Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4
Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 19:06


Também não é tanto assim, Fabiano!

Não acho que devamos separar assim tanto as águas. Podemos fazer festa, ter artistas em cartaz... Só que temos de evitar exageros...

Às vezes, em alguns locais temos 10 dias de Festa, com não sei quantos espectáculos, onde se bebe, joga, come, dança, ganha e gasta dinheiro e, de religioso, só a missa de Domingo e a procissão... e muitas vezes a missa nem aparece no cartaz... muitas destas festas geram dinheiro que as paróquias nunca chegam a ver... Isso é exagero.

Na minha paróquia faz-se procissão e normalmente há vários momentos de oração nos dias que a precedem... no próprio dia, há sempre missa e uma tarde de animação, com almoço. Prevalece o sentido religioso e é nisso que são investidos os nossos esforços. Claro que não ganhamos rios de dinheiro, mas tb não sei se isso é o mais importante. Isto, claro, porque nunca optámos por ter um "mordomo" da festa. Todos os anos é formado um grupo de pessoas empenhadas na comunidade, com o intuito de prepararem a Festa. Jovens e menos jovens, todos são convidados a colaborar.

Hugo

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 19:17

Claro que não quero jogar no rótulo de pecaminoso os artistas populares, mas a intenção deles, raramente, é louvar a Deus pela vida de determinado santo ou santa e sim se auto promover, é necessário um cuidado todo especial. Devemos ter a consciencia de que se preparamos uma festa é para louvar a Deus e não só, eu disse não só, para o lazer dos paroquianos. Na minha paróquia vendiamos cerveja, e alguns abusavam na medida e sempre ocorriam brigas e confusões, resolvemos fazer uma comemoração mais religiosa e menos popular, o que não diminuiu o lucro para as obras da Igreja, pois substituimos os shows populares por bandas católicas e a cerveja foi excluida das festas e fizemos almoços e jantares para suprir o que se deixaria de arrecadar com a festa popular, fizeram mais horarios de missas e novenas. A festa, para quem é de fato Cristão, é ótima.

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 22:33

Nos aspectos menos positivos da festas religiosas populares não citei as questões financeiras, apenas uma certa mistura entre a religião e a superstição. Creio que não há nada de errado que numa festa se tenha um momento religioso e um momento de festa. Acho que a festa e o divertimento é muito importante para o ser humano e para a vida em comunidade.

Quanto aos aspectos financeiros, penso que o mais importante é a transparência das contas! Se as festas dão lucro por as pessoas foram generosas nas suas ofertas, então que as pessoas que contribuiram tenham acesso às contas para ver o que foi gasto e aonde foi gasto.

Luis

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 18:16

Caro Luis, Não pode haver diferença entre RELIGIOSO e festa, por que não fazer, respeitosamente, dos momentos religiosos uma festa, que possa atrair os jovens à uma piedade alegre, sem exageiros ou profanação do Sagrado.
Aqui no Brasil, estamos aos poucos optando por uma religiosidade alegre de forma a excluir o que não é do âmbito da fé, sem paganizar as nossas festas. Por que não Shows católicos com bandas católicas, teatro católico e bailes católicos, tudo bem dosado. Não que eu seja contra a cultura popular em nossas festas, mas em que medida é sadia? Não sei a realidade em Portugal ou outros paises europeus, mas no Brasil, é preciso tomar cuidado, caso contrário as festas que homenageiam os santos se tronam festas promisquas e profanas, na contra mão do Sagrado.
Espero que entenda, Não sou contra a cultura popular, nem que os jovens por exemplo participem de bailes com musicas populares, desde que possam santificar suas ações (quer comais quer bebais fazei tudo em nome do Senhor), mas Religioso é Religioso, Profano é Profano e Popular é Popular e não se deve mmisturar as coisas.

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Carlos (IP registado)
Data: 15 de May de 2004 03:21

santificar em bailes????!!!!
misericordia!!

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 17 de May de 2004 17:51

Quer comais quer bebais fazei tudo em nome do Senhor.
É necessário sermos sinais em nosso meio, onde vivemos, onde nos relacionamos de forma a transformarmos o mundo. Foi assim que os primeiros Cristãos transformaram festas pagãs em festas religiosas. mas não digo que devemos ir a qualquer baile, Não. Devemmos santificar nossa vida. Estar no mundo, Sem ser do mundo

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de May de 2004 23:04

De acordo Fabiano.
"Alegrai-vos com aqueles que se alegram, chorai com aqueles que choram". Rom 12, 15.

O nosso lugar é na sociedade sendo sinais de Deus no Mundo." ...a santificação do mundo a partir de dentro, como o fermento, e deste modo manifestem Cristo aos outros, antes de mais pelo testemunho da prépria vida pela irradiação da sua fé, esperança e caridade." Lumen Gentium, 31

João (JMA)

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 18 de May de 2004 18:45

É fato, amigo João, cada um é chamado a uma realidade em especial, quem, contudo, é chamado a se retirar se retire mas não force ninguém a se retirar. O grande mal, dentro da Igreja, é querermos absolutizar as nossas próprias definições como se fossem dogmas. Santo Agostinho diria No que é essencial, obediencia; No que é acidental, liberdade; mas em TUDO, a caridade. Se a Igreja determina está determinado (Roma Lucuta Calsa finita) mas se posso optar entre uma coisa ou outra devo, com o uso da liberdade, procurar conhecer, discutir e aceitar a opinião dos outros com como algo particular e da liberdade de Cada um, AMANDO A TUDO COM O AMOR DE DEUS.
Ad impossibilia nemo tenetur...

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de May de 2004 19:22

Fabiano:

Vejo que gostas muito de expressões latinas. Mas será bom escrevê-las bem, quanto possível.

Noto que escreveste: «Roma Lucuta Calsa finita». Não sei se será por falta de pano, mas gostei da "calsa finita" ;-)) A expressão correcta é «Roma locuta, causa finita".

Tenho gostado do que escreves. Não poderias fazer parágrafos? Facilitaria um pouco a leitura. Gratias ago tibi!

Pax tecum! ;-)

Alef

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 18 de May de 2004 19:35

Caro Alef, desculpe a falta de atenção com algumas citações e com alguns erros de estilística, é que não posso me demorar a escrever pois já tenho horário de aulas, mas me vigiarei para não cometer esses erros, contudo, se voltar a coimetê-los, desculpe-me.
Obrigado pela correção.
Vosso irmão em Cristo Jesus
Fabiano

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Cris (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 13:56

Mariana escreveu:

> As festas religiosas, servem para angariar fundos para
> sustentar a igreja.
>
> Quem a frequenta, tem de a sustentar.
>
> Se os vossos filhos, fossem para a igreja, em vez de irem para
> discotecas e bares, seria mau o caminho?

Infelizmente ai em Portugal não sei, mas aqui no Brasil não teria diferrença, pois nas festas ditas religiosas, se tocam as mesmas músicas que tocoam nas discotecas. Isso é Cristão?
>
> Quantos pais gostariam que seus filhos fugissem da droga?
>
> Quantos pais gostariam que seus filhos, fossem exemplo do
> mundo?
>
> Na igreja acontece algum mal? Pensem bem e respondam.

Infelizmente o Joio não vira trigo, pelo menos na natureza não!
Se as festas "religiosas" metem o joio como carro chefe, não vejo como o jovem diferenciar as festas pagãs das festas Cristãs.
O que pode ocorrer é que achem tudo normal, e o pior crie uma mentalidade frivola: dentro da Igreja se mostra piedoso e da porta para fora se pode tudo.

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Cris (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 13:58

Taliban escreveu:

> ò Zica, as festas religiossas são como o carnaval no brasil.
> Fazem parte da cultura popular...
> Se não keres ir não vai, na certeza de que milhares contunuarão
> a ir e a divertir-se...



Discordo totalmente, festa Religiosa jamais deveria ser comparada com o Carnaval, pois uma coisa é bem controversia da outra.
As festas podem acontecer, mas de maneira religiosa, sem músicas e bebidas que atentem contra a Religião e a santidade do povo.

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Cris (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 14:04

Alef escreveu:

> «As festas religiosas servem para angariar fundos para
> sustentar a igreja.»

Não deveria, pois que deve sustentar a Igreja, são os fiéis através do Dízimo.
>
> Será? Uma boa parte das festas religiosas ditas populares são,
> sim, para alimentar as casas de pirotecnia, os ditos "conjuntos
> musicais" pimba, os montadores de estaminés ambulantes de banha
> da cobra e a UNICER... Pelo que vou vendo, em muitas festas
> populares ditas religiosas, os organizadores fazem questão de
> gastarem as sobras em fogo de artifício ou entregar umas
> "migalhas" para comprar uma toalha do altar ;-)

Pois aí que mora o perigo, pois fica com cara de que os fins justificam os meios, e isso é mal muito mal.
Para se angariar fundos fazem festas que o próprio Jesus com certeza não participaria, pois tem mais cara de festa com lobo do que com o Pastor.
Bem que São Paulo a Timóteo exortou: A raiz de todos os males é o amor ao dinheiro!
>
> Atenção: acho que as festas têm o seu lugar, mas deveria haver
> um pouco de mais bom senso em muitos sítios, nos párocos e nos
> paroquianos. Anda por aí muita confusão...

É a mais pura verdade! O que falta na verdade são Padres Convertidos, fiéis (que são mais infiéis que outra coisa) convertidos.... A quem?
Convertidos a Verdade do Evangelho, que contradiz a maioria das diversões existentes em nossas paróquias.

>
> Alef

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Cris (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 14:18

Romeiro escreveu:

>
> Tens razão, Mariana. Só não vê, isso mesmo que dizes, quem é
> cego, ou quem gosta de denegrir a cultura popular, por excesso
> de zelo, por ateísmo ou por intolerância religiosa... Esta
> cultura, desde que seja maioritariamente cristã e bem
> intencionada, é positiva e abençoada.
> Festa e procissões, sim, desde que mais religiosas que
> profanas, desde que mais piedosas que supersticiosas, desde que
> contribuam positivamente para as necessidades da paróquia, da
> igreja e respectivas obras sociais, que nunca são demais...

Nada funciona dessa forma: maioritariamente Cristã, mais religiosa que profana, mais piedosa que superticiosa....
RESUMINDO: Sendo uma festa morna já está boa!
Infelizmente ou felizmente Jesus não aceita ou se é trigo ou se é joio, não dá para ser "meio trigo/meio joio", pois o próprio Jesus diz em Apocalipse 3,15 "Conheço tuas obras: não és frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te"
>
> É mil vezes preferível, como muito bem dizes, que as pessoas
> façam festas e procissões religiosas, devidamente
> supervisionadas pelo pároco ou sacerdote responsável, do que
> façam festaa pagãs, apenas profanas e/ou moralmente
> degradantes, ou, pior ainda, se entreguem aos piores vícios e
> iniquidades, como a droga, o alcoolismo, a prostituição, o
> adultério, a aborto, o divórcio, a maledicência, a indiferença
> religiosa, a bruxaria, o satanismo, o anticlericalismo, a
> difamação, a calúnia, a hipocrisia, o ódio, a violência, a
> imoralidade, a depravação, etc., etc...

Concordo que se a festa for feita com respeito, modéstia e for CRISTÂ edifica a todos, mas se for no + ou - não serve para nada como vimos no Apocalipse. Se as festas não forem realmente festa RELIGIOSA, não se engane no pátio da Própria Paróquia, acontece adultério, alcoolismo, indiferença religiosa etc... etc... Pois onde há carniça, havera abutres.
Se há músicas mundanas, que desrespeite a pessoa como imagem de Deus, banaliza o sexo, exalta a futilidade.... Com certez não serão os anjos de Deus que estarão ali no comando da festa, mas sim o oposto.
Não se mistura Anjos e demônios, portanto não se misturam festa Cristâ com festa pagã.


Cris
>
> Vivam as romarias cristãs, ainda que alegres e algo profanas,
> ainda que um pouco supersticiosas e mundanas!
>
> Um abraço cristão e festivo.
>
> R
>

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Cris (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 14:24

Pedro B escreveu:

> Alef
>
> És contra as festas populares?
>
> Queres regular as mesmas?
>
> Se calhar criar uma Comissãozinha no episcopado para as festas
> populares? Ou outro orgão qualquer (de preferencia colegial e
> ecuménico, não vá o tradiçcionalismo - essa danada fé morta dos
> vivos, querer impor as suas regras)
>
> Eu da minha parte confesso que acho que é das realidades mais
> ricas da nossa cultura nacional.
>
> CUIDADO! Festa religiosa não pode ser tratada com festa cultural, pois não se casam bem ! Infelizmente criaram um sincretismo "que dá medo".
Pode se misturar alcoolismo com o altar do Senhor? Músicas profanas que exaltam o corpo e o sexo como tudo para todos? a bebedeira? as palavras torpes?.... Portanto todos somos morada Santa de Deus, pelo menos deveriamos ser. Devemos festejar, mas concientes dessa morada.
O Cristão deve se divertir como se sempre estivesse diante da consagração da Santa Eucaristia; no que tens coragem de se alegrar diante dele, alegre-se em qualquer lugar. É assim que deve viver o Cristão!

Cris

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Cris (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 14:26

Augusto escreveu:

> Luis
>
> Concordo e desconcordo consigo. Devia envolver-se mais nas
> depesas duma igreja e depois, fale!
> a EDP paga a luz das igrejas? O vinho e outras despezas, quem
> as paga? Vai um padre dar aulas e do dinheiro dele paga as
> despesas da igreja?


VAMOS SER DIZIMISTAS PRA VALER?


CRIS

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Cris (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 14:31

Carlos escreveu:

> santificar em bailes????!!!!
> misericordia!!



oU SE SANTIFICA EM tudo QUE SE FAZ OU NÃO SE SANTIFICA!


cRIS

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Cris (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 14:47

Fabiano/Brasil escreveu:

> É fato, amigo João, cada um é chamado a uma realidade em
> especial, quem, contudo, é chamado a se retirar se retire mas
> não force ninguém a se retirar.
aI QUE ESTÁ A QUESTÃO, SE RETIRAR DE ONDE? SE FOR UMA FESTA NA IGREJA, UM FILHO DE DEUS NÃO DEVE SE RETIRAR PORQUE ESTÃO PROFANANDO COM MÚSICAS OS ATRIOS DA CASA DO SENHOR, MAS QUEM TEM QUE SAIR SÃO OS PROFANADORES, CERTO?


O grande mal, dentro da Igreja,
> é querermos absolutizar as nossas próprias definições como se
> fossem dogmas. Santo Agostinho diria No que é essencial,
> obediencia; No que é acidental, liberdade; mas em TUDO, a
> caridade. Se a Igreja determina está determinado (Roma Lucuta
> Calsa finita) mas se posso optar entre uma coisa ou outra devo,
> com o uso da liberdade, procurar conhecer, discutir e aceitar a
> opinião dos outros com como algo particular e da liberdade de
> Cada um, AMANDO A TUDO COM O AMOR DE DEUS.

Em parte no que se pode aceitar, se aceita, mas tem coisas que a maioria quer ter como normal que é inaceitável, por exemplo, fui a uma adoração na Igreja, no salão ao lado estava tendo um baile para os casais da Paróquia. Enquanto adoravamos Jesus, um som ensurdecedor adentrava toda a Igreja, até aqui a coisa não é tão feia, mas a letra da música que adentrava nossos ouvidos era absurdamente inaceitável, ela dizia mais ou menos assim " P.Q.P pisa no freio zé; a outra chamava a mulher: cachorrona, gostozona e outras coisas mais que não me lembro.
Isso agrada a Jesus, edifica os cristãos?
Portanto música ou agrada a Deus ou agrada o diabo, não que não existam musicas populares boas, mas verdade seja dita ou elas pendem para um lado ou para o outro.
Sem contar a incoerência de algumas paróquias, tem um AA funcionando e vendem todo e qualquer tipo de bebida alcoolica na festa desta mesma Paróquia.
Infelizmente aqui próximo a minha cidade três jovens se embebedaram numa festa Paroquial, sairam com o carro, bateram o carro capotou e um dos jovens faleceu. Quando a mãe e os familiares vão contar o fato dizem, foram na festa de São Gabriel, beberam e capotaram o carro. Pergunto qual a diferença da Festa de São Gabriel (coitado do Santo), de uma festa qualquer. Eu sei a diferença, a festa realizada em qualquer outro lugar não escandaliza tanto, mas uma festa na Igreja, sim e com certeza o nome do Santo é levado junto.
Por isso que os Católicos infelizmente tem fama de permissivos, pois querem agradar a Deus e aos homens e São Pedro já nos alertou que isso não é possível!

Cris
> Ad impossibilia nemo tenetur...

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 16:08

Cris, ainda não respondeste - que métodos contraceptivos usas?

Re: As Festas religiosas... / Festas sagradas!
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 20:14


Prezada Cris

Subscrevo inteiramente o que, muito correcta/sensatamente, dizes/comentas/ensinas... Bem hajas!

Sobretudo, porque tudo isso está radicalmente em conformidade com os autênticos cânones da Igreja católica, apostólica e romana, ou seja, pura e completamente de acordo com o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Houvesse muitos Católicos - pelo menos duas terças partes, a começar pela própria Hierarquia! - a pensarem e a agirem assim, e o mundo seria quase um Paraíso!

Continua com a tua Nova Evangelização fiel e radical, tanto quanto possível, por mais que seja contestada, deturpada, vilipendiada!

Tens todo o meu modesto apoio e solidariedade.

Deus acima de tudo!

Um abraço cristão, muito reconhecido, em Jesus e Maria,

José Avlis


Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.