Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 11 de December de 2007 16:38

Parece-me que a maioria dos que se têm pronunciado, quer aqui quer noutros tópicos, está de acordo em que o Génesis faz uma descrição alegórica, poética, da criação e que, aceitar a Teoria da Evolução, não implica não aceitar Deus como o Criador de tudo.

Cassima

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: João Leal (IP registado)
Data: 11 de December de 2007 16:44

Por acaso hoje saiu no jornal O Público este artigo. Colo aqui porque não sei se dá para por aqui o link.

Somos todos mutantes

11.12.2007


Desde que o Homem moderno surgiu, há 40 mil anos, pensava-se que os genes humanos pouco ou nada tinham mudado. Cientistas norte-americanos afirmam agora que a nossa evolução genética nunca foi tão rápida como nos últimos milénios - com um ritmo 100 vezes mais intenso do que
em qualquer outra altura da saga humana.

Por Ana Gerschenfeld


O homem (e a mulher) já não são o que eram há uns meros 1000 ou 2000 anos. Uma equipa de investigadores, que publicou ontem os seus resultados na Proceedings of the National Academy of Sciences, diz que desde que o Homo sapiens reina na Terra, foi submetido a pressões evolutivas intensíssimas devido ao crescimento populacional e às alterações culturais - e que isso tem alterado substancialmente os seus genes.
"Não somos as mesmas pessoas de há 1000 ou 2000 anos", diz Henry Harpending, da Universidade do Utah e um dos principais autores do trabalho, num comunicado daquela instituição. Para ele, esta evolução acelerada e recente poderá explicar, em parte, a diferença entre os ferozes Vikings e os pacíficos suecos actuais. "O dogma tem sido dizer que essas diferenças são puramente culturais", frisa Harpending, "mas quase todos os traços temperamentais observados estão sujeitos a uma forte influência genética".
Um outro co-autor do estudo, Gregory Cochran, da mesma universidade, diz: "A História está a ficar cada vez mais parecida com um romance de ficção-científica, com mutantes constantemente a surgir e a substituírem os humanos normais. E nós somos esses mutantes."
Estes mesmos dois cientistas já tinham suscitado controvérsia, em 2005, quando da publicação de um outro estudo, onde argumentavam que os judeus asquenazes actuais (originários da Europa do Norte) têm uma inteligência acima da média porque sofreram, durante a Idade Média, uma pressão selectiva que advinha de terem de desempenhar actividades que puxavam mais pelo cérebro. Terão sido os mais bem sucedidos deles que sobreviveram melhor, que tiveram famílias maiores e que transmitiram os seus genes às gerações seguintes. (O senão, contudo, é que também passaram na sua herança algumas doenças genéticas graves.)
No presente estudo, os investigadores alegam que os humanos de diferentes continentes estão actualmente a evoluir em direcções diferentes: "As populações estão a divergir umas das outras", diz ainda Harpending (em inglês, a infeliz palavra que utiliza é races). "Os genes estão a evoluir muito depressa na Europa, Ásia e África, mas quase todos são específicos do seu continente de origem. Estamos a tornar-nos menos parecidos e não a fundirmo-nos numa única e misturada humanidade."
Para que não haja dúvidas, porém, esclarecem logo, no mesmo documento, que as diferenças genéticas entre seres humanos "não podem ser usadas para justificar qualquer discriminação. Os direitos inscritos na Constituição não se baseiam na igualdade absoluta. As pessoas têm direitos e devem ter oportunidades seja qual for o grupo a que pertencem."
O roteiro da evolução
Seja como for, estes cientistas chegaram às suas conclusões analisando certas características do genoma humano a partir dos dados obtidos por um projecto internacional de mapeamento genético designado HapMap. O objectivo principal do HapMap é identificar, através do estudo dos genes de diversas populações do globo, aqueles que afectam a saúde humana. Mas, graças a este projecto, os cientistas têm agora também à sua disposição um autêntico "roteiro" das alterações genéticas que se verificaram no ADN humano - ou seja, nos nossos cromossomas - ao longo dos últimos 80 mil anos. Diga-se já agora que, na realidade, apenas 0,1 por cento da sequência molecular do ADN é diferente de uma pessoa para outra; os restantes 99,9 por cento são comuns a toda a espécie humana.
Os genomas de duas pessoas diferem ao nível de minúsculas variações, de mutações pontuais chamadas SNP (single nucleotide polymorphisms). Estima-se que os SNP sejam cerca de 10 milhões e já foram mapeados, graças ao HapMap, uns quatro milhões. O HapMap foi construído a partir dos genomas de 270 pessoas originárias da China, do Japão, da África e da Europa do Norte.
Isto permitiu detectar as regiões do ADN que foram recentemente alvo de selecção evolutivas. "À medida que o tempo [e as gerações] passam, os cromossomas vão sendo segmentados e recombinados", explicou Harpending ao PÚBLICO. "Mas se, a dada altura, surge uma mutação vantajosa num dado cromossoma numa população, vai reproduzir-se mais rapidamente do que outras, atingindo uma elevada frequência - sem que tenha havido tempo para essa região ser segmentada e recombinada. E as cópias desse gene na população serão todas descendentes recentes da mutação original." Foram esses sinais, essas marcas de mutações recentes, seleccionadas pela evolução, que os cientistas procuraram. E detectaram-nos em cerca de 1800 genes: cerca de sete por cento dos genes humanos!
Foi a agricultura
Os motores dessas novas mudanças são as grandes alterações culturais recentes por que tem passado a espécie humana - em particular, o aparecimento há 10 mil anos da agricultura, que modificou a nossa dieta. "Por exemplo", diz-nos ainda Harpending, "a maior parte dos europeus do norte apresenta hoje uma tolerância à lactose [porque possui um gene activo de uma enzima, a lactase, que permite digerir a lactose]. A frequência da mutação é superior a 90 por cento na Dinamarca e na região à volta. Ora, essa tolerância provém de uma mutação que aconteceu há apenas sete ou oito mil anos."
As doenças têm sido um outro motor da evolução, com os seres humanos a adaptarem-se geneticamente para lhes fazer face. Um exemplo conhecido é o da resistência à malária. Um outro exemplo é o do gene CCR5, recentemente identificado porque confere resistência ao vírus da sida, mas que teve origem há uns 4000 anos e que hoje existe em cerca de 10 por cento da população da Europa. Poderá ter surgido da necessidade de o organismo lutar contra a varíola.
O que faz estas alterações acontecerem tão depressa é o crescimento demográfico - algo que já tinha sido percebido por Darwin. Quanto maior a população, maior a variabilidade genética - e maiores as hipóteses de alguns indivíduos terem a conformação genética que lhes permita sobreviver às novas pragas. Ora, a população humana passou de apenas alguns milhões há 10 mil anos para 6500 milhões na actualidade...
A evolução acelerada vai continuar provavelmente durante algum tempo. "Alguns genes implicados na função neuronal, no tamanho do cérebro, etc., estão a mudar rapidamente", diz-nos Harpending. "Mas ainda não sabemos bem o que eles estão a fazer. Estamos também a evoluir no sentido de lidarmos com o álcool."

jota

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 11 de December de 2007 21:03

O texto ia tão bem até chegar a isto:

[quote ]As doenças têm sido um outro motor da evolução, com os seres humanos a adaptarem-se geneticamente para lhes fazer face. Um exemplo conhecido é o da resistência à malária. Um outro exemplo é o do gene CCR5, recentemente identificado porque confere resistência ao vírus da sida, mas que teve origem há uns 4000 anos e que hoje existe em cerca de 10 por cento da população da Europa. Poderá ter surgido da necessidade de o organismo lutar contra a varíola.[/quote]

Não há dúvida que o pensamento lamarquista é difícil de corrigir...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de December de 2007 13:04

Lena,

Importas-te de explicar? A biologia humana nunca foi das áreas que me interessasse, nem na escola (o 9.º ano foi o meu último ano de Biologia), de forma que não sei o que encontras de mal na citação. :(

Cassima

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 12 de December de 2007 17:11

Graça e Paz


Queridos... A origem dos protozoários ou insetos antes dos seus predadores é impossível.... Num curto período de tempo eles teriam coberto todos os centímetros quadrados da superfície da Terra com uma grossa camada de organismos. Esse problema do equilíbrio natural é muito desprezado. Por exemplo, os vírus, que são as mais simples formas “vivas”, não poderiam ter surgido antes dos organismos superiores dos quais eles são parasitas.

Considerem-se as muitas plantas e animais que são completamente dependentes uns dos outros e pense-se nos ciclos alimentares naturais e nos ciclos químicos, e então se pergunte: como veio tudo isto a existir?

QUe o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 12 de December de 2007 17:20

Citação:
João Leal

A teoria criacionista peca, a meu ver, por considerar os escritos biblicos como verdade científica.

Graça e Paz

A FÉ CRISTÃ não precisa de provas científicas para sua consistência, mas por outro lado é importante FRISAR que o CRIACIONISMO não é baseado numa FÉ CEGA, desprezando a evidência indiscutível. Seus fundamentos, do ponto de vista científico, são MELHORES e MAIS FIRMES do que aqueles do EVOLUCIONISMO MATERIALISTA.

Para aqueles que acreditam que todas as palavras da Escritura são a infalível PALAVRA DE DEUS, isto não é surpresa alguma.

Que o Senhor nos ABençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de December de 2007 18:19

... na realidade, apenas 0,1 por cento da sequência molecular do ADN é diferente de uma pessoa para outra; os restantes 99,9 por cento são comuns a toda a espécie humana.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 12 de December de 2007 19:28

David não respondestes as minhas perguntas.

Em comunhão

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 12 de December de 2007 19:56

Citação:
Tilleul
David,
Se a teoria da evolução é mentira como explicas que a cada instante ao nível dos virus existam constantemente mutações e evoluções?

Você quer dizer com isso que esse ser poderá ser algo como um ELEFANTE daqui a alguns milhares de anos ou que, embora ele permaneça mudando, será sempre o que é hoje, um VIRUS?

Citação:
Como explicas que todos os seres vertebrados partilham uma mesma estrutura óssea base? Como explicas os conhecimentos ao nível molecular e genético que indicam que ao nível genético somos todos, seres vivos muitíssimo parecidos?

Já li, inclusive, alguns cientistas EVoLUCIONISTAS dizendo que existem semelhanças de até noventa por cento entre macacos e seres humanos... Bem... Você gostaria de ter um filho que fosse noventa por cento ser humano?

Não existe nenhuma espécie INTERMEDIÁRIA que mostre e, assim, torne a MACROEVOLUÇÂO um fato!

Citação:
Como explicas, negando a teoria da evolução, que dentro da raça humana existam diferentes versões?

Em comunhão

Meu querido, a mutação ocorrendo em GENES EXISTENTES NÃO PROVOCA A ORIGEM DE NOVOS GENES. ADAPTAÇÃO conduz a VARIAÇÃO e não a TRANSFORMAÇÃO.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de December de 2007 21:25

Citação:
David_
Meu querido, a mutação ocorrendo em GENES EXISTENTES NÃO PROVOCA A ORIGEM DE NOVOS GENES. ADAPTAÇÃO conduz a VARIAÇÃO e não a TRANSFORMAÇÃO.

Erradissimo
respondido aqui:
[www.paroquias.org]

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de December de 2007 21:48

Citação:
Cassima
Lena,
Importas-te de explicar? A biologia humana nunca foi das áreas que me interessasse, nem na escola (o 9.º ano foi o meu último ano de Biologia), de forma que não sei o que encontras de mal na citação. :(

Cassima

Cassima

Tal como nós continuamos a dizer que o Sol nasce e se põe, embora saibamos que tal uso não corresponde à realidade, na Biologia há formas de expressão erradas que perduram para além do tempo em que comprovadamente se mostraram falsas.

Uma delas, muito comum é esta das explicações lamarquistas.
Expressões como Poderá ter surgido da necessidade de o organismo lutar contra a varíola. implica uma modificação voluntária no organismo para mudar algo que nunca poderia controlar - a sua carga genética.
A evolução não ocorre por necessidade de um organismo. O organismo não evolui, biologicamente falando,não se transfere para num patamar evolutivo superior por sua vontade, nem durante a sua vida.
Evolução observa-se comparando populações ao longo do tempo... gerações diferentes, onde as diferenças podem ser tornadas evidentes. E estas diferenças surgem por selecção que nunca é dirigida.

Logo, sempre que nestes textos apareçam expressões indicando algum grau de necessidade, de vontade e de objectivo, elas estão erradas e presas a um pensamento ultrapassado.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 10:40

Percebi, obrigada! :)

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 11:59

David

E a termodinâmica?

pontosvista

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 16:36

Citação:
pontosvista
David
E a termodinâmica?

Graça e Paz

Copmo já disse na outra mensagem, ela é um OBSTÁCULO a teoria evolucionista de Darwin... E os evolucionistas sabem disso. É só pegar um livro de física que fale sobre a TERMODInÂMICA e você constatará o que eu disse.

Que o Senhor nos abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 17:24

David

Peguei em diversos livros de Física e não encontrei nada do que você disse. Nem você encontra. Porque pretende ver o que não está na Física nem pdoe estar. A termodinâmica responde a problemas específicos e a tentaiva de a aplicar a esta questão não faz qualquer sentido.

Você parece estar a falar de assuntos dos quais não tem a menor ideia e quando é confrontado esquece-se ou repete-se sem fundamentar minimamente o que diz. Pode ser útil para quem quer manter uma fé cega mas mostra que nem percebe o que é ciência.

pontosvista

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 17:30

Citação:
pontosvista
David
Peguei em diversos livros de Física e não encontrei nada do que você disse. Nem você encontra. Porque pretende ver o que não está na Física nem pdoe estar. A termodinâmica responde a problemas específicos e a tentaiva de a aplicar a esta questão não faz qualquer sentido.

Você parece estar a falar de assuntos dos quais não tem a menor ideia e quando é confrontado esquece-se ou repete-se sem fundamentar minimamente o que diz. Pode ser útil para quem quer manter uma fé cega mas mostra que nem percebe o que é ciência.

Graça e Paz


Querido, ou você FALTA COM A VERDADE, ou simplesmente quer desacreditar o texto que enviei só por não querer acreditar neles... Veja só a DEFINIÇÃO na WIKIPEDIA, no link abaixo:

[pt.wikipedia.org]

A entropia (do grego >>>>>, entropía) é uma grandeza termodinâmica associada ao grau de desordem.

A Segunda Lei da Termodinâmica, uma importante lei física, determina que a entropia total de um sistema termodinâmico isolado (fechado) tende a aumentar com o tempo, aproximando-se de um valor máximo


Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 13/12/2007 17:35 por David_.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 17:48

David

Você não percebe nada de ciência mesmo.

A entropia estã associada à desordem mas isto não é a definição de entropia nem é à desordem que se refere a segunda lei da termodinâmica. Como lhe disse antes se assim fosse eu nunca arrumaria a minha secretária porque tal não seria possível. A entropia termodinâmica:
Citação:
Wikipedia
mede a parte da energia que não pode ser transformada em trabalho. É uma função de estado cujo valor cresce durante um processo natural em um sistema fechado.

Para poder alguma vez aplicar a segunda lei da termodinâmica ao caso da evolução você teria que definir qual o sistema fechado a considerar e teria que mostrar que a evolução faria diminuir a entropia termodinâmica total do sistema fechado. Isso não é possível porque como sistema fechado não pode considerar menos do que o Universo inteiro e aí pode sempre haver redução da entropia na Terra desde que ela aumente no resto do Universo. São demasiados passos lógicos para ser possível estabelecer qualquer relação entre a 2a lei da termodinâmica e a evolução. Por isso nas aplicações desta lei você pode ler:
[www.if.ufrj.br]
mas não encontra qualquer aplicação à biologia no sentido de saber o que se passa com as espécies ou com os seus genes.

O David faz uma leitura ingénua. Se essa leitura fosse válida eu pegaria uma garrafa fechada com azeite e água e agitaria. Os líquidos misturam-se de forma desordenada. Deixo a garrafa fechada. Pela sua interpretação esta desordem manter-se-ia para respeitar a segunda lei da termodinâmica. Experimente para ver o que sucede: falha a lei ou falha a interpretação iingénua da lei.

pontosvista

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 19:50

Volto a recordar... organismos, populações,ecossistemas, Biosfera... tudo isto são sistemas abertos. Logo...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 17 de December de 2007 17:38

Graça e Paz

Bem... Eu prefiro ficar com o que o escritor de Hebreus escreveu.


Hebreus 11:3
Pela fé entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê


Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Criação ou Evolução?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 17 de December de 2007 17:41

Citação:
David
Bem... Eu prefiro ficar com o que o escritor de Hebreus escreveu.

Pelo menos já não doz que a evolução contraria a termodinâmica.

pontosvista

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.