Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6
Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 15:15

Manuel Pires Escreveu:
Era melhor estar quieta, mas ela não
> teve culpa. A culpa foi de Adonias que lhe pediu
> ajuda (1 Reis 2, 13-15).

Desculpa lá mas sabes a razão da morte de Adonias? Sabes qual foi outro pedido de intersessão que foi feito e foi aceite? Sabes o porque disso tudo? Porque um dos pedidos era para uma coisa má. Mexia com política. Adonias ficaria com um grande poder. E a lei que vigorava na altura era a pena de morte. Agora já não. Se pedires algo à Virgem Maria para pedir por nós junto de Deus, Deus não te vai matar. Ou te concede ou não te concede. Depende se é bom ou mau para ti.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 15:48

Salomão desconfiava desse pedido. Se casasse com uma mulher da corte do rei ficava com certa autoridade para se candidatar ao trono.

Mas quem é que me diz que era esse a sua intenção? Podeia apenas gostar muito dessa mulher porque na verdade era muito, muito bonita.

Também podemos ver o outro lado da questão.
Antes de Salomão ser proclamado rei pelo próprio pai David, Adonias já se tinha proclamado rei, mas isso ficou gorado.

Você disse:
Citação:
«Se pedires algo à Virgem Maria para pedir por nós junto de Deus, Deus não te vai ...»
Ora a virgem Maria é uma criatura e morreu. Está morta aos meus olhos (aos olhos de Deus todos estão vivos). Veja «dos mortos» no N.T.
Ora orar a uma criatura morta é reprovável aos olhos de Deus.
A alegoria que propus é apenas simbólica. Numa alegoria e numa parábola só a moral da questão é que tem valor. A história é acessória.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 07:59

Manuel disse:

"Orar a uma criatura morta é reprovável aos olhos de Deus."

Mas disse também:

"Aos olhos de Deus todos estão vivos."

Logo se conclui que:

Como o que vale, em caso de litígio, é o critério do Juíz (Deus), não será reprovável orar a um falecido a menos que este também esteja morto para Deus. Não é certamente o caso da Virgem Maria que está bem viva para Deus e para os Homens.

Por isso descansem os milhões e milhões que pelo mundo fora rezam á Virgem que Deus não os condenará, bem pelo contrário. Aliás acredito mesmo que muitos não crentes já tiveram umas graças de borla á custa do esforço destes milhões.

É assim na espiritualidade como na segurança social.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 15:57

Que rico sofisma!

Você não vê que as criaturas mortas, não podem comunicar com os vivos sem autorização de YHWH. Eles não sabem nada, não nos ouvem etc.
Citação:
«No sepulcro, ninguém se lembrará de ti;
na mansão dos mortos, quem te louvará?» (Sl.6,6)

Eclesiastes 9,5.10
Citação:
Os que estão vivos sabem que hão-de morrer,
mas os mortos não sabem nada,
nem para eles há ainda retribuição,
pois a sua lembrança foi esquecida.
10Tudo o que a tua mão possa fazer,
fá-lo com todas as tuas faculdades,
pois na região dos mortos para onde irás,
não há trabalho nem inteligência, não há ciência nem sabedoria.

Isaías 38,18.19
Citação:
18O abismo dos mortos não te louvará,
nem a morte te celebrará,
nem esperam na tua fidelidade
os que descem à sepultura.
19Apenas os vivos te podem louvar
como eu te louvo agora.
O pai dará a conhecer aos seus filhos a tua fidelidade.


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 16:19

Claro, Manuel, sem o devido contexto podes «provar» o que quiseres. Nem te dás ao trabalho de ver que a crença na ressurreição é relativamente tardia na História do Povo de Israel e também na Bíblia.

Alef

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 17:58

Mas com isso não podemos concluir que os textos sagrados estejam completamente errados.
A única coisa é que ainda não sabiam que Deus tinha em vista o dom da ressurreição.

É isso mesmo: A ressurreição é a chave.
A ressurreição não vem complicar as coisas, mas resolvê-las no seu devido tempo.
1 Corintios 15,23
Citação:
Mas cada um na sua própria ordem: primeiro, Cristo; depois, aqueles que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda.

Paulo já acreditava na ressurreição, no entando disse: (1ª Timóteo 2,18)
Citação:
os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já se deu e perverteram a fé de alguns.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 15:02

Hoje aqui comemora-se o Dia da Mãe e celebra-se a festa em Honra de Nossa Senhora de Fátima.
Para vocês aí as festas acabaram, porém aqui ainda nem começaram. Hoje vai ser aí um Dia Espétacular. Mães recebem ramos de flores, são levadas aos melhores restaurantes da cidade, e então multidiões ocorrem à igreja para venerar a Virgem Mãe.
Temos cá um padre vindo do Brasil, mas o povo prefere padres vindos de Portugal para presiderem às festas religiosas. O povo é mesmo assim!

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 15:56

Mas eu continuo a orar a YHWH.
Ele é que é o meu Deus.
Ele é também o Deus de Jesus.
Ele é o nosso Pai e o nosso Deus. (João 20,17)

Citação:
«Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'»

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 16:05

Se Deus visse que eu andava no caminho errado já me tinha corrigido:)

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 17:20

Isso são remorsos ou estás a gabar-te ?!
Jeremias 10,24-25
Citação:
23Bem sei, YHWH, que o homem não é dono do seu destino, e o caminhante não pode dirigir os seus passos.
24Castiga-me, YHWH, mas com equidade,
não na tua ira,
para que não seja reduzido a nada
.
25Derrama o teu furor sobre as nações que te desconhecem,
sobre as tribos que não invocam o teu nome,
porque devoraram Jacob,
consumiram-no, e devastaram os seus campos.»

Job. 21,14-26

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 14:53

Amigos, LSNSJC

Maria, independemnte da nossa religião, é a Mãe de Jesus, nosso
único Salvador. O que fez e faz Maria ser a Mãe modelo, é ser Ela a
mais humilde das mulheres, embora seja a mais importante, por ser
Mãe do Filho de Deus.
Como venerar Maria, é uma das ações que agradam ao Seu Filho Jesus,
pois que filho não gosta de ver sua mãe venerada?
Já mortas ou ainda vivas, nós veneramos a nossa mãe. por que não
venerar a nossa Mãe maior?
Eu, sempre que posso, gosto de ver o retrato de minha mãe já
falecida. isso me ajuda a manê-la viva em minha memória. Se
eu pudesse, colocaria uma estátua dela em minha casa. Assim, todos
da família, saberiam quem era ela.
Fiquemos com a Santíssima Trindade e com maria Santíssima.

Aluizio, Brasil

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 17:43

Ana. Tu tal como eu, até agora, nunca conhecemos a mãe de Jesus !
Como é que a podes manter viva na tua memória ?
Um milagre ?!

Não sejas mais papista que o papa.
Minha mãe é quem faz a vontade de Deus.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 15/05/2006 17:44 por Manuel Pires.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 18:02

Caro Manuel:

Dizes à Ana:
Citação:
«Tu tal como eu, até agora, nunca conhecemos a mãe de Jesus !
Como é que a podes manter viva na tua memória?
Um milagre ?!»

O mesmo raciocínio de pode aplicar ao caso de Jesus, não te parece? Como respondes a quem te coloque essa questão referindo-se a Jesus?

Alef

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 18:13

É verdade.
Eu também não conheço a figura de Jesus para o ter na memória.
Mas tenho-O no coração, por causa das suas obras.
Deveria ser por isso que Jesus disse :
Fazei ISTO EM MINHA MEMÓRIA.

que quer dizer: Lembrai-vos do que EU fiz por vós..
Até parece que há uma competição, como a de futebol, entre os adeptos de Jesus e os de Maria.
Se tiver que ser, eu sou adepto de Jesus. Sua mãe também.
Os adeptos de Maria vão ficar sempre à espera da competição, que nunca mais chega.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 18:44

Desculpa, Manuel, mas não concordo que o significado de «Fazer isto em minha memória» seja simplesmente «Lembrai-vos do que Eu fiz por vós».


O sentido «popular» ou comum das palavras nem sempre é o mais adequado...

Alef

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 19:00

Aqui Memória significa recordação.
Mas que recordação ?
«O meu corpo que vai ser entregue por vós».

Dizer que o pão é não só o corpo, mas também a alma e divindade de Jesus é dizer o que Jesus nunca disse. Igualmente digo isso quanto ao dizerem que é o corpo de Jesus já ressuscitado. Jesus não entregou o seu corpo ressuscitado, glorioso, mas o seu corpo mortal na cruz.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 19:46

Caro Manuel:

Mas então Jesus entregou o corpo antes de o entregar na cruz... Como explicas isto? Magia? Mero evocação simbólica? Sacramento? Prolepse?

E será mesmo simplesmente recordação? Mas como podemos recordar algo que não presenciámos? Ou será uma recordação dessas que se fazem para lembrar um acontecimento histórico num qualquer feriado? Será esse o sentido bíblico de «fazei isto em memória de mim»? Tens a certeza? Sugestão: vê as notas da Bíblia dos Capuchinhos aos textos que referem a Última Ceia, nomeadamente no capítulo 11 da Primeira Carta aos Coríntios.

Ah, e qual te parece ser o sentido de «corpo»? Será que o sentido comum é suficiente? «Olhe que não, olhe que não...»

Existe ou não o elemento sacramental na Eucaristia? Quando se repetem as palavras de Jesus na Eucaristia, temos ou não a presença real de Jesus no pão e no vinho? Se existe sacramento, como pode ser simples recordação (ver 1 Cor 11:26)? Se não, que valor tem para ti a Eucaristia?

Referes a diferença entre corpo mortal e corpo glorioso. Podes esclarecer a relação/distinção? São dois corpos diferentes? É o mesmo?

E, já agora, se na Eucaristia está realmente o Corpo e Sangue de Cristo, que tu dizes ser o corpo mortal, estaremos a fazer uma «regressão», uma vez que Jesus Cristo já ressuscitou e nós continuamos a ter presentes «apenas» o corpo mortal? Mas se não temos o Corpo de Cristo, como justificas o tom solene de S. Paulo no mesmo lugar (1 cor 11:17-29)?

Sei que estas questões vão além do título do tópico, mas depois poderemos mover as mensagens. Para já, gostaria que respondesses a estas questões, com a maior clareza possível. Pelos vistos, tens tempo... ;-)

Alef

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 10:29

Jesus disse «que vai ser entregue por vós».
Se não compreendes as palavras de Jesus é porque as interpretas mal. Cegueira teológica, talvez.
Quanto às notas dos Capuchinhos, nem te referiste a que notas, nem te lembraste que essas notas podem ser suspeitas, porque defendem a SUA posição. Sem saber que notas são, não poso dizer nada.
Corpo é corpo. A palavra corpo pode ter vários significados. Por exemplo dizemos: aqui está o corpo de bombeiros de Ermesinde. A igreja de Cristo é o seu corpo. Da mesma forma este pão que parti e que estais comendo é o meu corpo. Foi o corpo mortal de Jesus que nos trouxe a possibilidade da salvação. O seu corpo glorioso é a prova de que nós também podemos ser ressuscitados. O nosso corpo mortal pode transformar-se e tornar-se glorioso como o de Jesus. Mas a celebração que estava na mente de Jesus é a acção (o sacrifício) de Jesus em remissão da humanidade. Esse sacrifício deu-se de uma vez para sempre.
Quanto ao tom solene de Paulo em relação ao pão consagrado, pareces esquecer-te que se Paulo teria o mesmo tom solene em relação aos pães consagrados da preposição quando ainda não era cristão, quanto mais teria em relação ao corpo de Cristo, que morreu em nosso lugar.
Quanto ao tempo que tenho, depende de haver ou não computadores vasios, pois não sei se já te apercebeste que eu uso os computadores camarários (financiados pela U.E.). Se ultrapassarmos a hora e houver mais pessoas para os utilizar temos que lhes dar o lugar. Contudo, ultimamente tenho tido muita sorte, neste ponto. Deus lá sabe porquê. Não sou livre mas dependente.
Parece que estais a super-valorizar as minhas opiniões. Porque será ?!
Foi-me, agora mesmo pedido para sair do computador porque já há gente à espera.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 12:07

Caro Manuel:

Umas notas rapidíssimas.

Não desconversemos. Fui bastante claro. As notas dos Capuchinhos a que me referia são as que acompanham os relatos da Instituição da Eucaristia, nos Sinópticos e no texto de Paulo, que citei. Não é coisa difícil de encontrar.

Sobre o «corpo». Não desconversemos de novo. «Corpo» na Bíblia não se refere certamente aos Bombeiros de Ermesinde, mas talvez haja distintos significados, um dos quais se preste analogicamente a tais Bombeiros.

Sim, o sacrifício deu-se de uma vez para sempre. Mas «fazer memória» é algo mais do que simplesmente «evocar». O sacrifício de Jesus não é simplesmente um acontecimento de um passado distante como a morte de Sócrates.

Quanto ao tom solene de Paulo, pareces estar a desconversar igualmente.

Em relação a ter tempo, vejo que vais tendo, apesar das tais limitações que já contaste inúmeras vezes. Ontem escreveste 36 (trinta e seis) mensagens e devem ter demorado algum tempo! Quando voltares, relê a minha mensagem a que respondeste parcialmente agora. Há muito material para pensar.

Não se trata de super-valorizar as tuas opiniões. Acho é que o uso e abuso de citações bíblicas torna as tuas opiniões aparentemente mais vinculantes, pela autoridade que reconheço à Bíblia. Há então que prestar atenção ao uso que fazes das mesmas citações... E não me parece que se devam passar de qualquer forma algumas «criatividades»... ;-)

Alef

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.