Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6
Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 21:19

A toda a gente que ofereceu ajuda: muito obrigada, do fundo do coração!

De que ajuda preciso? Nenhuma que me possam dar, se são pessoas que nunca viveram de perto problemas de saúde mental. O que eu queria era ser compreendida, não ajudada. A ajuda de que preciso é a companhia de pessoas que tenham passado perto da loucura, como eu. Porque eu estive à beira da loucura e curei-me e agora sinto-me fora tanto do mundo da loucura como do mundo normal. Gostava de ter amigos que partilhassem os meus valores cristãos e também a experiência de estar perto de perder a razão e de ter que viver todos os dias a vigiar os sintomas e a reavaliar conceitos loucos. Quando rejeito a ideia de ter um professor em posição de superioridade, como eu lhe chamei, (por favor, não leves isso como uma acusação de paternalismo, catolicapraticante, não o é, é só que tu vês como ajuda o que eu não vejo como tal!), o que estou a rejeitar é a ideia de ser ensinada a ser normal, por assim dizer. Até há aspectos positivos na loucura, no meio de muitíssimos aspectos negativos, e gostava de conseguir construir um grupo onde esses aspectos fossem valorizados em vez de normalizados, gostava de dar voz às pessoas como eu e não aos valores dos psicólogos - sim, porque digam o que disserem, eles baseiam-se em valores morais e não apenas em estudos psicológicos. E são sempre os valores "politicamente correctos"! Nunca se pode pôr em causa o politicamente correcto, perante um psicólogo! E todos eles esperam que pensemos com chavões. Ou então fui eu que tive azar e só consultei os piores psicólogos deste país!

Eu não me oponho mesmo nada à ideia de ter um padre e um psicólogo no grupo, mesmo nada, e já o tinha dito! Eu simplesmente não queria que o grupo fosse liderado por eles, queria que fosse um grupo de pessoas com problemas e interesses comuns e que o padre e o psicólogo fossem um apoio e não os grandes orientadores. Senão volto à mesma: lá estou eu sozinha no meio dum auditório cheio de gente calada, a ouvir um longo discurso sobre como a vida é bela. (Bom, mas sempre é melhor que ouvir como devo estar deprimida por ter sido traída pelo namorado, como disse a Rita! Foi de muito mau gosto, essa, e o smile a seguir foi pior ainda! Já para não falar no "isso é difícil de aceitar, dizem", como quem diz "a mim nunca me aconteceu", o que, juntamente com o smile, foi maravilhoso! A tua ideia era animar-me, ridicularizar-me ou fazer-me sentir mais deprimida? Felizmente, o meu problema não é esse e eu já o tinha dito ou teria ficado muito mal com o teu desdém.)

Provavelmente ainda não me consegui explicar bem, mas basicamente o que eu queria era encontrar pessoas como eu, nunca disse que estava a pedir ajuda, propriamente. A ajuda que eu preciso é só essa: encontrar pessoas para fazer o grupo. Aparentemente, toda a gente acha o meu grupo uma ideia cretina, que me vai afundar em gente com complexos de culpa, êxtases místicos e homofobia, mas estou farta de católicos pseudo mártires de extrema direita e de católicos hippies tipo "Deus é amor, portanto podemos ser pedófilos canibais à vontade que vamos para o Céu, temos é que nos aceitar a nós próprios e ter muita auto-estima!" Queria tentar encarar a vida de frente, tanto no aspecto religioso como na minha luta pela saúde mental e queria não ter que ser uma loba solitária para poder fazer isso, queria ter companhia. Mas era mesmo companhia, não ajuda. Alguém que lutasse ao meu lado, não por mim.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 22:14

S. M.

Mas ninguém te pode substituir. Tu és uma pessoa e essa pessoa que és tu é insubstituível.

Obrigada por explicares a origem do teu nome. Não conheço a banda. Se a conhecesse talvez pudéssemos falar melhor.

Desculpa mas todos nós somos diferentes mas há algo em comum. Não te excluas. SE tu própria te queres excluir então não podemos caminhar juntos. Tu foges.

Adeus
Mª José

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 22:15

Mais uma coisa que não esclareci bem: o grupo seria para pessoas a convalescer, ou seja, supostamente já estariam a ser seguidas por médicos, psicólogos, etc. Porque refazer a vida depois duma doença mental pode ser muito difícil, sobretudo se se perdeu muito tempo ou se se perdeu algo de fundamental como a infância ou a adolescência. Eu adoeci no princípio da adolescência e só fiquei mais ou menos curada aos 28; a minha vida ficou completamente mutilada duma forma que não tem remédio. Gostava de poder dar e receber apoio de pessoas como eu, que precisam duma segunda oportunidade na vida e têm que reaprender a viver.

Se eu fosse drogada, acho que toda a gente compreenderia isto! Mas parece que pode haver associações e grupos de tudo, menos de doentes mentais!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 22:20

Maria José

Porque dizes que ninguém me pode substituir? Achas que quero ser substituída em quê? E porque achas que estou a fugir? Só disse que estou à procura de pessoas que tenham passado pelo que eu passei.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 02 de January de 2007 22:38

Estás a tentar construir algo novo o que é sempre dificil.
Neste forum cada mensagem é lida por 50 a 100 pessoas, menos que num simples aviso na porta de uma igreja, mas pode ser que alguma delas esteja numa situação similar à tua.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 03 de January de 2007 11:09

Oi Sister,

Citação:
O que eu queria era ser compreendida, não ajudada. A ajuda de que preciso é a companhia de pessoas que tenham passado perto da loucura, como eu. Porque eu estive à beira da loucura e curei-me e agora sinto-me fora tanto do mundo da loucura como do mundo normal. Gostava de ter amigos que partilhassem os meus valores cristãos e também a experiência de estar perto de perder a razão e de ter que viver todos os dias a vigiar os sintomas e a reavaliar conceitos loucos. Quando rejeito a ideia de ter um professor em posição de superioridade, como eu lhe chamei, (por favor, não leves isso como uma acusação de paternalismo, catolicapraticante, não o é, é só que tu vês como ajuda o que eu não vejo como tal!), o que estou a rejeitar é a ideia de ser ensinada a ser normal, por assim dizer.

Amiga, qdo concordei com a catolicapraticante é que sabia dos riscos do que vc estava pedindo. Como vc parece estar mesmo decidida, então farei um ato completamente irresponsável, talvez o contrário do que vc queria, mas que acho que é mesmo o que vc me pede! Não leve a mal o que vou dizer, mas estranho o fato de vc não gostar das "posições politicamente corretas" dos psicólogos com quem conversou qdo vc mesma insiste em partilhar "valores cristãos". Quer coisa mais politicamente correta que essa? No mais, acho mesmo que vc deu azar... deve ter procurado algum "psicólogo cristão" então só poderia ter mesmo encontrado aquilo que achou. Imagino que não tenha conversado com nenhum psicanalista, por exemplo. Não que não existam psicanalistas cristãos, mas um bom processo de análise não é pré-construído no molde "politicamente correto".

Vamos então para a sugestão que me pediu, e lembre-se que te falei dos riscos! Pode dar em boa coisa, como aconteceu com alguns, ou numa porcaria completa se o "remédio" não era para vc. Sugiro vc começar com a leitura de Nietzsche, talvez com "Assim falou Zaratustra", não pq seja um livro fácil, pq absolutamente não é (!!), mas pq é uma boa leitura e talvez vc goste (ou não). Depois que ler isso, se tiver coragem de meter seus valores cristãos no rio-de-fogo, conversaremos de novo. Os valores cristãos podem sair bem de lá, fortalecidos, ou vc pode arrumar uma bruta crise existencial. É um risco que vc corre.

Citação:
Até há aspectos positivos na loucura, no meio de muitíssimos aspectos negativos, e gostava de conseguir construir um grupo onde esses aspectos fossem valorizados em vez de normalizados, gostava de dar voz às pessoas como eu e não aos valores dos psicólogos - sim, porque digam o que disserem, eles baseiam-se em valores morais e não apenas em estudos psicológicos. E são sempre os valores "politicamente correctos"! Nunca se pode pôr em causa o politicamente correcto, perante um psicólogo! E todos eles esperam que pensemos com chavões. Ou então fui eu que tive azar e só consultei os piores psicólogos deste país!

Boa sorte da próxima vez. E vc tb não andou se baseando em valores morais, e "cristãos"? (Olha as aspas!)

Citação:
Foi de muito mau gosto, essa, e o smile a seguir foi pior ainda! Já para não falar no "isso é difícil de aceitar, dizem", como quem diz "a mim nunca me aconteceu", o que, juntamente com o smile, foi maravilhoso! A tua ideia era animar-me, ridicularizar-me ou fazer-me sentir mais deprimida? Felizmente, o meu problema não é esse e eu já o tinha dito ou teria ficado muito mal com o teu desdém.

De mim vc não terá nem pena, nem admiração, nem desdém. Não vou te dizer que a vida é bela, nem o conselho que te dei foi cor-de-rosa. Ao contrário, se sobreviver a leitura te falo de Kierkegaard. Estou te tratando como uma lutadora, então saiba que estará se enfiando numa empreitada exigente. Se sobreviver, e acho que é bem capaz, aposto que vai ver a vida com mais paixão e brilho. A aposta foi minha, mas deve aceitar somente se ela se tornar tb sua!

Citação:
Provavelmente ainda não me consegui explicar bem, mas basicamente o que eu queria era encontrar pessoas como eu, nunca disse que estava a pedir ajuda, propriamente. A ajuda que eu preciso é só essa: encontrar pessoas para fazer o grupo. Aparentemente, toda a gente acha o meu grupo uma ideia cretina, que me vai afundar em gente com complexos de culpa, êxtases místicos e homofobia, mas estou farta de católicos pseudo mártires de extrema direita e de católicos hippies tipo "Deus é amor, portanto podemos ser pedófilos canibais à vontade que vamos para o Céu, temos é que nos aceitar a nós próprios e ter muita auto-estima!" Queria tentar encarar a vida de frente, tanto no aspecto religioso como na minha luta pela saúde mental e queria não ter que ser uma loba solitária para poder fazer isso, queria ter companhia. Mas era mesmo companhia, não ajuda. Alguém que lutasse ao meu lado, não por mim.

Hehehe... pedófilos canibais foi ótima! Não vou lutar nem ao seu lado, nem por vc, só estou te passando umas leituras. Ou vc pode continuar procurando gente para formar o grupo, mas acho que vai ser bem difícil encontrar.

PS1: esse conselho é irresponsável mesmo, vc tem certeza que existe uma "cura" definitiva?

PS2: o que te mostrei não é uma leitura cristã, Nietzsche não é cristão, ele vai até te provocar qto a isso. Ele vai defender a vida em todas as formas, TODAS! Se achar a dica ruim, desista.

Um grande abraço!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de January de 2007 13:19

Olá Mercy:


Bom dia para ti!
Já percebi que não gostas de psicólogos ;)), mas olha que eu não sou psicóloga...

Se releres melhor o meu texto podes reparar que, em nenhum momento afirmei que um grupo de autoajuda só pode funcionar com a coordenação de um terapeuta ou psicólogo ou numa base de directividade.

Apenas afirmei um princípio básico - Um grupo de autoajuda ( qualquer que seja) necessita de alguma coordenação/orientação , regras específicas e objectivos claros para funcionar adequadamente.
O apoio de pessoas especializadas em técnicas de autoajuda é fundamental numa primeira etapa, mesmo que depois o grupo funcione autonomamente.
Repara - falaste nos AA - mas nesses grupos há regras, normas e procedimentos...
SE não, nem sequer chega a ser verdadeiramente um grupo, muito menos de ajuda... E existem riscos muito específicos nestas dinãmicas...


Quanto á ajuda/ apoio espiritual, parece-me evidente que, se buscaste apoio numa paróquia para desenvolver a tua ideia, é porque pretendias algum espaço mais institucional e algum tipo de apoio mais formal, mais organizado...pelo menos foi assim que interpretei o teu texto.

O apoio espiritual nestes contextos tem de ser fundamentado e orientado por quem tenha formação teológica, experiência pastoral e sobretudo sensibilidade - pode até nem ser um padre, pode ser um leigo.

O que convenhamos, é difícil de encontrar. Mas o facto de ser em contexto paroquial implica uma certa organização...e recursos.

Repito, a ideia é boa, e, ao contrário do que escreveste, existem em portugal algumas associações e grupos de autoajuda de pessoas com doença mental e suas famílias, umas em fase de recuperação, outros em fase de tratamento.


Aqui ficam alguns contactos :

ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS DOENTES DEPRESSIVOS E BIPOLARES (ADEB)

E - [www.apifarma.pt]

Associação para o Estudo e Integração Psicossocial

E ainda - [www.aeape.pt]

Quanto á possibilidade de fazer um enquadramento "religioso" ou espiritual destes grupos, existem alguns riscos objectivos mas pode ser uma abordagem positiva, depende dos contextos e dos protagonistas. Há toda uma pastoral específica nesta área mas nem sempre tem visibilidade ou ... eficácia.

Nota final - embora compreenda que tenhas ficado aborrecida com o comentário da Rita, tenta contextualizá-lo. Cada um de nós fala da sua própria realidade e tendemos a interpretar o mundo dos outros em função dos nossos valores..

Um abraço .



Editado 1 vezes. Última edição em 03/01/2007 13:24 por catolicapraticante.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de January de 2007 13:29

[[quote=Mercy]quote]"mas estou farta de católicos pseudo mártires de extrema direita e de católicos hippies tipo "Deus é amor, portanto podemos ser pedófilos canibais à vontade que vamos para o Céu, temos é que nos aceitar a nós próprios e ter muita auto-estima!"[/quote][/quote]

Também eu Mercy! Não estás sozinha.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 03 de January de 2007 13:58

Desculpem o desabafo mas este forum qàs vezes parece tirado de num filme misto de Felini e woody Allen.

Feliz ano para todos
Cristina

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de January de 2007 14:38

Pois cristina e .... também fazes parte do elenco...

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 03 de January de 2007 15:39

Só agora vi o tópico. Estou a abarrotar de trabalho e tem sido difícil participar mais no fórum. Aliás, neste momento estou a escrever e tenho a cabeça a querer explodir. Ossos do ofício e da crise financeira ...

Mas, chamou-me a atenção, porque também já passei por momentos muito maus e sei que não é nada fácil. Não é fácil passarmos pelas crises, pelos psicólogos, psiquiatras... Mas, mais difícil ainda é aceitar o olhar dos outros, o gozo dos outros, a ideia feita de que quem sofre de depressão é por que quer ... Enfim, só quem passa por isto. Continuo a achar que ainda há muita falta de informação.

Quanto à criação do grupo... Pois, não sei bem... A ideia parece-me boa, mas há alguns problemas. Criar um grupo destes a nível paroquial não é fácil. Aliás, este grupo e qualquer um. Mas admiro muito essa tua vontade de querer ajudar os outros que passaram pelo mesmo. De facto, nessas alturas é óptimo haver alguém que nos compreenda e que "fale a mesma língua".

Mas será que a solução está nessa ideia? Com as nossas atitudes, com o reconhecermos a doença podemos ajudar, na mesma, outras pessoas. Tenta fazer isso. Mesmo que não consigas através de um grupo, aproveita a Internet (criando um blog, por exemplo), fala com pessoas que estão na mesma situação, faz parte das instituições que existem... Em todos esses momentos podes dar o teu testemunho e mostrar que DEus te ajudou a vencer.

A tua ideia de ajudar os outros é mesmo muito boa. Mas, pensa bem se deves seguir o caminho do grupo. Com isto não estou a dizer que sou contra isso. Só acho que exige alguns recursos e bastante vontade da parte paroquial. Isto é, não depende só de ti e podes estar a gastar forças que podiam ser utilizadas de outra forma. Há várias maneiras de ajudar... Pede ajuda a DEus para Ele Te orientar. POdes não receber logo a resposta, mas Ele vai dá-la quando menos esperas.

Sei que não devo ter ajudado muito... Mas, acredita, que vou rezar por ti. Muita força. Esta doença é horrível, mas tem uma saída. Mesmo que pareça que não, há uma saída. DEus está sempre connosco.

beijos em Cristo

[deusemtudoesempre.blogspot.com]

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 03 de January de 2007 18:55

Citação:
Sister of Mercy
Maria José
Porque dizes que ninguém me pode substituir? Achas que quero ser substituída em quê? E porque achas que estou a fugir? Só disse que estou à procura de pessoas que tenham passado pelo que eu passei.



Tu, tal como eu e como todas as outras pessoas somos seres únicos. E todos podemos e fazemos algo. Mas, digo por mim,às vezes pensamos que uma coisa deve ser de uma certa maneira...nesse caso eu acho que somos nós que temos que avançar, por isso digo: "és insubstituível". Não me parece que estejas a fugir. Agora pergunto-te eu : "Porque me perguntas isso"?

Adeus (A Deus)

Mª José

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 03 de January de 2007 22:03

Firefox, eu tenho um curso superior e sei muito bem quem é Nietsche (uma das leituras favoritas do Hitler, diga-se de passagem!) e já tive que aturar essa gente toda e se há coisa de que sei que NÃO preciso é de filosofia!

Quando ao que eu disse do politicamente correcto, não percebeste nada: eu disse que os psicólogos me querem geralmente impingir os valores médios da nossa sociedade e eu considero isso uma traição, porque eu tenho o direito de escolher os meus valores e de ter as minhas opiniões e se eu escolhesse, por exemplo, fazer voto de castidade (não é o caso, mas eu tinha esse direito) eu sei que os psicólogos iam ter a certeza que isso só podia ser neurótico porque não é o que a maioria das pessoas acha normal. Percebes? E politicamente correcto não tem nada a ver com cristão! Politicamente correcto é, por exemplo, chamar "pessoa de cor" a um negro, como se ser negro fosse uma coisa tão horrível que nem se pode nomear! Politicamente correcto é aceitar que jovens de 16 anos tenham relações sexuais com adultos em Portugal, mas ficar muito chocado se isso acontecer nos Estados Unidos da América, porque lá é ilegal e cá não. Politicamente correcto é não incomodar nenhum lobby, não levantar nenhuma polémica e deixar-se ir na corrente e isso não é cristão.

Quanto a não existir cura, claro que não existe, isso sei eu!!! É mesmo por isso que eu quero fazer este grupo, porque acho que somos, de facto, diferentes e nunca estamos mesmo curados!!! A doença mental é como a diabetes, mantém-se sob controle, não se cura. Se eu disse aquilo dos psicólogos não foi numa de "gostava tanto de achar um bom psicólogo para me guiar!", foi numa de "os psicólogos não são tão bons guias como isso e prefiro guiar-me pela minha própria cabeça". O que eu quero é apoio e companhia, não que me guiem ou curem ou ajudem.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 03 de January de 2007 22:12

Muito obrigada pela tua resposta, Catolicapraticante. Tens razão quanto à necessidade de orientação especializada, eu só quis deixar claro que não é isso o que considero mais importante, porque toda a gente desatou a falar em eu querer ajuda e não é ajuda que eu quero! Foi nesse contexto que eu disse que queria uma coisa como os AA, porque eles foram criados com regras, mas sem técnicos. Não estou a dizer isto para excluir a ideia dos técnicos, mas porque toda a gente estava a dizer coisas como "mas que ajuda é que queres?" e o que eu quero é "camaradagem terapêutica dos meus pares", por assim dizer, não é ser ajudada por psicólogos ou pessoas "normais".

Obrigada pelos links, vou estudar os sites, mas parece-me que são alguns que já encontrei na minha longa pesquisa, porque eu não me importava nada de entrar num grupo já organizado, era óptimo, até, mas todas as pistas que me deram até aqui acabam em consultas de psicologia!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 03 de January de 2007 22:21

Maria João, concordo em que construir o grupo é difícil e muito complicado e se alguém tiver uma ideia mais funcional, sou toda ouvidos!

Uma das principais razões que eu tenho para querer fazer o grupo é exactamente o isolamento a que essa atitude da parte das outras pessoas nos vota. Como voltar a viver depois duma grande depressão se se está rodeado de gente que acha que somos parvos? Acompanhia e apoio de convalescentes como nós seria uma grande ajuda.

Quanto a blogs, já por lá passei. Parecem a canção antiga dos Police, "Message in a Bottle": manda-se uma mensagem numa garrafa porque se está numa ilha deserta e no dia seguinte recebe-se não uma resposta, mas 100 000 000 garrafas com mensagens iguais de 100 000 000 ilhas desertas como a nossa. Os blogs só me afundaram ainda mais em solidão. E em superficialidade - toda a gente comenta pela rama!

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Sister of Mercy (IP registado)
Data: 03 de January de 2007 22:24

Maria José, dizes:

[/quote]
Não me parece que estejas a fugir. Agora pergunto-te eu : "Porque me perguntas isso"?
[/quote]

A última frase do teu post anterior era "Tu foges"... Não dás muita atenção ao que escreves, pois não?

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 03 de January de 2007 22:28

Sister

já deu para perceber o teu problema... queres apoio e companhia mas chutas todo o mundo à tua volta.
Um pouco de calma e educação nunca fez mal a ninguém, deprimido ou não.

As pessoas que te responderam,provavelmente patéticas aos teus olhos, estão de parabéns. Fizeram justiça aquilo em que acreditam, praticaram a caridade, Tentaram entender o que pretendes e deram respostas àquilo que parecia um pedido de ajuda. O que receberam em troca de ti?

Se estás melhor ao ponto de te achares capaz de organizar um esquema desses, abranda aí um bocado essa revolta e pensa!!!
Ninguém aqui te quer mal.

Proposta: Vamos começar a dialogar como gente grande?


P.S. - sei que não sou politicamente correcta o que junto com o meu ateismo me torna execrável. Azarito.
Quanto à banda até a curto, mas prefiro Bauhaus. E Wagner tb gosto e estou-me nas tintas para Hitler ter gostado ou não. Arte é Arte.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 03 de January de 2007 23:07

Sister of Mercy

Se quiseres aceitar o meu pedido de desculpas e a minha justicação é contigo.

Olha: dou atenção ao que escrevo e fui ver a msg e realmente está lá escrito, mesmo no fim."Tu foges".
Peço desculpa. Acho que isso resultou de que quando estava a elaborar o texto tenha escrito isso e que depois ao tentar fazer a frase me tenha esquecido de apagar. Já reparaste que não tem lógica aquele "tu foges". É uma expressão que não devo ter apagado e aí sim, não reparei.

Aceitas a explicação? Eu engano-me, acho que todos nos enganamos...desculpa, tenho a certeza que a frase assim crua não era para estar... deve ter resultado de uma primeira tentativa de te responder .
As minhas desculpas e acredita que é a verdade.
Se calhar no meu subconsciente me parece que é o que está a acontecer contigo...mas qd redigi, definitivamente, para enviar não tinha intenção de escrever isso.

Adeus
Mª José

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 00:07

Citação:
Sister of Mercy
Firefox, eu tenho um curso superior e sei muito bem quem é Nietsche (uma das leituras favoritas do Hitler, diga-se de passagem!) e já tive que aturar essa gente toda e se há coisa de que sei que NÃO preciso é de filosofia!

Desde quando ter curso superior significa entender Nietzsche???? E Torquemada lia a Biblia, seguindo o seu raciocínio devia então riscá-la das suas leituras.

Citação:
Sister of Mercy
Quando ao que eu disse do politicamente correcto, não percebeste nada

Bem, fico por aqui. Boa sorte.



Editado 1 vezes. Última edição em 04/01/2007 00:16 por firefox.

Re: entreajuda católica para depressão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 04 de January de 2007 01:35

Lena


Esta foi boa:)

("Sister, já deu para perceber o teu problema... queres apoio e companhia mas chutas todo o mundo à tua volta").

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.