Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 13 de October de 2006 19:25

Aceito o catecismo.

Excepto quando está contra a Lei de Deus.

E quando não tem qualquer base bíblica.

A Lei de Deus diz para não matar. O Catecismo diz que pode matar.

Qual estará certa?

A resposta para mim é clara.

João (JMA)

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de October de 2006 19:31

JMA,

ou aceitas, ou não aceitas. Se erram numa coisa, podem errar em tudo, sendo assim nada é tido como verdade.

O catecismo fala numa situação extrema em que se tenha de proteger vidas inocentes. Não confundas isso com situações estilo pena de morte actual nos países como América.

Portanto, a Igreja Católica não permite que comunguem, e considera falta grave para quem renuncie ao casamento para viver em união de facto. Está respondida a questão

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 13 de October de 2006 19:49

Caro S7v7n,

Não sou obrigado a aceitar a opção entre o tudo ou o nada.

Não aceito de modo algum a pena de morte. É contra tudo aquilo que Cristo ensinou.

E o catecismo não pode nunca ir contra a Lei de Cristo. Neste caso vai.

Por isso, e nessa matéria, não aceito o Catecismo. E ninguém me pode obrigar.

O Catecismo pode ser uma bela obra, mas é humana e não divina. Logo tem possibilidade de errar. E erra.

Por isso te digo que aceito o Catecismo. Mas não aceito como válidos argumentos de autoridade tirado de um documento que vai sendo revisto periodicamente (mas menos do que seria necessário), sem que essa autoridade lhe seja conferida por outra fonte.

O argumento nunca pode ser: é verdade porque o Catecismo diz!
O argumento só pode ser: O Catecismo diz porque esta é a Verdade!

O Catecismo depende da Verdade, não a cria.

João (JMA)

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de October de 2006 20:00

JMA,

tu já leste bem o que está escrito sobre a pena de morte? É que acho que não estás a perceber bem. Não achas justo que te defenda de um agressor que te queira matar? Preferes que te vire as costas e que não faça nada? Isso para mim é cobardia. Para mim matar só mesmo para salvar uma pessoa de um agressor. E é isso que a Igreja defende.

O casal ao aceitar a união de facto, está a recusar o compromisso, o Sacramento do casamento. Porquê?

Mas é a tua opinião e tenho de respeitar. Fazes como entenderes. Mas não te esqueças que comungar em pecado, é ainda pior. Podemos é pensar que isto é tudo fantasia e que a Igreja não percebe nada disto e nós é que sabemos mais.

E ponho as minhas mãos no fogo, em como este ponto das uniões de facto nunca irá ser abolido. Senão para que serviria o casamento?

Espero que não ensines isso na catequese caso sejas catequista.

Até logo!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 13 de October de 2006 20:18

s7v7n,

falei na pena de morte. Tu referes argumentos para a legítima defesa - a defesa perante um agressor. Não é o mesmo.
Eticamente, é aceitável e desejável que te defendas de um agressor, numa perspectiva de proporcionalidade. Nada existe a apontar.

Pena de morte aplica-se a indivíduos julgados e presos, como castigo por crimes cometidos. Eticamente, não é justificável.

"O casal ao aceitar a união de facto, está a recusar o compromisso, o Sacramento do casamento. Porquê?"

O porquê pergunto eu. Porque chegas a tal conclusão?

"E ponho as minhas mãos no fogo, em como este ponto das uniões de facto nunca irá ser abolido."
A missa tridentina era eterna, e muitos puseram as mãos no fogo quanto a essa afirmação;
O limbo era eterno, e muitos puseram as mãos no fogo quanto a essa afirmação;
Tens estantes cheias de certezas de muitos, que de repente foram removidas para os limbos deste mundo.

Dá-me lá fundamentos do Evangelho para a tua posição quanto aos casais em união de facto.

João (JMA)

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 13 de October de 2006 20:54

São Paulo declarou: “Todo aquele que comer este pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque aquele que come e bebe indignamente, come e bebe para si a condenação, não distinguindo o corpo do Senhor” (1 Cor, 11,27-28).

Os amigados não podem comungar, mas devem orar e participar da Missa dominical para que Deus os possa fazer reencontrar o caminho traçado por Jesus. Enquanto alguém ainda está vivo, está aberta também a vereda da salvação, desde que haja uma sincera conversão. Com razão, Cânon 915 do Direito Canónico preceitua que não sejam admitidos à sagrada comunhão os que obstinadamente persistem no pecado grave manifesto.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 13 de October de 2006 23:47

Sim, Rita, agora indica lá os fundamentos do Evangelho para proibir a comunhão a duas pessoas que vivam em união de facto.

João (JMA)

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de October de 2006 12:44

JMA,

O que a Igreja tem no Catecismo é algo muito muito improvável de acontecer nos dias de hoje. E algo do género a acontecer iria ser justo porque seria para proteger os inocentes de serem mortos pelas mãos dos bandidos. Tanto que tu não vês a Igreja a defender a pena de morte hoje em dia. Ou vês? Pelo contrário.

Agora se tu queres à força que o Evangelho fale das uniões de facto, então não vais encontrar especificamente. Mas se não acreditas na tradição da Igreja, e apenas no Evangelho, devo-te a dizer que essa atitude não é muito católica. Aproxima-se mais dos protestantes. Com muito respeito a eles também. Mas cada um acredita no que quer. Temos é que saber no que acreditamos.

Sem a tradição da Igreja perdemos muita coisa. Mas tu é que sabes.

Abraço!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de October de 2006 12:55

Seven:

"O que a Igreja tem no Catecismo é algo muito muito improvável de acontecer nos dias de hoje"


Queres tudizer que o Catecismo da Igreja Católica ( versão actual) está completamente desligado da realidade?

És capaz de ter razão em alguns pontos.



Editado 1 vezes. Última edição em 14/10/2006 12:56 por catolicapraticante.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de October de 2006 13:18

CP,

por favor não distorças o que eu disse. Eu falei na pena de morte que é algo muito improvável de acontecer. Tal como vem descrito no Catecismo.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de October de 2006 14:21

Eu não distorci nada.

Citei ipsis verbis o que escreveste.

Ou queres dizer que o que tu mesmo escreveste é uma distorção do que realmente pensas?



Editado 1 vezes. Última edição em 14/10/2006 14:36 por catolicapraticante.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de October de 2006 20:25

Pois não distorceste nada, que ideia!!!!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de October de 2006 21:14

Pois, é o probelam de não ter argumentso:
vejamos:

Relativamente a certas normas do normas do catecismo escreveste que :

Não tenho a culpa que não aceites o catecismo. As normas são assim
E ainda : ”ou aceitas, ou não aceitas. Se erram numa coisa, podem errar em tudo, sendo assim nada é tido como verdade.”

Mas depois, relativamente a outras normas do mesmo catecismo, escreves:


O que a Igreja tem no Catecismo é algo muito muito improvável de acontecer nos dias de hoje


É improvável de acontecer mas deve-se cumprir a norma na mesma. Ou não?

Ou seja- és a favor da pena de morte , defendes que tens de a aceitar porque faz parte do catecismo da igreja e dizes-te a favor da Vida?

És a favor da legítima defesa colectiva ( coisa que não existe em direito penal) mas contra a legítima defesa individual?



Editado 2 vezes. Última edição em 14/10/2006 21:25 por catolicapraticante.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 14 de October de 2006 21:43

C.P.
Acho que o seven se referia com o "O que a Igreja tem no Catecismo é algo muito muito improvável de acontecer nos dias de hoje." ao que se diz somente sobre a pena de morte.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de October de 2006 22:19

Diogo,

eu deixei isso bem explícito. Mas apenas vão buscar partes do texto sem olhar ao resto. O que é que se pode fazer? Quando as pessoas não querem ou não sabem argumentar não há muito mais a dizer.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 00:04

A c.P. pode nem ter reparado no sentido do texto... talvez não tenha lido a totalidade dos posts. o que interessa é esclarecer e não haver constantes ataques. Porque isso vai contra um mandamento de Deus, que nos manda amar uns aos outros, e contra todas as regras de boa educação. Para além de ser desgastante para a saúde e corrosivo para as relações entres os cristãos deste forum.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 00:20

Como eu já disse atrás, a questão já está respondida. Nós como pertencemos à Igreja Católica, não podemos comungar se nos recusamos a casar e a receber o Sacramento do Matrimónio, e preferimos morar apenas juntos sem nos comprometermos com Deus e a Igreja, não podemos comungar porque é uma falta grave. E ainda é mais grave comungar em pecado sem que haja plena vontade de receber o Sacramento da Reconciliação. Se depois não acreditamos na nossa Igreja, isso já é problema de cada um. Podemos muito bem pensar que sabemos mais que a Igreja. Somos livres de pensar o que quiseremos.

Interpretem como quiserem.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 00:39

Igreja supermercado.
Bapismos sim...
Matrmonios nao
Comunhões sim
confissões não.
Mas que coerencia de vida é essa?
A comunhão sacramental tem de refletir uma comum união em tudo...
Como se pode criar uma Igreja à la carte?
Esta historia de gente que vive em união de facto querer comungar é uma inconsistencia. Sou catolico so para o que quero....Tipo sou portugues para ter direito a receber o subsidio de desemprego. Descontos nao faço...
Enfim

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 08:38

Paulo: Tens uma ideia bastante neoliberal e consumista da Igreja...Não comungo dessa ideia.



Editado 1 vezes. Última edição em 15/10/2006 08:41 por catolicapraticante.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 08:40

Seven :

Se te referias ( criticamente) á norma sobre a pena de morte, é porque admites que há normas do catecismo que podem ser alvo de crítica ....

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.