Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6
Re: Unidade dos cristăos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 20:44


VM:)

Com a morte de D. João Paulo ll e com o exemplo daquela multidão, agora os outros querem-se juntar a nós! ...lol...Ainda bem:)

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 10:12

(do Tozé)

A Igreja não é um clube a que nos podemos juntar livremente... nem a unidade dos cristãos significa algo como fazer regressar à Igreja Católica Romana ( a única detentora da verdade para algumas almas limitadas) os "malandros" que a abandonaram.

Permito-me citar o irmão Roger:

"Cristo veio à terra para oferecer a todos os seres humanos uma comunhão com Deus.
A Igreja, seu Corpo, é chamada a ser essa comunhão de amor. (..) é o Espírito Santo, derramado no Pentecostes, que sopra sempre de novo sobre os seres humanos e que os convida à comunhão e à reconciliação"

As razões da maior parte das divisões são históricas e culturais e penso que a visão ventilada pala D. Ana de que agora os outros vão juntar-se a nós por causa do impacto do funeral do papa, etc é profundamente errada.

O verdadeiro desafio é, mais do que construir a Unidade, é redescobri-la, já que a Igreja é , sempre foi e sempre será só uma.

VM, não se trata de nivelar por baixo, mas sim de descobrir-mos, à luz do evengelho e da experiência dos primeiros Cristãos, a pureza original da vida desta comunhão, antes da contaminação pelos poderes políticos e económicos que ocorreu não pucas vezes ao longo da história, até hoje!

Tozé Monteiro

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 11:58

Padre João Luís:
Unificação vs Unidade na diversidade, é gramática, não é? Lembra-me a seguir ao 25Abril, a luta da Intersindical vs UGT - unidade vs unicidade! Sinónimos para diferenciar opções politicas...
Naturalmente que vai haver sempre maneiras diferentes de viver a espiritualidade individual. ( não esqueço uma pergunta do Alef, há bastante tempo - até que ponto é que a espiritualidade dos outros influencia a minha?)
Mas Jesus, "delegou" numa única pessoa a chefia da Igreja, não foi? Não fui eu que disse!!! Foram quatro velhinhos, que escreveram um "livrito" antigo, chamado Evangelho.

Ana: Por acaso, até acho que foi muito positivo. Mesmo depois de morto, João Paulo II promoveu a unidade. Senti-me orgulhoso (mea culpa, mea culpa) por ser católico.

Catolicapraticante: Essa expressão,nivelar por baixo, inserida numa reportagem que vi sobre Bento XVI, e que não posso garantir que esteja letra por letra bem reproduzida, julgo que se referia a tomar como referência (desculpem a redundância) para a unidade dos Cristãos, posições tipo IURD ou Igrejas do 13º Apóstolo...
É sabido que o trono de Pedro, foi cobiçado politicamente para manobras que não tinham nada a ver com Jesus. E a Igreja, ressentiu-se e muito dessas ações humanas. Mas julgo que são tempos passados. Ou não? Não será uma boa altura, para acabar com divergências tão justas há 500 anos atrás, e que começam a deixar ter razão de ser? Será que nós, Católicos, teremos a capacidade de o demonstrar na prática às outras confissões? Não ponho dúvidas, que a Igreja de Roma é realmente a "herdeira legal" de Pedro. Não me considero uma "alma limitada" (Tozé). Mas mostrem-me no Evangelho, que Jesus disse a Pedro que iria nomear várias pedras angulares, e talvez eu entregue os pontos...

Abraço fraterno

Re: Unidade dos cristăos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 14:47

VM

Sim, o Papa D. João Paulo ll foi um exemplo para os católicos. Recebi uma carta de um protestante, que dizia: O Papa D. João Paulo ll que se viu rodeado de muita gente e ele se encontrava só. Por isso mudava para os católicos. Não sei se isso foi realidade...Espero que sim.

A morte de D. João Paulo ll e aquela imagem de multidão foi uma honra para todos os católicos. Orgulhamo-nos...

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 16:34

Cara Ana:

Uma pequenina nota, porque vejo que a «coisa» se repete. Normalmente não se atribui o título de «Dom» («D.» na forma abreviada) ao Papa. [«Dom» é já de si uma abreviatura, de «Dominus», que significa «Senhor».] No contexto português/lusófono tal título apenas se aplica aos bispos. Mas, se, por respeito ou «etiqueta», fazes questão de colocar um «título» antes de «João Paulo II» em vez de simplesmente «Papa João Paulo II», podes usar o título «S.S.» (convém pôr os pontos, embora haja quem prefira variações), que significa «Sua Santidade». Assim, em vez da expressão «A morte de D. João Paulo II» fica melhor «A morte de S.S. João Paulo II».

Alef

Re: Unidade dos cristăos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 16:37



Pois:) Obrigada pela informação.

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 23:14

Conseguindo este Papa dar passos significativos no sentido da unidade com os ortodoxos, as mudanças na Igreja serão mais que à primeira vista parecem.

E isso no estrito cumprimento do 2º Concílio do Vaticano.

Foi preciso esperar 40 anos...

João (JMA)

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de June de 2005 03:24

Encontro no Vaticano

Busca da unidade dos cristãos é irreversível, diz Papa


Secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas convidou Papa para visitar sede da organização

O Papa Bento XVI insistiu ontem na vontade de concretizar o seu compromisso de trabalhar pela unidade de todos os cristãos e disse que é "irreversível o compromisso da Igreja Católica em procurar a unidade de todos os cristãos". Durante uma audiência com o secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que reúne 347 denominações protestantes, ortodoxas e anglicanas, o Papa afirmou que é preciso completar as boas intenções "com actos concretos que marquem os corações e os espíritos".

Bento XVI recordou ao pastor Samuel Kobia que "desde os primeiros dia" do seu pontificado se comprometeu com o trabalho ecuménico. Por isso, a audiência de ontem assume a maior importância. Logo na primeira missa celebrada após a sua eleição, em Abril último, o Papa Ratzinger referiu-se ao tema como prioritário. "Espero que a sua visita à Santa Sé tenha sido frutuosa e tenha permitido estreitar as nossas relações", disse ontem, dirigindo-se a Kobia.

No seu discurso, o secretário-geral do CMI também enfatizou a importância da unidade, manifestou o seu apreço pelo empenho de Bento XVI em relação ao diálogo ecuménico e convidou o Papa a visitar a sede da organização, em Genebra - João Paulo II também esteve lá, em Junho de 1984.

O diálogo actual entre a Igreja Católica e as restantes confissões cristãs, o qual vive dois movimentos distintos: à aproximação teológica em várias áreas (como o recente anúncio de um acordo entre anglicanos e católicos sobre a doutrina acerca da Virgem Maria), corresponde um afastamento sobre questões pastorais ou de disciplina como a ordenação de mulheres ou o casamento de homossexuais (questão que também divide internamente os anglicanos).

Desde 1965, há um grupo de trabalho conjunto entre a Igreja Católica e o CMI que, em Novembro próximo, terá uma "importante reunião" para assinalar os 40 anos da sua constituição, como o Papa também fez questão de recordar - Ratzinger integrou o grupo entre 1968 e 1975. O CMI, que representa 400 milhões de cristãos, foi fundado em 1948 e tem sede em Genebra.

Também ontem, o Papa Bento XVI apelou a uma "partilha mais igualitária das riquezas do planeta" e ao aumento da solidariedade entre os países e os continentes", durante uma audiência com novos embaixadores de sete países acreditados junto da Santa Sé. O Papa recordou as pessoas "sem trabalho, sem comida, sem casa ou outros bens fundamentais". No início desta semana, o Vaticano manifestara já o seu apreço pela intenção dos países mais ricos em perdoar a dívida externa dos países pobres.

António Marujo
«Público», 2005-06-17

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de June de 2005 21:31

Deixo o link para a página do Conselho Mundial de Igrejas, para quem quiser saber mais.

Luis

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 30 de June de 2005 10:43

Vão sendo cada vez mais visíveis os sinais de uma prioridade deste papado...

Uma notícia, do «Público» de hoje.

Alef


Citação:
Bento XVI diz a ortodoxos que papado deve servir a comunhão


O Papa Bento XVI reafirmou ontem, perante uma delegação do patriarcado ortodoxo de Constantinopla (Istambul), o seu desejo de que o papado seja "um serviço à comunhão". Ao mesmo tempo, repetindo uma ideia que tem vincado desde que foi eleito, a 20 de Abril, o novo Papa sublinhou que há diferenças entre católicos e ortodoxos, mas que as duas igrejas devem antes vincar o que as une e trabalhar em conjunto para ajudar o mundo "cheio de cepticismo e de dúvidas".

A delegação do patriarcado de Constantinopla esteve em Roma por ocasião da festa de São Pedro e São Paulo, ontem assinalada. Uma data que Bento XVI quer tornar uma verdadeira "festa da unidade da Igreja". Ultrapassar a separação das duas comunidades cristãs, consumada em 1054 e só apaziguada nas últimas quatro décadas, foi mesmo indicada por Bento XVI como uma tarefa "fundamental" para o seu pontificado.

Actualmente, as relações entre católicos e ortodoxos são muito marcadas pela frieza com que o patriarcado ortodoxo de Moscovo recebe qualquer iniciativa do Vaticano. Ainda na semana passada, esteve em Moscovo o cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos. Mas a visita, para "continuar o diálogo com o patriarcado", permitiu apenas dar "pequenos passos", na expressão do próprio cardeal Kasper.
Para o patriarca de Moscovo, Alexis II, o Vaticano quer fazer "proselitismo" quando nomeia bispos para o território da Rússia e outros países do Leste europeu. E na Ucrânia graves divergências persistem por causa dos greco-católicos - crentes que, embora usem o rito litúrgico bizantino, se mantiveram, ao longo dos séculos, fiéis ao Papa. Alexis II fez saber recentemente que não gostaria que a sede da Igreja greco-católica fosse transferida para Kiev.

Ontem, o Papa almoçou com a delegação do patriarca Bartolomeu - considerado o primus inter pares e líder espiritual dos 200 milhões de cristãos ortodoxos. Na Igreja Ortodoxa, os bispos têm todos o mesmo lugar e a primazia de Constantinopla é apenas honorífica. A divisão do cristianismo ocidental e oriental, em 1054, teve que ver sobretudo com a questão do primado e do poder do Papa de Roma sobre as restantes dioceses, a que depois se adicionaram argumentos teológicos.

António Marujo
«Público», 2005-06-30


Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de July de 2005 18:19

Oração por Oradour-sur-Glane
> >
> >No dia 10 de Julho de 1944 a 3ª Companhia do regimento das SS "Der Fuhrer" que vinha do sul em direcção à frente normanda parou na Vila de Oradour-sur-Glane situada mais ou menos a meio de França. Enraivecidos pelos constantes ataques dos resistentes que os assediaram durante quase todo o percurso massacraram praticamente toda a população da localidade -643 homens, mulheres e crianças, sobrevivendo muitos poucos. Depois da matança, e ainda não saciados por caos destruíram o povoado, a tiros de canhão e deitando fogo às casas. Esta foi a pior atrocidade da história francesa da Segunda Guerra Mundial. Em recordação dos mortos e para que a curta memória dos homens não a esqueça, a Vila foi mantida tal como os nazis a deixaram no final daquele dia sombrio. Li esta história na minha infância e nunca mais a esqueci.
> >
> >Passaram 60 anos. Em finais de Agosto de 2004, eu um agnóstico assumido, mas de educação e morais católicas e por motivos espirituais que não são para aqui chamados, pois não é carácter destas linhas este tipo de interioridades, decidi ir até a comunidade católica de Taizé, uma aldeia longe de Paris. Neste espaço de reflexão convivem durante uma ou mais semanas pessoas de todos os locais do planeta, as idades e também credos; é um espaço de ideias e ideais livres, de livre aceitação, de comunhão de experiências pessoais, de interiorização, de retiro, um espaço de criação e convívio onde não é raro cruzarem-se pessoas de países que estão em guerra, mas que ali se dão em paz como em talvez nenhum outro local do mundo; lá não há doutrinação, ou lavagens ao cérebro de qualquer espécie, lá há isso.partilha, comunhão de nós para com os outros, um espaço onde se fala, mas sobretudo onde se houve, onde se cresce. Depois de voltar soube que ninguém daqueles que eu lá conheci - e foram muitos - ficou indiferente àquela semana.
> >
> >Quando regressávamos de autocarro e mais ao menos na altura em que vi uma placa a dizer que nos encontrávamos nas imediações de Oradour-sur-Glane alguém sugeriu que se fizesse uma oração tal como se fazia em Taizé, pois estava na hora dela. Apesar de não ser o meu credo senti um arrepio na espinha e tirei os auscultadores para ouvir as vozes daqueles quarenta e tal portugueses e portuguesas que rezavam por eles, pelo espírito da comunidade, mas também pelos mortos. Este foi dos momentos espirituais mais marcantes da minha vida.
> >
> >Ao falar mais tarde com a pessoa que propôs a oração e com outras soube que elas desconheciam a história da matança; apesar de não ser religioso, ainda hoje tenho a impressão que a invocação dos meus companheiros e companheiras não foi casual, que houve algo que os fez rezar logo ali, que houve algo de inexplicável bem dentro deles, algo fez surgir do nada aquela
> >
> >Oração por Oradour-sur-Glane
> >
> >
> >
> >José Miguel Patrício Afonso Gomes
> >
> >Conto extraido do livro "N'Os idos de Junho"
> >
> >História escrita poucos dias depois de terem ocorrido os acontecimentos nela relatados
> >

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de July de 2005 18:21


Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de July de 2005 18:50

Nota -

O Miguel foi um dos jovens do enorme grupo que motivámos para ir a Taizé, como preparaçâo para o Encontro Europeu em Lisboa. ( que se realizou em Dezembro)

Agnóstico, aceitou o desafio de partilhar uma semana de oração, interioridade e procura.

Ontem mandou-me este mail. Fiquei arrepiada. ESte ano vai voltar a Taizé.

Em busca da fonte.

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de July de 2005 22:55

Bento XVI continua o diálogo interreligioso.

Agora com os judeus.

João (JMA)

Unidade dos discípulos de Cristo.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 22:00

No cap. 17 de João Jesus pediu ao Pai (YHWH) para que os seus discípulos seja UM, como Ele (Jesus) e o Pai são UM.

Citação:
verso.23Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que Tu me enviaste e que os amaste a eles como a mim.
A perfeição da UNIDADE são os termos que devo destacar. Estamos muito longe disso. Isso prova que o mundo não reconhece o amor de Deus por causa daquilo que nós (os cristãos) fazemos. Em vez da unidade, no amor, cada igreja pretende absorver as outras e dominá-las.
Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Unidade dos discípulos de Cristo.
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 21 de June de 2006 00:41

Unidade não é unicidade!!!

Parece-me que, por vezes, se confundem as duas palavras...
Que acham?

Pensei repescar o tópico por achar que vale a pena reflectir naquilo que Jesus pediu para os seus discípulos.

Mais duas perguntas:

1-Temos progredido no caminho da unidade entre os cristãos?

2-O que transparece para quem não é cristão?

Re: Unidade dos discípulos de Cristo.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de June de 2006 09:54

O segundo ponto é, na verdade, muito importante.
Mais que tipo de «cristo» vêem os judeus no comportamento dos cristãos ?!
Que tipo de «messiah» estão os chamados cristãos a tentar impingir aos judeus?!
(Eu falo nos judeus, porque o cristianismo vem de uma esperança messianica judaica.)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Unidade dos discípulos de Cristo.
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 23:30

Mais uma achega para o debate. Concordo com o que está escrito

vou-vos apresentar parte de uma carta de padre Carrón ao Movimento CL (Comunhão e Libertação)

http//www.cl.org.br

"Milão, 12 de junho de 2006

Caros amigos,
ainda está vivo na memória o encontro com o Papa na Praça São Pedro, no dia 3 de junho: quero olhar junto com vocês aquilo que aconteceu.

(...)
Todos nós na Praça São Pedro percebemos que de verdade é assim, quando escutamos o Papa dizer qual é a obra do Espírito: «O seu Espírito entra nos nossos corações unindo-nos dessa forma com o próprio Jesus e com o Pai». Não é mesmo este pertencer, cada vez mais íntimo, o que todos nós desejamos? Somente este nosso deixar-nos atrair para dentro d’Ele é que pode permitir ao Espírito levar à plenitude a vida, a liberdade e a unidade. É assim que o Papa nos indicou o caminho.

«A vida» disse-nos «a encontramos na comunhão com Aquele que é a vida em pessoa – na comunhão com o Deus vivo». Esta comunhão com Cristo inundará tanto o nosso coração a ponto de nos tornar livres, capazes de «demonstrar aos outros com a vida que somos livres». Deste modo Ele, mediante o seu Espírito, edifica o seu Corpo, gerando aquela unidade que encontra o mundo e o transforma.

(...)"

Re: Unidade dos discípulos de Cristo.
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 00:00

Maria José Ribeiro Escreveu:

> Unidade não é unicidade!!!
>
> Parece-me que, por vezes, se confundem as duas
> palavras...
> Que acham?
>
> Pensei repescar o tópico por achar que vale a pena
> reflectir naquilo que Jesus pediu para os seus
> discípulos.
>
> Mais duas perguntas:
>
> 1-Temos progredido no caminho da unidade entre os cristãos?
>
> 2-O que transparece para quem não é cristão?


Quanto à pergunta 2 não sei. No que respeita à pergunta 1 temos progredido muito do ponto de vista doutrinal.
recentemente foi elaborado um documento conjunto catolico-luterano sobre a salvação-justificação. Esse ponto era um dos pontos de discordia teologica que mais debate suscitou no passado.
Tambem foi elaborado um documento conjunto com a igreja armenia sobre um dos principais ponto de debate com a igreja catolica.

Com as igrejas protestante não creio ser possivel a unidade doutrinal, logo não será possivel a plena unidade. Os pontos de discordia são em temas amplamente debatidos nas 2 igrejas e nestes existem posições irreconciliaveis. Com as igrejas ortodoxas e anglicanas parece-me possivel a plena união. Os pontos de discordia estão em zonas sombra das respectivas doutrinas por isso é perfeitamente possivel que do debate e dialogo possa vir a surgir a plena união.

Re: Unidade dos discípulos de Cristo.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de June de 2006 10:21

O que não é possível aos homens é possível a Deus.

Mt 19, 26 «Fixando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus tudo é possível.»

Mc 10, 27 «Fitando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível.»

Lc 18, 27 * «Jesus respondeu: «O que é impossível aos homens é possível a Deus.»

Os homens têm a sua mente na RIQUEZA e no «bem estar» deste mundo que nos separa de Deus e que só cria conflitos e dissensões humanas.

Mas tanto a salvação como a UNIDADE, (que são IMPOSSÍVEIS aos homens), são possíveis a YHWH, como afirmou Jesus. É a BOA NOVA da Salvação.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.