D. Manuel Clemente valoriza "capacidade de resistência" da população
2013-05-19 17:25:50

D. Manuel Clemente confessou, este domingo, que aquilo que o mais preocupa neste tempo de crise "é o desfasamento entre a capacidade de resistência da população e o facto não haver uma ligação clara para resolver a crise".

Numa conferência de imprensa, no fim da missa de Pentecostes, celebrada, esta manhã de domingo, na Sé Catedral do Porto, o patriarca de Lisboa deixou um aviso aos "decisores nacionais e internacionais" para que sejam "solidários e pedagógicos", pois a crise só será superada com um "esforço conjunto".

Para o ainda bispo do Porto, apesar da crise, "as pessoas mantêm uma grande responsabilidade para construir um futuro e os poderes devem responder com solidariedade, pedagogia e muita clareza", porque as mensagens são por vezes tão contraditórias que "ficamos todos atordoados e desistimos de perceber".

Sendo certo que D. Manuel Clemente entrará no Patriarcado de Lisboa a 7 de julho, o bispo ficará no Porto até final de junho, pois, como disse, "há coisas que estão agendadas há muito tempo" e que terá "todo o gosto" em participar.

Manuel Clemente defendeu ainda que os casos de abusos sexuais envolvendo a Igreja devem ser alvo dos procedimentos previstos na "ordem civil" e que os processos "devem andar para a frente".

"São casos que, se aparecerem, devem ser verificados e acompanhados. Para isso, estão previstos uma série de procedimentos quer dentro da igreja quer na ordem civil. E nós, como cidadãos e como pessoas da igreja temos de respeitar o que está previsto e andar com esses casos para a frente", sublinhou o ainda bispo do Porto.

Fonte JN