paroquias.org
 

Notícias






Pietro Parolin é o novo ‘número 2’ do Papa
2013-09-01 01:52:29

Novo responsável substitui o polémico cardeal Bertone, que ainda vem a Fátima como enviado papal antes de deixar o cargo.

Pietro Parolin é o novo chefe do Governo da Igreja. O Papa Francisco nomeou o até agora núncio do Vaticano na Venezuela secretário de Estado, substituindo o polémico cardeal Tarcisio Bertone, que ocupava o cargo desde 2006.

O arcebispo Parolin, de 58 anos — bastante jovem para exercer estas funções, pelos padrões do Vaticano — foi o equivalente a ministro dos Negócios Estrangeiros da Santa Sé entre 2002 e 2009. Liderou missões diplomáticas em negociações delicadas na Ásia, por exemplo, com a China, Vietname ou Israel. Foi núncio (embaixador) na Nigéria e México, além da Nigéria, e é fluente em várias línguas, além do italiano: francês, espanhol e inglês.

Assumirá funções a partir de 15 de Outubro, quando Bertone abandonará o cargo, após uma visita ao Santuário de Fátima, em Portugal, a 12 e 13 de Outubro, ainda como enviado Papal. Os bispos portugueses encaram esta última visita de Bertone como “expressão particular de comunhão”, adianta o site Vatican Insider do jornal italiano La Stampa.

Bertone continuará presidente da Comissão Cardinalícia de Vigilância sobre o Instituto das Ordens Religiosas (IOR, o chamado banco do Vaticano) mas só até estar terminado o relatório para o Conselho da Europa sobre branqueamento de dinheiro. O Papa Bento XVII tinha renovado o seu mandato nesta comissão por mais cinco anos, ou seja até 2018 mas o seu sucessor não o confirmou

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia