paroquias.org
 

Últimas Notícias (ver arquivo)

Paroquias.org: Mensagem de Páscoa 2014
2014-04-20 19:08:03

O Paroquias.org foi criado há mais de 14 anos para responder a um conjunto de necessidades específicas: não existia uma forma fácil de encontrar as páginas das paróquias portuguesas na Internet, nem dos restantes grupos ou movimentos e não existiam quase nenhuns conteúdos católicos em português na Internet. Com o tempo, não só endereçámos essa necessidade, como surgiram outros a endereçá-la. Fomos também adicionando outros conteúdos e serviços como uma "sopa de pedra". Fomos tendo relativo sucesso, sendo o site de religião mais visitado em Portugal, logo a seguir aos sites oficiais da Igreja Católica em Portugal - Ecclesia e Agência Ecclesia. Com o tempo, em particular nos últimos anos, foi crescendo o sentimento de dúvida se os conteúdos e serviços que disponibilizámos estavam a ser eficazes para chegar aos outros e ajudá-los no seu crescimento espiritual.

Decidimos retirar do Paroquias.org alguns conteúdos e serviços que não se encontravam actualizados, destacando aqueles que continuaremos a manter. Queremos também destacar outros projectos de referência nacional que recomendamos, quer de oração e espiritualidade, quer de notícias e actualidade.

Muito Obrigado e Votos de uma Santa Páscoa,
Luís Gonzaga

Bíblia Sagrada
Bíblia Sagrada

Orações
Orações

Passo-a-rezar
Passo-a-rezar

Liturgia da Palavra
Liturgia da Palavra

Evangelho do Dia
Evangelho do Dia

Apostolado da Oração
Apostolado da Oração

Meditação Cristã
Meditação Cristã

Fórum de Discussão
Fórum de Discussão

Meditação Cristã: Livro
Meditação Cristã: Livro

Notícias: Agência Ecclesia
Notícias: Agência Ecclesia

Notícias: Religionline
Notícias: Religionline



Teresa Forcades, a freira sem medo
2013-11-19 11:20:46

Conhecida como "a freira mais radical da Europa", Teresa Forcades esteve em Portugal para apresentar o livro A Teologia Feminista na História.

A monja beneditina Teresa Forcades está em divergência com a Igreja em muitos temas fracturantes, é anticapitalista e espera uma "revolução pacífica" na Europa, mas elogia o Papa Francisco por ter vontade de mudar as coisas.

Já recebeu uma carta da Santa Sé e foi alvo da ira de católicos mais conservadores. Não rejeita cegamente o aborto, aceita o casamento gay, a adopção por parte destes casais, defende o acesso das mulheres ao sacerdócio. Catalã, de 47 anos, estudou Medicina e Teologia, e aos 30 abraçou a vida monástica. É anticapitalista e faz parte de um movimento que reivindica a independência da Catalunha. Do vocabulário que usa fazem parte palavras que causam desassossego na Igreja: revolução, ruptura, mudança, política, desobediência civil.
Papa diz que defeito da Cúria é ocupar-se só do Vaticano
2013-10-01 19:34:21

O papa afirmou, numa entrevista hoje publicada no diário La Repubblica, que o defeito da Cúria romana, o governo da Igreja, é o de se ocupar apenas dos problemas do Vaticano, esquecendo o mundo que a rodeia.
Uma entrevista inovadora
2013-09-23 22:46:17

A entrevista do Papa às revistas jesuítas tem sido muito comentada, desde a sua divulgação, quinta-feira passada. Nos media, destacaram-se sobretudo os temas de sempre – aborto, homossexualidade, contracepção... Mas a entrevista é verdadeiramente inovadora (e vale a pena ser lida na íntegra, o que é possível fazer já em linha aqui, no sítio da Brotéria e, dentro de poucos dias, na edição da revista em papel; a foto, do Papa com o jesuíta Antonio Spadaro, que o entrevistou, foi também reproduzida do sítio da Brotéria).

Este documento é inovador não tanto pelo tom utilizado pelo Papa, e que já começamos a reconhecer, mas pela leitura e pelas propostas concretas que ele faz para a acção da Igreja. Por exemplo, em relação ao papel das mulheres na Igreja (onde o Papa diz muito mais do que parece à primeira vista) ou sobre o processo ecuménico e o diálogo com protestantes e ortodoxos acerca do ministério do bispo de Roma.

Nesse sentido, é uma entrevista que procura retomar a plenitude do espírito conciliar, precisamente na forma e nas questões em que o Concílio Vaticano II (1962-65) ficara bloqueado: a colegialidade, a missão da Igreja no serviço ao mundo, a essência do cristianismo.
Papa exorta Igreja a participar nas redes sociais
2013-09-22 18:53:53

O papa Francisco considerou hoje que é importante "a atenção e presença da Igreja no mundo da comunicação", como nas redes sociais, para dialogar com os homens e levá-los ao encontro com Cristo.
Papa pede esforço de todos para garantir direito ao trabalho
2013-09-22 18:53:23

O papa Francisco pediu hoje o esforço e a colaboração de todas as instituições para garantir o direito ao trabalho, durante a homilia da missa no Santuário de Nossa Senhora de Bonaria, em Cagliari, capital da ilha de Cerdena.
Papa critica um sistema económico que idolatra o dinheiro
2013-09-22 18:52:35

O papa Francisco criticou hoje "um sistema económico que tem no seu centro um ídolo chamado dinheiro", durante um discurso em Cagliari, na Sardenha, onde está a realizar uma visita pastoral.
Pelo menos 72 cristãos foram mortos em atentado no Paquistão
2013-09-22 18:40:53

Um duplo atentado suicida em frente a uma igreja, no final da missa, matou este domingo pelo menos 72 pessoas no Paquistão, sendo já o ataque mais sangrento de sempre contra a minoria cristã no país, segundo as autoridades locais.

O ataque, que ainda não foi reivindicado, foi contra a igreja de Todos os Santos de Peshawar, a principal cidade da província paquistanesa de Khyber Pakhtunkhwadu, no nordeste do país.
Entrevista Exclusiva do Papa Francisco às revistas dos Jesuítas
2013-09-20 13:51:17

É segunda-feira, 19 de agosto. O Papa Francisco marcou encontro para as 10.00 na Casa de Santa Marta. Eu, no entanto, herdei do meu pai a necessidade de chegar sempre mais cedo. As pessoas que me acolhem instalam-me numa pequena sala. A espera dura pouco, e, depois de uns breves minutos, acompanham-me ao elevador. Nesses dois minutos tive tempo de recordar como em Lisboa, numa reunião de directores de algumas revistas da Companhia de Jesus, surgiu a proposta de publicar conjuntamente uma entrevista ao Papa. Tinha conversado com os outros directores, ensaiando algumas perguntas que exprimissem os interesses de todos. Saio do elevador e vejo o Papa já à porta, à minha espera. Na verdade, tive a agradável impressão de não ter atravessado portas.
Papa Francisco denuncia escândalo de bispos que viajam muito
2013-09-20 13:26:30

O Papa Francisco denunciou, esta quinta-feira, o escândalo que são "os bispos de aeroporto", prelados que ao invés de estarem junto dos fiéis, passam o tempo em viagem, de um aeroporto para outro.
Papa prepara “uma reviravolta” na Igreja
2013-09-20 13:23:14

Uma “reviravolta na Igreja” é como o teólogo Anselmo Borges classifica a entrevista do Papa Francisco divulgada na quinta-feira por várias revistas jesuítas, incluindo a portuguesa Broteria.

“O Papa quer recentrar a Igreja no Evangelho. O que ele diz na entrevista é que, antes da religião, está esta busca pela justiça e pela felicidade das pessoas”, sublinhou o teólogo, aplaudindo de pé a crítica que o novo Papa faz ao “moralismo” e ao “legalismo” reinantes entre os membros da Igreja.
Papa Francisco diz que a Igreja tem estado "obcecada" com o aborto e o casamento homossexual
2013-09-20 13:14:45

Na sua primeira entrevista de fundo após seis meses como Papa, Francisco declara que a Igreja Católica se tornou “obcecada” com os temas do aborto, do casamento homossexual e da contracepção.

“Não podemos concentrar-nos só nestes temas. Não tenho falado muito sobre estes temas e por vezes isso tem-me sido apontado. Mas quando se fala destes assuntos, deve ser no devido contexto. Sabemos qual é a opinião da Igreja e eu sou um filho da Igreja, mas não é preciso continuarmos a falar disto assim.”
Para renovar a Igreja Católica é preciso regressar aos seus “princípios fundacionais”
2013-09-13 22:21:19

O novo chefe do Governo do Vaticano, Pietro Parolin, considera que para renovar a Igreja Católica é necessário regressar aos seus “princípios fundacionais”, mas sem esquecer que se trata de uma instituição com dois mil anos de história. O Papa Francisco pode dar sinais de revolução na Igreja Católica, mas Parolin sublinha que o objectivo do seu Pontificado não é mudar tudo. “A Igreja tem uma Constituição, uma estrutura, conteúdos que são os da fé e que ninguém pode mudar”.
Uma Renault 4L para o Papa
2013-09-11 21:31:51

Oferta de um padre de Verona foi recebida no último sábado. Francisco testou a viatura nas ruas do Vaticano.

Um padre de Verona ofereceu uma Renault 4L de 1984, de cor branca, com 300 mil quilómetros, ao Papa Francisco. A viatura, que até então tinha sido usada pelo padre Renzo Zocca, é agora do Papa, que no último fim-de-semana foi visto a conduzir a 4L nas ruas do Vaticano.
Papa convence mulher a não abortar e oferece-se para padrinho
2013-09-06 19:59:51

O Papa Francisco telefonou a uma mulher grávida para a aconselhar a não abortar e ofereceu-se para ser o padrinho da criança.
Pietro Parolin é o novo ‘número 2’ do Papa
2013-09-01 01:52:29

Novo responsável substitui o polémico cardeal Bertone, que ainda vem a Fátima como enviado papal antes de deixar o cargo.
Papa Francisco prepara-se para substituir o seu primeiro-ministro, dizem media italianos
2013-09-01 01:51:11

O cardeal Tarcisio Bertone tem sido criticado por incompetência e até por corrupção. O seu sucessor pode ser anunciado hoje.
Papa Francisco olhou para um smartphone, sorriu e a fotografia tornou-se viral
2013-09-01 01:49:35

Imagem publicada no Twitter de jornalista italiano foi amplamente divulgada.
Papa reconhece corrupção e 'lobby gay' no Vaticano
2013-06-12 09:45:26

O papa reconheceu a dificuldade da reforma da cúria romana ao referir-se a uma "corrente de corrupção" e à existência de um "lobby gay" durante um encontro com religiosos latino-americanos, noticia hoje a agência I.Media.

D. Manuel Clemente: "Há uma desmesura que nos explica como portugueses"
2013-05-19 17:34:01

Diz que predomina em Portugal a vontade de regeneração do país. E que só a desmesura entre o ideal que temos para o país e o esqueleto com que lhe damos corpo explica o ser português. D. Manuel Clemente, bispo do Porto desde 2007, será este sábado momeado como novo patriarca de Lisboa, de acordo com notícia avançada esta tarde pelo jornal i.
D. Manuel Clemente valoriza "capacidade de resistência" da população
2013-05-19 17:25:50

D. Manuel Clemente confessou, este domingo, que aquilo que o mais preocupa neste tempo de crise "é o desfasamento entre a capacidade de resistência da população e o facto não haver uma ligação clara para resolver a crise".

voltar

  Esta semana

Passo-a-rezar.net

Recomende esta página