Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6
Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de December de 2002 21:12


Há diversidade e "diversidades". Há diversidades e há "divergências".

E há as que afectam a própria unidade da Igreja.

Há divergências que muito pouco têm de "riqueza".

Em suma, usaste desapropriadamente um chavão...

Será que uma unidade verdadeira vos interessa?

João

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 13 de December de 2002 23:01

Para ti unidade verdadeira significa que todos pensam de igual forma, isto é como tu?
As divergências que temos tido aui no forum e que representam vários rostos da mesma Igreja sãoa riqueza dessa Igreja E como alguém já dissi aqui - penso que foi o Alçef, o que caracteriza a igreja católica Romana, em confronto com outras religiões e seitas radicais é precisamente a riqueza e diversidade dos movimentos e tendâncias dentro desta igreja...

Se achas que é um chavão, tudo bem. Para mim não é.


ana

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 16 de December de 2002 21:13


Para mim, e para a Igreja, a unidade não significa que pensemos todos de forma igual. E muito menos significa a diversidade que pensemos todos de forma diferente. Até porque, sendo todos pessoas únicas, ainda que pensemos sobre a mesma coisa temos vários pontos de vista sobre os quais nos debruçamos, várias conclusões, várias necessidades, etc..

S. Paulo falava na diversidade de carismas e de dons, e também falava na unidade da fé. Ou seja, a diversidade deve ser a expressão própria de santidade que, não entrando em subjectivismos abusadores, é a de cada um segundo a sua circunstância.

Por isso, a Igreja é Católica: a sua unidade está segundo a totalidade e a integridade, está aberta a todos, pois Deus é um, ama a cada um de modo particular (por vezes de formas inexplicáveis) e quer fazer de cada um de nós um filho seu, livremente. E como se poderia com toda a legitimidade acreditar em coisas contraditórias sobre Deus, que quer que O conheçamos e amemos? Não dá, porque não foi isso o que Ele nos disse. Embora as aplicações (carismas, ministérios, dons) sejam diversas, os princípios são os mesmos para todos e é neles que encontramos a comunhão.

Deus quer uma unidade visível, luz do mundo. Foi para isso que escolheu Apóstolos seus e entre eles escolheu um que presidisse à Igreja universal, família de Deus.

João

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de January de 2003 23:06

João,

"os Bispos, sucessores dos Apóstolos, que, com o sucessor de Pedro, vigário de Cristo e cabeça visível de toda a Igreja governam a casa de Deus vivo" Lumen Gentium, 18

Sendo os Bispos a governar já por si origina uma grande diversidade de opiniões, uma por cada um certamente.

Se juntarmos a uma tal multiplicidade as diversidades sociais e culturais que cada um representa é de todo impossível pensar em uniformidade.

E são justamente todas essas contribuições que servem para um maior aprofundamento da Fé e poderão contribuir para uma abertura de espírito que sirva o ecumenismo.

João (JMA)

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 07 de January de 2003 18:26


João, mas é claro que haverá diversidade! Mas atenção às opiniões divergentes: acolhendo o que é verdadeiro, o que nos foi dado como depósito de fé, jamais pode ser tomada como possível a discordância em pontos tão dogmáticos, ou seja, tão cruciais e centrais.

Curiosamente, nem os Bispos nem o próprio Papa poderão estar certos quando, cedendo à tentação, não demonstram em si o esplendor do carisma com que foram investidos. A Igreja sempre conseguiu discernir todo esse pecado e corrigi-lo sucessivamente, em cada momento. Houveram uns que saltaram borda fora (Ortodoxos, Protestantes, Anglicanos, seitas) e se passaram a considerar autonomamente mais "puros"... esquecendo que muito da santidade está na capacidade de comunhão eclesial e conversão pessoal. Em tudo, confiando na Providência. Hoje vemos que não havia sentido para essas cisões, fruto dos egoísmos e sobrancerias humanas.

Há algo muito importante a reter, no diálogo ecuménico. O que a Igreja ensina, fá-lo usando uma linguagem e uma definição. Mas o que realmente fica definido, por não ser uma inspiração divina mas uma revelação, é o sentido da doutrina. O que dá bastante espaço para a utilização de outras linguagens nas definições teológicas, no esclarecimento e compreensão pormenorizada daquilo em que realmente se acredita. Têm-se feitos bons progressos nesse sentido e têm-se escrito diversos documentos ecuménicos em que se define a fé comum. Os católicos têm a resposta mais completa, pois as outras Igrejas têm de ceder à verdade bíblica com interpretações cuja autoridade não lhes cabe. E enganam-se em relação à Palavra escrita de Deus.

João

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de January de 2003 23:37

João,

A questão está em encontrar as verdadeiras questões do "depósito da fé".

Ou seja, definir o núcleo inalterável da Fé. Muitas vezes confundem-se Tradição com tradições diversas.

E a Igreja nem sempre " conseguiu discernir todo esse pecado e corrigi-lo sucessivamente, em cada momento". Laborou em erros e manteve-os para além de toda a razoabilidade.

E quase sempre erros motivados por tradições e não pela Tradição. Vaja-se o caso de Galileu. Um refinado disparate que só por teimosia foi mantido para além de toda a razoabilidade.

E cuja questão fundamental em nada releva hoje para a Fé, nem nunca relevou.

Foi apenas mantido porque não quiseram aceitar uma verdade que ia contra aquilo que pensavam ser verdade.
É a apologia do que não é essencial, nem sequer importante para a Fé.
É o conservadorismo no seu melhor... :o))

Se digo isto não é para repisar um assunto gasto, mas para que atentemos a todo o momento se estamos a defender questões de Fé, essenciais, ou apenas costumes, que nada relevam para a essência da Fé.

E penso que talvez estejamos mais separados pelos costumes do que pela essência.

João (JMA)

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 11 de January de 2003 21:12


Bem, mas se é assim, então não há problema. Não me parece que os católicos estejam mais habituados a formas tradicionais que nada tenham que ver com a essência da Fé (convém lembrar que a liturgia é Tradição Apostólica!) do que outros cristãos que, e muito, muito mais eles do que nós, se agarram a preconceitos anti-católicos para não quererem ouvir o que nós temos para dizer. Isso aplica-se também a toda a espécie de ateus/agnósticos, inclusivé muitos "católicos tradicionais", do tipo dos que recebem a fé por uma questão familiar -- e às vezes chega-se ao cúmulo de se afirmar que se é católico sem se acreditar em Deus e sem ser baptizado...

O caso de Galileu? Vê este link e depois diz qualquer coisa...

Acho que o depósito da fé está bastante bem conservado. Basta ler o Catecismo da Igreja para folhear o esplendor da Verdade!

João

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 11 de January de 2003 21:18


Já agora, deixo este artigo excelente sobre o "caso Galileu".

[catholiceducation.org]


João

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 13 de January de 2003 21:24

João,

Estás a ser o exemplo do sec. XXI da apologia do que não é essencial, nem sequer importante para a Fé. :o))

O caso de Galileu é e continua a ser um erro histórico da Igreja que demonstra que ela também erra, pois tem em si componentes humanas.

Os dois links que apresentaste dão justamente mau nome à apologética, pouco mais sendo que um exercício de sofística.

(sendo neste sentido sofista aquele que faz boas as coisas más e que torna más as coisas boas)

Se reparaste apenas usei como exemplo algo que me pareceu perfeitamente pacífico de ser entendido como errado.

O que temos de defender, conservar e propagar é a Fé e não questões acessórias.

O facto de diversas Igrejas Cristãs continuarem a acusar os Católicos das coisas mais diversas significa apenas que, em termos comparativos, ainda não tiveram o seu grande momento de abertura e ecumenismo, como nós Católicos tivemos (e temos ainda) o Vaticano II.

Razão pela qual a probabilidade do ecumenismo avançar está, parece-me, muito mais dependente da atitude dos católicos que de ortodoxos ou protestantes.

João (JMA)

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de January de 2003 23:28


Ouve, João, o erro não foi "da Igreja". Galileu quis-se meter onde não se devia e confirmou que os conflitos entre fé e ciência só se colocam quando uma quer fazer as vezes da outra. Neste caso, a Igreja até repudiou as teorias de Galileu não porque consideravam o mundo de diferente modo e não se concebia outra forma de ser, mas porque Galileu abertamente criticou a validade das Escrituras. O erro foi maior parte de Galileu do que da parte da Igreja, que até com cardeais posteriormente canonizados o defendeu, mas a maioria das pessoas nem quer ouvir falar disso.

Eu não estou a fazer "apologia". Acho é que estes episódios, que tão banalizados e mal utilizados se tornam, acabam por perder os conteúdos de verdade que têm e tornam-se apenas lugares comuns desprovidos de fundamento para contestar eternamente a mal-amada infalibilidade da Igreja.

Quanto a considerares "sofistas" estes artigos, não faço ideia de onde tiraste essa ideia. Leste-os? Queres precisar melhor aquilo a que te referes?

Sim, os católicos estão sempre à frente... ainda que nem eles o consigam reconhecer, muitas vezes. Deus não se engana.

João

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de January de 2003 23:32


E digo-te ainda que não existem "coisas acessórias" na Igreja Católica. A fé que um agnóstico não desenvolve por causa das suspeições que tais casos levantam não é uma "coisa acessória". A Igreja é hoje a primeira a reconhecer e a pedir perdão pelas suas faltas; o que lhe dá uma enorme autoridade moral para exigir o mesmo dos outros que a atacam e nunca assumem os seus erros, muito mais perversos que os seus.

João

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de January de 2003 23:33


De 18 a 25 de Janeiro, Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos!

Oremos...

UMA ORAÇÃO ECUMÉNICA

Estas orações são propostas pelo grupo ecuménico que preparou o primeiro projecto da Oração 2002 e publicadas sob a sua responsabilidade. Foram tiradas do livro de celebrações para a Assembleia Ecuménica de Graz (23 a 29 de Junho de 1997) e foram traduzidas do Alemão (W. Nausner, H. Beigellöch [Ed.], Words and Songs of Reconciliation and Praise, Graz 1997). Foram publicadas com a amável autorização do Conselho das Conferências Episcopais Européias e da Conferência das Igrejas Européias e podem ser reproduzidas após adaptação ao contexto local.



Inflama os nossos corações de amor por Ti, ó Cristo nosso Deus, para que Te amemos de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma, com toda a nossa força e ao nosso próximo como a nós mesmos, para que, observando os teus mandamentos, nós Te glorifiquemos, Tu de Quem procedem todos os dons.
Não recordes as coisas antigas. Não olhes as coisas do passado. Eis que eu faço novas todas as coisas. Eis que isso está chegando - Tu não percebes?


Deus, nós esperamos: Faz em nós coisas novas.

Eu abrirei um caminho no deserto, do deserto eu farei jorrar torrentes de água. Todos os vales serão elevados, as montanhas e
colinas serão abaixadas.

Deus, nós esperamos: Faz em nós coisas novas.

No deserto aplainai um caminho para o Senhor; nivelai na estepe uma estrada para o nosso Deus. Eis o meu servo, meu eleito,
sobre ele pus o meu Espírito. Ele não se enfraquecerá, ele não se dobrará, até que imponha à terra o julgamento e as ilhas estejam à
espera das suas leis.

Deus, nós esperamos: Faz em nós coisas novas.


Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor terra inteira. Louvai o Senhor todos os povos.


Peçamos o perdão de Deus e do nosso próximo pelas divisões que são obstáculo ao testemunho cristão. Senhor, nós pecamos contra ti e contra o nosso próximo.

Senhor, tem piedade.

Ó Cristo, nossas divisões são contrárias à tua vontade e nos impediram de testemunhar juntos.

Cristo, tem piedade.

Senhor, nós não te amamos suficientemente; eu e nossos irmãos e irmãs, criados à tua imagem mas diferentes de nós.

Senhor, tem piedade.

Deus, que nos criaste, impede-nos de nos distanciarmos uns dos outros. Responde à espera dos nossos corações e às nossas legítimas aspirações, reúne-nos em breve numa santa Igreja por teu Filho Jesus Cristo, que vive e reina em comunhão contigo e com o Espírito Santo de toda a eternidade e por toda a eternidade.


Nós Te louvamos, Cristo, cada dia estás connosco nesta terra.

Firme se torna o solo no qual eu piso.
Tu és a luz do mundo e eu recebo a tua Luz. Assim clareia a minha noite.
Tu és a voz que chama o meu nome, como o som original da tempestade no início dos tempos.

Tu és a fonte da vida. Eu beberei dessa fonte até que eu mesmo me torne uma fonte da qual jorra a vida eterna. Beleza me
envolve.

Tu me envolves, Deus de bondade. Eu estou inteiramente em Ti.
Tu me chamas como um filho. Desde esse momento eu Te escuto. E na velhice prossigo pelos teus caminhos com o coração em paz.
Eu ensaio o meu canto. Canto-o no vento e o faço ecoar para Ti.

Deus Trino, nós nos apresentamos diante de Ti com o profundo desejo de ser uma verdadeira comunidade de jovens e velhos, homens e mulheres, ricos e pobres entre todas as nações. Desejamos superar as divisões entre os cristãos.

Ajuda-nos a superar as numerosas barreiras que nós erigimos.

Ajuda-nos a dissipar as suspeitas, para que vejamos as boas intenções daqueles que encontramos.

Ajuda-nos a deixar de lado as nossas incertezas, para que possamos levar em conta a dignidade dos outros.

Ajuda-nos a rejeitar os nossos medos, para que possamos apaziguar os outros em seus medos.

Ajuda-nos a superar o nosso orgulho, para que possamos amar o nosso próximo como a nós mesmos.

Concede-nos o dom da verdadeira comunhão na reconciliação com os outros. Amén.

Deus de bondade, diante de Ti eu penso em todos os homens para os quais a noite chega. Eu Te peço coragem para todos aqueles que neste momento estão a caminho ou trabalhando. Eu Te peço que estejas perto dos doentes, dos deprimidos, dos abandonados, dos prisioneiros.

Tu velas com aqueles que velam. Tu és o sono daqueles que dormem e aqueles que morrem vivem em Ti.

Fica connosco, Deus, pois a noite se aproxima e o dia declina. Fica conosco e com todos os homens.

Fica connosco no crepúsculo do dia, no entardecer da vida, no entardecer do mundo.

Fica connosco por tua graça e tua bondade, por tua Palavra e teu Sacramento, por tua consolação e tua bênção.

Fica connosco quando vem sobre nós a noite do luto e do medo, a noite da dúvida e da incerteza, a noite da morte.

Fica connosco e com todos os teus filhos no tempo e na eternidade.

Deus, que nós não tornemos vã a tua fidelidade. Ajuda-nos a aceitar a mensagem do perdão e a viver cada dia alimentados pelo teu amor e pela tua misericórdia infinitos. Na cruz de Cristo Te reconciliaste connosco, que nós vivamos reconciliados uns com os outros, para que a tua Igreja seja um exemplo da verdadeira paz. Dá-nos a força para nos ajudarmos uns aos outros a construir a vida nova que Tu nos deste em Jesus Cristo. Mas, antes de tudo, dá a conhecer o teu amor àqueles que sofrem, que são abandonados e perseguidos. Sê para eles luz e esperança.

Deus da reconciliação, Deus da paz, escuta a nossa oração, por Jesus Cristo. Amén.


Jesus Cristo, Filho de Deus, que nos dás a conhecer o Pai Celeste, faz de nós teus discípulos. Ensina-nos a fazer todas as coisas sob o teu olhar. Faz-nos teus filhos. Dá-nos a força de fazer a tua vontade e de seguir teus mandamentos.

Que tudo o que é bom e belo no mundo nos faça recordarmo-nos de Ti.
Faz-nos ver nos pecadores o reflexo dos nossos próprios pecados.
Ensina-nos a ver irmãos e irmãs naqueles que não pensam como nós, que têm outras crenças religiosas ou que não crêem.

Recorda-nos da brevidade da vida para que a lembrança da morte se torne para nós um convite à diligência e ao serviço.

Torna-nos capazes de perdoar, de amar, de nos doarmos. Ensina-nos uma vida de oração. Concede-nos, desde agora, o descanso do teu reino.

Ensina-nos a odiar o pecado, não o pecador.
Dá-nos a força de ser testemunha.
Não deixes que nos tornemos vãos, mesquinhos, estéreis.

Sê para nós o Alfa e o Omega, nesta vida e pela eternidade.
Faz de nós teus discípulos. Amén.



João

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de January de 2003 23:48

JMA, concordo contigo e acrescento mais: enquanto na Igreja existir um ser humano, haverá sempre lugar para o erro. O João Oliveira é conhecido por defender o indefensável, e por vezes até consegue arranjar alguns argumentos ;-) Mas como é possível, hoje, após o Papa João Paulo II vir pedir desculpas à humanidade pelos erros que a Igreja cometeu no passado, inclusivé contra Galileu, defender-se que «[/u]...o erro não foi "da Igreja". Galileu quis-se meter onde não se devia e confirmou que os conflitos entre fé e ciência só se colocam quando uma quer fazer as vezes da outra.[/u] » (João Oliveira 13/01/03 23:28)

Concordo também quando dizes que os avanços do Ecumenismo depende sobretudo dos católicos. Diria que os avanços do Ecumenismo são inversamente proporcionais ao número de adeptos e defensores das ideias do Cardeal Ratzinger :-)

Um dos problemas da Apologética de hoje é que dão dá espaço à confrontação de ideias: é assim e acabou! Ora, se não há espaço nem liberdade para a discussão de ideias, como é possível fazer Teologia?

Luis

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de January de 2003 16:34

João,

Em vez de perderes tempo com links de internet para encontrares a explicação do caso galileu, consulta uma boa enciclopédia ou um livro de história.

A minha qualificação dos links que apresentaste mantenho-a, e é o adjectivo mais suave para falar de alguém que no artigo que produziu diz expressamente mentiras, omite questões essenciais, em suma é um fala-barato que não merece crédito.

Aliás tal como se vê da tua resposta, baseada nos ditos artigos, toda a questão está completamente invertida. Como se fosse possível naquele tempo e lugar um cientista ir bater à porta do Papa e pôr-se a vociferar: "As escrituras estão erradas!..." :o)

E, como questão acessória que é, não dou mais para este peditório.

Ah, se conheces agnósticos cujo problema de fé é o caso galileu, diz-lhes para lerem este fórum e entenderem que o problema está ultrapassado. Estariam distraídos quando o Papa se pronunciou sobre essa matéria?...

Gostei muito da oração que aqui colocaste. Lê e medita, se me permites o conselho.

João (JMA)

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de January de 2003 17:14

Luís,

Por estranho que pareça Ratzinger terá elaborado ou participado na elaboração duma proposta sobre o ecumenismo no Vaticano II, segundo me informaram, porém ainda nada consegui descobrir a esse respeito. E tenho uma certa curiosidade, pois teria uma articulação dos Patriarcados do leste com o poder do Papa.

Terão dado uma informação incorrecta? Sabes alguma coisa acerca disto?

Ainda quanto ao Ecumenismo, tenho uma opinião bem positiva do Cardeal Walter Kasper, o Presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos.
Porém, no artigo colocado pelo Tozé Monteiro em 25/02/02, não dá grandes esperanças.
Coloca a questão mais do lado do Espírito Santo que do lado dos homens.
Será uma reacção aos problemas levantados pelo Patriarca de Moscovo, ou alguma falta de resposta para este problema?

A apologética que não discute ideias extingue-se com o tempo. Como os dinossauros que se afogaram por não caber na arca Noé :o)) , todas as pretensas verdades que não admitem discussão hão-de ir ter com o "Pio XIII" ( aquele de quem falámos no Primado de Pedro e a Igreja Católica).

João (JMA)

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de January de 2005 01:12

"Da poeira do tempo" resgato um tópico, já algo "povoado", mas sempre novo e oportuno, pelo menos até 25 de Janeiro :-s Vem aí o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos... Uma sugestão para re-ler, re-pensar e re-zar ;-)

Alef

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de May de 2005 16:07

Do «Diário Digital» de hoje:
Citação:


Bento XVI promete aproximação à Igreja ortodoxa


O Papa Bento XVI prometeu este domingo, durante a sua primeira viagem papal a Bari, sul de Itália, estreitar os laços com a Igreja ortodoxa para respeitar as diferenças como um compromisso «fundamental» no seu pontificado.

Bari, que fica situada na costa adriática de Itália e é considerada uma ponte entre o este e oeste foi definida por Bento XVI como a «terra do encontro e do diálogo» com a Igreja ortodoxa durante a homilia do Sumo Pontífice.
«Desejo repetir a minha boa vontade de assumir como compromisso fundamental trabalhar para reconstituir a unidade visível de todos os seguidores de Cristo, com toda a minha energia», disse Bento XVI entre os aplausos de 200.000 pessoas que assistiam à missa. «As palavras não são suficientes. São necessários gestos concretos para que se possa produzir uma aproximação à Igreja ortodoxa», disse.


Os «ultras» que se cuidem... ;-)
Alef

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de May de 2005 17:49

Deus permita que se avance no dialogo da caridade. São necessários gestos concretos, e parece que Bento está disposto a da-los. Não a submissão, mas o respeito na diferença.

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 17:10

Estava a escrever uma opinião, e o malvado computador apagou tudo! Acreditando que foi um acaso (não sou supersticioso, porque dá azar sê-lo...), vou repetir a msg.

A respeito da intervenção de BentoVXI, julgo que ele quer continuar a unificação dos Cristãos, começando por unir os "dois pulmões". Como ele já tinha dito anteriormente, nunca tomando como denominador comum o mais "baixo" da interpretação do Cristianismo!
Católicos e Ortodoxos unidos - ou mais unidos - outras confissões se juntarão também a este "aparelho respiratório", sob risco, de ao não o fazerem, auto-asfixiarem por falta de razões para continuarem a "protestar". Estou a pensar por exemplo, em Luteranos e Anglicanos (embora esteja convencido que alguns ingleses arranjarão uma boa justificação para continuarem "very, very british:-))

Estarei a raciocinar mal?

Re: Unidade dos cristãos
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 17:27

Nao se trata de unificação. Trata-se de unidade na diversidade. O Espirito é o mesmo, o corpo é mesmo, mas ha diversidade de dons, carismas e maneiras de estar na Igreja.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.