Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6
Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 05 de January de 2007 15:38



Bom Dia!

Já não te via há tanto tempo! Por onde andou o Menino? :)

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de January de 2007 15:43

A namorar. :P
"Perde-se" muito tempo nisso.
E a trabalhar, e com a família e amigos. :)
Olá!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de January de 2007 21:23

Olá Zé! Belo texto!
Feliz ano novo, com muito amor ! ( o amor é um óptimo antidepresivo. E sem efeitos secundários ... pelo emnos para os homens..)



Editado 1 vezes. Última edição em 05/01/2007 21:29 por catolicapraticante.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 06 de January de 2007 14:04

Só mais uma coisa sobre o assunto de Nietsche, a título de esclarecimento para toda a gente que viu a discussão: o facto de ele não ser anti-semita nem nacionalista não significa de maneira nenhuma que as teorias da raça sobrehumana que há-de suceder à humana, aliadas à inspiração em Zaratustra não o tornem perfeito para ser idolatrado por todos os totalitaristas e todos os individualistas egocêntricos. Também há um partido quase igual ao nazi em Israel, mas a proclamar a superioridade da raça semita em vez da ariana. O defeito dos nazis, para mim, não é serem alemães, é serem racistas! E as teorias de Nietsche são pró-racistas não por falarem de racismo, mas por o insinuarem por todos os lados. Zaratustra, em português Zoroastro, foi o grande profeta da religião persa, que criou a base da civilização ocidental e que preconizava uma sociedade com castas rígidas, baseada na superioridade genética de certas pessoas.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 06 de January de 2007 14:06

Obrigada Paulo!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 06 de January de 2007 14:20

Zé, é mesmo isso!!!

As pessoas julgam que nos entendem só porque percebem que sofremos e gostavam de ajudar, mas isso pode ser muito bom mas não é o mesmo que entender. Só nos entende quem passa pelo que passámos. É por isso que eu queria fazer o grupo: para ajudar não as pessoas em depressão ou doentes, porque essas precisam de tratamento especilazado, mas as que estão em convalescença e precisam, por exemplo, de reaprender a sorrir - literalmente; é isso que os outros não entendem! Quando tu dizes isso a uma pessoa "normal" ela pensa que é uma frase poética! E não é! A mim aconteceu-me não me lembrar do que era sentir-me feliz. Mas não lembrar mesmo! Quando voltei a sentir a sensação da felicidade, aquela felicidade simples e difusa de estar um dia bonito e não haver nenhum problema e estar-se bem disposto, eu achei que andava a sentir uma sensação estranha! Levei que tempos para perceber que era felicidade! Eles não percebem isto e como não percebem isto não são ajuda nenhuma para reaprendermos a viver. Eu tive que o fazer sozinha, rodeada de gente bem intencionada que só fazia asneiras, e eu gostava mesmo de conseguir construir um grupo para a ajuda à convalescença.

Mas está a ser difícil. Vamos lá a ver se consigo. Eu sou católica, mas acho que Deus não ajuda tanto como isso ou este mundo seria melhor; acho que Ele nos deixa muito entregues a nós mesmos. Eu bem lhe peço ajuda, mas Ele é capaz de ter outros planos! Não sei. Aliás a coisa que mais sinceramente posso dizer de Deus é "não sei"! A fé não tem nada a ver com saber, tem a ver com intuição. E tem muitos altos e baixos. Neste momento tenho fé - uma fé muito fraca, muito cansada, muito velha, mas resistente! Como eu, suponho!

Beijinhos e obrigada

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: (IP registado)
Data: 06 de January de 2007 15:05

Sister of mercy,

eu passei por uma fase em que andei zangado com Deus. Acima de tudo, estava zangado com o que ele permitia que eu sofresse. Com permitir que eu estivesse tão sozinho. Nos momentos realmente importantes, estamos sozinhos: independentemente do apoio que tenhamos, a nossa vida é só nossa. E isso muitas vezes custa.

Agora estou numa fase oposta. Acho que aquilo por que passei fez crescer a minha Fé, porque vejo agora que foi bom para mim estar deprimido. Foi uma oportunidade única de crescer que, por exemplo, me permite compreender-te e que me compreendas, de uma forma como poucas pessoas realmente o poderão fazer (sem menosprezo para as restantes pessoas neste fórum; cada um cresce na sua própria direcção, e a diversidade humana enriquece-nos a todos).

O sofrimento ensinou-me (do meu ponto de vista, claro), entre outras coisas, o que é a liberdade. Ao sentir-me "fora do mundo", fora dos esquemas das coisas das outras pessoas, tive a oportunidade de reavaliar o que realmente é importante. Agora dou mais valor à felicidade difusa, mas mais importante dou menos valor a algumas normas sociais que apenas impedem a felicidade. Consigo relativizar mais as coisas, sou mais flexível.

Sabes aquela conversa de que o Homem se torna tantas vezes escravo do dinheiro? E que nos temos de libertar disso? Eu acho que tu e eu temos a oportunidade de aprender em profundidade que nos tornamos escravos de muitas outras coisas, de convenções sociais, de egoísmos estúpidos. Isso porque ao voltarmos do mundo de depressão para este mundo, voltamos a olhar para as coisas como da primeira vez, com os olhos de criança. Tornamo-nos mais críticos, no bom sentido, e também mais sensíveis. Pelo menos eu tornei-me muito melhor pessoa por ter estado deprimido. Demorou muito tempo até conseguir assentar a minha personalidade, mas acho que a pude reconstruir à minha maneira, e tornar-me mais eu, e por conseguinte mais humano.

Onde esteve Deus nisso tudo? Até Cristo na cruz perguntou ao Pai porque o abandonou. Eu também perguntei isso, e penso que tu também. O sofrimento da depressão pode ser tão, mas tão, intenso, que se torna até absurdo. Mas sabes, acho que Deus não quer que sejamos crianças. Não pode estar sempre connosco ao colo, isso não seria respeitar a nossa liberdade. Vejo mais Deus como o Pai que nos ama. Sei que aconteça o que acontecer, não deixará de me amar. E agora, olhando para trás, interpreto algumas coisas que se foram passando como sinais do amor do Pai (claro que isto é muito pessoal e não tens de acreditar em nada do que digo). Foi-se tornando mais claro para mim que Deus retira do mal um bem maior. E estou sinceramente grato porque acho que consegui retirar da depressão bons ensinamentos. Por outro lado, acho que aprendi o suficiente sobre mim próprio para impedir-me de voltar a estar deprimido. Entre outras coisas, aprendi a aceitar-me e a amar-me, o que não foi nada fácil. Mas Deus esteve sempre lá, como o Pai que ensina o filho a andar de bicicleta, mas o vai largando.

Queria acrescentar mais uma coisa. Frequentemente, as pessoas mais interessantes e mais felizes são as que sofreram muito no passado. Porque aprenderam a libertar-se de várias coisas. Porque a sua felicidade não assenta em terem um carro ou um telemóvel, em terem boas notas, em conseguirem agradar a família ou a namorada, em serem respeitados pela sociedade. A dor pode muitas vezes ser um fogo que destrói todas as vaidades, todos os pilares, que faz perder tudo. E quando uma pessoa perde tudo, aprende que afinal não precisava de nenhuma das coisas que para si eram tesouros (por exemplo, para mim, era muito importante ter sempre as melhores notas. Por acaso nesse campo consegui manter as minhas expectativas quase a 100%, mas a minha felicidade deixou de estar dependente disso. Eu podia ser feliz sem isso. Libertei-me).

Agora não me consigo calar. :)
Quanto à Fé, como já te disse, eu já estive zangado com Deus. Mas penso que nunca porás em causa o mandamento do Amor, "amai-vos uns aos outros..." (este inclui uma parte às vezes difícil, que é amarmo-nos a nós mesmos...), ou os ideais de Cristo. E isso, parece-me, é o fundamental da Fé. Se estás a perder fé numa qualquer imagem de Deus, isso provavelmente apenas significa que estás a crescer. Ao longo da vida, a nossa imagem de Deus vai evoluindo, e vamo-nos tornando ateus de alguns deuses (o deus impiedoso que nos manda para o inferno se nos portamos mal, o deus com o qual podemos fazer negociatas e promessas, o deus que não nos deixa cair nem sofrer, etc, etc).

Parabéns pela tua coragem e vontade de querer fazer um grupo assim para ajudar os outros, e suponho que para te ajudares a ti mesma. (se não conseguires, até porque vai ser difícil, não desanimes... ao longo da vida vais ter oportunidade de ajudar muitas pessoas. Elas vêm até ti)

Beijinhos,





Editado 1 vezes. Última edição em 06/01/2007 15:13 por Zé.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 de January de 2007 00:53

Disseste tudo Zé.....
Abrasso,

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 22:39

Pela primeira vez na minha contestatária vida concordo com TUDO o que uma pessoa me diz num forum! Tens 100% de razão e ainda por cima explicaste tudo com inteligência!

Realmente, a depressão, como outras provações, faz-nos crescer e aprender coisas que nós até gostamos de saber, mas gostávamos de ter nascido já a sabê-las em vez de ter que as aprender! Eu sou professora e bem vejo os meus alunos de todas as idades dizerem "não sou capaz" e desistirem, para obrigar a mim ou a um colega a ir fazer o trabalho deles! Acho que fazemos o mesmo com Deus constantemente.

Mas a minha dor presente é mesmo a solidão no meio dos seres humanos e não em relação a Deus. Nisso deste-me uma grande ajuda: ao ler o que escreveste vi que não sou uma aberração que ninguém entende. Tu, pelo menos, entendes-me e estás do meu lado e isso já me enche de esperança.

Vou continuar a procurar companhia de gente que me entenda e vou continuar a tentar fazer o grupo. O meu sonho é encontrar alguém e fazer o grupo quando já não precisar dele para ser feliz, porque assim tenho a certeza que o farei muito melhor. Mas desistir não desisto, mesmo que não consiga encontrar ninguém. Acho realmente que era uma coisa muito boa e vou continuar a tentar.

Obrigada pela força!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 11 de January de 2007 05:18

Sister

Se as pessoas fossem todas do meu lado, eu também era mais feliz! Só que às vezes tenho pessoas do contra! Temos que ver o que está bem e o que está mal. E aceitar o bem e o mal, também...

Muitas professoras sofrem de depressão, aqui no Canadá também...presumo que ser professora não é trabalho para toda a gente!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 21:20

Eu não precisava de ter toda a gente do meu lado, Rita, bastava-me uma pessoa ou duas! Tens razão quanto à depressão dos professores; dar aulas a adolescentes é a terceira profissão de maior stress a nível mundial! Mas as aulas que dou hoje em dia até nem são grande problema. E sofro mais de solidão que de depressão - o que não é nada original da minha parte, a solidão afecta muitíssima gente! Acho que temos todos uma grande deficiência comunicacional!
Por isso mesmo agradeço a todas as pessoas deste forum que tentam comunicar - por oposição às que tentam "fazer comunicados", que é o que há mais neste mundo!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 26 de January de 2007 21:30

Citação:
Sister of Mercy
Por isso mesmo agradeço a todas as pessoas deste forum que tentam comunicar - por oposição às que tentam "fazer comunicados", que é o que há mais neste mundo!

Sister of Merci
Fizeste-me rir. Nunca tinha pensado nisto que escreveste. Tens toda a razão. Não sei se enfio ou não a carapuça em todas as intervenções que faço. Penso que , se calhar, nalgumas enfio mesmo o barrete.

Mas gostava de te dizer que começou aqui um tópico que acho de todo o interesse: "a alegria cristâ".

Já deste conta?

Será que vamos dar pernas para andar a este tópico?
Às vezes aparecem tópicos que acho de muito interesse e que têm poucas respostas. Ficam pelo caminho..., pode ser que alguém os recupere mais tarde.

Obrigada por teres colocado este tópico. Ajudou-nos a entrar noutra onda e isso foi muito bom.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 26 de January de 2007 22:44

Sister


Obrigada por teres trazido este tópico!

Há pessoas que sofrem de depressão e não se apercebem...

Quais os sintomas que pode dar uma depressão? O que a pessoa sente?

1. Dormir mal é um sintoma? Conheço uma pessoa que se levanta às 3:00 horas, às 4:00 e às 5:00 da manhã e vai ver televisão; isto será um alerta de depressão?

Quantas horas uma pessoa deve dormir?

Espero que o Luis deixe ficar isto... :)

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 27 de January de 2007 15:22

Rita, eu fui extremente clara desde o princípio; logo quando me apresentei disse: "não estou aqui exactamente para discutir tópico nenhum, mas para tentar começar um grupo de entreajuda." Não sei que mais posso fazer para que entendam que não estou a pedir que me ajudem a sair da depressão, mas sim a procurar pessoas em situações semelhantes à minha que queiram formar o grupo comigo.

Houve alguém que sugeriu que procurasse os Alcoólicos Anónimos para que me ensinassem a formar o grupo. É uma óptima ideia e vou seguir essa "pista".

Vou deixar este forum, por um lado por não ter encontrado o que procurava e, por outro lado, porque as minhas últimas intervenções suscitaram tantos insultos e injustiças contra mim que só cá ficava se fosse masoquista e quisesse voltar à depressão profunda!

Se alguém me quiser contactar sobre a minha ideia do grupo de entreajuda, pode mandar mensagem privada. Ao forum não venho mais e não vou responder a nada de insultos e provocações. Quando as pessoas começam a recorrer ao insulto, à distorção do que dizemos e mesmo à mentira, o diálogo acabou para sempre.

Adeus e obrigada a todos os que tentaram ajudar.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de January de 2007 00:38

Que Deus te ajude, guie e proteja. Não te pude ajudar mas tens a minha simpatia.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 05:16

Sister vê o link


[www.depression-web.com]




CP. Encontra em português :)

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 05:20

Aqui é mais completo !


[www.depression-web.com]

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 05:41


Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de May de 2007 17:22

Citação:
Luís Gonzaga
Para alguém com problemas de depressão ou stress, eu sugeria o contacto com a natureza, sobretudo passeios em locais com muitas árvores e espaços verdes.

Afinal, havia fundamento científico para a minha sugestão

Estudo britânico diz que caminhar no campo diminui depressão e aumenta auto-estima
Fonte: [ultimahora.publico.clix.pt]

As caminhadas no campo ajudam a diminuir a depressão e a aumentar a auto-estima, ao contrário do que acontece quando os passeios a pé se limitam aos centros comerciais, indica um estudo britânico hoje publicado, sobre a Ecoterapia.

Investigadores da Universidade de Essex, na Inglaterra – coordenados por Rachel Hine e Jules Pretty do Departamento de Ciências Biológicas - compararam, em 20 pessoas com depressão, os efeitos de passeios a pé de 30 minutos num parque e de caminhadas da igual duração num centro comercial da cidade.

Segundo a Mind, associação de caridade britânica especializada em problemas de saúde mental e que encomendou o estudo, os resultados provam que a ecoterapia deve ser considerada "uma opção de tratamento adequada".

Depois dos passeios a pé na natureza, o nível de depressão de 71 por cento dos participantes baixou e a auto-estima aumentou em 90 por cento.

Em contraste, entre os que caminharam num centro comercial, só 45 por cento mostraram uma diminuição do nível da depressão e 22 por cento um aumento. Além disso, 50 por cento destas pessoas ficaram mais tensas e 44 por cento perderam auto-estima.

A Universidade de Essex fez um segundo estudo em que interrogou 108 pessoas com vários problemas mentais sobre os resultados das suas experiências de ecoterapia.

Para 94 por cento dos inquiridos, as actividades ao ar livre melhoraram-lhes o estado de saúde mental e 90 por cento indicaram que o exercício tinha melhores efeitos quando associado à natureza.

Para Ricardo Gusmão, professor de Psiquiatria na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, "o exercício físico determina alterações no metabolismo e funcionamento do cérebro que provocam melhoria no humor de modo agudo, mas também sustentado no tempo".

"Nessa medida, qualquer exercício físico tem um efeito antidepressivo, sendo que é património do bom senso que a vida ao ar é mais saudável do que no meio urbano", afirmou este especialista em depressão.

O que é novo, referiu, "é a confirmação deste último aspecto por via da investigação científica".

Porém, o estudo é omisso quanto ao que opera efectivamente a diferença: "A ausência de poluição ambiental? A mudança de rotina ou a confirmação dessa mesma rotina nos resultados negativos de quem passeia nos centros comerciais? Quais os estímulos benéficos e quais os prejudiciais?", interroga-se Ricardo Gusmão.

Na óptica de Paul Farmer, director da Mind, a ecoterapia é "uma opção de tratamento credível, clinicamente válida, que devia ser prescrita pelos médicos, particularmente quando para muitas pessoas o acesso a alternativas aos antidepressivos é muito limitado".

"Não estamos a dizer que a ecoterapia deve substituir os medicamentos, mas que o debate deve ser alargado", sublinhou.

"Seria muito mais barata do que os medicamentos anti-depressivos, não teria efeitos secundários e estaria ao alcance de qualquer um".

Não há dados sobre a prevalência de depressão na população geral em Portugal, mas segundo o Censo Psiquiátrico de 2001, cerca de 20 por cento dos utentes dos cuidados de saúde primários são pessoas com todos os tipos de depressão.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de May de 2007 18:50

Luis


Aqui dizem...quem tem um problema, primeiro tem de sair desse problema, resolver primeiro o problema ...para depois curar-se da depressão!

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.