Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5
Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 11:47

Paulo,

infelizmente, hoje em dia vê-se muito disso. Igreja supermercado. Cada um só tira aquilo que quer. O resto é como se não prestasse, ou como se fosse muito caro, ou já esteja fora da validade. E então não é aceite.

Abraço.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 12:21

“O resto é como se não prestasse, ou como se fosse muito caro, ou já esteja fora da validade” - SEven

E, por falar em estar fora da validade:

“O que a Igreja tem no Catecismo é algo muito muito improvável de acontecer nos dias de hoje" - SEven

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 12:25

Tens de aprender a ler os textos por completo sem os distorceres. Improvável não quer dizer impossível. Mas porque é que eu acho que não vais conseguir lá chegar?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 12:34

Talvez porque os textos são absurdamente contraditórios?

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Dinis (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 14:09

"Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele."

Eu creio que Deus está sempre mais disposto a perdoar e amar o seu povo do que punir e castigar. Cristo nunca excluiu ninguem. Ele sempre aceitou todos e nunca desistiu das pessoas que O desiludiu ou mesmo aqueles que O tenha negado.

"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas." (João 10:11)
"Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor." (João 10:16)

O catecismo é a visão do homem para compreender Deus. Como qualquer obra do homem, pode haver falhas e imperfeições e cabe ao homem de corrigi-las. Se esquecermos a verdadeira mensagem de Cristo (amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado) e só procuramos seguir a lei (ou o catecismo) de forma cega, o que é que nos distingue dos fariseus que Cristo chamou-os de hipócritas por apenas limitarem a cumprir a lei e não honrar Deus.

Dinis

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 14:58

Deus é Amor. Isso ninguém discute. E qual é o problema em nos basearmos no catecismo para melhor compreendermos o que a Deus quer de nós? Somos fariseus por seguir o catecismo? Essa é boa! Realmente essa dos fariseus também já começa a estar um pouco gasta. Não se pode falar em seguir as normas da Igreja que somos logo fariseus.Para honrarmos a Deus, basta olhar para o Catecismo, e por em práctica as recomendações que la estão. Tomara que muita gente seguisse aquilo que está no Catecismo, o Mundo seria melhor. Mas ao invés disso, as pessoas querem estar na Igreja, e fazerem as suas prórprias regras. Ignorando a opinião da mesma. Distorcendo o real sentido das questões. Há pessoas para tudo.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 15:13

"O cristão não pode ser alguém que se contente apenas em não fazer o mal nas suas várias vertentes (não matar, não cometer adultério, não roubar, não mentir, não..., não...) mas tem de ser alguém que faz o bem, que tem de se comprometer com a construção do bem.

(...) Segunda observação: os ( Dez) mandamentos que referi não trazem nada de especificamente cristão. Qualquer sociedade minimamente organizada e respeitadora da dignidade humana tem de cumprir aqueles mandamentos. Qualquer pessoa, mesmo que seja ateia, certamente que “tem” de respeitar aqueles mandamentos

Daí a questão, que creio ter já colocado nalgum comentário anterior, mas que aqui vou repetir: o que é específico do cristão?

Pelo que já referi, para mim, não é cumprir os dez mandamentos. Durante muitos anos me confrontei com esta questão e ao fim de algum tempo descobri três pistas no Sermão da Montanha:
1ª – Universalidade do amor: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem… Por que se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem o mesmo os pagãos (= os não cristãos, mas certamente pessoas honestas e sérias)?” (Mt 5, 44.46). Portanto, o cristão tem de ir para lá do que “os pagãos” fazem.
2ª – Confiança na Providência: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã, dizendo que comeremos, que beberemos ou que vestiremos. Os pagãos, esses é que se afadigam com essas coisas; porém o vosso Pai celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso” (Mt 6,31-32). O cristão é o que acredita que Deus é o Senhor da história e age coerentemente com tal convicção
3ª – Ir para lá do que é exigido pelas leis humanas que regulam a nossa sociedade: “Se alguém te quiser tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a andar um milha caminha duas com ele” (Mt 5-40-41). Esta passagem provocatória parece-me apontar para o seguinte: Deves ser capaz de ir além do que a lei te obriga e regeres-te pelas leis da caridade, da solidariedade e da fraternidade nas relações com os outros.
A lei não te pode obrigar a amar os outros, mas tu deves amá-los, mesmo que sejam teus inimigos (1ª pista) e em nome desse amor fazer coisas que os outros não fazem habitualmente.

Por isso, acho a chave de leitura dos Dez Mandamentos tão pobre comparada com a do Sermão da Montanha! Ou por outras palavras se não passarmos da lógica (casuística) dos Dez Mandamentos para a lógica (estruturante) do Sermão da Montanha pouco nos resta de cristãos."
ESte texto é do José Dias, uma das pessoas mais autenticamente cristãs que conheço.
Talvez ajude a responder á pergunta do Tópico o que significa ser católico, mas tembém tem tudo a ver com esta questão de que basta cumprir passivamente as regras do catecismo para se ser católico.



Editado 2 vezes. Última edição em 15/10/2006 15:16 por catolicapraticante.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Dinis (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 15:28

Rapara que não disse que quem segue o catecismo são os fariseus do tempo moderno.
É bom haver regras. É bom haver normas. Só chamei atenção de que não podemos esquecer o fundamento e o principio em que essas mesmas regras foram baseadas.
Para mim (mais uma vez, chamo atenção que estou a expressar APENAS A MINHA OPINIÃO) o Catecismo é um guia (ou um manual) para chegarmos a Deus e não um obstáculo ou um instrumento que serve apenas para condenar os "faltosos".

Nunca esquecer as seguintes palavras da 1ª carta de João:
"Se alguém disser: «Eu amo a Deus», mas tiver ódio ao seu irmão, esse é um mentiroso; pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. E nós recebemos dele este mandamento: quem ama a Deus, ame também o seu irmão."

Dinis

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 19:48

Muitas palavras, mas nenhum argumento.

Ninguém encontrou fundamento bíblico para que os não casados que vivam juntos (desde que não em situação de adultério) sejam impedidos de comungar.

Nem ninguém explicou a afirmação que viver juntos era rejeitar o sacramento do matrimónio.

CP,

gostei da chamada de atenção entre os Dez Mandamentos e o Sermão da Montanha. Uma situação a reflectir, particularmente quando o Papa chama a atenção de que o Catolicismo não é uma lista de proibições.

João (JMA)

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 21:04

JMA,
Claro que nem tudo foi escrito na bíblia.Continuas a negar a tradição da Igreja e a tomar mais certas as tuas palavras do que aqueles que sempre souberam mais que nós.
Continuam a não me responder porque razão se se consideram católicos, porque razão não querem receber o Sacramento do Casamento, e comprometerem-se com a Igreja e com Deus. Logo aí há uma recusa da pessoa em estar em comunhão com a Igreja. Como já foi dito, a Igreja não pode ser só um supermercado. Em que tiramos aquilo que queremos. O que não nos interessa deixamos para trás. A união de facto é apenas um compromissozeco que não inclui Deus no meio. Basta uma zanga para ir cada um para seu lado. Ao passo que recebendo o Sacramento do Casamento, é um compromisso para a vida. E é isso que muita gente muitas vezes não quer. Compromisso.

Por isso, não se pode comungar estando com esse pecado e não querer procurar reconciliação. Se pensamos que sabemos mais que a Igreja e queremos comungar à mesma, façam favor, a vida é vossa.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 21:26

Seven,

Citação:
Seven
A união de facto é apenas um compromissozeco que não inclui Deus no meio. Basta uma zanga para ir cada um para seu lado.

Deverias consultar as taxas de divórcio entre católicos. Ou melhor deverias frequentar um CPM de uma paróquia à tua escolha e enteder que há muita gente que está lá para cumprir calnedário e porque fica bem na fotografia da sala ter uma fotografia do dia do casamento.

Quem é mais honesto, aquele que crê em Deus com dúvidas e se borrifa para o que diz a Igreja ou aquele que cumpre o que a Igreja diz sem sequer pensar na dimensão do que está a fazer.

Acusar e ecluir porque há pessoas que pensam diferente é demasiado fácil. No outro dia o Diogo dizia uma coisa que a minha geração dizia muito quando eramos mais novos, 'Quem está fora não racha lenha'! Mas quem está fora, aqueles que nem percebem ou aqueles que param para pensar?

Citação:
S7v7n
Ao passo que recebendo o Sacramento do Casamento, é um compromisso para a vida. E é isso que muita gente muitas vezes não quer. Compromisso.

Sim, assim deveria ser mas quantos se casam de vestido branco com marcha nupcial nos Jerónimos e depois se separam?

Quantos conseguem perceber isso? Já pensastes que se calhar há uma imensidão de pessoas que estão simplesmente a tentar ser honestas... Provavelmente querem de tal maneira que o casamento dê certo que preferem arriscar uns anos a ver no que é que vai dar.

É tão fãcil apontar o dedo.

Citação:
Ninguém é bom senão Deus.

Estamos tramados vamos todos ler catecismos e seguirmos o que diz a Igreja e assim alcançamos a salvação. Mas Ele chega e diz:

Não chega,
Citação:
Falta-te uma coisa:

E todos nós nos falta uma, duas, cinquenta ou muitas coisas.

Bolas estamos outra vez condenados, «Quem pode então salvar-se?» e é então que chega a nossa esperança:

«Aos homens é impossível, mas não a Deus,porque a Deus tudo é possível»

Em comunhão

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 21:56

O que é proprio do Cristianismo é a coerencia de vida.Essa coerencia passa pela descoberta que a vida sacramental é a forma do crsitão viver a sua fé. Os sacramentos sao sinais da graça de Deus que nos acompanham na vida. O baptismo corresponde ao nascimento - espiritual, a Eucaristia o alimento, etc.
A forma do Cristão viver o seu projecto de vida, com outra pessoa é o Matrimónio.
Não me parece que seja necessário ir ao argumento do Catecismo. PArece-me uma questão tão logica a da coerencia. O Catecismo apenas cita aquilo é o sentir da Igreja. Os sacramentos não são uma opção. Os sacramentos são sinais da graça de Deus na nossa vida. Recusar os sacramentos é recusar viver segundo as leis de Deus, é recusar a graça de Deus na minha vida. Recusar viver um projecto de vida a dois sem Deus no meio, ´não faz qualquer sentido ir comumgar.
A comunhão não é magia. Receber o Corpo de Cristo significa estar unido a Cristo e à Igreja. Como o seven diz e muito bem, o sacramento do matrimónio reflete a fidelidade de Cristo à sua Igreja. Recusar esta oferta de Cristo é querer uma relação a prazo. Em Cristo nao ha amor a prazo. O Amor é eterno.
Confesso nao entender a questão do JMA, sobre a questão biblica. Os evengelhos não falam do sacramento do Crisma... e contudo é um dos 7 sacramentos.
É uma questão de coerencia de vida.
Quem não quer...

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 22:25

Tilleul,

Citação:
Quem é mais honesto, aquele que crê em Deus com dúvidas e se borrifa para o que diz a Igreja ou aquele que cumpre o que a Igreja diz sem sequer pensar na dimensão do que está a fazer.

No casamento há que ser honesto. Sei bem que há muita fachada mas a Igreja não tem culpa. As pessoas quando casam devem ter consciência do que fazem.
Citação:
Quantos conseguem perceber isso? Já pensastes que se calhar há uma imensidão de pessoas que estão simplesmente a tentar ser honestas... Provavelmente querem de tal maneira que o casamento dê certo que preferem arriscar uns anos a ver no que é que vai dar.
Pois é. O problema é que muitas pessoas vão para uma união a pensar na separação. Isso é logo à partida um entrave para o casamento. A Igreja não aceita isso nem nunca aceitará. Tem que haver um compromisso sério. E se somos crentes na nossa Igreja, e em Deus, e dizemos que acreditamos no Credo e nos Sacramentos, não podemos agora escolher apenas os que nos covêm.

Eu nunca falei em condenação. Eu nunca disse que se fizesses isso ias certamente para o Inferno. Mas que é considerado como uma falta grave viver em união de facto, lá isso é. Agora se as pessoas querem experimentar o produto antes de ficar com ele, meus senhores, façam como quiserem, mas não estão em comunhão com a Igreja. Disso não se livram. Por mais que argumentem. Apenas podem dizer que não querem saber da opinião da Igreja. O que fica mais certo.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 22:31

Novo conceito de amor: O amor chiclete
Mastiga e deita fora.
Será isso projecto de Deus?
Non lo credo...

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 22:37

Caro s7v7n,

Existe tradição, tradições e Sagrada Tradição.

Qual é a parte da Sagrada Tradiçao que diz que em tal caso não se pode comungar?

Por outro lado, como é que tu podes saber qual é o pensamento de pessoas nessa situação? Porque razão não se casam e vivem em comum? Saberás melhor que eles próprios?

E a propósito, esclarece-me: Donde foste buscar a ideia (bizantina) que eu não dava relevância à Sagrada Tradição? Não fui eu que te pedi os fundamentos do Evangelho para a tua posição?

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 22:54

Caro Paulo,

Há Cristãos que não comungam. Não têm a eucaristia. Deixam de ser Cristãos por isso?

O Evangelho não fala do Crisma? Tenta Act 8, 12-17; 19, 1-7.

João (JMA)

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 22:56

Caro Tilleul... mas Jesus dsse ao Jovem Rico para cumprir os mandamentos... e so depois de ele ter dito que já os cumpria, avançou para mais.
O amor é exigente, e como recem casado sabes disso.
Todos temos muitas riquesas no nosso coração que nos impedem de seguir Jesus. Ele apenas pede tudo. Nós é que pomos reticencias.
Jesus pede primeiro o cumprimento dos mandamentos. Não a sua rejeição.
Abraço amigo

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 23:12

Tilleul:

Obrigada pelo teu post:



"Quem pode então salvar-se?» e é então que chega a nossa esperança:

«Aos homens é impossível, mas não a Deus,porque a Deus tudo é possível"

Acredito profundamente que há cristãos que não comungam mas que estão em Comunhão.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 23:21

Os actos dos Apostolos não sao um evangelho como presumo que saibas. Logo não é um acto de Jesus.
Pode ser em nome de Jesus. E é em Nome de Jesus que a primitiva comunidade percepcionou, e é neste contexto que o Concilio de Trento o inclui no septenário sacramental.

As Bodas de Caná, em João sempre foram entendidas no contexto matrimonial. Quando falta o vinho, e Maria vai ter com ele, Jesus diz: Mulher ainda nao chegou a minha hora. O Matrimonio vai buscar a sua existencia a esta hora de Jesus. Á paixao e morte na cruz, sinal da sua fidelidade.
A vida do cristão configura-se a esta cruz.

A Eucaristia é o Cume da vida Cristã. É a plenitude sacramental, é o corpo do Senhor Jesus. Aquilo que melhor define um catolico é a Eucaristia. Não podemos passar sem ela. Evidentemente que casais que nao sejam catolicos estao noutro patamar. Mas se nao sao catolicos nao comungam.
Não entendo a tua questão.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de October de 2006 23:28

JMA,

Existem 2 coisas. A Bíblia, e a tradição que vem seguindo estes séculos todos até hoje. Tu não encontras tudo na bíblia. Não encontras todas as respostas na Bíblia.

Tu pediste-me fundamentos bíblicos. Eu respondi. Bíblicos não há. Mas temos escrito no Catecismo que contém as verdades bíblicas e a tradição da Igreja.

Se eu sei o pensamento das pessoas? Basta ver pelas suas acções.Porque é que não se querem comprometer com Deus? O sacramento do matrimonio é a forma de Deus abençoar a minha união.

E já agora gostava que me dissesses onde é que vem na bíbila fundamento para que as pessoas se juntem sem se comprometerem com a Igreja e Deus. E deixa que te diga que já na tradição judaica isso é proibido. Quem era a pessoa que se ia juntar com outra assim sem mais nem menos.

Deixo-te aqui outra recomendação da Igreja.

Exortação apostolica Familiaris Consortio

b) Uniões livres de facto

81. Trata-se de uniões sem nenhum vínculo institucional, civil ou religioso, publicamente reconhecido. Este fenómeno - cada vez mais frequente - não deixará de chamar a atenção dos pastores, exactamente porque existindo na sua base elementos muito diversos, será possível actuar sobre eles e limitar-lhes as consequências.

Alguns, com efeito, consideram-se quase constrangidos a tais uniões por situações difíceis de carácter económico, cultural e religioso, já que contraindo um matrimónio regular, seriam expostos a um dano, à perda de vantagens económicas, à discriminação, etc. Outras, pelo contrário, fazem-no numa atitude de desprezo, de contestação ou de rejeição da sociedade, do instituto familiar, do ordenamento socio-político, ou numa busca única de prazer. Outros, enfim, são obrigados pela extrema ignorancia e pobreza, às vezes por condicionamentos verificados por situações de verdadeira injustiça, ou também de uma certa imaturidade psicológica, que os torna incertos e duvidosos na contracção de um vínculo estável e definitivo

[www.vatican.va]

Citação:
Donde foste buscar a ideia (bizantina) que eu não dava relevância à Sagrada Tradição?
És tu prórprio que nega esta conclusão do Magistério que já vem desde há muito muito tempo. Não sou eu que o digo e que invento coisas rebuscadas. És tu que queres permitir a união de facto. A "Familiaris Consortio", publicada em 1981,e é uma exortação apostólica, que resulta de um sinodo dos bispos sobre a família, em que bispos sinodais refletiram e chegaram a essa conclusão.

Portanto não entendo a tua questão sobre eu ter dúvidas se aceitas ou não a Tradição da nossa Igreja. És tu que dizes que isso só pode ser um erro da Igreja e como tal, não aceitas.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.