Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Jeremias 36

36 O rolo de Jeremias (2 Rs 22,11-13) - 1*No quarto ano de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, a palavra do SENHOR foi dirigida a Jeremias, nestes termos:
2«Toma um rolo do livro e escreve nele todos os oráculos que Eu te disse acerca de Israel e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que te falei, no tempo de Josias, até ao dia de hoje. 3Quando o povo de Judá compreender todo o mal que lhe pretendo fazer, talvez cada um se afaste do seu perverso caminho, de sorte que Eu lhes possa perdoar as suas iniquidades e os seus pecados.»
4Então, Jeremias chamou Baruc, filho de Néria, e Baruc escreveu, da parte de Jeremias, no rolo do livro todas palavras que o SENHOR lhe tinha dito. 5Em seguida, Jeremias deu esta ordem a Baruc: «Estou impossibilitado de me dirigir ao templo do SENHOR. 6Vai, pois, tu, num dia de jejum, e lê o rolo em que escreveste as palavras do SENHOR, que te ditei, diante do povo e da gente de Judá, vinda das suas cidades ao templo do SENHOR. 7Talvez eles dirijam súplicas ao SENHOR e se convertam dos seus maus caminhos, porque grande é a indignação e grande o furor com que o SENHOR ameaça este povo.»
8Baruc, filho de Néria, executou pontualmente a ordem do profeta Jeremias, lendo no templo os oráculos do SENHOR escritos no rolo.
9No quinto ano do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, no nono mês, foi decretado um jejum em honra do SENHOR para toda a população de Jerusalém e para todos os que se dirigiam das cidades de Judá a Jerusalém. 10Então, Baruc leu no livro as palavras de Jeremias, no templo do SENHOR, na sala do escriba Guemarias, filho de Chafan, sala situada no vestíbulo superior, à entrada da Porta Nova do templo, na presença de todo o povo.
11Quando Miqueias, filho de Guemarias, filho de Chafan, ouviu a leitura do livro de todos os oráculos do SENHOR, 12foi ao palácio real, à câmara do secretário, onde estavam reunidos todos os dignitários: o secretário Elichamá, Delaías, filho de Chemaías, Elnatan, filho de Acbor, Guemarias, filho de Chafan, Sedecias, filho de Hananias, e todos os notáveis. 13Miqueias referiu-lhes tudo o que ouvira ler a Baruc do livro, diante do povo. 14Os chefes enviaram, então, Judi, filho de Natanias, filho de Chelemias, filho de Cuchi, para dizer a Baruc: «Toma o livro, pelo qual leste diante do povo, e vem ter connosco.»
Baruc, filho de Néria, tomou o livro na mão e foi ter com eles.
15Disseram-lhe: «Senta-te e lê esse livro para nós.» E Baruc leu na presença deles. 16Ao ouvirem estes oráculos, entreolharam-se, atónitos, e disseram a Baruc: «Devemos comunicar todas estas coisas ao rei.»
17Depois interrogaram Baruc: «Declara-nos como escreveste todos estes oráculos.» 18Baruc respondeu-lhes: «Ele ditava-me todas estas palavras, e eu escrevia-as com tinta neste rolo.» 19Então, os dignitários disseram a Baruc: «Vai e esconde-te com Jeremias, e que ninguém saiba onde estais.»
20Em seguida, deixando guardado o rolo no gabinete do secretário Elichamá, foram ter com o rei, ao átrio do palácio, e transmitiram-lhe todos os oráculos. 21O rei mandou Judi buscar o livro; tomando-o da sala do secretário Elichamá, Judi leu-o na presença do rei e de todos os dignitários que estavam ao serviço do rei. 22O rei estava sentado no palácio de inverno - era o nono mês - e tinha um braseiro aceso na sua frente. 23À medida que Judi lia três ou quatro colunas, o rei cortava-as com o canivete do escriba e atirava-as às chamas do braseiro até que todo o rolo se queimou no fogo do braseiro.
24Nem o rei nem os seus dignitários, ao ouvirem todas estas palavras, temeram ou rasgaram as suas vestes. 25E, embora Elnatan, Delaías e Guemarias suplicassem ao rei para não queimar o livro, ele não os quis ouvir. 26Depois, o rei ordenou ao príncipe real Jeramiel, a Seraías, filho de Azeriel, e a Chelemias, filho de Abdiel, que prendessem o escriba Baruc e o profeta Jeremias. Mas o SENHOR escondeu-os.
27Depois que o rei queimou o rolo com os oráculos escritos por Baruc e ditados por Jeremias, o SENHOR dirigiu a palavra a Jeremias, nestes termos: 28«Toma outro rolo e escreve nele todos os oráculos contidos no primeiro, que foi queimado por Joaquim, rei de Judá. 29E dirás a Joaquim, rei de Judá: Eis o que diz o SENHOR: Queimaste aquele rolo, dizendo: 'Porque escreveste nele a ameaça de que o rei da Babilónia virá arruinar este país, exterminar os seus homens e os animais?'
30Pois bem, isto diz o SENHOR contra Joaquim, rei de Judá: 'Ele não terá descendente que se sente no trono de David e o seu cadáver ficará exposto ao calor do dia e ao frio da noite. 31Castigá-lo-ei pelas suas iniquidades, a ele, à sua descendência e aos seus servos. Farei cair sobre eles, sobre os habitantes de Jerusalém e sobre o povo de Judá, todos os flagelos com que os ameacei, sem que me tenham ouvido.'»
32Jeremias tomou outro rolo e entregou-o a Baruc, filho de Néria, o escriba, para que escrevesse nele, a ditado de Jeremias, todos os oráculos contidos no rolo lançado ao fogo por Joaquim, rei de Judá. Além disso, foram acrescentados muitos oráculos semelhantes.

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.