Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5
Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de June de 2009 08:59

Homo ergaster

Acho que algures já coloquei por aí...
A fossilização é um processo raro e os nossos grupos populacionais eram extremamente pequenos.
Têm sido feitas várias descobertas mas os críticos do evolucionismo vão sempre dizer que falta o elo... enfim.
Hoje não estamos limitados aos ossos, temos muitos testes que comprovam a evolução de todas as espécies - nós não somos excepção.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 19 de June de 2009 11:39

Mas lena, esse fóssil é muito antigo (mais de 1M de anos). Se não estou em erro, o homo sapiens surgiu aproximadamente à 200 mil anos. Não quererias antes referir o "Homo Heidelbergensis"?

Não critico o evolucionismo, apenas deixo em aberto a hipótese de ter ocorrido alguma mudança radical difícil de explicar no que se refere ao surgimento do homo sapiens. É a minha opinião, vale o que vale

cumps

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de June de 2009 13:05

Em termos geológicos 800 mil anos são um piscar de olhos. Não vejo qual o problema.
O Homo heidelbergensis não é nosso antepassado, terá sido um ancestral do H. neanderthalensis.

O H. erectus durou bastante tempo, pois foi uma espécie com muito sucesso, tendo-se expandido por vários continentes.

A evolução não é linear, tipo transição A para B, de B para C. Muitas das vezes quando B surge, ainda existem muitas populações de A. B surge em populações isoladas e pouco numerosas. Sem isolamento a evolução é muito lenta, diria mesmo impossível.
Eu já falei nisto antes, é uma questão de procurar.


Que mudança radical propões que possa ter acontecido?

Desde já deixo claro que seria biologicamente impossível sermos híbridos resultantes do cruzamento de Hominídeos primitivos e seres provenientes de outros planetas, como se lê nalguns sites. Híbridos são estéreis, não se reproduzem.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 19 de June de 2009 14:05

Está certo então, as desculpas pela confusão. :P

Citação:
Que mudança radical propões que possa ter acontecido?
Não proponho nada. Mas há factos curiosos como por exemplo o surgimento da agricultura quase em simultâneo em varias partes do globo, inclusive nas Américas. Apenas deixo em aberto outras possíveis possibilidades.

Citação:
Desde já deixo claro que seria biologicamente impossível sermos híbridos resultantes do cruzamento de Hominídeos primitivos e seres provenientes de outros planetas, como se lê nalguns sites. Híbridos são estéreis, não se reproduzem.
Não me referia a "hibridos" através do simples cruzamento, pois tal é como dizes, são estéreis. Talvez algo fruto de uma manipulação genética fosse o caso, admitindo a hipótese de que seres extraterrestres nos abordaram no passado. Mas fica tudo no campo das hipóteses.
Apenas expus uma interpretação do que se escreveu na bíblia, em que dá para concluir o seguinte:

-Adão e Eva não foram os primeiros hominídeos porque Abel e Caim casaram (com quem?)
-Adão e Eva foram criados (intervenção divina de que modo? manipulados geneticamente? Não se sabe que eu saiba).

Por isso acho que nem a própria bíblia sustenta o criacionismo tal e qual como muitos o defendem. A abordagem será mais no âmbito evolutivo, onde a dada altura foi introduzida uma certa mudança (criação ou alteração de algo) por alguém no ser humano.

cumps a todos

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de June de 2009 14:27

Manipulação genética por parte de seres extraterrestres? Bom, permite-me que brinque, é de facto uma hipótese tal como imaginar que a pequena população que nos originou adormeceu naquela noite de luar de rabo para o ar e veio um raio e pim!!!

As boas hipóteses, aquelas que realmente mais tarde se verificam como explicações válidas, são em regra extremamente simples e não fariam sucesso em Hollywood.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 19 de June de 2009 22:28

Ora bem, fica ao juízo de cada um.

cumps a todos e não durmam de rabo pró ar que ainda se constipam! hehe

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 23 de July de 2009 15:29

Este tópico é fabuloso, em todos os sentidos. Não entendo como é possível ler a bíblia com tanta arrogância, como se pode instrumentalizar Deus como argumento para o que (ainda) não se descobriu.

Apenas deixo um reparo para a alegada "falta" de provas, uma alegação que, como já se provou, é totalmente falsa. mas vá, concedamos isso.

Dou o exemplo da crítica textual para textos antigos (entre os quais, calha bem, a Bíblia). Muitas vezes, não temos o texto original, nem as versões intermédias. Temos, isso sim, vestígios que, através da análise comparativa, podem indicar qual o protótipo do texto. O facto de não existir nenhuma versão da bíblia de há 8000 anos atrás não invalida o facto desta ter surgido nessa altura. Como qualquer corpo vivo, um texto que circula vai sofrendo alterações, modificações por "camadas", e cabe aos filólogos decifrar quais as camadas mais antigas e de onde vêm elas.

Tudo isto para que se perceba o seguinte:

1. Ler a Bíblia sem esta consciência, não ter em conta que os homens que a foram redigindo viviam num determinado mundo e procuraram transmitir Deus pelos meios que tinham, mostrando O a actuar nas suas vidas conforme podiam, é lêla erradamente. Deus actua e está presente na Palavra, mas é a Palavra que os homens tentam exprimir pelas suas, sempre parciais, palavras humanas.

2. Dei o exemplo de uma área que conheço. Apenas para salientar que não se pode negar a evolução pela inexistência de fósseis (tão difíceis de preservar). Tal revela um desconhecimento total de outros meios que (suponho) a Biologia tem para estudar as diferentes etapas da formação da vida.

Deixemos que a Ciência se ocupe do seu trabalho, que tantos frutos pode dar ao Homem. E que a Religião se ocupe também da sua área, que é tratar a Alma dos Homens e ajudá lo a encontrar se com Deus.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 23 de July de 2009 16:11

Olá sol,

Citação:
sol
...como se pode instrumentalizar Deus como argumento para o que (ainda) não se descobriu.

Em que sentido?


Citação:
sol
Deixemos que a Ciência se ocupe do seu trabalho, que tantos frutos pode dar ao Homem. E que a Religião se ocupe também da sua área, que é tratar a Alma dos Homens e ajudá lo a encontrar se com Deus.

E quando a ciência prova Deus? E quando a ciência melhora o entendimento de Deus? E quando o divino se revela através dela?

Um problema no fígado pode manifestar-se nos pés...


O templo de Salomão...que ciência(s) o procura localizar apaixonadamente?

Manuscritos milenares...que ciência(s) os revela e trás à luz do dia?

O universo e as suas leis (criação de Deus)...que ciência(s) se dedicam aos seus mistérios?

A vida, a natureza (criação de Deus)...que ciências se entregam aos seus encantos?

As ciências surgem na sequência da organização do saber relativo a determinadas áreas, estas inter-ligadas...sendo a vida, o universo, a natureza criação de Deus, na minha opinião não faz sentido achar que estudo o universo e nada me diz acerca de Deus...por isso fazemos desenhos e há sempre alguém super entusiasmado com a hipótese de o interpretar e saber mais sobre nós...ou seja, na minha opinião o universo, a vida, a terra, a natureza, o homem é o desenho de Deus.

Não posso ver o homem em partes, primeiro aos olhos da biologia, depois aos olhos da antropologia, depois da psicologia, da ... da... da... da...o homem é isso tudo a...+a...+a...+a...+a...=Homem (um elemento do desenho de Deus).



Editado 1 vezes. Última edição em 23/07/2009 16:17 por Anori.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 24 de July de 2009 10:34

Citação:
Anori
Olá sol,
Citação:
sol
...como se pode instrumentalizar Deus como argumento para o que (ainda) não se descobriu.

Em que sentido?

No snetido em que já foi apontado neste tópico - quando não se consegue / quer explicar as coisas, usa-se Deus como argumento. O que, em termos científicos, tem a mesma validade que usar a resposta do "porque sim".

Citação:
sol
Deixemos que a Ciência se ocupe do seu trabalho, que tantos frutos pode dar ao Homem. E que a Religião se ocupe também da sua área, que é tratar a Alma dos Homens e ajudá lo a encontrar se com Deus.

E quando a ciência prova Deus? E quando a ciência melhora o entendimento de Deus? E quando o divino se revela através dela?

Um problema no fígado pode manifestar-se nos pés...

E? Acho que o divino não se manifesta pela ciência, mas nos Homens. Em quaisquer circunstâncias da existência humana. A ciência, por lidar com interrogações profundas, não deve usar a hipótese "Deus", porque é uma hipótese do domínio da crença. A ciência não pode utilizar a crença como hipótese, porque a partir daí as premissas e respostas serão todas infundadas, manipuladas ou simplesmente incorrem em erro. Deus pode ser (e é) hipótese por exemplo na Filosofia. Mas a filosofia tem objectivos e procura responder a interrogações que não são do domínio da ciência. Aliás, quando a ciência procura encontrar Deus, provar a sua existência ou não, já está a patinar e muito.


O templo de Salomão...que ciência(s) o procura localizar apaixonadamente?

Assim de repente eu diria logo a Arqueologia e a História. Nem tudo o que é ciência lida apenas com matérias físicas. O estudo do passado ou do Homem pode ser feito (e é assim que o deve ser para não ser subjectivo) com critérios de ciência e objectividade.

Manuscritos milenares...que ciência(s) os revela e trás à luz do dia?

Este é fácil porque é o meu mundo: a paleografia, codicologia, filologia, história do texto e literatura. Tudo áreas para as quais se exige muitas precauções para que a crença do investigador não interfira nos resultados.

O universo e as suas leis (criação de Deus)...que ciência(s) se dedicam aos seus mistérios?

Isso a Lena sabe melhor. Física, química, biologia... Criação de Deus, não sei, da Sua vontade, creio que sim. Mas lá está, CREIO, não posso dizer que tal é uma resposta científica ao que me colocas.

A vida, a natureza (criação de Deus)...que ciências se entregam aos seus encantos?

As ciências surgem na sequência da organização do saber relativo a determinadas áreas, estas inter-ligadas...sendo a vida, o universo, a natureza criação de Deus, na minha opinião não faz sentido achar que estudo o universo e nada me diz acerca de Deus...por isso fazemos desenhos e há sempre alguém super entusiasmado com a hipótese de o interpretar e saber mais sobre nós...ou seja, na minha opinião o universo, a vida, a terra, a natureza, o homem é o desenho de Deus.

Claro que faz sentido. Se souberes colocar de parte as tuas crenças e preconceitos (a fé, sobretudo se usada como resposta, é um preconceito) já estás a fazer "boa" ciência. Os saberes humanos outros que a Teologia ou Filosofia não podem ser embebidos da crença do cientista. Porque assim, para qualquer hinduísta, todas as tuas premissas estão erradas. Para um budista também. Há que saber (sem medos mas com bom senso) procurar respostas que possam ser UNIVERSAIS. toda a ciência se quer universal.

Não posso ver o homem em partes, primeiro aos olhos da biologia, depois aos olhos da antropologia, depois da psicologia, da ... da... da... da...o homem é isso tudo a...+a...+a...+a...+a...=Homem (um elemento do desenho de Deus).

Podes, pois. Mas de facto, apenas compreendes o Homem enquanto um todo. Agora, não estou a ver Deus de lápis e papel na mão a desenhar o homem. A teoria do design divino não me convence, porque mais uma vez é uma tentativa frustrada (disso há provas por demais evidentes) de conciliar a teoria da evolução (até agora, universal, logo válida) com questões de fé (fé cristã, logo não universal). É o que dá ler o Génesis como texto historiográfico e não como texto de fé.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 24 de July de 2009 12:58

repetido



Editado 1 vezes. Última edição em 24/07/2009 12:59 por sol.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 24 de July de 2009 15:10

Hallo!

Citação:
sol
E? Acho que o divino não se manifesta pela ciência, mas nos Homens. Em quaisquer circunstâncias da existência humana. A ciência, por lidar com interrogações profundas, não deve usar a hipótese "Deus", porque é uma hipótese do domínio da crença. A ciência não pode utilizar a crença como hipótese, porque a partir daí as premissas e respostas serão todas infundadas, manipuladas ou simplesmente incorrem em erro. Deus pode ser (e é) hipótese por exemplo na Filosofia. Mas a filosofia tem objectivos e procura responder a interrogações que não são do domínio da ciência. Aliás, quando a ciência procura encontrar Deus, provar a sua existência ou não, já está a patinar e muito.

O que é a ciência?! Senão saber organizado, acumular de conhecimento que o homem tem vindo a realizar ao longo dos tempos exactamente sobre o mundo que o rodeia...tendência para o separatismo...se o divino se manifesta no homem, sendo o homem o organizador da ciência, o impulsionador, a causa devido ao facto de ser inteligente, de que forma separaremos o divino da ciência? O divino manifesta-se no homem que idealizou o computador...não é o computador igualmente resultado dessa manifestação do divino no homem?! Na minha opinião... sim! Procurando a causa da causa…há apenas uma resposta…o divino. Quando admiro uma escultura, ela encerra uma contribuição que vai além do trabalho do escultor…quem cavou a rocha e trabalhou nas pedreiras? Quem criou as ferramentas para cavar a rocha? Quem a poliu? Quem a transportou? Quem a…quem a… quem a…lá longe quem criou…o divino, no final encontras na sua base apenas uma assinatura…a do artista plástico. Quantas mais poderiam encontrar-se ali?!!

Porquê apenas essa capacidade de Deus ser hipótese no campo da filosofia? A própria filosofia é campo de hipóteses, não se considera Deus uma certeza? Basta olhar à minha volta, à noite as estrelas é tudo bastante concreto! Vejo facilmente Deus nas estrelas, no céu, nos pássaros…

Confuso é achar que Deus é uma resposta incoerente, infundada…não é ele a resposta?!

Citação:
sol
“…quando a ciência procura encontrar Deus, provar a sua existência ou não, já está a patinar e muito.”

Não é a ciência que procura encontrar Deus! Mas o homem, sem homem não há ciência. Aceitar Deus à luz das ciências, depende dos atributos atribuídos a Deus, um astrónomo pode ter a percepção de Deus, ao observar as estrelas, um físico, pode percepcionar o divino nas suas leis por exemplo.

Citação:
sol
...Criação de Deus, não sei, da Sua vontade, creio que sim. Mas lá está, CREIO, não posso dizer que tal é uma resposta científica ao que me colocas.

As ciências questionam o mundo de acordo com os seus saberes...na sua totalidade a resposta é uma, é o que é...uma árvore...pode ser questionada pela biologia, pela quimica, pela arte, pela fisica, pela história...mas é sempre uma árvore, a árvore é esse conjunto de abordagens, não apenas a sua história, não apenas os processos quimicos. Á fisica, a quimica está lá, o que acontece é a nossa ignorância acerca de algumas das suas propriedades...mas é e será. Um neanderthal não teria consciência do processo de fotossintese à sua volta, mas ele existia.

Citação:
sol
Os saberes humanos outros que a Teologia ou Filosofia não podem ser embebidos da crença do cientista. Porque assim, para qualquer hinduísta, todas as tuas premissas estão erradas. Para um budista também.

Não entendi.

Citação:
sol
Há que saber (sem medos mas com bom senso) procurar respostas que possam ser UNIVERSAIS. toda a ciência se quer universal.

A ciência segundo a sua própria definição só pode ser universal...principalmente no que respeita a respostas...porque os meios podem diversificar.
A resposta é essência divina, a ciência, o meio para chegar à resposta é meio humano, este embrulhado na ilusão, na separação com o divino.

Citação:
sol
Podes, pois. Mas de facto, apenas compreendes o Homem enquanto um todo. Agora, não estou a ver Deus de lápis e papel na mão a desenhar o homem. A teoria do design divino não me convence, porque mais uma vez é uma tentativa frustrada (disso há provas por demais evidentes) de conciliar a teoria da evolução (até agora, universal, logo válida) com questões de fé (fé cristã, logo não universal). É o que dá ler o Génesis como texto historiográfico e não como texto de fé.

Um exemplo nunca será uma tentativa de convencer, mas de clarificar, Deus de papel e lápis na mão era um simples exemplo...achei que era claro, mas vejo que não.
Não devemos claramente ler a Bíblia à letra, sendo um texto exigente em fé, é também historiográfico, imensamente historiográfico...

Fé cristã, é então segundo as premissas não universal, não válida?

O Génesis à luz da ciência é mais preciso e lógico que simplesmente levado à letra como palavra de fé.



Editado 1 vezes. Última edição em 24/07/2009 15:16 por Anori.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de July de 2009 17:39

Citação:
Anori
O Génesis à luz da ciência é mais preciso e lógico que simplesmente levado à letra como palavra de fé.

Preciso e lógico... Como?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 24 de July de 2009 19:47

O tempo atribuído à criação...6 dias...não se ajusta à realidade. No entanto tendo em conta que o tempo é relativo...esses 6 dias não correspondem ao nosso tempo, mas a um tempo muito mais alargado. O conhecimento permite-nos hoje decifrar os 6 dias, mas podes sempre crer que foram exactamente 6 dias.
Vejo uma hipótese bastante válida, que não pretende estrangular a fé...a fé é em Deus, não nas algumas limitações do homem de o exprimir.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 24 de July de 2009 20:37

Oi :) não vou ter tempo mas respondo só a isto:

Citação:
Anori

Citação:
sol
Os saberes humanos outros que a Teologia ou Filosofia não podem ser embebidos da crença do cientista. Porque assim, para qualquer hinduísta, todas as tuas premissas estão erradas. Para um budista também.

Não entendi.

É simples. Deus para um hindu ou para um budista não é o mesmo que para as religiões do livro. Para um ateu, nem sequer se coloca. Ora, um cientista tem que procurar universais. Respostas que possam ser aceites com base em factos comprovados e não em fé, já que a fé é relativa. No fundo, é como um juiz. Um cientista tem que ser isento no seu julgamento, e não partir da sua mundividência para julgar o mundo, nem muito menos interpretar factos, manipulando-os, à luz da sua crença, pessoal e subjectiva. Por exemplo, se um juiz não gostasse de ti, não ias querer que um juiz te condenasse de um crime de que eras acusada inocentemente só porque não gostava de ti. O contrário também é válido. Assim a ciência não pode querer "forçar" a formação do universo, condicionando-a à leitura do Génesis. É como se o juiz te quisesse tornar culpada baseando-se não nos factos concretos, provas evidentes, mas sim no que foi dito depois dos factos acontecidos por testemunhas que não presenciaram os factos, apenas porque prefere acreditar nessas testemunhas e não gosta de ti.

O que acho curioso é achar-se que um cientista não pode ter fé. Pode sim, e há muitos que perante a maravilha da vida revêem Deus. Mas sabem que Ele é mais do que a simples resposta. Deus é a própria maravilha, eu creio *sim, creio* que finalmente Ele é a dádiva o motivo profundo. Não o criador no sentido de obra, quase filigrana manual, mas sim impulso. É o Amor, esta corrente de vida que pulsa no universo inteiro - e que a ciência, sabendo que não pode usá-lo como resposta (porque, por ser a Última, leva a que se descurem todas as intermédias), abre-nos os olhos a essa maravilha de, miraculosamente, existirmos.

Abraço

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 24 de July de 2009 21:51

Citação:
sol
É simples. Deus para um hindu ou para um budista não é o mesmo que para as religiões do livro.

Queres dizer deste livro especifico...a Bíblia?! Eu diria antes não são as mesmas palavras sobre Ele, as mesmas cores, altura e cor da barba...mas isso é cultural...É o mesmo dito de maneiras diferentes, com entendimentos e motivações diferentes.

Citação:
sol
Assim a ciência não pode querer "forçar" a formação do universo, condicionando-a à leitura do Génesis. É como se o juiz te quisesse tornar culpada baseando-se não nos factos concretos, provas evidentes, mas sim no que foi dito depois dos factos acontecidos por testemunhas que não presenciaram os factos, apenas porque prefere acreditar nessas testemunhas e não gosta de ti.

Claro que não...mas não impede que faça uma leitura! Quando faço pesquisa sobre um tema, a abordagem passa por muitos planos e perspectivas, o caso do Génesis não foge à regra.
A última parte eu poderia identificar com algum do molde utilizado pelo homem para escrever a Bíblia.

Citação:
sol
O que acho curioso é achar-se que um cientista não pode ter fé. Pode sim, e há muitos que perante a maravilha da vida revêem Deus. Mas sabem que Ele é mais do que a simples resposta. Deus é a própria maravilha, eu creio *sim, creio* que finalmente Ele é a dádiva o motivo profundo. Não o criador no sentido de obra, quase filigrana manual, mas sim impulso. É o Amor, esta corrente de vida que pulsa no universo inteiro - e que a ciência, sabendo que não pode usá-lo como resposta (porque, por ser a Última, leva a que se descurem todas as intermédias), abre-nos os olhos a essa maravilha de, miraculosamente, existirmos.

Também achei curiosa a observação. Porque não pode um cientista ter fé?! Porquê?
Pode sim! Não neguei, nem nego isso. O facto de ver, entender, sentir, percepcionar Deus na ciência que executa não invalida a fé, não sei se foi essa consideração que levou a tal conclusão.
Resposta (sentido causa)-verdade...nossas respostas...ilusões. Mais do que simples resposta é a própria maravilha...é a flor e o desabrochar!



Editado 1 vezes. Última edição em 24/07/2009 22:06 por Anori.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de July de 2009 22:10

Citação:
Anori
O tempo atribuído à criação...6 dias...não se ajusta à realidade.

Pronto. Não há precisão no relato.
Nem mesmo a sequência de acontecimentos é lógica.

Citação:
Anori
No entanto tendo em conta que o tempo é relativo...esses 6 dias não correspondem ao nosso tempo, mas a um tempo muito mais alargado.

Essa leitura já não faz parte da ciência, é análise de texto, contextualização numa época e cultura.
Fazer esse paralelo já entra no campo da fé. Pois admitir que aquela explicação foi a forma como os antigos interpretaram a inspiração divina implica crer nessa inspiração, implica crer nesse Deus.
Novamente a ciência "cai fora".

A ciência de que falo é Astrofísica, Geologia, Biologia, Física, Química. São elas os nossos sensores para a descoberta das nossas origens biológicas e planetárias. Lamento mas as outras podem ser muito lindas mas aqui não têm lugar.

Citação:
Anori
O conhecimento permite-nos hoje decifrar os 6 dias, mas podes sempre crer que foram exactamente 6 dias.

Decifra quem tem interesse em validar Génesis de acordo com os conhecimentos actuais. O resto do mundo tanto lhe faz.

Mas tens razão quem quer, e temos ou tivemos exemplos aqui mesmo, leva o relato à letra - "foi assim e ma'nada!"
A minha explicação para essa necessidade foi inúmeras vezes confessada - "a ser mentira, onde começa a verdade?"... homens de pouca fé, tsc tsc

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 24 de July de 2009 23:10

Citação:
lena
Essa leitura já não faz parte da ciência, é análise de texto, contextualização numa época e cultura.
Fazer esse paralelo já entra no campo da fé. Pois admitir que aquela explicação foi a forma como os antigos interpretaram a inspiração divina implica crer nessa inspiração, implica crer nesse Deus.
Novamente a ciência "cai fora".

Parto do principio como quase todos que não foi Deus que escreveu a Bíblia, e concordo com alguns que a inspiração deixa a desejar, por isso a minha opinião não implica crer nessa inspiração, nem nesse Deus.
Se numa passagem são mencionados os pães que Jesus multiplicou, e o número de pessoas a quem foram distribuídos...e pretendo saber quantos sobraram, que método uso? Matemática ou fé?

Não sendo razoável aceitar que o mundo foi criado em 6 dias, sabendo da relatividade do tempo, não encontro qualquer impedimento de entender esses 6 dias como períodos geológicos. Posso dizer que neste momento o dia está a nascer algures...aqui longe disso, posso dizer que faltam 120 minutos para a 1 da manhã...não está incorrecto.

noite aqui...dia além...
milhões de anos aqui...6 dias além...



Editado 1 vezes. Última edição em 24/07/2009 23:12 por Anori.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 24 de July de 2009 23:15

Olá Sol,

Citação:
sol
Podes, pois. Mas de facto, apenas compreendes o Homem enquanto um todo. Agora, não estou a ver Deus de lápis e papel na mão a desenhar o homem. A teoria do design divino não me convence, porque mais uma vez é uma tentativa frustrada (disso há provas por demais evidentes) de conciliar a teoria da evolução (até agora, universal, logo válida) com questões de fé (fé cristã, logo não universal). É o que dá ler o Génesis como texto historiográfico e não como texto de fé.

Nem 8 nem 80, quero com isto dizer, nem a interpretação literal da Bíblia nem um evolucionismo que remeta Deus para o papel de mero motor e de simples espectador. Um cristão crê no Deus vivo, actuante e a construir o Seu Reino.

Não leio o Génesis como um tratado científico, mas há nele uma mensagem importante que devemos reter: o Homem é criado por Deus, na medida em que cada alma é criada e infundida directamente por Ele. Ou seja, algures no processo de evolução, Deus infundiu uma alma num hominídeo e criou assim o primeiro homem (ou homens e mulheres).

O Homem é assim um «desenho» de Deus. Tendo Ele usado ou não o processo de evolução para nos desenhar. Somos desenho do Senhor, pois só somos o que somos por causa da alma que nos infunde e pelas potências desta.

Outro aspecto da tua mensagem que queria comentar tem a ver com a relação entre a ciência e fé. As duas estão intimamente ligadas pois o âmbito da ciência é a Criação. Ao aprofundar o conhecimento da Física, da Química, da Geologia, o Homem
está a aumentar o conhecimento da obra de Deus e, consequentemente, a conhecer um pouco melhor o Autor da obra. Sobre este assunto à uma excelente Carta Encíclica do Papa João Paulo II, sobre a relação entre a fé e a razão. Considera ele que estas áreas se enriquecem mutuamente e que o homem só tem a perder quando alimenta a pretensa incompatibilidade entre ambas.

Por fim, por uma teoria ser universal - ou pacífica - não significa que seja válida ou correcta. Não era universalmente aceite, até ao século XV, que a terra era plana e que o sol girava em torno da terra?

Cumprimentos

Alpha

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 24 de July de 2009 23:29

Citação:
alpha
As duas estão intimamente ligadas pois o âmbito da ciência é a Criação. Ao aprofundar o conhecimento da Física, da Química, da Geologia, o Homem
está a aumentar o conhecimento da obra de Deus e, consequentemente, a conhecer um pouco melhor o Autor da obra. Sobre este assunto à uma excelente Carta Encíclica do Papa João Paulo II, sobre a relação entre a fé e a razão. Considera ele que estas áreas se enriquecem mutuamente e que o homem só tem a perder quando alimenta a pretensa incompatibilidade entre ambas.

Por fim, por uma teoria ser universal - ou pacífica - não significa que seja válida ou correcta. Não era universalmente aceite, até ao século XV, que a terra era plana e que o sol girava em torno da terra?

:) de acordo Alphinha

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.