ( parte divina do homem). Alguns consideram o nous não como a parte divina do homem, mas como o local onde o divino se reflete no homem e utilizaram para falar disso da imagem do espelho. O espelho quando completamente limpo, pode refletir a luz e tornar-se luz apesar de não ser fonte de luz. Na tradição cristã se dirá que João Batista é o testemunho da luz, mas não é a luz. Ele é o nous , mas não é o Pneuma. Ele é a lua que reflete a luz e que ilumina a noite, mas não é o sol. Ele apenas reflete o sol.
As três dimensões anteriores estão atravessadas pelo Pneuma. O Pneuma é o sopro, o grande sopro da vida, a energia criadora, o Espírito Santo.(pg. 55 livro: Terapeutas do deserto – Vozes).
Hoje já se fala de inteligencia espiritual - QS, além de QI e QE.

A isso tudo chama-se o "funcionamento do cérebro". Não tentes desviar as coisas para outros sentidos(se é que isso foi uma resposta à minha afirmação) Se não foi, serve na mesma.

Citação:
Chris Luz BR
Parece tolice querer saber o que é a consciência, se nós a vivemos todo dia, toda hora.
Mscas se olharmos mais criteriosamente a gente vai entender que nem sempre a gente age com a consciência, muitas vezes estamos agindo inconientemente, muitas vezes quem age não sou eu, mas é como se fosse um outro em mim.
Quando eu ajo como se fosse um outro em mim, então eu não estou agindo consciente. Pois quem é consciente é o Eu que age, que sabe falar, que sabe agir, que sabe sentir sobre uma realidade.
Se eu não me reconhecer no que eu faço então eu não estou consciente. Se não me integro com a realidade que me circunda então eu não estou consciente.Quem é consciente é justamente o eu.
Quando psicanalista francês Jacques Lacan fala sobre o inconsciente, fala que o inconsciente é o grande outro, que não eu, o inconsciente não sou eu.

Explica-me lá porque te baseias tantas vezes no que as outras pessoas dizem? Não tens opinião própria? Precisas de te justificar com o que os outros dizem? Não compreendo..

Em relação ao que disseste, apenas te digo, que mais uma vez tentaste desviar o assunto para outro lado, que te puderá favorecer. Porque é que dizes que muitas vezes estamos a agir inconscientemente? Não será da rotina do dia-a-dia/quotidiano? Porque é que temos que justificar as coisas que não compreendemos com Deus?

E se ninguém se tivesse lembrado de justificar a imcompreensão relativamente a muitas coisas inexplicáveis com algo superior a nós? Tu hoje justificavas-te com "Ele"? Provavelmente não.

Se eu inventasse agora um ser abstracto, justificando as coisas más nele as pessoas eram bem capazes de acreditar, pois teria que existir, supostamente, uma explicação para as coisas inexplicáveis.

Citação:
Chris Luz BR
Quando dormimos o eu não me calcula mais, pois estamos entregues ao que alguns doutores chamam de mim corporal. Não é o eu sujeito da ação sobre um objeto , mas é o mim corporal.
O mim corporal nesta linguagem designa a totalidade do meu organismo, no que existe de mais verdadeiro nela , portanto não está ao alcance do meu cálculo.

Mas o mim corporal calcula por si mesmo aquilo que somos.
Calcula nossos sonhos, nossa pressão arterial, calcula o controle da nossa temperatura para mantê-la estável, calcula nosso funcionamento. Em verdade somos muito pouco conscientes

Agora baseias-te em Doutores. E tentas desviar o tema para outros lados, e é isso que a religião tem feito até hoje para se escapar daqueles que "abusam da língua"

A isso a que dás o nome de "mim corporal" tem o seu lado verdadeiro, no entanto, dizes que nós não estamos activos, o que não é verdade, o nosso cérebro está sempre activo mesmo quando dormimos. Em relação à consciência do coração a bater e bombear o sangue pelo nosso corpo é estúpido falar nisso, pois mesmo quando estamos acordados não temos consciência desse efeito, o mesmo se passa com a respiração, o suor, etc. São actos INVOLUNTÁRIOS! Sempre as podes comparar com a consciência, agora dizer que são actos inconscientes, é estúpido, porque nunca temos consciência deles.

Citação:
Chris Luz BR
os místicos são bons definidores consciência mais nunca vão tentar defini-la.
Se perguntar sobre ela eles vão dizer: meditem e descubram .
De fato os místicos tiveram experiências indizível.
Uma dessas experiências místicas curiosas é a de São Tomás de Aquino, no sacrário...

Santo Antonio e Santa Clara bilocavam e não sabemos como.

São fenômenos que a gente não sabe explicar, mas existem.

Não é uma relação sujeito-objeto. Não é a postura de Kant em que o objeto se interioriza, nem a de Schopenhauer sobre o sentido ao objeto.
* Esta capacidade não pode ainda ser objeto da metodologia cientifica moderna.
Porque não tem controle , não dá para fazer num laboratório
A psicologia, a psiquiatria e a filosofia não têm explicação para esses fenômenos.
Quem se ocupa disso é a parapsicologia, mas sem fazer ciência moderna, pois esta exige previsão e controle daquilo que é estudado. Descrever, explicar, controlar e prever.
Esse fenômeno extra-sensorial não pode ser explicado, controlado, nem previsto. Pode ser no máximo descrito. Faz, portanto parte de outra metodologia de construção do saber.

Se tu não tens opinião própria como é que podes escrever algo?

Citação:
Chris Luz BR
Na moderna neurociência , uma das maneiras de estudar a relação entre sistema nervoso e comportamento e/ou sua fisiologia é pelo Estudo da mente (psique) e/ou comportamento.
Mais ainda não existe consenso sobre as causas biológicas e psicossociais,nas alterações psiconeuroendócrino fisiológicas da experiência religiosa ou êxtase religioso e estados alterados de consciência induzidos por técnicas como meditação e yoga.

Citação:
Lena
Chris
tu desculpa lá mas, o que é que andas a ler?

Eu acho que ele anda a fazer copy paste do Wikipedia.. se for preciso nem sabe do que escreveu.. :/

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de June de 2008 20:57

Chris

podes explicar-me o que são "correlatos"? É que nós não usamos esse termo. Não estou a dizer que está bem ou mal, simplesmente em português europeu não usamos. No máximo para nós será um adjectivo mas tu usas como substantivo (nome).

Não vou poder comentar os teus posts pois não entendo metade, parecem retalhos de uma leitura.
Ainda procurei no Google por textos semelhantes para poder acompanhar, mas não encontrei.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de June de 2008 23:23

Citação:
"Santo Antonio e Santa Clara bilocavam e não sabemos como. "


Bilocavam? A minha alma tá perplexa.

católica praticante

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de June de 2008 23:38

Lena:

Penso que a chris se refere a investigações recentes na área das neurociênias que permitem observar o que se passa no cérebro humano, enquanto as pessoas têm comportamentos como a meditação ou a oração.
Alguma informação está aqui e aqui

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 10/06/2008 23:39 por catolicapraticante.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de June de 2008 23:52

pois acredito que sim
mas está confuso pois tanto se fala em aspectos físicos da consciência perfeitamente passíveis de serem registados, mensurados, analisados e pesquisados, como se fala nos tais correlatos q não são palpáveis, que seriam então espirituais, a alma e tal.
Está demasiado retalhado para eu conseguir acompanhar.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 11 de June de 2008 00:07

Citação:
catolicapraticante
Citação:
"Santo Antonio e Santa Clara bilocavam e não sabemos como. "


Bilocavam? A minha alma tá perplexa.

Pelo que vi no google uma biloca é um berlinde.
Mas presumo que Santo António e Santa Clara não andavam ao bilas.

O que eu sempre ouvi é que o Santo António tinha o dom da ubiquidade. Da Santa Clara nunca ouvi nada.
Será q o bilocar é isso? Mas estamos a falar de consciências e almas, e na ubquidade supostamente há materialização do corpo, certo iu não tem nada a ver?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de June de 2008 00:23

Citação:
RapazinhoAteu
Para mim, nem Humano nem coisa. É apenas um ser que se está a desnvolver. E por experiência própria e de todos, não me recordo dos meus primeiros 2/3 anos de vida quanto mais dentro da barriga!? É óbvio que enquanto a mãe está grávida, todos os movimentos que faça, todos os sentimentos que tenha durante a nascença irá ter consequências no futuro da criança(Bem ou mal, não interessa).
Tudo isto para dizer que sou a favor do aborto ou mesmo a favor do uso de embriões para pesquisas de carácter científico. Na verdade, se nem eu aos 3 anos tinha consciência do que fazia quanto mais um embrião?

Luís, se tu afirmas que Deus não tem cérebro como é que podes acreditar que ele existe? Se me basear em Descartes(que até está do vosso "lado", ele dizia: "Penso, logo existo", então se Deus existe, supostamente pensa, logo se pensa, existe, e se existe tem cérebro! Porque é que haveria de ser diferente dos outros? Não te limites a responder: "Porque é Deus!".

E ainda és irónico com as pessoas.. E sim, é por pessoas como tu que isto está como está, e não pelo pensamento/opinião da catolicapraticante.

Peço desculpa de vir para aqui dizer isto, mas para mim, as religiões que se baseiam em Cristo, foram apenas criadas para "tentarem" controlar o mundo, e a verdade é que o conseguiram. Posso até dizer que são uma espécie de "Holding" que cresce a ritmo acelarado(actualmente não). Têm condições financeiras brutais, e o que mais me irrita é que anda tanto humano a morrer à fome, e o Papa anda sentado numa cadeira com os "pés" feita de ouro(pelo menos o Papa João Paulo II andava), anda num carro blindado, tem seguranças junto dele, tem seguranças em motas que gastam gasolina, que por sua vez poluem o ambiente e estragam o nosso planeta que SUPOSTAMENTE DEUS CRIOU!!

Eu sei que saltitei de assunto em assunto mas tinha de dizer isto e podia dizer muito mais!

E depois de isto tudo ainda pensam na vida de um mero embrião que nem tem consciência do que se passa com o seu copro ou a alma como li por aí..

Agora não me venham perguntar se tenho moral ou não para dizer isto(e que provavelmente não tenho) mas quero que se recordem que estou a falar de uma Entidade enorme, e não de um mero ser Humano que andam a vaguear por fóruns da internet.

Podia falar, falar, mas nunca mais sairía daqui..

Abraço e beijos a todos ;) Espero que não fiquem chateados comigo, apenas é um ponto de vista/opinião.

1- Uma pessoa não se lembrar dos primeiros anos de vida não me parece ser bom argumento para se permitir o aborto. De certeza que não defendes que se possa matar um bebé de 8 meses porque ainda não tem consciência de uma série de coisas. Também não vais defender que seja menos pessoa que tu ou eu, que valha menos que nós. Está noutro estágio de desenvolvimento. Eventualmente o mesmo raciocínio se poderá aplicar ao nascituro, o estar noutro estágio de desenvolvimento. E é difícil traçar uma linha e dizer "a partir de agora é pessoa como eu, antes não era". Eu pelo menos acho complicadíssimo...

2- Um católico não acredita que Deus viva no mesmo plano material que nós. Logo, a lógica de Descartes não se lhe poderá aplicar. Por essa razão também, qualquer lei física é despropositada para se provar a existência ou inexistência de Deus. E qualquer mistura entre ciência e religião é geralmente delírio (embora claro, possamos raciocionar sobre Deus).

3- A Igreja Católica tem uma história imensa de tentativas de ter e alargar o seu poder mundano. Reconhecidamente, isso é um erro. Quanto à cadeira com os pés de ouro, é também um exagero, embora muito provavelmente seja já algo antigo. E olha, isso dos seguranças terem motos que poluem... Já é um bocado demais, eheh. De facto, é preciso ter preocupações ecológicas, mas se vamos censurar qualquer um que polua... todos têm "pecados".

4- De certeza que não serei o primeiro a dizê-lo, mas és muito bem vindo a dar as tuas opiniões. Aqui entre cada 2 pessoas costuma haver 3 opiniões. Alguma coisa aprenderemos uns com os outros.

5- É A Chris, e não O Chris. :P



Editado 1 vezes. Última edição em 11/06/2008 00:26 por Zé.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de June de 2008 03:11

Rapazinho ateu,
pelo visto nao descobristes ainda o evangelho de Jesus Cristo.
È claro que Jesus pode muito bem ser manipulado , mas isso acontece pela ignorância das pessoas que nao se instruem na fé .
Se entenderdes a boa nova , a mensagem de solidariedade , de serviço ao proximo,de partilha , etc... acho quem seria um bom discípulo e sairia a espalhar a boa nova por onde passa com um ardor evangélico e mensagem de Vida!

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de June de 2008 03:16

Descartes sugere que o do corpo humano é como uma máquina com seu funcionamento bem definido,objetivo, pertencendo ao mundo da física e a alma não é uma maquina , é outra instancia do ser que convive com o corpo mais é do âmbito de Deus , do transcendente.
Descartes acreditava que a Consciência morava na glândula pineal ( sela tursica) na base do cérebro.Ele acreditava então que esta glândula fosse a morada da alma.
É claro que ele errou porque a alma não mora em nenhum lugar do corpo.
O dualismo é algo ultrapassado.
Hoje a gente entende que corpo e alma estão intrinsecamente unidos.
Corpo, alma e Psique são três coisas diferentes e são intrinsecamente unidos.
Esses três aspectos da condição humana : Corpo ,Alma e Psique sempre estarão intrinsecamente unidos enquanto estamos nesta condição , após ser dados a luz por nossa mãe e até passar dessa existência para a outra.
Esta é uma revisão da postura Cartesiana , cujo dualismo durou mais de três séculos.
Os pós–modernos estão recuperando uma postura antiga , da idade média em se associavam os males do corpo aos males da alma.
São Francisco de Assis tinha uma postura Unicista .Meu Deus e todas as coisas .
São Francisco entendia Deus superior á todas as coisas , mas todas as coisas se irmanavam pois só há um Deus.
Ele representa uma mentalidade em que tudo é visto como feito pelo mesmo ser : O Deus criador.
Tudo é um, uma vez que o mesmo Criador fez tudo. Daí ele chamar irmão sol, irmã lua, irmão vento , etc.toda criação é uma coisa só em relação ao Criador.
Essa visão unicista de São Francisco não favorece o dualismo.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de June de 2008 03:30

os correlatos sao palpavéis e podem ser analisados pelos exames TEP .
A Consciencia em si , nao .


o que ocorre no cérebro das pessoas quando elas vivem experiência de religião?

Durante muito tempo, a Teologia privilegiou o pensamento sobre as expressões de fé, privilegiou a abordagem racional sobre as expressões de fé e não teve igual empenho sobre as expressões emocionais, ou melhor, sobre a dimensão sentimental/emocional da fé .
É verdade que se nós reduzirmos a religião a uma experiência de sentimento profundo ou a mais profunda experiência de sentimentos, nós vamos aproximá-la muito do que Marx disse:
- A religião é o ópio do povo.
Então a religião não pode ser apenas uma experiência emocional, sentimental. Ela deve ser sim, uma experiência que envolve emoção /sentimento, porém acima de tudo deve ser uma experiência consciente.
Se é consciente, então é integrada á realidade com a qual se lida.
Integrada tanto do ponto de vista da razão ,como do ponto de vista do sentimento , como do ponto de vista da ação. Portanto uma religião equilibrada é ampliadora da consciência e não redutora da consciência.
Se a religião só promovesse em nós experiências afetivas/sentimentais, ela seria redutora de consciência. Ela promoveria até um estado alterado de consciência , onde mergulhamos em nós mesmos , nas nossas próprias fantasias, nos nossos próprios sonhos e ali nos deleitamos ou nos aterrorizamos.
Há quem impõe medo através da religião.E quantas vezes a religião foi o melhor veículo para se impor medo à população sendo assim mais fácil controlá-las.
Quando se fala em experiência emotiva/sentimental não se fala apenas em sentimento romântico de uma contemplação de Deus.
Se é emoção , pode ser qualquer emoção , desde uma alegria até o medo e a tristeza.
Pode ser uma alegria em demasia que leva a um estado maníaco chamado fanatismo .
Pode ser o medo que demasiado pode virar um terror.
Pode ser uma tristeza que demasiada , além de uma tristeza profunda pode virar uma depressão.
Por outro lado, tomemos também cuidado com uma vivencia de religião, que seccionasse /amputasse o emocional e só pensasse no racional. Uma religião que só vivesse do racional, não se caracterizaria como religião e sim como Filosofia de vida. Porque a Filosofia não tem nenhum compromisso com o emocional, mas com o saber, com o discurso da vida.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de June de 2008 03:34

A Neuroteologia se ocupa em descobrir os correlatos neurológicos da experiência religiosa. Há exames que localizam áreas seletivas no cérebro que são ativadas durante a oração, são áreas recorrentes que são ativadas no cérebro quando a pessoa está vivendo a experiência religiosa.
Esse nome, Neuroteologia , não é o mais apropriado, porque os correlatos neurológicos da experiência religiosa não esgotam a própria experiência religiosa.
A pessoa que sente um contacto com Deus, a pessoa que reflete uma oração, a pessoa que faz movido pela fé... Existe nessa experiência muito mais elementos que os correlatos neurológicos.
Então esse nome Neuroteologia, é redutor. Pois reduz a experiência.

Usa-se Flúor-18 - Emite pósitrons no exame PET ou TEP e o oxigênio também é usado na forma de H215O em estudos de perfusão cerebral e cardíaca. Semelhantemente, alguns medicamentos ou drogas aceleram ou inibem a atividade cerebral e esse efeito pode ser avaliado com o 18F-FDG. Até mesmo as emoções geram atividades seletivas no cérebro que podem ser localizadas com o uso do 18F-FDG.
A pessoa entra no tubo da câmera de TEP e enquanto reza, conversa com Deus lá dentro, seu cérebro é mapeado pela tomografia por Emissão Pósitrons .
Nesse exame é injetado na pessoa um pouco de água radioativa onde o oxigênio da água está diferenciado do oxigênio comum que a gente tem no corpo. O oxigênio que temos no corpo se escreve O16 , pois tem 16 prótons e 16 nêutrons .O oxigênio radioativo injetado é O15 , nele falta 1 próton, então quando injetado no sangue , libera um próton para cada se equilibrar e ele reagindo com o elétron emite o chamado fóton gama , que é uma onda radioativa em 180º , isto é um fóton para cada lado. Essa câmera fotográfica magnética para os fótons gama detecta e mapeia com computadores de alta tecnologia , o funcionamento do cérebro.
A pessoa vai sendo deslocada nessa câmera de detecção de pósitrons e vai se fazendo fotografias do cérebro dela , ou qualquer outra parte do corpo em funcionamento.
Detectou-se que partes do cérebro funcionam mais, há mais circulação de sangue nestas áreas, quando a pessoa, por exemplo, está rezando o belíssimo salmo 23 : O Senhor é meu pastor e nada me falta.Em várias experiências foi usado este salmo , pois ele nos faz sentir amparados. Esse sentimento de amparo, isto é, o que no cérebro é mais ativado quando tenho este sentimento de amparo, é detectado pela TEP.
Porém a experiência religiosa não vem do cérebro , ela apenas tem seu correlato neurofisiológico no cérebro.
Então a experiência religiosa não se reduz a esse funcionamento cerebral ativado.

Re: Embrião humano - Pessoa ou coisa?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de June de 2008 03:37

Isso é como quando a gente está numa festa e fica muito alegre, e esta alegria faz uma parte especifica do cérebro funcionar mais do que as outras.
Seria um engano a gente atribuir ao funcionamento do cérebro a causa de nossa alegria.
Esta parte do cérebro sendo ativada vai produzir no nosso corpo a sensação da alegria porém a alegria teve seu começo num acontecimento de relacionamento.
Pode ser que eu tenho visto um amigo que não vejo a muito tempo. Esse fato, encontrar uma pessoa amiga agora , não está dentro de meu cérebro enquanto realidade.
A historia, a idéia , a representação desta pessoa , esta dentro de mim, no meu cérebro, mas esse fato novo, essa informação nova ,encontrá-la agora , que me causa alegria, ainda não está no meu cérebro. Esse acontecimento aciona no meu organismo a alegria ,que envolve idéia, que envolve atenção, que envolve memória, sensação, e ação.
È difícil a gente imaginar uma pessoa que está alegre por receber um amigo e ficar cabisbaixa, encolhida. Mesmo sem pensar o organismo se abre : Que bom que você veio! Que alegria você está me dando!
A pessoa se expande, seu rosto se alarga num sorriso, os olhos brilham e o organismo acolhe aberto. È automático, não precisa ensinar isso para ninguém.O próprio conjunto do nosso ser que se expande na alegria.
Por outro lado na tristeza se encolhe, no medo se paralisa ou corre. Corre porque está com medo ou está com medo porque corre ?
È claro que corre porque está com medo , porque o atleta corre e não sente medo por isso .
Mas aquele sentimento que gera a emoção medo ,propicia a ação de correr do perigo ou de se paralisar.
Então esta interação entre idéia, sentimento e ação, também ocorre quando a gente vive uma experiência de fé.
O encontro com Deus não pode ser reduzido a uma neurofisiologia!
Mas ele promove uma neurofisiologia que não pode ser negada, pois é um dos aspectos na gente durante o encontro com Deus.

Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 4 de 9


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.