Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4
Re: As Festas religiosas... / Festas Sagradas!
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 22:47


Orientações Pastorais para as Festas Religiosas


Graças às festas religiosas "o nosso povo, ao longo de muitos anos, aprofundou e alimentou a sua fé e sentiu o desafio à conversão e à santidade" - afirma D. Jorge Ortiga, numa Nota Pastoral sobre "Orientações Pastorais sobre Festas religiosas", divulgada dia 4 de Janeiro. As manifestações exteriores "procuravam engrandecer a Festa em honra do Santo, o povo ficava feliz. Era cultural, recreativa e espiritualmente enriquecido "mas hoje a realidade é diferente "a formação na fé e o seu desejo quase desapareceram" - realça o documento.

Os apelos à conversão "raramente se fazem ouvir". A festa «religiosa», em vários lugares, propriamente já "não se faz em honra do Santo. O Santo é um mero pretexto". Por vezes, "as Comissões servem-se do Santo, do seu Nome, da sua Capela e da sua Imagem para sensibilizarem o povo na busca de donativos, para fazerem a sua própria festa, tantas vezes para satisfazer vaidades ou afirmações de poder pessoais ou de grupo". Uma realidade que não agrada ao prelado de Braga. Por isso apela para que as comissões promotoras sejam "formadas por cristãos convictos, que dêem garantias do cumprimento das normas da Igreja e do desejo de trabalharem de harmonia com o Pároco e seus órgãos colegiais". E acrescenta: "evite-se o esbanjamento de verbas em programas festivos com número exagerado de conjuntos, bandas tantas vezes em duplicado e amontoados, sem grande espaço no local e tempo para actuarem. Convidar por bairrismo, espírito de vaidade e de competição e porque se tem dinheiro, não deve ser o critério a utilizar".

Para todas as festas religiosas "excepto as que se efectuam apenas dentro dos templos" - requere-se uma licença prévia da Cúria Diocesana", que será concedida para cada caso, mediante requerimento "assinado pelo principal responsável da equipa promotora e pelo Pároco, com a apresentação do respectivo programa. Nenhum cartaz ou prospecto de propaganda devem ser mandados imprimir sem que sejam dados estes passos prévios" - sublinha o documento.

Em relação às procissões, a nota pastoral refere que estas devem ser uma "ocasião privilegiada de catequese". Estas manifestações de fé têm de ser "pensadas e preparadas. A improvisação e o desleixo banalizam e destroem".


Autoria: M. Leonor Ribeiro Coelho


Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 01:48

O que está aqui em causa é mais grave.... é uma certa visão tacanha de laicismo que quer fechar a Igreja dentro das portas do templo, cingir-se a celebrar os ritos e mais nada. Não pode sair à rua, não pode falar de moral muito menos conjugal porque há logo alguém que só pensa em metodos contraceptivos. Os padres não podem andar identificados.
Caladinha, sem expressão etá morrer.
Em 1910 os Republicanos tentaram impor isto a Portugal. Em 1911 na nova constituição jacobina ficou consignado como lei.
Claro que não deu em nada, porque o Espirito Santo que anima a Igreja, não deixa.
Porque o povo não é parvo e não embarca em cantigas.
Ou por um acaso pensam que este Fórum é um espelho do Catolicismo em Portugal????
Não venham com essa por favor. Este Fórum é um ponto de encontro de uma minoria que tem net, sabe trabalhar com ela e sabe da existência deste site.
Mas é apenas uma infima maioria.
A grande maioria, não embarca nestas "intelectualisses" tem uma fé simples, vai a romarias e pouco se está borrifando para os que dizem que é carnaval.
E vão continuar a ir.
Ja agora as "Festas Populares" da minha paróquia são dia 17 de Julho. Duram até dia 22. E foi logo a primeira coisa que fiz mal cheguei à paróquia. Apos 50 anos de interregno lança-las. E estão para durar.
Força festeiros, porque Deus é festa e alegria.

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 08:00

e o programa, qual é ?

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 15:08

Zeca


Aqui no Canada, sem as festas religiosas, a nossa igreja nao sobrevivia.

Em primeiro lugar temos uma obra enorme, com casa paroquial, com garagem e ainda salao de festas...

1. A igreja tem de pagar o salario ao padre.
2. Agua, luz, gas no inverno devido ao frio, os precos sao exorbitantes.
3. Carro e gasolina para o carro do padre...
4. Alimentacao do padre... aqui o padre e um Lord :)
5. E as despesas que a obra da, jardim, limpeza da neve, etc.
6. Secretaria, contabilista, empregada domestica, etc.

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Fabiano/Brasil:) (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 15:54

Concordo com grande parte do que foi dito, contudo, quero ressaltar a minha opinião moderada, já que a virtude está no meio. É necessário saber dosar as coisas, nem tanto à Terra e nem tanto ao Céu. É necessario fazer festas? Respodo dizendo que sim, hoje em dia o marketing religioso passa por isso tambem. Como ressalta José Avlis(Data: 25/05/04 22:47), a despeito das Orientações Pastorais para as Festas Religiosas, "Graças às festas religiosas 'o nosso povo, ao longo de muitos anos, aprofundou e alimentou a sua fé e sentiu o desafio à conversão e à santidade' - afirma D. Jorge Ortiga"... Claro que se houver ums preocupação pedagógica e acimade tudo MISTAGÓGICA, haverá bons frutos dessas festas. Quanto as atrações populares, tenho por experiencia no Brasil do seguinte: Aqui são muito constantes movimentos jovens de "chamamento" que denominamos ENCONTROS a saber: Encontro de Jovens com Cristo (EJC), encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), Curso de Orientação Religiosa para jovens (COR Jovem), Curso de Orientação Religiosa para Adolescentes (CORA) e outras diversas siglas. Gasta-se em torno de quatro mil reais por cada evento (claro que a maior parte é doada pela equipe de trabalho desses eventos, que pagam uma taxa chamada "amorosa") Contudo ainda falta uma boa parte do dinheiro e alguns optam por fazer os chamados "Bailes", e dentre os que optam pelos baile, há os que optam por fazer bailes simplesmente religiosos e outro por fazer bailes "populares", constatamos que os que fazem bailes simplesmente religiosos, com bandas católicas, teatro católico, tem um lucro pouco inferior em relação aos outros, mas os que optam por bailes "populares"tem um grande problema moral, os jovens que freqüentam esses bailes, geralmente, em sua maioria saem drogados ou alcoolizados, depois de namorarem um número elevado de pessoas (e por vezes até teem relações sexuais). Me digam, com uma realidade dessas, podemos, em nome de "lucro"sustentar essas "festas"? Que vale ao homem anhar o mundo inteiro e vir a perder a vida eterna?, ou cremos que os fins justificam os meios?
Claro que não é uma realidade em nível de Brasil, mas ao menos em mina Arquidiocese, isso e freqüente e preocupante.
Queremos preferir a Santidade!!

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 17:27

Aqui no Canada as festas populares com bailes, sao mais de adultos, casais e poucos jovens. Nesses bailes ha sempre um seguranca. Quem se portar mal, quem se embriagar, saie fora! Sao os bailes convivios de familias....

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Fabiano/Brasil:) (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 17:56

Pois é, no Brasil, há bailes de casais, que são mais discretos, mas o problema são os bailes para esses encontros de Jovens e adolescentes.

Esse é o problema

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 18:07

No Canada ha bailes para jovens nas escolas, para angariar fundos para o ensino publico. Mas sao vigiados pelos professores e pais e ainda cada escola tem 1 policia e nao ha alcool, e apenas um convivio.
Na nossa igreja, nao ha bailes para jovens...os jovens tem-se afastado do que e Portugues. Nem sabemos, como trazer jovens a igreja. So um bom padre que venha para a nossa igreja, podera resolver o assunto.
O povo, os mais velhos tambem nao acolhem os jovens dentro da propria igreja. Parece, que so os velhos se querem mostrar...lol

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 21:14

Que Madre Superiora es tu?

Os jovens tem de comecar do bom...com bons alicerces...

Eu tenho uma tia freira, com muito orgulho e com muita honra!!!E sou catolica com um orgulho enorme!...E tenho 2 filhos jovens bem catolicos, um ate ensina teologia. Sou uma mae com muita honra!!!!

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 16:55

Gente, que absurdo, a madre de satã fazendo uma proposta dessa. é Um passaporte para o inferno!!!
É por esses exageiros que nós preferimos fazer festas mais religiosas do que a Irmã luz e fé, propôs.
Ana se vc quiser e mando para seu e-mai o estatuto do COR-Jovem, vcs tem no Canadá, bandas que toquem musicas católicas jovens? Isso é muito legal para incrementar a pastoral de Jovens.

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 18:08

Fabiano


Mande para o meu e-mail.

As igrejas Canadianas tem jovens, muitos jovens...Os padres Portugueses, principalmente estes 2 ultimos e que nao se tem interessado pelos jovens...parece que so querem dinheiro!...

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 19:57

Sacro-pop é o k está a dar...inda um dia destes em fátima vi um belo concerto, em que um padre, com uma tira vermelha na cabeça e rodeado de duas beldades cantava e coreografava música deste tipo... um must....
o ambiente era tipo o festival do oeste...

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Católico (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 23:20

Ena o/a taliban esteve no Fatima Jovem...... que lá terá ido fazer?????
Esqueceu-se de referir a multidão de jovens que lá estava, esqueceu-se de referir que estavam felizes de serem Cristãos e seguirem Cristo. Esquece-se que na vespera estiveram mais de 2.000 jovens em festa no Paulo VI (o padre em questão também lá estava).
Os com batina tem defeitos, os mais modernos tem em defeitos. Está visto que para esta criatura, os padres se estivessem escondidos no confessionário era optimo, se não existissem era excepcional. Que aversão.....
Compre Atarax que é bom para as alergias.
O festival do oeste só esteve completo quando chegou a taliban......adivinhem por quê?

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 16:12

A Taliban, anda em para se converter...foi a Fatima....

Penso que a tua vida e feita de espinhos, por isso andas revoltada, taliban.

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Fabiano/Brasil:) (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 17:06

As festas religiosas não podem se misturar com festas profanas mas sim purificar as festas profanas, se um Pe. achou q promover um show ajudaria na evangelização dos jovens e tem dado certo, por que não ser lícito? Só seria ilícito se o fizesse dentro da missa o se deixasse rolar drogas ou bebidas demais. Caso contrário, não vejo problemas em haver um soe católico. Aqui no brasil acontecem aos montes, muitos deles promovidos por comunidades sérias como a Canção Nova, pelas (arqui)Dioceses por pároquias em geral. As mais esperadas são em primeiro lugar o "DEUS É 10" em copacabana no Rio de Janeiro e o "HALLEL" em Franca, mas muitas outras são ótimas.

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de June de 2004 18:26

Molkiul


Escolheste um nick, um tanto o quanto esquisito:) Pareces Ucraniano :)


Olha, se tu fizeres o que por ai escreves, tambem praticavas o bem...nem so os padres devem visitar os presos ou fazer algo por um toxico, por um pobre ou por um rico...nos temos o direito de fazer tanto bem, como eles! E ha padres que nao sabem ser padres, so sabem dizer a missa e alguns nem uma homilia preparam, como ja ai foi dito! Portanto, quem tem valores, que os ponha em pratica!
Ja andei para me envolver e ajudar alcoolicos anonimos!!! Era algo que gostava de fazer e ajudar dentro da minha Comunidade.

Gostei da frase: vim buscar o que se havia perdido. Vim para os perdidos e nao para os salvos.



Rita

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de June de 2004 16:06

Onde esta o mal das festas religiosas?

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 08 de June de 2004 20:45

Na minha perspectiva, não há mal nenhum desde que não se misture o profano e o sacro de forma a sermos contaminados com elementos que não são próprios do cristianismo, ou mesmo que são hostis a esse mesmo cristianismo. Quando nse colocam atrações impudicas e pouco agradeveis moralmente falando. Qual a diferença entre essas "festas religiosas" e uma festa profana?, ou seja, qual a diferença que há entre um Cristão e um pagão? Somos sal da terra e luz do mundo ou não?

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 10 de June de 2004 08:57

Este zoo em que vivemos...

Alef

Padre de Samora Recusa-se a Fazer Procissões no Porto Alto


Pelo quarto ano consecutivo, as Festas dos Santos Populares do Porto Alto não vão integrar a tradicional procissão, porque o pároco de Samora Correia se recusa a realizá-la. A comissão organizadora das festas já tentou por todas as vias demover o padre e admite agora mudar o nome às festas, que, afinal, não têm "santos".

A última procissão realizada no Porto Alto - localidade da freguesia de Samora com cerca de quatro mil habitantes e um forte desenvolvimento industrial e comercial - acabou num forte desentendimento entre alguns moradores e o pároco local, padre José António. Um mal-entendido relacionado com o horário da procissão esteve na base do problema. O desfile religioso terá saído da capela local algum tempo antes do previsto, o que motivou o descontentamento de vários habitantes e visitantes, que terão ofendido verbalmente o padre samorense.

"Eram pessoas de fora da comissão. As comissões têm passado e não têm nada a ver com esses acontecimentos. A população do Porto Alto em geral não tem nenhuma responsabilidade nisso. O padre, que diz que temos que nos perdoar uns aos outros, afinal não perdoa nada", desabafa João Nunes, coordenador da comissão de festas, frisando que tudo fez para tentar demover o padre da sua posição, procurando inclusivamente recorrer à influência do bispo de Évora e dos autarcas locais, mas sem êxito.

João Nunes sustenta que o padre José António tem dito que, "enquanto estiver na paróquia, é completamente impossível haver a procissão no Porto Alto". Lamenta esta posição e sublinha que, "se houver pessoas à altura no Porto Alto", a imagem da Senhora de Guadalupe da capela local não deveria integrar este ano a procissão das festas anuais de Samora, realizadas em Agosto. "Para o ano, quando se voltarem a realizar as festas do Porto Alto, não sei se é correcto chamar-lhes Festas dos Santos Populares quando não têm santos, nem procissão", rematou.

O PÚBLICO tentou, nos últimos dias, contactar o padre José António para a Igreja de Samora e para a Fundação Padre Tobias, mas até ao fecho desta edição não obtivemos resposta. As festas decorrem de hoje até domingo e têm este ano como ponto alto uma corrida com toiros desembolados. Outra novidade será o desfile de carros clássicos. Destacam-se ainda as sete largadas de toiros, o desfile etnográfico e a Noite da Sardinha Assada.

Por JORGE TALIXA
«Público», Quinta-feira, 10 de Junho de 2004
[jornal.publico.pt]

Re: As Festas religiosas...
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 14 de June de 2004 18:24

não entendi a posição do Padre de Samora? Será uma birra ou tem um real mtivo para tal? O que aconteceu para deixá-lo tão intransiente? Tudo isso deve ser avaliado.

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.