Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6
entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 01 de January de 2007 15:16

Olá a todos!

Sou nova aqui, apesar de me ter registado há algum tempo (não conseguia entrar!). Na verdade não estou aqui exactamente para discutir tópico nenhum, mas para tentar começar um grupo de entreajuda. Já tentei falar com vários padres, já fui quase corrida a pontapés pela senhora que rege a "porta aberta" da minha igreja - que se devia chamar "porta com código de segurança", porque, pelos vistos, para pessoas como eu não se abre nunca - e agora estou aqui, a ver se recebo a mesma resposta que os padres me deram: "que boa ideia! Vá pô-la em prática para outro lado, que nós estamos muito ocupados!"

O que eu queria era fazer um grupo católico de auto e entreajuda para pessoas com problemas de depressão ou doença mental ligeira em recuperação. Eu estou numa situação parecida, embora esteja muito melhor hoje em dia, e acho que se tivesse tido um grupo desses no passado teria perdido muito menos anos da minha vida afogada em infelicidade. Tenho também a certeza, por experiência própria, que ter fé e ter a Bíblia como âncora para a sanidade mental é muito mais eficaz para a cura do que consultar psicólogos, que, por vezes, estão mais interessados em "curar-nos" das nossas convicções religiosas, sociais ou políticas do que da nossa doença.

Há por aí alguém que queira discutir a minha ideia? E alguém que se queira juntar a mim?

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 01 de January de 2007 15:51

Querida Sister of mercy bem vinda e bom ano de 2007.
Embora nao seja a pessoa mais indicada para dar esta resposta, a experiencia em acompanhar pessoas com depressões tem-me feito entender que as causas da depressão são variadissimas. Podem ser por motivos fisiologicos, falta de litio por exemplo, cansaço extremo, ou outros problemas do foro psicologico.
Não há duas depressões iguais, por isso a forma de as tratar varia muito. Contudo acredito que a terapeutica médica é sempre a mais importante. Em primeiro lugar ha que seguir o tratamento prescrito por aqueles que conhecem melhor estes casos.
A minha experiencia com pessoas com depressoes leva-me a nao concordar com esse tipo de grupos. Primeiro porque os padres na sua maioria nao tem grande formaçao na área e podem estar a errar. Segundo, porque a maioria dos casos que conheço, as pessoas nao querem de modo algum partilhar a sua depressao.
Não raras vezes ha fenomenos de transferencia de afectos que podem ser perigosos. An
Ha casos de depressoes em que é necessario um longo trabalho de escuta, de purificação. As vezes os padres tem muito que fazer, e este trabalho é muito delicado. Nao basta reunir... o grupo se nao for muito bem acompanhado pode entrar numa espiral de desespero ainda maior.
Gostava de ouvir mais opiniões..

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de January de 2007 15:56

Olá Sister of Mercy.

Sê bem vinda a este fórum.

Este fórum é um espaço aberto a todos, pelo que a resposta nunca será "Vai pôr a tua ideia em prática para outro lado." Todavia, isso não quer dizer que, na minha opinião, este seja o melhor lugar para aquilo que pretendes. Explico porquê.

Se aquilo que se pretende é criar um espaço que possa ajudar as pessoas, sim, um fórum pode ser uma boa ajuda. A questão é se as pessoas em causa e o pedido de ajuda é para problemas de depressão. Embora eu seja informático e passem a maioria do meu tempo a trabalhar com computadores, se eu tivesse um amigo uma depressão, mesmo que ligeira, eu sugerir-lhe-ia que estivesse o menor tempo possível frente a um computador, menos ainda aceder à Internet (pois isso só iria aumentar o seu cansaço mental/cerebral).

Não sou médico, nem tenho qualquer formação na área pelo que as minhas sugestões serão apenas isso mesmo: sugestões. Para alguém com problemas de depressão ou stress, eu sugeria o contacto com a natureza, sobretudo passeios em locais com muitas árvores e espaços verdes. Se possível também com animais. Quando se consegue uma certa calma interior, então sim podemo-nos perguntar: "O que me preocupa? O que me leva ou levou a este de depressão?". Devemos procurar no nosso interior as diversas respostas para estas perguntas. Uma de cada vez, como se tivessemos todo o tempo do mundo.

A única acção que sugeriria seria o silêncio. Tentar calar a mente por breves momentos.
Mesmos os momentos de oração, devem começar sempre por períodos de silêncio interior. Enquanto não houver silêncio interior não haverá espaço para a oração. Quanto muito, será uma oração ao nível mental, mas essa pouco ou nada nos transforma.

Quanto à ajuda dos psicólogos, eu não vejo como um obstáculo à cura. Agora teremos sim que analisar se o psicólogo escolhido é o mais adequado. Lia noutro dia num artigo, que havia quem dissesse que a confissão é a ida ao psicólogo dos pobres (referindo-se que muitas das vezes as pessoas não se confessam para pedir perdão pelos seus pecados, mas para contar os problemas da sua vida e pedir ajuda para os resolver... e o que é isso senão uma ajuda psicológica).

Espero ter ajudado.
Luís

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 01 de January de 2007 16:03

Sister of mercy


Eu estou aqui para ti, para te ajudar no que for preciso! E conheço padres que te podem ajudar...padres Brasileiros, claro!

Eu concordo com grupos, aprendemos mais! "Já estás num grupo".

Vamos à questão? Podes começar!!!:)

Um beijinho e um Bom Ano 2007 !

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 01 de January de 2007 16:25

Luis

Eu não sou assim tão contra a um computador. A pessoa em silêncio, não tem ajuda e há problemas que precisam de ajuda de amigos! "Uma palavra amiga". As pessoas nem sempre conseguem desabafar para amigos, amigas, familiares, têm vergonha das pessoas e não querem dar a conhecer os seus problemas. Tudo gosta de ter uma família perfeita. Na Net sem conhecermos as pessoas sentimono-nos mais à vontade...

Luis, conheço pessoas que relaxam junto a um Pc. "Eu por exemplo".

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 01 de January de 2007 22:19

OK, devo-me ter explicado MUITO mal!!!

Aqui vai a explicação mais pormenorizada:

Eu não quero fazer o grupo na net, nem acho que não se deve consultar médicos ou psicólogos, nem preciso de padres a não ser para conseguir ancorar o grupo na Igreja Católica. Fui ter com o padre da minha paróquia, por exemplo, para tentar fazer divulgação da minha ideia na comunidade e reunir o futuro grupo no espaço onde reunem, por exemplo, os AA. Aliás, os AA são um bom exemplo: o alcoolismo também é uma doença e também tem vários factores a desencadeá-lo, tanto físicos como psicológicos, e não é por isso que os AA têm menos sucesso; de facto, têm mais sucesso que os médicos na cura do alcoolismo. E o que eu queria não era "curar" as pessoas com oração ou coisa parecida, era criar um grupo onde as pessoas pudessem encontrar apoio para a convalescência, não a cura. Pela minha experiência, quando se sai duma doença mental ligeira fica-se um bocado fora de tudo, do mundo "normal" e do casulo de loucura onde se vivia. A ideia era tentar fazer uma "câmara de descompressão", onde as pessoas que estão a refazer as suas vidas depois da doença mas ainda estão muito confusas e frágeis e se sentem muito diferentes de toda a gente pudessem encontrar pessoas em situações parecidas, para não se sentirem sozinhas numa terra de ninguém, "normais" demais para se isolarem num mundo irreal e "loucas" demais para se misturarem com o resto da população. Eu própria ainda hoje me sinto assim, apesar de levar uma vida normal. Mas pelos vistos sou só eu, pelos vistos todas as outras pessoas são normais ou estão muito bem sozinhas. Vou continuar a tentar encontrar alguém aqui, através deste tópico, e se não encontrar ninguém desisto e rendo-me à evidência de que não existe ninguém como eu no mundo e que tenho mesmo que continuar a sorrir para toda a gente e a sentir-me um personagem de Kafka!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 01 de January de 2007 22:53

Sister of Mercy

Ah...tu queres encontrar pessoas com problemas identicos ao teu? Tens de dizer qual é o teu problema! A ver se há por aqui alguém com problemas desses. Eu até conheço pessoas com problemas de álcool, jogo, etc. Mas não andam neste fórum!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de January de 2007 23:19

Siter of Mercy,

Dizes "se não encontrar ninguém desisto e rendo-me à evidência de que não existe ninguém como eu no mundo e que tenho mesmo que continuar a sorrir para toda a gente e a sentir-me um personagem de Kafka!". Sim, isso é verdade! Não existe ninguém como tu, nem como eu, nem como mais ninguém. Somos únicos :-)

Isso não quer dizer que não possamos conversar entre nós. Podemos e provavelmente o grupo que procuras já existe e costuma escrever por aqui.

Se conheceres alguém que procura ajuda e possamos ajudar, convida-o a vir aqui falar um pouco connosco. Talvez possamos ajudar.

Um abraço,
Luís

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 00:19

Sister of Merci

Olá! Bom ano!

Parece-me que partes numa atitude um pouco derrotista.

Vamos em frente,juntos. Conta connosco mas não te centres em ti própria.

Vejo que tens fé. Daí que procures que na tua vida o centro seja Deus. Isto não te torna um ser inferior. Pelo contrário saber que Deus é nosso pai ajuda-nos a ir em frente.

Uma pergunta: há alguma razão especial para escolheres este nickname? Irmã do obrigado (é assim que se traduz?...desculpa a ignorância).

Adeus S. M.

Mª José

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 00:29

S.M.

Fui ao dicionário e vi tantos sinónimos para MercY... o teu quer dizer irmã da misericórdia?
Qual o motivo (responde se quiseres). É uma questão de curiosidade...e talvez percebesse melhor onde te queres situar.
Tu é que sabes
Mª José

Acabei de encontrar: Sisters of Mercy: irmãs de caridade.
Não fazia ideia.

Adeus e conta connosco

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 01:03

É uma espécie de trocadilho, porque Sisters of Mercy quer dizer irmãs da Caridade, mas é também o nome duma banda que foi muito importante no princípio da estética gótica e de que eu gosto muito.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 01:23

Se fosses o único católico no meio de hindus, como te sentias? Se fosses o único heterossexual no meio de homossexuais ou o único cientista no meio de jogadores de futebol ou o único estúpido no meio de ganhadores do prémio Nobel da Física, como te sentias? Eu sei que toda a gente é diferente, mas é tudo uma questão de grau.

As pessoas que conheço não têm nada em comum comigo porque nunca foram neuróticas à beira da psicose, como eu. E se começo a falar de qualquer coisa pessoal não entendem nada! O resultado é que acabo por nunca me revelar a ninguém. Para quê? E isso mergulha-me numa solidão tremenda! Saí do isolamento da doença para o isolamento da diferença. Só queria poder trocar receitas anti-depressão com outros depressivos, isso é assim tão mau? Os "normais" dizem-me para passear e olhar a beleza do mundo; alguém que passou pelo que eu passei nunca diria isso! Alguém que já se tenha tentado suicidar ou tenha chegado lá perto sabe muito bem que a beleza do mundo é cruel para quem tem a sensação de não ter o direito de se gozar dela. O que eu queria ouvir dizer era: "sei exactamente o que estás a passar porque já passei pelo mesmo e safei-me e agora sou feliz". É para isso que quero alguém como eu.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 01:48

Sister of Merci


Pois, mas qual foi o problema? Porquê essa depressão? Para haver depressão, tem de haver uma razão! O teu marido foi-te infiel ou o teu namorado? :) Essas coisas não são lá muito boas de aceitar, dizem...!!! OLha, que muitas mulheres ficam com os maridos só para não destruirem os lares!

Conta mais! Podes escrever em privado para alguém que gostes de conversar, se não quiseres aqui expôr a tua vida...

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 02:14

Há muitas pessoas com depressão, nos mais variados estadios da doença. Tenho varios familiares e amigo que sofrem de depressão.
De repente lembro-me de 8 pessoas bastante proximas que sofrem com essa doença.

Lembro-me de ter lido que cerca de 20% da população é afectada pelo menos uma vez na vida pela depressão. 1 em 5.
Apesar de muitas pessoas terem passado por problemas identicos aos teus sentes-te diferente e isso incomoda-te.

Por vezes o céu está carregado de nuvens, tão escuro que não conseguimos ver as muitas pessoas que connosco partilham o caminho. No entanto por cima da nuvens brilha o sol. Na escuridão gostavamos que alguem nos desse a mão para nos ajudar a caminhar para a luz. É certo que pelo menos Deus nos compreende e mesmo que não compreendamos como nos dá sempre uma pequena luz para nos guiar para a saida do tunel.

Por vezes parece-nos que estamos sós, simplesmente porque vivemos numa triteza negra que nos impede de ver quem caminha ao nosso lado e mesmo desajeitadamente procura ajudar-nos. E tambem nós na nossa cegueira muitas vezes colidimos com quem nos procuram ajudar.

Acho que para sairmos da escuridão devemos olhar não para a negrura do passado mas para as luzes que brilham ao longe à nossa frente. Quando a luz aumentar provavelmente veremos que ao nosso lado sempre caminharam outras pessoas, mas os nossos olhos estavam demasiado fracos para as conseguir distinguir.

Acho que ninguem se deve sentir menorizado por ser mais ou menos diferente. O amor é uma linguagem universal e com ele podemos conversar apesar das diferenças, nEle podemos dissolver as diferenças, construir pontes que eliminem a solidão. Mas uma ponte normalmente demora um pouco a fazer. Havendo amor, com tempo conseguimos compreender o proximo, para além das diferença.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 03:25

Sister of Merci


Eu até gosto do nick que escolheste! :)

"Gostei da última frase do Camilo"!


("Havendo amor, com tempo conseguimos compreender o proximo, para além das diferenças").

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 09:16

Cara Sister Of Mercy:

Conheces a BD emily the strange?
Ao ler o teu post ( e o teu nick) lembrei-me da Emily, fascinante, criativa , solitária. Cheia de potencialidades mas fechada na solidão.


Em primeiro lugar, tens razão no teu "desabafo". A maior parte das pessoas não faz a menor ideia do que é uma depressão e limita-se a debitar lugares comuns, tipo receitas de mezinhas - "não tens razão para estar triste"; "vai dar um passeio", "o mundo é belo", "com lítio isso passa" , "foi um desgosto do namorado?", e bla bla bla...

Não que as pessoas não sejam bem intencionadas, mas, para quem está ou esteve doente - e a depressão é uma doença - estas intervenções chegam a ser cruéis. Como se o estado de humor da pessoa deprimida dependesse da sua vontade ou exclusivamente de circunstãncias externas que se podem manipular. Isto explica perfeitamente a tua sensação de solidão - parece-te que os outros simplesmente não conseguem compreender o que vivenciaste, como se falasses noutra linguagem que eles não conhecem ...

Citação:
E se começo a falar de qualquer coisa pessoal não entendem nada! O resultado é que acabo por nunca me revelar a ninguém. Para quê? E isso mergulha-me numa solidão tremenda! Saí do isolamento da doença para o isolamento da diferença
.

No entanto, permite-me que te diga que a maior parte das pessoas já sofreu ( ou concerteza que sofrerá) de um transtorno depressivo ao longo da sua vida.
Ou seja, a depressão e mesmo a ideação suicida, não é uma experiência assim tão extraordinária que só algumas pessoas sentem. Apesar da "estranheza" do olhar dos "outros", pensa que em algum momento das suas vidas eles já viveram (ou irão viver) os sentimentos de abandono e vazio pelos quais passaste e... sobreviveste. Ou seja, a depressão, sendo uma experiência aparentemente extraordinária, não é tão extraordinária como isso - é talvez um processo inerente á nossa condição mais íntima e frágil de seres humanos.
Sabes também que muitas das pessoas afectadas por esta doença tiversm percursos de vida extraordinários alguns mesmo com traços de genialidade - escritores , criadores, filósofos, místicos... ou seja embora sendo uma doença terrível, a depressão não é incompatível com a realização pessoal ou com um encontrar um sentido da existência..

2 - Exprimiste a necessidade de encontrar um grupo e autoajuda - pessoas que viveram ( e sobreviveram) a um processo de depressão, de forma partilhar experiências comuns, sentimentos comuns, percursos e a esperança de que é possível reorganizar-se interiormente e ser feliz após uma depressão.

A ideia de ser um grupo ancorado a "valores católicos" também pode ser interessante, porque em certas circunstãncias, uma religiosidade integrada pode ser "terapéutica "e dar ás pessoas aquilo que alguém deprimido mais necessita - um profundo sentido de esperança.
No entanto , a religião ( a católica sobretudo) também pode ter um efeito extremamente negativo para a saúde mental... basta pensar na possibilidade de agudizar sentimentos de culpabilidade ( tão frequente nas pessoas deprimidas) , de autopunição, de rigidez, de falsos conceitos sobre sexualidade, etc, etc, etc...Por outro lado, um grupo de autoajuda de cariz religioso tende a " atraír" pessoas com dificuldades emocionais com um certo tipo de misticismo pouco saudável..

Ou seja esta ideia, tem alguns riscos.
Em primeiro lugar um grupo de autoajuda ( qualquer que seja) necessita de alguma coordenação/orientação , regras específicas e objectivos claros para funcionar adequadamente. O apoio de pessoas especializadas em técnicas de autoajuda em áreas específicas é fundamental numa primeira etapa, mesmo que depois o grupo funcione autonomamente.
De outra forma pode tornar-se numa experiência caótica, desgastante e até negativa para os participantes, que como tu disseste, "ainda estão numa situação de fragilidade e vulnerabilidade"..Ou seja, não se pode por um grupo de pé sem ter algum apoio articulado.

Em segundo lugar, tenho sempre receio que este tipo de grupo um pouco fechado, centrado em pessoas com problemas específicos acabe por acentuar ainda mais o estigma associado á doença mental, para os participantes e suas famílias.
O estigma para com adoença mental é subtil ( pouca gente o manifesta publicamente) mas nem por isso menos intenso ou agressivo. Sobretudo em "contextos paroquiais", que têm uma especificidade muito própria, ainda que diluído soba capa da caridadezinha, o estigma existe.

Por outro lado, sendo um grupo voltado para a espiritualidade católica centrado na próquia isso implicaria algums tipo de acompanhamento pastoral e a maior parte dos padres não tem nem formação nem disponibilidade para arriscar um apoio deste tipo.

Para concluir - a tua ideia é muito positiva e interessante mas difícil de concretizar. Não que seja impossível, mas exige que tenhas recursos disponíveis.
Levantas também uma questão interessante - a ideia de que uma espiritualidade saudável e integrada pdoe ajudar as pessoas a superar fases difíceis das suas vidas.. Mas para isso era fundamentala haver catequese de adultos a sério, acompanhamento espiritual e pastoral a sério...

Abraços



Editado 2 vezes. Última edição em 02/01/2007 09:22 por catolicapraticante.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 13:49

Gostei muito da tua resposta, "catolicapraticante", embora não concorde totalmente com ela. Aceito que coordenação e organização por parte dum profissional seria uma coisa necessária, mas parece-me que tu achas que ninguém consegue fazer nada a não ser guiado por um professor em posição de superioridade - só se pode falar de depressão e suicídio com pessoas que passaram por isso se um psicólogo estiver a tomar conta de nós e só se pode olhar para a religião como ajuda se se fôr catequisado em adulto, não vá o nosso fraco cérebro ter uma ideia não-institucional! Concordo em que precisaria de apoio especializado, mas acho que estás a ver-nos como menores, um bocado.

És psicóloga?

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 13:56

O que posso dizer?

Concordo com tudo o que a catolicapraticante escreveu!

Citação:
Sister of Mercy
Gostei muito da tua resposta, "catolicapraticante", embora não concorde totalmente com ela. Aceito que coordenação e organização por parte dum profissional seria uma coisa necessária, mas parece-me que tu achas que ninguém consegue fazer nada a não ser guiado por um professor em posição de superioridade - só se pode falar de depressão e suicídio com pessoas que passaram por isso se um psicólogo estiver a tomar conta de nós e só se pode olhar para a religião como ajuda se se fôr catequisado em adulto, não vá o nosso fraco cérebro ter uma ideia não-institucional! Concordo em que precisaria de apoio especializado, mas acho que estás a ver-nos como menores, um bocado.

Pelo pouco que conheço da catolicapraticante, acho que não a interpretou bem. Creio eu que a intenção dela nunca seria por um psicólogo em "posição de superioridade", mas muito mais em acompanhar e orientar para que a experiência não acabe prejudicando qdo deveria fazer bem. Alguém cheio de boas intenções pode acabar prejudicando bastante com "palavras bem intencionadas". A intenção de um catequista bem formado seria a mesma, cuidar para não encherem mais a cabeça e aumentarem o sofrimento com idéias mal formadas de um misticismo dolorista, que infelizmente não é raro encontrar na nossa igreja. Acho que a sua preocupação passou longe qto ao caso de um policiamento para não ter alguma "idéia não-institucional". Enfim...

Um abraço e feliz ano novo.



Editado 1 vezes. Última edição em 02/01/2007 14:07 por firefox.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria Lisboa (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 17:43

MAS AQUI E AGORA O Q PODEMOS FAZER?

Como podemos partilhar,como podemos ajudar?

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 17:52

Maria

A Sister of Merci se quer ser ajudada, tem de dizer qual é o problema. Qual a origem da depressão! Estou à espera! :)

Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.