Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6
Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 03:07

Citação:
Lena
Sister
já deu para perceber o teu problema... queres apoio e companhia mas chutas todo o mundo à tua volta.
Um pouco de calma e educação nunca fez mal a ninguém, deprimido ou não.

As pessoas que te responderam,provavelmente patéticas aos teus olhos, estão de parabéns. Fizeram justiça aquilo em que acreditam, praticaram a caridade, Tentaram entender o que pretendes e deram respostas àquilo que parecia um pedido de ajuda. O que receberam em troca de ti?

Se estás melhor ao ponto de te achares capaz de organizar um esquema desses, abranda aí um bocado essa revolta e pensa!!!
Ninguém aqui te quer mal.

Proposta: Vamos começar a dialogar como gente grande?


P.S. - sei que não sou politicamente correcta o que junto com o meu ateismo me torna execrável. Azarito.
Quanto à banda até a curto, mas prefiro Bauhaus. E Wagner tb gosto e estou-me nas tintas para Hitler ter gostado ou não. Arte é Arte.

Lena:

1-comecei por dizer que procurava pessoas com problemas semelhantes ao meu, para falar com alguém que realmente me compreendesse e para tentar fazer um grupo com um fim específico. Responderam-me pessoas que não estão nessas condições a oferecer uma ajuda que não pedi. Esclareci que não era isso que eu queria. Entendi-me perfeitamente bem com as pessoas com quem dialoguei até agora, acho eu. Se fui malcriada, diz em quê, porque não estou a ver, acusa-me de algo concreto, cita onde fui malcriada, não me coles um rótulo sem provas.

2-falas em não ser politicamente correcta e ser ateia como se eu achasse ambas as coisas péssimas, quando eu deixei bem claro que sou católica e detesto o politicamente correcto. Nem sequer leste com atenção o que escrevi antes de protestar, pois não?

3-o que dizes do Wagner, a acabar com a frase "Arte é Arte", é por causa do que eu disse do Nietsche? Concordo plenamente: Arte é Arte! Infelizmente, Nietsche é Filosofia e o Hitler não gostava dele pela bela maneira como escrevia, mas pelas teorias que tinha àcerca de como certas pessoas são naturalmente superiores.

4-se eu sou malcriada, o que é uma pessoa que me diz "Foste traída pelo namorado? Dizem que é mau! :)"? Mas como quem me disse isso já fazia parte do forum parece que ninguém se ralou (já vi isso acontecer noutros foruns: os direitos dos "novos" e dos "velhos" são completamente diferentes!) e eu é que sou malcriada por ter protestado! E se sou revoltada, o que é uma pessoa que diz que eu acho as pessoas patéticas? Patéticas?! Eu agradeço a algumas pessoas e dou-lhes razão e tudo, que mais tinha que fazer para não falares comigo com sete pedras na mão? E ainda falas em dialogar como gente grande, tu que respondes coisas como "azarito"?

Olha, se a tua resposta é "azarito", a minha é "duuuuuuhhhhhhh"!

Quem quiser dialogar sobre a minha ideia dum grupo de auto e entreajuda católico para pessoas a convalescer de doenças mentais ligeiras e depressão, quem estiver nas condições que eu procuro ou, não estando, tiver alguma coisa de útil a dizer, como foi já o caso de várias pessoas, que me indicaram sites ou chamaram a atenção para os perigos e problemas da minha ideia, quem, em suma, tiver alguma coisa construtiva para me dizer a propósito da minha ideia, terei muito gosto em o ouvir e em dialogar. Mas como posso dialogar com alguém que me acusa de coisas vagas e indefinidas e baralha tudo o que eu disse? Além do mais, o meu tópico é prático, não teórico. O que eu quero é uma coisa muito simples e concreta: tentar criar um grupo de auto e entreajuda. AUTO e ENTREajuda, ou seja, não estou a pedir ajuda senão para tentar formar o grupo ou, como já disse a uma pessoa daqui, estou receptiva a qualquer outra ideia alternativa para ajudar a resolver o problema do isolamento das pessoas com depressão ou doença mental.

É só isso que eu quero.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 03:14

Maria José, aceito o teu pedido de desculpas e mais que isso: agradeço-o. Obrigada por teres escrito este post a admitir tão claramente um erro que a maioria das pessoas tentaria justificar agressivamente. Foi só um mal-entendido, nem sequer há nada a perdoar, mas o teu gesto de apresentar um pedido de desculpas faz-me muito bem, neste mundo onde ninguém dá o braço a torcer. Ainda bem que te enganaste, afinal, porque assim, com esta confusão e pedido de desculpas, fiquei a saber que és uma pessoa como deve ser e fico sempre feliz quando encontro alguém assim!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 03:30

Firefox,

tens razão em duas coisas: ter um curso superior não quer dizer que se entenda seja o que fôr, nem o facto do Hitler gostar de Nietsche quer dizer que seja mau. Expliquei-me mal. O que eu quis dizer foi que já li o que me estás a recomendar e não me parece que me sirva de alguma coisa, até porque as teorias do Nietsche àcerca de certas pessoas nascerem superiores e feitas para mandar não me agradam nada. Aliás, Zaratustra era o profecta da religião que preconizava a absoluta supremacia da raça ariana. Foi por isso que eu falei no Hitler, era uma alusão a isso; como depreendi que conhecias bem não só Nietsche como todo o seu contexto, julguei que percebias isso sem mais explicações.

Não tens razão nenhuma é quando me citas cortando o que eu disse. Eu disse que não percebeste o que eu disse sobre o politicamente correcto, mas a seguir expliquei porquê e o teu corte da citação faz parecer que não o fiz. E o que é que tem de estranho dizer que não percebeste? Achas um insulto alguém dizer que não percebeste o que essa pessoa disse e explicar duma maneira mais pormenorizada, que foi o que eu fiz?

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 04:25

"Há três caminhos principais através dos quais se pode chegar ao sentido da vida. O primeiro consiste em criar um trabalhar ou fazer uma ação. O segundo em experimentar algo ou encontrar alguém; em outras palavras, o sentido pode ser encontrado não só no trabalho, mas também no amor. O mais importante, no entanto, é o terceiro caminho para o sentido na vida: mesmo uma vítima sem recursos, numa situação sem esperança, enfrentando o destino que não pode mudar, pode erguer-se acima de si mesma, crescer para além de si mesma e, assim, mudar-se a si mesma. Pode transformar a tragédia pessoal em triunfo"


.
Vida e Sentido. Tão esperada obra encontra-se agora disponível para todos os amigos e leitores. É uma obra que trata, em forma de reflexões e crônicas, de aspectos da vida, da vontade e da busca do sentido.

Em sua segunda edição, Vida e Sentido recolhe do mais profundo do espírito humano suas mais inquietantes manifestações e projeta luz sobre o nosso ser. Uma obra dirigida a pessoas de todas as raças, culturas, religiões, condições, pois trata daquilo que é comum a todo ser humano: a sua busca pelo sentido da vida.

Vida e Sentido ajudou, em sua primeira edição, muitas pessoas a se recolocarem diante da vida com mais esperança e alegria. Esta segunda edição é uma resposta aos leitores que desejam aprofundar ainda mais essa busca.



Pe. José Alem



****



O ser humano é capaz de mudar o mundo para melhor se possível,
e de mudar a si mesmo para melhor se necessário.

Viktor Frankl (fundador da Logoterapia)

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 05:40

Citação:
Sister of Mercy
as teorias do Nietsche àcerca de certas pessoas nascerem superiores e feitas para mandar não me agradam nada. Aliás, Zaratustra era o profecta da religião que preconizava a absoluta supremacia da raça ariana. Foi por isso que eu falei no Hitler, era uma alusão a isso; como depreendi que conhecias bem não só Nietsche como todo o seu contexto, julguei que percebias isso sem mais explicações.

Diante das barbaridades que escreveu só posso afirmar com absoluta certeza que vc não leu nada de Nietzsche ou, se o leu, não entendeu patavinas. Tudo certo, deixa de lado, não quero transformar aqui agora num debate sobre Nietzsche. Primeiro, pq vc demonstrou que o assunto não é o seu forte, o que fez foi repetir aqui o que há de mais pobre no senso comum. Segundo, pq vc mesma já disse que o assunto filosofia não lhe interessa. Foi uma infeliz idéia te recomendar leituras. Esqueça! Faça de conta que não te sugeri nada.

Em Para Além de Bem e Mal, Nietzsche revela o desejo de uma Europa unida para enfrentar o nacionalismo ("essa neurose") que ameaçava subverter a cultura européia. Por outro lado, quando confiou ao "louro" a tarefa de "virilizar a Europa", Nietzsche levou até a caricatura seu desprezo pelos alemães, homens "que introduziram no lugar da cultura a loucura política e nacional... que só sabem obedecer pesadamente, disciplinados como uma cifre oculta em um número". No mesmo sentido, Nietzsche caracterizou os heróis wagnerianos como germanos que não passam de "obediência e longas pernas". E acabou rompendo definitivamente com Wagner, por causa do nacionalismo e anti-semitismo do autor de Tristão e Isolda: "Wagner condescende a tudo que desprezo, até o anti-semitismo".

Acima está uma passagem de um texto introdutório para principiantes em filosofia, que já é o bastante para mostrar como vc está completamente por fora do assunto! Sem mais comentários. Se calhar vá ler a fonte {1} para não falar mais tanta bobagem.

Citação:
Sister of Mercy
Não tens razão nenhuma é quando me citas cortando o que eu disse. Eu disse que não percebeste o que eu disse sobre o politicamente correcto, mas a seguir expliquei porquê e o teu corte da citação faz parecer que não o fiz. E o que é que tem de estranho dizer que não percebeste? Achas um insulto alguém dizer que não percebeste o que essa pessoa disse e explicar duma maneira mais pormenorizada, que foi o que eu fiz?

Para quem antes estava dizendo que não gostava do politicamente correto e que tinha o direito de pensar o que quisesse vc já está passando dos limites agora ao vir dar lição de moral por algo que não escrevi e que imaginou lá com os seus botões. Era o que faltava ter que te dar explicação sobre o modo que escrevo meus posts! Com todo esse azedume depois não se queixe nem culpe a doença pela solidão.

Gentileza gera gentileza.



PS: Alguém, por favor, pode me informar como é possível incluir um link num post sem estragar todo o texto? Grato.

PS2: Hummm... ao que tudo indica a url saiu correta agora. Parece que o erro ocorre no momento de pré-visualizar. Existe mesmo esse erro no site?

{1} [www.mundodosfilosofos.com.br]



Editado 3 vezes. Última edição em 04/01/2007 05:56 por firefox.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 09:15

Já pensaste em falar com os AA, por exemplo, e pedir algumas dicas? Eles já têm experiência... Quando tentamos entrar num projecto destes, é sempre bom ouvir quem já tem experiência. Pode ser que te dêem algumas indicações que depois podes adaptar ao objectivo do grupo.


Beijos em Cristo
[deusemtudoesempre.blogspot.com]

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 15:17

Firefox

Se calhar também podias informar-te àcerca de quem realmente era Zaratustra.



Editado 1 vezes. Última edição em 04/01/2007 15:21 por Sister of Mercy.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 15:18

Maria João

Obrigada pela sugestão! É uma boa ideia! Vou tentar contactar os AA!



Editado 1 vezes. Última edição em 04/01/2007 15:22 por Sister of Mercy.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 15:24

Maria JOão

O teu blog está bonito:) gostei!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 15:37

Cheguei à conclusão que cometi um grande erro quando comecei este tópico: devia ter deixado mais claro desde o princípio o que procurava. Portanto vou recapitular:

Quero criar um grupo de auto e entreajuda para pessoas com problemas de depressão e/ou convalescentes de doenças mentais ligeiras. Quero que seja católico porque sou católica e acho que quando se tem uma fé ela ajuda à recuperação; se eu fosse hindu, faria um grupo hindu, por exemplo; não é por achar que ser católico é o máximo ou coisa parecida. Não excluo de maneira nenhuma a ideia de ter apoio de padres e psicólogos, mas o meu grupo não seria para curar ninguém, seria para ajudar a reinserir na vida as pessoas que já estão em tratamento mas estiveram isoladas pela doença e que se sentem sós por serem diferentes. A ideia veio-me de eu ter passado por isso e ter tido uma enorme dificuldade em perder a sensação de isolamento, apesar não ter dificuldade nenhuma de relacionamento. Tenho a certeza que essa sensação provém de estar rodeada de pessoas que não fazem a mínima ideia do que é estar à beira da loucura e acho que se conhecesse pessoas como eu seria muito bom para mim e para elas.

Já recebi algumas sugestões úteis, de sites onde procurar informação e de alerta para perigos da minha ideia. De facto, se já existisse algum grupo parecido, eu preferia integrar-me a formar um, porque formá-lo leva muito tempo, concerteza. Portanto, se alguém sabe de algum grupo ou está interessado em formar este comigo ou tem alguma sugestão útil a fazer, fico muito grata.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 15:41

Cara sister


É um erro crasso a ideia de que a Igreja passa muita ideia de punição e castigo. A Igreja é um espaço de libertação, porque a verdade liberta. A igreja é um espaço de purificação porque me encontro com Cristo vivo que me purifica.
A Igreja NÂO È um espaço de desculpabilização, isso não é. È só na medida que aceito as minhas falhas que sou capaz de as emendar.
A Igreja apresenta o caminho da redenção. Uma redençao que passa pela cura que é feita pelo Espirito Santo. Mas para isso necessito de querer ser curado. E perceber o que está bem e o que está mal na minha vida.
Muitos sacerdotes tem vindo a estudar psicologia e feito bom trabalho nesse sentido. É caso para procurares. Agora entende querida amiga, que nem todos tem vocaçao para tratar desse tipo de assuntos tão importantes, e tem medo de darem indicações erradas que prejudiquem mais as pessoas.
As causas da tua depressão, são unicas. Dificilmente encontrarás outra depressao rigorosamente igual.
Sugiro que procures integrar-te num movimento da paroquia onde te sintas acolhida e possas ajudar os outros de tanta forma.
Ha tanta solidão nas nossas paroquias. Tantos idosos sozinhos, sem ninguem. As vezes uma visita, o fazer companhia a alguem só, ajuda a entender como sou importante porque posso fazer alguem feliz, e o outro sentir -se amado por alguem que o visita.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 20:32

Sister of MercY

Obrigada por teres respondido.

Conheces os livros de Victor Frankl que era judeu e esteve num campo de concentração?

Ele defende que mais que o passado o que importa é o dia a dia, o sentido da vida. É toda uma questão de enfrentar a vida : dou-te um exemplo, que pode parecer ridículo: uma pessoa tem medo dos cães então tem que se aproximar dele e admitindo que vai ser mordido avança na mesma como se não tivesse medo. Dou-te este exemplo porque isto se passa comigo.
Já descobri porque tenho medo que os cães me mordam. Procuro fazer isto que te contei que é um dos muitos casos que Frankl refere (não me lembro se expressamente). E há vitórias.
Claro que isto não é a busca de sentido que Frankl e a sua escola levam para a frente. Mas disse isto apenas para teres uma ideia

Adeus
Mª José

Nota: Já vi outras intervenções tuas noutros tópicos, e no que vi estou de acordo contigo: neste momento estou-me a lembrar de uma intervenção na pena de morte e de outra no aborto

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 21:37

Obrigada pela mensagem, Paulo. Concordo em que ajudar os outros é uma grande ajuda para nós próprios, mas o meu problema é que há anos que eu sou a confidente e o anjo da guarda de toda a gente à minha volta! Exactamente porque sinto que ninguém me compreende, desisto de falar de mim e passo a limitar-me a ouvir os outros e toda a gente aproveita logo! E eu deixo, eu gosto de ouvir os outros, gosto de ajudar no que puder. Mas cada vez me sinto mais só.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 21:47

Cara Sister

Pode sentir que não é compreendida, mas é. Tanto que é que aqui estamos nós a falar consigo. A dizer que a entendemos. Que percebemos o sofrimento de quem sofre. E quem tem depressão sofre evidentemente muitissimo.
Confie. Se essa ideia que tem é mesmo projecto de Deus, Ele há-de ajuda-la. Entregue na sua oração de cada dia esta intenção.
Ha muitas paroquias que vão criando grupos de apoio a muita gente. Quem sabe numa paroquia visinha. Quem sabe contactando o Centro Paroquial. Quem sabe falando com um outro sacerdote.
Porque não fala com os Irmãos Hospitaleiros de São João de Deus? Eles trabalham imenso com doentes mentais e tem bastante experiencia nesse campo.
Uma coisa pode e deve fazer, como Cristã, apoiar essas pessoas que em si confiam. A doença mental não é um estigma. Não é uma praga. É uma doença. E como tal deve ser tratada. E como tal, deve ser por nós acarinhado.
Quem sabe se junta a si mais alguem?
Uma coisa lhe posso dizer, a sua vinda aqui é obra de Deus. Não é um acaso. Vai ver que Deus lhe dará uma resposta em breve.
Hoje na missa puz na patena esta sua intenção, Que o Senhor que transforma o pão no Seu corpo, possa transformar esta sua ideia em obra sua,
Abraço fraterno.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de January de 2007 10:43

Sister, olá.

Gostava de te dizer que te entendo. Também passei por uma depressão, e pelo período que se segue, que não é menos complicado. Sei o que é viver num mundo próprio, num mundo de loucura, e termos de nos adaptarmos posteriormente ao mundo dos outros, dito normal. Não muitas pessoas têm capacidade de entender isto... Estão habituadas a regir-se por normas "isto é normal", "isto não é normal" e muitas vezes há pouca capacidade para entender ou sequer aceitar a diferença (no sentido lato).

Sabes em que senti mais a dificuldade de re-adaptação ao mundo "normal"? Foi no sorrir... No período em que estive deprimido, todas as vezes que sorri, era um sorriso só por fora, só social, para que os outros pensassem que eu estava feliz. Foi de certa forma uma decisão minha: eu decidi suicidar-me por dentro, proibir-me de me sentir feliz (esperando com isso matar todos os sentimentos em mim, e não sentir também a dor intensa que nunca me abandonava), porque a minha religião não me "permitia" suicidar-me fisicamente. Quando deixei de estar na fase mais aguda da depressão (na minha opinião de leigo de psicologia), já não sabia sorrir nem por dentro nem por fora, não sabia alegrar-me com nada. Falhou o meu projecto de não sentir, pela negativa: apenas sentia dor que não conseguia suster, e não sabia alegrar-me, não me lembrava como se fazia para sorrir. Na verdade, ainda sorria por reflexo, mas era totalmente desenquadrado dos sentimentos, eram "sorrisos amarelos", sociais.

Nessa fase, considero que estava já em "convalescença". Foi uma fase de dor intensa, de me sentir totalmente desenquadrado do mundo, em que tive de reaprender a lidar com os meus sentimentos do início...
Como é que alguém pode entender o que digo se nunca passou pelo mesmo?

Falando mais em geral, eu vejo a depressão (pelo menos, um certo tipo de depressão...) como uma reacção do espírito a uma personalidade pouco viável, tal como a febre é uma reacção do corpo a uma doença.
Pessoalmente, eu não podia viver neste mundo tal qual era. Eu era demasiado frágil, demasiado sensível, deixava-me guiar demasiado pelos sentimentos. A minha depressão foi uma espécie de fogo que destruíu toda a minha personalidade no que tem a ver com lidar com sentimentos. Depois do fogo, veio a fase da reconstrução. A dor intensa que senti obrigou-me a procurar formas saudáveis de lidar com os sentimentos.

Não me sinto melhor nem pior por ter passado por uma depressão, mas sei que ela foi necessária para que eu pudesse ser forte e feliz. Para que pudesse ser mais eu, e até para ser mais humano e entender melhor os outros. Mas foi muito duro, e nunca me vou esquecer.

Suponho que o que desejas é um grupo onde possas realizar partilhas deste género... Entendo... Ajuda falar com quem nos entenda, embora tenha de haver cuidado para não haver uma "celebração da loucura", mas sim diálogos úteis. Obrigado pela oportunidade de desabafar (não precisava, mas soube-me bem).

Beijinhos,


Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 05 de January de 2007 11:38

Syster,

consigas ou não organizar o grupo, uma coisa é certa. Apesar da doença (que não é nada fácil e sei do que estou a falar), tens Algo muito mais grandioso do que ela: tens DEus contigo. Em todas as tuas intervenções falas sempre na Vontade Dele, que é sobretudo ajudar os nossos irmãos em Cristo. Só isso dá-te uma força descomunal contra essa maldita doença. Não tem cura, mas com essa sede de DEus que tu tens vais ver que vais melhorar bastante, lidar melhor com as recaídas e vais conseguir ajudar os outros. Seja lá qual for a maneira! Acredita que Deus está a pensar num projecto ou em projectos para que tu consigas ajudar os outros. O primeiro sinal é esse: a vontade de quereres ajudar. Não é fácil, mas vai com calma (mesmo que não apeteça nada), reza muito e vais ter a resposta. Olha à tua volta, ouve quem fala contigo. POde ser que essas pessoas estejam a falar por Deus. Não te esqueças que Deus prometeu que estaria connosco até ao fim dos tempos.


Não estou a dizer isto só para te sentires melhor. Acredita! Também pedi a DEus para me ajudar com esta maldita doença. Pedi-lhe para que conseguisse seguir o meu grande sonho: ajudar os outros, tal como Jesus nos ensina. Levou tempo, rezei muito, exaltei-me muito, mas está a acontecer. Comecei por fazer voluntariado na capela e, no mês passado, fui convidada para participar num encontro dos missionários combonianos. Gostei tanto que vou voltar. Mas, acredito e vejo que é mais uma resposta ao meu pedido. DEus pode levar tempo, mas sabe o que faz.



Beijos em Cristo

[deusemtudoesempre.blogspot.com]

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 05 de January de 2007 11:40

Olá, Zé!!!!

Já tinha saudades tuas!!!


beijos em Cristo

[deusemtudoesempre.blogspot.com]

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de January de 2007 11:47

Olá, Maria João. :)
Eu vou lendo o teu blog, para te acompanhar. ;)

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 05 de January de 2007 12:07

Olá Zé

Já tinha saudades de falar contigo. Desejo-te Feliz 2007, bem como a toda a gente.

Acho a intervenção que fizeste muito pertinente.

Adeus
Mª José

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de January de 2007 12:14

Feliz 2007, Maria José!

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.