Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5
Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Dinis (IP registado)
Data: 16 de October de 2006 10:06

Apesar de não haver referencia explicita (na Bíblia) de que a união de facto é algo condenável, há recomendações que podemos observar.

"Desejaria que todos os homens fossem como eu, mas cada um recebe de Deus o seu próprio carisma, um de uma maneira, outro de outra.
Aos solteiros e às viúvas digo que é bom para eles ficarem como eu. Mas, se não podem guardar continência, casem-se; pois é melhor casar-se do que ficar abrasado." 1 Corintios 7:7-9

A questão que se põe é haver relações sexuais fora do casamento. O que se quer evitar é haver relações "descomprometidas" e daí a importância do casamento.
Se os "unidos de facto" amam-se mutuamente e têm um plano em comum, porque é que não se casam? Porque é que têm problemas em assumir um compromisso perante Deus, perante os outros e sobretudo perante o conjugue?

Dinis

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de October de 2006 15:30

Dinis

Concordo plenamente contigo:)

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 17 de October de 2006 01:49

Não é esta a doutrina da Igreja.
Não ha na Sagrada Escritura qualquer condenação das Bombas Atómicas e a coreia do norte rebentou uma.No tempo de Jesus as pessoas eram mais ajuizadas e não "acasalavam". Casavam.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 17 de October de 2006 07:44

No tempo de Jesus era aceitável ter escravos, hoje não.

No tempo de Jesus os casamentos eram por contracto, as jovens casavam muito perto da primeira menstruação, as mulheres mal eram consideradas como pessoas e o adultério tinha como pena apredejamento até à morte.

No tempo de Jesus as pessoas também se abrasavam senão não haveria de necessidade de Paulo recomendar o casamento.

No tempo de Jesus tambem haviam pessoas sem casamento, vide a samaritana do poço ou adúltera que Jesus não condena.

No tempo de Jesus havia todas as coisas que existem hoje em dia, a única diferença é que quem fosse apanhado a fazer alguma dessas coisas era apedrejados até à morte.

Só existe castigo para algo que existe.

Por isso Paulo, não sei onde fostes buscar a ideia que as pessoas no tempo de Jesus era mais ajuizadas.

Em comunhão

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Dinis (IP registado)
Data: 17 de October de 2006 09:19

Paulo, as bombas (atómicas ou não) são todas construídas para um princípio: matar. Portanto se não devemos matar, também não devíamos construir armas que só tem um objectivo de matar.

Gostava de mais uma vez salientar que não se pode usar a mensagem de Jesus para condenar ou castigar. Como Tilleul sublinhou, Cristo nunca excluiu ninguém (a samaritana do poço), nunca condenou ninguém (a adultera). Ele sempre acolheu todos independente do que fez. Portanto, quem somos nós (seguidores de Cristo) para condenar ou excluir?

Respondendo à questão de "se devem ou não devem comungar", pessoalmente acho que DEVEM comungar. No entanto, também DEVEM procurar casar-se. Não porque a Igreja "proíbe" viverem juntos (a Igreja não serve para castigar) mas porque o casamento é uma afirmação pública de 2 pessoas que se amam e que se comprometem em estarem juntos para sempre.

"Então, o homem exclamou: «Esta é, realmente, osso dos meus ossos e carne da minha carne. Chamar-se-á mulher, visto ter sido tirada do homem!» Por esse motivo, o homem deixará o pai e a mãe, para se unir à sua mulher; e os dois serão uma só carne." Génesis 2:23-24

Dinis

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 17 de October de 2006 16:45

Acasalar portanto!
Ñão me parece absolutamente nada cristão essa versão descomprometida da união.
Para além de ser de uma falta de coerência muito grande.
Os sacramentos são á escolha?
Que fundamentos para um casal Cristão rejeitar o sacramento do matrimónio e viver amancebado?

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 17 de October de 2006 22:41

É muito fácil quando não queremos seguir tal preceito da igreja, desculparmo-nos com os erros do passado ou que ninguém tem o direito de julgar ninguém, bla bla bla.

Falaram na mulher adúltera, que Cristo não condenou. Pois não condenou, ele perdou, e disse-lhe para não voltar a pecar. Portanto, perdou-lhe os pecados. A Igreja faz o mesmo a quem queira.
No tempo de Jesus haviam leis judaicas que não eram propriamente uma lei de Deus tal como Ele escreveu nos mandamentos. Podiam ser mudadas. E haviam outras que sempre fizeram sentido haver. Tal como hoje fazem no meio dos Cristãos. O casamento. Casamento que não é só uma juntar trapinhos, é um Sacramento que une homem e mulher em um apenas.

Não compreendo como é que conseguem afirmar que o casamento poderá estar fora de moda, ou fora do interesse das pessoas que se dizem igreja. Renunciam ao Sacramento do casamento. Outros renunciam ao sacramento da reconciliação. Outros ao Crisma...e por aí. As pessoas acham que a Igreja é como um supermercado. Só tiram o que lhes apetece. E como querem ser tão livres, mas dentro da Igreja, não aceitam que ninguém lhes diga nada porque sentem-se ofendidos se alguém os contraria. E depois utiliza-se o argumento da condenação e das leis que passaram de moda. Não sei o que certas pessoas fazem na Igreja se acham que certas coisas são loucura. Pessoas que acham que certos Sacramentos são loucura. A Igreja não tem mais nada que fazer e então inventa Sacramentos. Deve ser.

Depois existe mais aquele argumento que a Igreja não é uma Igreja de proibições ou coisa parecida. A meu ver, esse argumento é uma falácia porque estão a descartar-se das normas que formam a Igreja. Para tudo há normas. As pessoas é que querem pertencer aos "clubes" sem ter de seguir as suas normas. É um fardo pesado. Pois é compreensivel. Deus quando quer, quer logo tudo de nós. Quando se trata de compromisso, é um compromisso eterno. Pois Ele faz o mesmo connosco.

Ainda ninguém me respondeu porque é que acham que um casal que quer constituir família sem Deus, quer comungar do Seu corpo. Então queremos Deus no nosso meio ou não? Ou já estão a pensar no divórcio antes de se casarem? Não querem Deus, mas quem o Seu corpo. Mas que contradição imensa. As pessoas acham-se no direito de fazerem as suas prórprias leis contra a Igreja. "Eu é que sei, eu é que sei mais que esses padrecos..." Passe a expressão.

E antes de responderem com as frases típicas das condenações e bla bla bla, pensem algo diferente.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 18 de October de 2006 01:51

Para os amigos “católicos”: Um cristão não é aquele que é, entenda-se por estar na posse dos sacramentos, mas aquele que sacramenta a sua vida, respondendo-lhe no dia-a-dia cristãmente.
Um casal que não sacramenta a sua via, respondendo-lhe cristãmente não comunga. Vai la buscar a Hostia consagrada. Come-a. Mas não comunga. Porque nao quer responder cristãmente.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Dinis (IP registado)
Data: 18 de October de 2006 09:57

s7v7n, tens toda a razão o que dizes. Noto só uma certa raiva e revolta nas suas palavras. É verdade que nos tempos que correm, já ninguém se liga o que é moralmente correcto e acham que só os velhinhos é que vão às igrejas. No entanto, será que queremos dar de conhecer uma Igreja que só tem regras que proíbe por proibir? Uma Igreja que não quer olhar pelos motivos do pecado mas só se interessa na condenação? Não será preferível dizer aos "pecadores" que existe uma alternativa melhor e maior do que limitar-se apenas dizer "o que fazes está errado"? Será que todos nós somos livres de qualquer pecado? Será que existe alguém que possa vir aqui afirmar "Eu nunca passei da 'linha'! Sempre santifiquei o nome de Deus!"?

Quando se fala em condenação, convém sempre lembrar das pessoas que iam apedrejar a adultera. Se estivéssemos nessa multidão, éramos capazes de "atirar a primeira pedra"?

Dinis

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de October de 2006 10:05

"Um casal que não sacramenta a sua via, respondendo-lhe cristãmente não comunga. Vai la buscar a Hostia consagrada. Come-a. Mas não comunga. Porque nao quer responder cristãmente."

Totalmente de acordo. Isto aplica-se a muitos casados .

E não se aplica a muitos casais que vivem sacramentalmente sem estarem casados. Porque viver sacramentalmente é viver em amor.E há muitos casais não casados pela Igreja que o vivem.



Editado 1 vezes. Última edição em 18/10/2006 10:17 por catolicapraticante.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 18 de October de 2006 12:59

os Erros de uns não podem justificar os dos outros.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de October de 2006 13:04

Tens razão - e só cada um pode em concreto ajuizar sobre os seus próprios erros.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de October de 2006 20:08

Dinis,

eu não tenho raiva de ninguém. Não é isso que me ensina a Igreja com toda a sua tradição. Apenas faço questões objectivas que gostava de ver respondidas.

Citação:
No entanto, será que queremos dar de conhecer uma Igreja que só tem regras que proíbe por proibir?
Nós aqui falamos de muitas coisas. E uma delas são as normas que a Igreja tem e que muita gente acha que são loucura. Eu nunca estaria numa Igreja que tivesse regras loucas. Isto não é condenar. O que eu faço é questionar. E claro, para se comungar do Corpo de Cristo convém termos relação com Ele. Se O deixamos de lado, e não queremos receber o Sacramento do Casamento por exemplo, é porque algo não bate certo. E o que aborrece a muita gente é ter de seguir normas. Cada um faz as suas próprias normas. E uma delas é borrifar-se para os Sacramentos. Seja um sejam dois.

Citação:
Não será preferível dizer aos "pecadores" que existe uma alternativa melhor e maior do que limitar-se apenas dizer "o que fazes está errado"?
Então sugeres que a Igreja não dê mais noção de pecado? Cada um faz o que quer?
Citação:
Quando se fala em condenação, convém sempre lembrar das pessoas que iam apedrejar a adultera. Se estivéssemos nessa multidão, éramos capazes de "atirar a primeira pedra"?
Se fossemos fanáticos como eles eram, eramos capazes de lá estar. Mas todos temos o direito de dizer o que achamos mal. E claro, se for uma coisa grave, como matar alguém, temos o direito de condenar essa acção da pessoa. E a lei que faça o resto.
Não é agora sermos uns "tontinhos" e deixarmos passar ao lado as coisas que vemos e mal só porque podemos ferir as pessoas. Ninguém diz nada a ninguém porque somos todos livres e pronto. Não sei sinceramente onde iríamos parar.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de October de 2006 20:11

Citação:
Paulo
os Erros de uns não podem justificar os dos outros.
Oiço bastante vez essa frase tipo cassete. Frase tipo anárquica em que cada um faz o que quer e ninguém tem nada a ver com isso. Fora com as normas. Fora com tudo. Eu faço o que quero e calem-se para aí.

É muito engraçado deveras!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de October de 2006 21:20

s7v7n

Se Deus dicesse; atire a primeira pedra, quem nunca cometeu adultério, eu atirava...agora quem não tiver pecado! Todos somos pecadores! Se fosse algo do mesmo género havia muita gente!

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Dinis (IP registado)
Data: 18 de October de 2006 22:14

Citação:
s7v7n
Então sugeres que a Igreja não dê mais noção de pecado? Cada um faz o que quer?
Se depender de mim, sim... mas não no sentido de deixar de haver regras e que cada um faz o que quer. Acredito que haverá o juízo final e que todos nós seremos julgados pelas nossas obras... mas quem somos nós para antecipar esse juízo e começar a condenar as pessoas já? Ao excluirmos alguém, simplesmente estamos a negar a essas pessoas de salvação. Para mim, a Igreja (e as suas regras) deve estar mais orientado para salvar e orientar as pessoas e não simplesmente condenar e excluir. E mais, todas as pessoas que se arrependam (por mais tardar que seja), a Igreja deverá aceitá-las SEMPRE de volta.

Disseste que a Igreja não é um supermercado e concordo plenamente contigo. No entanto, penso que também não deve ser um clube exclusivo que só os "elites" podem pertencer.

Dinis

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 19 de October de 2006 01:09

A condescendencia não me parece que vá produzir bons frutos.
A permissividade não me parece que sirva para orientar.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 19 de October de 2006 08:09

A propósito deste tema:

Um reflexão sobre «Porque é que Jesus diz aos seus discípulos para não julgarem?»

Em comunhão

Em comunhão

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de October de 2006 09:02

Belíssimo texto, Tilleul. ESpero que sirva de reflexão para todos nós.

Re: Casais que vivem juntos, devem ou não devem comungar?
Escrito por: Dinis (IP registado)
Data: 19 de October de 2006 09:52

Tilleul, excelente texto! 5 estrelas! :)

Dinis

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.