Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456
Página actual: 6 de 6
Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 08 de June de 2007 11:17

Ola

Sister, desculpa se entendeste que te coloquei ao lado dos portadores de deficiência, não era isso que eu queria dizer... desculpa, o que eu quis dizer é que cada vez mais temos nas nossas comunidades crianças portadoras de deficiência e isso é complicado pois não ha formação de catequisatas nessa area, ou seja como lidar com crianças com trissomia 21, com paralisia cerebral, etc...
Achas que é facil?
Temos ca na paroquia alguns casos desses, as coisas teem corrido bem mas estamos sempre com o coração nas mãos...
Além de Sisters of mercy gosto de Joy Division, Fields, siouxie, as musicas são consideradas depressivas e eu considero-me bastante bem humurado.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de June de 2007 15:28

Olá, Sister:

Embora compreenda a tua sensibilidade ferida, parece-me importante chamar a atenção para um «abuso» frequente, sobretudo em contexto jornalístico, que é o do alargamento ilegítimo de uma dada comparação(*) ou, pior, a transposição do campo específico da comparação. Uma boa parte dos nossos jornalistas é «perita» neste tipo de erro, que «criam» casos políticos.

Ora, eu creio que aqui cometes o mesmo erro.

Mesmo que não consideres o exemplo que o Sérgio deu o mais feliz, deverias notar que ele falou do assunto noutro tópico e colocou a questão num contexto muito específico: o acolhimento da diferença. Nada disto significa comparar-te a um «deficiente». Mais: voluntária ou involuntariamente não notaste um «matiz» muito importante. O Sérgio usou a expressão considerada mais correcta «pessoas portadoras de deficiências», mas tu usaste a palavra «deficiente»!

Por outro lado, Sister, queixas-te de que as pessoas não te entendem, e possivelmente tens muita razão. Mas já pensaste que também poderás estar condicionada pela impossibilidade de explicar exactamente aquilo que pretendes? Será a dificuldade apenas alheia?

Atenção: com isto não pretendo dizer o contrário, caindo então no mesmo erro, como se a dificuldade fosse exclusivamente tua. O que quero dizer é que provavelmente a dificuldade é de todos e não apenas do teu interlocutor. É muito difícil explicar a que sabe uma laranja a uma pessoa que nunca provou uma laranja na vida. É muito difícil partilhar e fazer compreender a outra pessoa uma experiência interior. Mas isso não deve impedir-nos de insistir, de tentar, de uma e outra forma, ultrapassar os limites da própria linguagem. Ainda por cima, da linguagem escrita. Não se compreende uma pessoa da mesma forma que compreendemos um livro ou uma história. A compreensão vai muito para lá do simples captar racionalmente uma «história de vida». É um processo que implica a inteligência, o sentimento e a vontade. E num fórum temos que contar com os naturais limites e condicionalismos. E uma «hermenêutica benevolente» nunca será demasiada. Uma hermenêutica benevolente ao texto do Sérgio não permite ver que ele arruma o assunto comparando-te a uma deficiente.

Alef
____________
Nota:
(*) Um exemplo deste erro interpretativo e muito frequente. A propósito da homossexualidade, entram em confronto as seguintes proposições:
A - A Igreja diz que se deve amar os homossexuais e rejeitar os actos homossexuais.
B - O grupo Z diz que isto significa a discriminaçâo dos homossexuais:
c - O apologeta católico X diz que não, dizendo que é possível acolher e amar uma pessoa sem que isso signifique aceitar os seus actos. Exemplifica: eu posso amar uma pessoa doente, mas não amo a sua doença.
D - O grupo Z conclui que X compara a homossexualidade a uma doença.

Ora, esta conclusão do grupo Z é logicamente ilegítima! O que o grupo Z pode argumentar -- isso, sim -- é que o exemplo está mal dado, porque a doença não é um acto de uma pessoa.

Infelizmente, as conclusões do tipo do grupo Z pululam em toda a parte e este fórum, naturalmente, não está isento. Herrar é umano... ;-)

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: (IP registado)
Data: 08 de June de 2007 16:04

Também me pareceu nítido que o Sérgio não quis fazer essa comparação. Poderia ter sido mais cuidadoso na linguagem, mas decididamente não foi por mal.

E no fundo, parece-me que todos concordamos no mesmo. A sociedade, e também a Igreja, estão pouco receptivas à diferença. Enfim.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 08 de June de 2007 16:14

Pobre de quem é diferente...ou de quem se sente!

Eu nunca me julguei menos de alguém:-)

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: (IP registado)
Data: 08 de June de 2007 21:33

A Sister também não se sente menos que ninguém, Rita. Sente é que às vezes a tratam assim. Digo eu, que ela é que sabe o que sente, e não me deu autorização para ser porta-voz dela!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 09 de June de 2007 01:15

Ola a todos

Bem, obrigada pela ajuda, assim ficamos todos esclarecidos.
Ai, ai, ai, Zé apesar das dificuldades inerentes á falta real de formação dos catequistas e agentes pastorais, a integração dos irmãos com diferenças
é feita, muito aos solavancos, muito no exprimentalismo, contudo avança. Hoje ja se fala de catequese para os "excluidos" e para portadores de deficiência, as Edições Salesiansa editaram alguns titulos para estas catequeses, agora uma dificuldade real é a nossa formação, sabemos de exegese biblica, de sacramentologia, Misterio de Deus, Doutrina, Moral, mas de depressões nada ou muito pouco, de deficiencia motora muito pouco e no universo dos catequistas a percentagem é muito pequena dos que sabem.


Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 10 de June de 2007 16:22



Tive sempre uma coisa boa na vida...nunca me julguei inferior a ninguém. Não me interessa que sejam doutores, advogados ou o que sejam. A sister que pense igual como eu...doentes, todos vem a ser, mais cedo ou mais tarde...tudo tem qualquer coisinha; o que importa é viver...Eu penso assim! :)

Sempre fui muito vaidosa comigo mesma...a minha mãe dizia-me; presunção e água benta cada qual toma a que quer....ehehehhehe

Nunca gostei que alguém me gozasse, mas gosto de conselhos...Não gosto de hipócritas!... Sou mesmo assim:)

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 10 de June de 2007 20:36

Ola a todos
Rita as coisas não são sempre brancas ou pretas à zonas cinzentas onde é dificil entrar, a depressão é claramente cinza e por isso dificil de lidar, com quem sofre ou com quem esta ao lado.


Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 13 de June de 2007 00:53

(Sérgio, JOY DIVISION RULES!!! Atmosphere e Love will tear us appart(again) são duas das melhores canções que alguma vez se fizeram!!!)

Pessoal, obrigado por terem reagido bem numa situação em que na maior parte dos foruns o pessoal reage mal!!!

Eu percebi perfeitamente que aquela coisa da deficiência não tinha qualquer má intenção, não foi isso que eu quis dizer! Eu quis dizer que a maneira como toda a gente , aqui como noutros lados, fala da depressão e das tendências suicidas é num quadro de doença, deficiência, etc. E eu não considero isso negativo por achar que ser deficiente é ser menos que os outros, aliás eu expliquei que tenho uma deformação congénita e não tenho problemas nenhuns em chamar "deficiente" a mim própria, porque para mim isso não é nenhum insulto nem preciso de nomes politicamente corectos para nada, muito pelo contrário, acho que eles só atrapalham. E fazem-me sempre lembrar que todas as pessoas que conheço que dizem "pessoa de cor" em vez de "negro" são racistas... É como aquela coisa de dizer "um homem e uma senhora" ou "um rapaz e uma menina"; só machistas dizem isso! Neste caso "portador de deficiência" e deficiente são mesmo sinónimos; afinal um doente não é um portador de doença? É tudo a mesma coisa. O meu problema não é nada com a questão da deficiência, mas com o que essa associação de ideias implica, ou seja, que isto faz parte de mim e que é imutável. Bem sei que vocês estavam a falar de diferença e de como as comunidades religiosas lidam com ela, mas eu não estou a falar disso! Estou a falar duma coisa que para mim é muito mais importante: CADA UM DE NÓS TEM QUE FAZER ALGUMA COISA!!! E ninguém faz! Toda a gente espera um líder! Eu não espero um líder, eu procuro pessoas como eu e tudo o que queria receber da comunidade era espaço onde reunir e maneira de divulgar a minha ideia; tudo o resto seria feito pelas próprias pessoas que quisessem fazer parte do grupo de auto e entreajuda. E vocês todos falam-me sempre de procurar autoridades para me aconselharem, liderarem, aceitarem a minha diferença, etc. Do que eu me queixo é disso, a questão da deficiência é só um exemplo.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de June de 2007 01:03

Zé,
Citação:
A sociedade, e também a Igreja, estão pouco receptivas à diferença.

Achas que a Igreja está-se borrifando para os homosexuais apenas porque não aceita as suas práticas?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 13 de June de 2007 03:26

Ola
Sister, além de partilhar contigo a opinião em relação aos Joy, gostava de te dizer que agora percebi...Queres iniciar um grupo e precisas de encontrar aderentes, é isso?

Olha que Bauhaus também não é mau, bem com o Fields of the Nephelim.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: (IP registado)
Data: 13 de June de 2007 08:17

Citação:
s7v7n
Zé,
Achas que a Igreja está-se borrifando para os homosexuais apenas porque não aceita as suas práticas?

Não me estava a referir a isso. E muito menos estava a tentar conseguir um "simpathy vote".
Mantenho o que disse, a sociedade (e por arrastão a Igreja, cujos membros fazem parte da sociedade) é pouco aberta à diferença. Se uma pessoa for cega ou tiver problemas de locomoção, ou sequer se for psicologicamente muito carente ou estiver deprimida, os outros pouco lhe vão facilitar a vida. O mundo é feito para os "normais", para os saudáveis (em todos os sentidos). Para as pessoas que têm necessidades e anseios típicos. Agora, a Igreja (enquanto comunidade) tem o dever de ser mais aberta à diferença. Por vezes até é, mas não sempre. E foi isso o que disse. No caso da depressão, note-se que inúmeras pessoas são afectadas por ela. Embora, segundo entendi por falar com a Sister, geralmente não é de uma forma tão profunda e auto-consciente quanto ela foi (admiro-te, Sister, sinceramente, pela tua fortaleza, capacidade de resistência, rectidão e clareza de raciocínio).

s7v7n, eu quando quero dizer alguma coisa digo directamente. Não mando indirectas (ou quando mando, são claríssimas). Não projectes outras intenções às minhas participações neste fórum.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 14 de June de 2007 17:21

Ola
De facto parece haver uma falta de cuidado no acolhimento da diferença, talvez devido ao principio da natureza que deve sobreviver o mais forte. É claro que em contexto eclesial este criterio não deve ser utilizado pois nos acolhemos o mais fraco e isso é uma evidencia, reparem no sector socio-caritativo da Igreja e as diferentes expressões para responder ás diferentes necessidades.
É claro também que cada vez mais surgem novas necessidades, por exemplo a da Sister e no emediato parece não haver respostas, no entanto as coisas acontecem e vão tendo resposta, numa sociedade do ja parece que a resposta não é tão imediata mas ele ca esta, por exemplo este forum é de uma forma particular uma resposta aos anseios da Sister, claro não responde 100% mas já é um passo.

Cumprimentos


Sérgio Lopes

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de June de 2007 18:46


Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 15 de June de 2007 22:51

Sister

Dei conta de que voltaste...tenho estado bastante ausente deste fórum...dou aqui uma escapadela mas´... muito pouco tempo.
Há algum tempo vi que desistias deste fórum ou, se calhar, estou enganada...deste tópico.

Mas ainda bem que voltaste... acho que a intervenção da Rita é um começo: ela diz que te pode põr em contacto com pessoa amiga com o mesmo problema. Portanto é o possível começo de um grupo...

Há, em POrtugal, muita gente com depressão. Penso que tu própria conhecerás...mas a Rita deve conhecer alguém que está na mesma linha que tu...imagino....por ela te sugerir que lhe mandes mensagem privada para conversarem...deve ser a ideia...imagino...e pôr-te em contacto com a amiga dela.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 15:29

É isso mesmo, Sérgio! Quero criar um grupo, foi o que eu sempre disse! E o que me chateia mais não é não me aceitarem ou coisa parecida, é viver num mundo onde toda a gente acha que qualquer iniciativa tem que partir de cima! E isso está tão arreigado nas pessoas que quando eu falei em fazer o grupo NINGUÉM percebeu! Toda a gente pensou que eu queria que a Igreja fizesse uma estrutura para cuidar de mim e de outros "diferentes"! Essa mentalidade não leva a lado nenhum! Quem cura mais alcoólicos são os Alcoólicos Anónimos, não são as clínicas onde eles são tratados como criancinhas postas nas mãos dos senhores especialistas! Eu acho que precisávamos de um bocado de anarquia na nossa maneira de pensar, precisávamos de parar de esperar por um Messias! O nosso Messias já chegou e falou por parábolas para nos obrigar a pensar com a nossa própria cabeça!

Eu agora tenho andado com muito trabalho e a contas com uma pessoa de família que está com uma depressão tão profunda que não pode participar no meu projecto, porque nem sequer consegue pensar - está em tratamento psiquiátrico - e não tenho podido continuar a minha busca, mas não vou desistir de fazer o grupo e assim que tiver novidades conto-vos.

Agora é possível que passe uns dias sem aparecer por aqui.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 15:35

Zé, obrigado pelos elogios! :)

Acho que em relação à diferença a nossa sociedade só adopta duas atitudes: ou rejeita tudo, ou aceita tudo. O que é completamente estúpido. Não podemos partir do princípio que todos os tipos de comportamento devem estar certos só porque não prejudicam directamente ninguém. Antigamente, as pessoas podiam ser tão más como hoje em dia, mas ao menos tinham vergonha de o ser; agora, à base do aceitar a diferença, as pessoas orgulham-se dos seus defeitos! É tipo: "sim, eu sou um egoísta, mas eu assumo e eu gosto muito de mim e não me vou culpar pela minha diferença"! Há diferenças boas, más e neutras e não é caso para aceitar ou rejeitar tudo. É caso para usar a cabeça e não desatar a culpar ou a desculpar só por ser diferente.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 16:01

Concordo! :)
Beijos. ;)

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 18:58

O estar em tratamento psiquiátrico nada tem de especial.

Provavelmente queres dizer que está a fazer algum tratamento mais profundo. Espero que se recomponha e que não deixe de ir ao psiquiatra.

A psiquiatria é tão necessária como outra especialidade médica qualquer.

Ainda bem que, no nosso tempo, se encara com toda a naturalidade a ida ao psiquiatra. Ainda bem que existem. Tal como os cardiologistas...

Felizmente que os preconceitos contra a psiquiatria estão a ser ultrapassados.

É verdade que, em todas as doenças, há momentos mais agudos que impossibitam o trabalho...deve ser o caso que referes Sister of Mercy

Não desistas do teu projecto, à primeira...

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 23:48

Ola

Sister, é preciso esclarecer algumas coisas: 1º os grupos nascem da necessidade de existirem, por muito que a Igreja queira grupos de namorados, se os namorados não querem participar nos grupos, eles não existem. As necessidades fazem nascer os grupos e depois enquadram-se ou não na Pastoral Eclesial.
2º A dificuldade de existir grupos deste tipo, parte das proprias pessoas, quantas pessoas veem ter connosco e perguntam "olhe existe um grupo de apoio a pessoas com depressão?". Depois ha a questão da formação, não temos muitos Psicologos ou terapeutas nas nossas comunidades dispostos a voluntariar-se para estes grupos.
3º Realmente parte de ti a força para criar, fundar este grupo, reza, insiste e convida, se preserverante nesta luta.
"Walk in silence, don't walk way, in silence.
See the danger, always danger,
endless talking, life rebuilding,
Don't walk away"


Cymprimentos

Sérgio Lopes

Ir para a página: Anterior123456
Página actual: 6 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.