paroquias.org


Arquivo de Notícias - Março de 2009

Catequese do Cardeal-Patriarca no 4.º Domingo da Quaresma : «A Palavra e a Vida»
2009-03-29 23:28:25

Introdução
1. Neste conjunto de catequeses sobre a Palavra de Deus, é inevitável aprofundar a relação da Palavra de Deus com a vida.

Este é um tema importante na nossa sociedade contemporânea. Passa por aí a orientação ética do nosso viver em conjunto e os valores que inspiram a nossa sociedade. A sua grandeza ou fragilidade giram à volta de uma cultura da vida, que é o pano de fundo e a compreensão envolvente de decisões sectoriais, ao nível político e legislativo, no campo do Direito, e das opções da liberdade individual, domínio da ética e da moral.
Catequese do 3.º Domingo da Quaresma do Cardeal-Patriarca de Lisboa - «O poder criador da Palavra: as obras da Palavra»
2009-03-18 22:19:27

Introdução
1. Nesta Catequese, continuamos a tentar ouvir o Senhor através do principal acontecimento da nossa história, fruto da potência da Palavra de Deus, Jesus Cristo, Verbo de Deus feito Homem. O que nos diz a humanidade de Jesus, que interpelações encerra para a nossa humanidade, para tudo o que é humano em nós? Jesus Cristo tem de ser, para nós, mais do que o primeiro santo da nossa devoção; Ele encerra o nosso segredo, Ele é a nossa solução. Retomaremos a este respeito os riquíssimos ensinamentos, quer do Concílio Vaticano II, quer do Papa João Paulo II na sua primeira Encíclica “Redemptor Hominis”. É aí que o Santo Padre afirma: “Cristo, o Filho de Deus vivo, fala aos homens também como homem: é a Sua própria vida que fala, a Sua humanidade, a Sua fidelidade à verdade e o Seu amor que a todos abraça. Fala ainda a Sua morte na Cruz, isto é, a imperscrutável profundidade do Seu sofrimento e do Seu abandono” . Cristo fala-nos na Sua humanidade, ela é Palavra de Deus para nós. Procuremos escutá-la.
Arcebispo indiano escreve reflexões para a Via-Sacra no Coliseu de Roma
2009-03-18 22:17:34

O Arcebispo indiano Thomas Menamparampil foi o escolhido para escrever as meditações para a Via-Sacra que decorre no Coliseu de Roma, na noite de Sexta-feira Santa. Esta cerimónia será presidida pelo Papa, no próximo dia 10 de Abril.
Como se vive a Quaresma entre os cristãos?
2009-03-18 22:15:19

A Agência ECCLESIA apresenta esta semana um olhar sobre várias perspectivas ligadas à preparação da Páscoa: como se celebra noutras Igrejas, qual a sua origem histórica, o que significa para quem entra na Igreja Católica através do Baptismo. Perspectivas que se cruzam e ajudam a dar sentido à vivência deste tempo litúrgico.
Papa quer Bispos ao lado dos pobres
2009-03-18 22:09:53

Bento XVI defendeu hoje nos Camarões que os Bispos da Igreja Católica devem ser os principais defensores dos “direitos dos pobres”.
Seitas e igrejas evangélicas ganham cada vez mais adeptos
2009-03-17 22:40:05

A visita do Papa Bento XVI surge numa altura em que a hierarquia católica em Angola já não esconde a preocupação com o crescimento explosivo das seitas e igrejas evangélicas. A agência Reuters fez contas ao fenómeno e avança um número impressionante: desde 1992, quando o país abandonou o marxismo, o número de cultos praticados no país disparou de 50 para 900.
Sida e violência na agenda africana do Papa "eurocêntrico"
2009-03-17 22:39:15

Fome, doenças, violência, guerras civis, corrupção, sida e doenças. Mas também as "mil diferenças" de um continente e o caminho para o desenvolvimento, bem como a necessidade de os africanos tomarem em mãos o seu destino. O Papa Bento XVI, que já foi chamado de "eurocêntrico", incluirá na agenda da sua primeira viagem a África, que hoje começa, todos aqueles temas - tirando referências concretas, o Papa quase não falou de África.
João Paulo II, o africano
2009-03-17 22:38:28

João Paulo II foi um Papa africano: fez 16 viagens ao continente, a primeira das quais ano e meio depois de ter sido eleito Papa. Bento XVI, mais preocupado com a crise do catolicismo europeu, só quatro anos depois da eleição (que se completam em Abril), irá fazer a sua primeira incursão em África. Mesmo enquanto cardeal, Joseph Ratzinger esteve no continente apenas em 1987, em Kinshasa.
Fazer jejum aos SMS e rezar no Skype
2009-03-17 22:37:38

Um bispo propõe aos jovens fazer jejum de SMS. Rosário, Joaquim e os filhos vêem menos televisão para conversarem mais. Jaime pôs um aviso no Outlook para rezar diariamente ao meio-dia. José abre o Skype para rezar com mais dois amigos - e em latim... A Quaresma é pretexto para jejuns vários e para novos usos da tecnologia.
Livro "Os Patriarcas de Lisboa" lançado no aniversário de D. José Policarpo
2009-03-17 22:15:36

O livro "Os Patriarcas de Lisboa", que conta a história dos 15 patriarcas de Lisboa, foi lançado esta quinta-feira, no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa. D. José Policarpo, que completou 73 anos nesta data, quis ficar fora da história.
Portugal lembra Chiara Lubich
2009-03-11 23:46:19

Várias celebrações irão recordar, em Portugal como no resto do mundo, o primeiro aniversário da morte de Chiara Lubich, falecida a 14 de Março de 2008.
Vaticano disponibiliza música para a Quaresma via Internet
2009-03-11 23:44:56

Com o objectivo de ajudar as pessoas a viverem o espírito de recolhimento próprio da Quaresma, a Santa Sé publicou na Internet composições sacras próprias deste período litúrgico.
Vaticano discorda da criação de domínios de carácter religioso na Internet
2009-03-11 23:40:34

O Vaticano desaconselhou ao regulador mundial dos domínios da Internet, ICANN, a criação de categorias de carácter religioso, como ".catholic", ".islam" ou ".buddhist".
Rezar no feminino
2009-03-11 23:20:46

O Hospital de São João, no Porto, será palco de uma oração ecuménica. No final da tarde desta Sexta-feira, sob orientação feminina, as diferentes Igrejas cristãos vão juntar-se à corrente que na primeira Sexta-feira do mês de Março une o mundo.
«ABC» da catequese com novo visual
2009-03-11 23:10:38

O site abcdacatequese.com lançou esta Segunda-feira, 9 de Março, um novo visual, mais jovem, tendo em conta o facto de a maior parte dos visitantes terem idades compreendidas entre os 19 e os 35 anos (51%), seguindo de imediato a faixa etária dos 36 aos 49 anos (29,1%), conforme dados obtidos num inquérito online.
Iniciação à leitura orante da Bíblia
2009-03-11 23:09:05

Tal como consta do Programa de actividades do Secretariado Regional da CIRP de Evora, teve lugar no Domingo, dia 8 de Março, a “iniciação à Lectio Divina”.
Aproveitando a tarde de Domingo, (que por coincidência era o Dia da Mulher), um grupo de Religiosas e alguns Leigos, reuniram-se no Seminário de Evora, com o fim de aprender a metodologia e ao mesmo “experimentar” a beleza desta forma de orar numa perspectiva comunitária. Como se sabe, a Lectio Divina assenta fundamentalmente na oração partilhada, seja na comunidade, no grupo e/ou na própria família.
Catequese do 2.º Domingo da Quaresma de D. José Policarpo : «É possível escutar a Palavra contemplando as suas obras»
2009-03-02 22:20:31

Introdução
1. Jesus ensina os seus discípulos a reconhecer aqueles que entraram na dinâmica do Reino dos Céus, os verdadeiros ouvintes da Palavra, pelos seus frutos, isto é, pela mudança que a Palavra realizou nas suas vidas. “Pelos frutos se conhece a árvore” (Mt. 12,33). Não é um convite a julgar as pessoas, mas a identificar os frutos da Palavra de Deus e assim chegar, pelo louvor, ao Deus da Palavra. Esse foi, em toda a história do Povo de Deus, um caminho seguro para reconhecer o Senhor nas maravilhas que realizava em favor do Seu Povo. A história da humanidade passa, assim, a estar semeada pela Palavra de Deus, não apenas porque ela foi pronunciada e poucos a escutaram, mas sobretudo pelas maravilhas que ela realizou e que falam, mesmo àqueles que nunca escutaram a Palavra pronunciada pelos Profetas. E porque as obras de Deus são fruto da Sua Palavra, chegar a louvar o Senhor através dessas obras é outro caminho para escutar a Palavra. As obras são outra linguagem em que se comunica aos homens a Palavra eterna de Deus.

Nesta Catequese, vamos percorrer as várias maravilhas de Deus, que, segundo a Sagrada Escritura, são fruto da Palavra, e aprender a reconhecer nelas o Senhor e a Sua Palavra.




Envie esta página

Imprimir