Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6
Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 18:19

Olá abc (sempre que vir letras com esta cor, peço-lhe para clicar nelas, pois o dirigem a um link que é muito elucidativo, e serve de prova.

A verdade é que Maria não pode amparar ninguém.
Bom, ela já fez o seu papel e foi muito importante: Foi a mãe do nosso bendito Salvador.

Mesmo que ela pudesse interceder (se estivesse viva e nos ouvisse), mesmo assim, não é a melhor forma. Veja o caso da mãe de Salomão, Betsabé, que intercedeu pelo irmão de Salomão, Adonias (filho de outra mãe: Haguite) e a sua intercessão acabou em morte. Era melhor estar quieta, mas ela não teve culpa. A culpa foi de Adonias que lhe pediu ajuda (1 Reis 2, 13-15).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 09/05/2006 18:23 por Manuel Pires.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 18:34

Caro Manuel:

Escreveste:
Citação:
«Quanto à multidão de títulos que pretendam dar à mãe de Jesus, vejo nisso como que a passagem do testemunho das deusas e deuses pagãos para uma só pessoa.
Isto acontece no mundo, quando uma pessoa se torna muito importante, muito famosa.»

Parece que cada um vê o que quer, mas devemos ser consequentes... O mesmo raciocínio deverá ser aplicado então aos títulos e/ou invocações a Jesus Cristo...

Embora em menor número, existe também uma grande quantidade de títulos e invocações a Jesus Cristo... Eis alguns exemplos:
- Senhor dos Aflitos,
- Senhor dos Milagres,
- Senhor dos Mártires,
- Senhor dos Passos,
- Senhor dos Navegantes,
- Senhor dos Enfermos,
- Senhor dos Esquecidos (!),
- Senhor Bom Jesus dos Montes (ou Senhor dos Montes),
- Senhor de Matosinhos,
- Senhor dos Tremores,
- Senhor dos Perdões,
- Senhor do Além,
- Senhor do Bonfim,
- Senhor da Serra,
- Senhor da Pedra,
- Senhor das Almas,
- Senhor dos Perdidos,
- Senhor dos Caminhos,
- Senhor dos Desamparados,
- Senhor do Padrão,
- Senhor da Agonia,
- Senhor do Socorro,
- Senhor da Boa Morte,
- Senhor do Corpo Santo,
- Senhor da Coluna,
- Nosso Senhor da Paciência,
- Senhor da Pedra Fria,
- Santo Cristo de Limpias,
- Nosso Senhor do Juízo Final,
- Senhor da Paz,
- Senhor do Calvário...

Para politeísmo já dá, não? ;-)

Alef

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 18:48

E quem me diz que não há muitos dos títulos atribuídos a Jesus com a mesma motivação?!
A bíblia atribui-lhe alguns títulos que a tradição mudou para Maria Ex. Estrela matutina.
Apocalipse 22,16
16*Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos anunciar todas estas coisas acerca das igrejas:
Eu sou o descendente e a estirpe de David,
Eu sou a brilhante estrela da manhã

No entanto o mesmo título é também apontado para a figura satânica. «LUCIFER» que quer dizer algo semelhante. (Isaías 14,12)
Citação:
Como caíste dos céus, estrela da manhã, filho da aurora? Como foste abatido por terra, ó dominador das nações?

O que posso dizer que tudo isto é muito CURIOSO!
Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 09/05/2006 18:50 por Manuel Pires.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 20:18

Não meu caro Manuel Não valeu. E não valeu porque o que temos nos Evangelhos é uma genealogia. E em parte nenhuma da cultura mediterrânea as genealogias se faziam de sogro para genro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 20:23

Caro Manuel Pires,

Escreveste na tua penúltima mensagem «sempre que vir letras com esta cor, peço-lhe para clicar nelas, pois o dirigem a um link que é muito elucidativo, e serve de prova.» (o destaque é de minha autoria).

Muito raramente a Bíblia serve de prova como tu queres fazer entender como que "preto no branco". A frase da tua mensagem representa o erro mais básico da interpretação literal da Bíblia e nem uma Testemunha de Jeová diria melhor! Esta não é a interpretação que a Igreja Católica faz da Bíblia nem aquela que suporta a Tradição. É preciso termos consciência disso, se nos queremos sentir católicos.

Tens milhares de exemplos para o que agora digo. Vejamos o caso da longevidade das primeiras gerações. Uma pesquisa na Bíblia diz-nos que depois de nascer Set, Adão viveu 800 anos. Depois de nascer Enós, Set viveu 807 anos e o mesmo acontece nas gerações seguintes.

Se a Bíblia servisse de prova como queres dar entender, então os valores do Guinness para o ser humano mais velho de pouco mais de 120 anos, seria uma brincadeira de crianças.

O uso e abuso de citações bíblicas para tentar provar aquilo que nunca pretendeu servir de prova, deve ser evitado correndo o risco de confundir quem procura uma resposta sincera mas que assim dificilmente a encontrará.

Luís Gonzaga

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: abc (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 00:58

Manuel, Maria não pode aparar ninguém? Experimenta confiar-Lhe alguma coisa importante fazendo tudo o que depende de ti para que se realize... se for isso que Deus pensou para ti acontecerá.

Joana, Maria não substitui Jesus... não estas a substituir ninguém ao rezar a Maria. Quem não se lembra de quando Jesus na cruz entregou o seus discipulo à sua mãe e vice-verso? Também ali nos lançou nas mãos da sua mãe... É Deus que amamos, através do seu Filho mas não estamos a cometer nenhum erro ao rezar a Maria. É Deus que vemos nela, ela que trouxe Jesus ao mundo, ela que é um modelo a seguir :)! E quem é que ela seguia? Deus!

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 12:10

Luiz Gonzaga:
Para mim a Bíblia é uma prova (a mais fiável) que posso apresentar para mostrar onde baseio as minhas afirmações.
Quanto aos anos em que viveram essas pessoas, embora pareça impossível aos novos sábios, eu acho isso como possível.
Quanto aos valores para Guinness, os que estão lá escritos nada prova que sejam realmente os records, mas são sim os records registados.
Quanto à piada «de brincadeira de crianças» eu penso que é isso mesmo e que todos nós não passamos de crianças relativamente à vida que havemos de ter nos novos céus e na nova terra onde poderemos ter a vida eterna.

abc,
Quanto à oração, o melhor caminho é seguir o exemplo de Jesus.
Jesus sempre se dirigiu ao Pai do Céu.
Nunca se dirigiu Joana, Maria etc.
Jesus como bom filho lembrou-se de sua mãe viúva. Eu tive uma mãe que também ficou viúva e sei bem quão difícil é esta vida. Jesus importou-se com sua mãe, e você?!...
Rezar a um ser humano já morto é fazer dele uma espécie de deuzinho.
Jesus é o nosso exemplo. Segue por isso o seu exemplo. Faz como ele!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: abc (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 12:25

A sensação que tenho cada vez que leio os seus emails é que vocês tenta compreender à letra a "fé" quando esta é Divina e por isso sendo humanos convém ter consciência da grandiosidade de Deus e por isso da nossa incapacidade para compreender tudo.

Porém, a fé além de ter instrumentos que Deus criou como a Bíblia para nos guiar e ensinar tantas coisas também é muito prática. Experimentar é um pedaço no caminho... reflectir e pensar tem um poder muito menor do que "viver a fé".

Se fosse só isso porque é que celebramos a Ascensão de Maria? Maria não é apenas um "ser morto" como dizia...está bem viva em muito sítios.

Para que servem os Santos para si? Eles não são Deus nem devem substítui-los mas são exemplos na terra do que é viver como Deus quer.

Não deturpe a fé com lógicas humanas...

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 13:57

Então «a Ascensão de Maria». Diga antes «a Ascensão de Jesus».
Nem a igreja cat. romana celebra «a Ascensão de Maria»; o que celebra sim é «a Assunção de Maria». Esta tradição popular que muito recentemente virou a dogma, salvo erro baseia-se num livro apócrifo. Os livros apócrifos tem algum valor mas não a ponto de converterem em dogmas a sua doutrina.
O dogma da «assunção de Maria» foi uma tomada de posição «infeliz» por parte do Vaticano. Maria, como pessoa humana está (salvo prova em contrário) tão morta como qualquer outro ser morto. No entanto está viva e bem viva aos olhos de YHWH (DEUS) e também se pode conservar viva nos nossos corações como uma irmã muito privilegiada. Ela faz parte do corpo de Cristo, tal como todos os mortos que MORRERAM em Cristo e todos os vivos que vivem em Cristo.
Os «santos» que Deus escolhe (e não os homens) são meus irmãos com quem espero viver nos novos céus e na nova terra. Faça como Paulo imite a Cristo. O exemplo que deve tomar dos «santos» é imitar Cristo como eles fizeram.

Ainda pensei que você fosse um "padre" disfarçado `procura de outro «padre», mas perdoe-me este meu pensamento. A sua falta de esclarecimento e falar da "ascensão de Maria" leva-me a concluir que mesmo aquilo que você pensa saber está muito distorcido do que lhe ensinaram. Ascensão significa que sobe pelos seus próprio meios. Assunção significa que sobe pela acção de outros (por exemplo Deus).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 10:26

Diz o MAnuel: "Quanto aos anos em que viveram essas pessoas, embora pareça impossível aos novos sábios, eu acho isso como possível". Pois, pois... Só faltava agora dizeres que acreditas literalmente que Deus criou o mundo em 7 dias, Adão a partir da terra, Eva a partir de uma costela e que isso do Australopithecus ou do Homem de Neanderthal é um embuste.

;-)

Abraço fraterno

Miguel

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 12:05

Eu não me considero como família desses hominídeos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 12:24

pois é.... deves ser mais fino do que os outros... Vá lá, não te zangues.

E, de resto, não importa se te consideras ou não. O facto de te considerares ou não, não elimina o facto de o seres.

Abraço fraterno

Miguel

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 15:07

FESTAS MAIS COMUNS DE NOSSA SENHORA

Santa Mãe de Deus = 01 de janeiro
N Senhora de Lourdes= 11 de fevereiro
Anunciação de Nossa Senhora= 25 de março
N Senhora da Penha=8 de abril
N Senhora das Dores= 13 de abril
N Senhora do Bom Conselho = 26 de abril
N Senhora de Fátima = 13 de maio
N Senhora Auxiliadora=24 de maio
Visitação de N.Senhora=31 de maio
Imaculado Coração de Maria=7 de junho
Nossa Senhora Rainha da Paz=25 de junho
N Senhora do Pérpetuo Socorro = 27 de junho
N Senhora das Graças=8 de julho
N Senhora da Conceição=16 de julho
N Senhora do Carmo= 16 de julho
N.Senhora do Desterro= 2 de abril
N Senhora das Neves=5 de agosto
N Senhora do Assunção=15 de agosto
N Senhora dos Prazeres=15 de agosto
N Senhora do Amparo=16 de agosto
N Senhora Rainha= 22 de agosto
Natividade de Nossa Senhora=8 de setembro
N Senhora das Merces =15 de setembro
N Senhora das Dores=15 de setembro
N Senhora da Guia=15 de setembro
N Senhora da Piedade=15 de setembro
N Senhora do Rosário =7 de outubro
N Senhora Aparecida=12 de outubro
N senhora Medianeira= 8 de novembro
N Senhora de Róccio =15 de novembro
N Senhora das Graças=27 de novembro
Apresentação de N. Senhora ao Templo= 21 de novembro
N Senhora Imaculada Conceiçao=8 de dezembro
N Senhora de Guadalupe= 12 de dezembro
N Senhora da Boa Viagem= 12 de dezembro

Festa do Sagrado Coração de Maria= Na oitada da Asunção ou seja no dia 22 de agosto

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 15:12

Historia do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
A tradição diz que este quadro teria sido pintado por São Lucas, mas nada pode ser provado neste sentido. Outra versão diz que o quadro teria sido pintado por um artista russo em torno de 1325.

A Paixão de Jesus é representada pelos instrumentos da paixão mostrado pelos anjos, principalmente a cruz, a lança a esponja e os pregos.

Os dois arcanjos são Miguel e Gabriel. Miguel segura a lança com a esponja com o vinagre usado na Paixão. Gabriel segura a cruz, uma cruz estilo bizantino e os pregos que fixaram Jesus nela.

O Menino Jesus com medo destas visões se aconchega aos braços de sua Mãe.

Os dedos da Virgem Maria apontam para Jesus como a indicar “Este é o Senhor Nosso Deus”.

As letras gregas usualmente usam a primeira e a ultima letra de um nome, assim Maria é identificada como Mãe de Deus e o Menino é identificado como Filho de Deus.

Aqui temos uma versão do icon que aparece as letras com grande clareza.
As letras identificando Nossa Senhora estão grande e claras.Você pode ver M perto de Miguel a esquerda. As letras de Jesus são “IC CX”. O “C” é o S em grego ; O “I” é nosso J; o “X” é o nosso “CH” assim as letras em gregos são a abreviação de “Jesus Cristo”.

Dois significados vem a nossa mente quando contemplamos o icone.

Um tem a haver com o pé torcido com a sandália solta e pendurada.

Mostrar a sola do pé significa humildade. O filho de Deus se humilha ao se tornar um homem.

O outro significado foca na sandália aparentemente solta quando o Filho correu para a sua Mãe para conforto.

Em nosso medo e em nossas necessidades nós devemos correr também bem depressa para Ela.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 15:22

rmcf
Queres fazer uma análise genética, a partir dos genes?!

Quanto a festas á VOSSA SENHORA
podeis acrescentar mais uma:
No dia 15 de Agosto, na terra onde nasci, celebram uma festa em honra da Senhora da Guia.
Ela só tem cabeça e mãos. Um vestido comprido cobre uma estrutura de madeira, com a forma de um banco alto. Qunado lhe mudam o vestido, há teis de aranha mo meio dessa estrutura de madeira.
Eu um dia vi as teias de aranha, com os meus próprios olhos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 15:26

Esse calendário, Ana, não está completamente correcto, pelo menos no que respeita ao calendário português (e não só). O dia de Nossa Senhora das Dores é a 15 de Setembro. O de Nossa Senhora de los Mercedes, digo, de las Mercedes, digo, das Mercês, ;-) é a 24 de Setembro.

Alef

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 16:28

Alef

Tens razão, esse calendário foi tirado de um site dos nossos irmãos Brasileiros, só reconheci no fim de o ter colocado....lol
Fica apenas para os Brasileiros:)

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 02:56

Manuel

"Ela só tem cabeça e mãos." A imagem, certo? Pois é, as imagens que vemos nas igrejas não são esculpidas tal e qual como um corpo humano que depois é vestido. As partes que estão escondidas pelas roupas são estruturas, as partes que se vêm é que reproduzem o corpo humano (cabeça, mãos e pés). E às vezes têm parafusos e ferros para as segurar. Eu imagino que ninguém se choque com isto. Afinal, são imagens, são representações, não são o próprio santo.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 12:03

Então porque é que as pessoas se ajoelham aos seus pés (imaginativos) ?!



Isso já acontecia com os deuses do chamado paganismo ?! ... ou foi uma invenção!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 14:15

Citação:
Então porque é que as pessoas se ajoelham aos seus pés (imaginativos) ?!

Ajoelham-se, beijam-nas...

Não tenho o hábito de fazer isso, excepto nas Missa de Natal e na Adoração da Cruz (Semana Santa).

Acho que é uma forma que as pessoas têm de "comunicarem" com os santos. As pessoas têm necessidade de terem algo com que interagir, daí rezarem perante uma imagem ou fazerem determinado gesto à imagem.

Desde que tenham a consciência de que essa imagem não passa mesmo disso, não vejo problema nenhum.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.