Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6
Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 12:10

Eu é em YHWH que confio. (Isaias 8,17; Miqueias 7,7)
Ele é que é o meu Deus. (João 20,17)
Citação:
17*Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'»

Foi Ele que enviou ao mundo o seu Filho Unigénito para que possamos ter Vida Eterna. (João 3,16)
Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 12:13

Ainda bem... já somos dois... e nem duvidei disso. Aliás, nem foi sobre isso que falei...

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 12:30

Mas já agora, estou curioso, caro Manuel...

Para ti,

como foi escrita a Bíblia? Um ditado? Foi Deus que 'incorporou' o escritor e que acabou por escrever ele próprio o texto?

Abraço fraterno

Miguel

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 13:52

Para mim como foi escrita a Bíblia?!
Não sei! Eu não estive a ver.
No caso de Jeremias, sei que ele ditava as suas profecias a um escrivão: Baruc.
A própria Bíblia dá poucas referências a este respeito.
A unica coisa que posso dizer é como é que imagino?! Com certeza que Deus agiu de diferentes formas. A que me «parece» mais frequente e plausível é a seguinte:
O Espírito Santo de Deus revelou aos «profetas», de uma forma semelhante à usada por um hipnotizador para com o seu hipnotizado, e o profeta ouve e vê algo semelhante a sons e imagens criados no seu próprio cérebro e ele ou escreve ele próprio o que ouve e vê ou dita-o a outra pessoa que escreve o que dita o profeta.
No caso da história do povo de Israel, o autor da história ou das pesquisas históricas é impulsionado a escrever não tudo pormenorizado, mas o que convém a YHWH, para que chegue aos vindouros para sua edificação.
Quantos aos livros sapienciais penso que são compilações de conhecimentos. A escolha não cabe apenas ao que faz a compilação, mas essa pessoa é impulsionada a escrever o que o Espirito Santo acha por bem e a omitir o que tem menos interesse.
A revelação ocorreu até à a plenitude dos tempos. Nos tempos pós Apostólicos todas as revelações são de carácter particular e por isso só dizem respeito às pessoas que as recebem, com o devido respeito para com o discernimento delas, com a ajuda de Deus.


Não me apercebi da tua mensagem em que dizias que eu «rejeito apenas um passo dos Evangelhos».
Não é isso o que se passa. Na verdade há partes da Bíblia que parecem em contradição com o restante. Enquanto eu não as conseguir compreender mantenho cautelosamente as minhas reservas até que Deus me dê o diScernimento acerca do que parece contraditório. Isto é o que se pode chamar de PRUDÊNCIA,

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 09/05/2006 14:08 por Manuel Pires.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 14:08

Ok... percebi: "O Espírito Santo de Deus revelou aos «profetas», de uma forma semelhante à usada por um hipnotizador para com o seu hipnotizado, e o profeta ouve e vê algo semelhante a sons e imagens criados no seu próprio cérebro e ele ou escreve ele próprio o que ouve e vê ou dita-o a outra pessoa que escreve o que dita o profeta".

Então como explicas contradições?

Por exemplo: Mt. 1,16 e Lc. 3, 23?
Mt 28, 1, Mc. 16, 1, Jo. 20, 1?
Act. 1, 18 e Mt. 27, 5-7?
Mt. 5, 1-2 e lc. 6, 17, 20?
Mt. 27, 46-50, Lc. 23, 46 e Jo. 19, 30?
Act. 9, 27 e Act. 22,9?
Mc. 1, 12 e Jo. 1, 35?
Mt. 27, 34 e Mc. 15, 23?

Outra questão? Por que razão Deus não se limitou a ditar tudo de uma vez e a uma só pessoa para evitar contradições? Os muçulmanos resolveram bem a questão... ;-)

Abraço fraterno

Miguel

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 14:23

Peço imensa desculpa, o que tu escreveste foi:

Assim só resta o argumento de Mateus 27, 51-53.
Esta passagem tem uma linguagem apocalíptica. Parece que está em desacordo com o resto da Bíblia. Portanto deve ser vista com cautela acerca desse milagre e dessas visões.
Tenha em atenção o que disse Paulo: ( 2ª Timóteo 2,18)

[...]
Tenha em atenção às últimas palavras: «PERVERTERAM A FÉ DE ALGUNS».
Portanto, mesmo que, por acaso, e sem o nosso conhecimento, já Deus tenha dado uma ressurreição a ALGUÉM, a proclamação disso só serve para perverter a FÉ, isto é, tem algo no bico; é de desconfiar; é suspeito. A nossa fé não se deve basear em puras suspeições".

Caro Manuel, mesmo com cautela, o que tu insinuas é que a proclamação de Mateus segundo a qual "Deus já tinha dado a Resurreição a alguém só serve para perverter a FÉ, isto é, tem algo no bico; é de desconfiar; é suspeito. Não há aqui qualquer prudência. Há a desconfiança explícita de um passo Revelado que Mateus escreveu. Bem como a preferência por Paulo, sem qualquer explicação...

Abraço fraterno

Miguel



Editado 2 vezes. Última edição em 09/05/2006 14:24 por rmcf.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 14:41

Por exemplo: Mt. 1,16 e Lc. 3, 23? Aqui há lugar a suposições: O pai de José poderia ter dois nomes. Há vários casos assim, na bíblia. Outra suposoção é que um é o pai de José e o outro é o pai de Maria (sogro - pai segundo a lei) de José.



Mt 28, 1, Mc. 16, 1, Jo. 20, 1?
Neste casa cada um especificou apenas as pessoas que o impressionaram, omitindo as outras.


Act. 1, 18 e Mt. 27, 5-7?
Neste caso é possível que cada um narrou apenas um aspecto do acontecimento.
As informações de ambos podem completar-se.


Mt. 5, 1-2 e lc. 6, 17-20?
Aqui pode tratar-se de dois acontecimentos diferentes mas parecidos. Uma pessoa come tosod os dias. Isso não quer dizer que como sempre a mesma coisa


Mt. 27, 46-50, Lc. 23, 46 e Jo. 19, 30?
Jesus poderia ter dito tudo o que foirelatado, mas cada um apenas realçou (mencionou) uma parte.


Act. 9, 27 e Act. 22,9?
Aqui parece haver contradição, mas não sabemos porquê. Só quando conseguir saber o porquê é que nos podemos pronunciar.

Mc. 1, 12 e Jo. 1, 35?
Em seguida, pode não querer dizer que foi nesse mesmo dia. Poderiam ter passado alguns poucos dias.

Mt. 27, 34 e Mc. 15, 23?
O vinho (ou vinagre) que deram a bveber a Jesus podia ter mirra, fel e até outras coisas.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 14:56

:-).

1) primeiro caso: em nenhum sítio vem a dizer que na cultura hebraica o pai da noivase tornava pai do noivo ou tinha esse título. De resto, não tinham dois nomes próprios como nós!!!! Se leres bem o texto, vês que estamos perante uma genealogia. É uma contradição insanável.

2) Os textos são claros. Eles dizem nomes diferentes. Numa interpretação literal, em que é o próprio Deus que lhes transmite as coisas, essa explicação não é aceitável.

3)não leste bem: um dos textos diz que Judas recusou/devolveu o dinheiro que tinha recebido; o outro que com esse dinheiro comprou um campo. É irreconciliável.

4) Também não, meu caro: Mateus diz que as Bem-Aventuranças foram numa alta montanha, Lucas numa planície. Irreconciliável.

5) Desculpa, mas eu estou a ler: e todos dizem que imediatamente antes de morrer Jesus disse coisas diferentes. Não há isso de cada um ter resolvido salientar coisas diferentes. Eles contradizem-se!!

7) Também não: "kai eythys" em Grego significa que ele foi imediatamente, directamente para o deserto. Contradião insanável

Não será melhor admitir que a Bíblia não é um ditado? Para quê admitir isso, se depois as coisas não batem certo. E como estes podia dar-te muitas outras contradições.

Abraço fraterno

Miguel



Editado 1 vezes. Última edição em 09/05/2006 15:00 por rmcf.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 15:18

Títulos de Nossa Senhora:

Nossa Senhora Aparecida, N.Sra Medianeira,N.Sra da Achiropita, N.Sra da Anunciada, , N.Sra Auxiliadora, N.Sra Balsamão, N.Sra Consolata, N.Sra da Abadia, N.Sra da Agonia, N.Sra da Almudena, N.Sra da Assunçao, N.Sra da Aurora, N.Sra da Batalha, N.Sra da Boa Viagem, N.Sra da Boa Morte, N.Sra da Esperança, N.Sra da Cabeça,N.Sra da Cadeira, N.Sra da Conceição, N.Sra da Candelária, N.Sra da Divina Providencia, N.Sra da Evangelização,N.Sra da Estrada, N.Sra da Glória, N.Sra da Guia, N.Sra da Luz, N.Sra da Misericórdia, N.Sra d'Oropa, N.Sra da Paz, N.Sra da Penha, N.Sra da Piedade, N.Sra da Revelação, N.Sra da Soledad, N.Sra da Ternura, N.Sra da Vitória, N.Sra das Candeias, N.Sra das Dores, N.Sra das Lagrimas, N.Sra das Graças, N.Sra das Mercês, N.Sra das Necessidades, N.Sra das Neves, N.Sra das Vitórias, N.Sra das Três Mãos, N.Sra das Três Espigas, N.Sra de Caacupé,N.Sra de Mont Serrat, N.Sra de Fátima, N.Sra de Fourviere, N.Sra de Guadalupe, N.Sra de Kazan, N.Sra de La Salette, N.Sra de Loreto, N.Sra de Lourdes, N.Sra de Nazaré, N.Sra de PUY, N.Sra de Shoenstatt, N.Sra Desatadora dos Nós, N.Sra do Bom Parto, N.Sra do Bom Sucesso, N.Sra do Bom Despacho, N.Sra do Brasil, N.Sra do Carmo, N.Sra do Desterro, N.Sra do Divino Amor, N.Sra do Doce Beijo, N.Sra do Milagre de Salta, N.Sra dos Anjos,N.Sra dos Navegantes, N.Sra do Patrocínio, N.Sra do Perpétuo Socorro, N.Sra do Pilar, N.Sra dos Trinta e Três, N.Sra Mãe da Eucaristia, N.Sra Mãe dos Homens, N.Sra Menina, N.Sra do Horto, N.Sra do Rosário, N.Sra Rosa Mistica, N.Sra Sete Dores, Santa Maria a Mare, Mãe Tres Vezes Admirável, Estrela da Manhã-Maris Stella,

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 15:22


Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 15:30

Lá que assusta, assusta ;-)

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 15:33

rmcf

Eu não posso por o link, o fórum só está feito para o vosso pc. para os do outro lado do Atlântico ainda não! :) lol

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 15:41

1)Também: (Rute 4,17)
Citação:
17As suas vizinhas, congratulando-se com ela, diziam: «Nasceu um filho a Noemi.» E deram-lhe o nome de Obed. Este foi pai de Jessé e avô de David.
Na verdade a mãe foi Rute. Eu não sou tão exigente quanto à precisão das narrações. Contento-me com a informação que me dão. As narrações «históricas» da Bíblia não seguem os esquemas das que são consideras como «científicas».

2) Mais uma vez trata-se de testemunhos de pessoas. Cada um narra as coisas conforme as apercebe. Deus, como não é mentiroso, dá mais valor à percepção das pessoas que ao testemunho histórico dos factos, com todos os seus pormenores. Para mim até aqui não vejo qualquer contradição. Mas para quem é exiginte como tu, não posso fazer nada.

3) O facto de dizer que foi Judas que comprou o campo, também não está fora da verdade, apesar de os executores terem sido os sacerdotes. Por exemplo, também digo fiz uma casa, quando não fui eu que a fiz, mas os trabalhadores. Eu apenas dei o dinheiro para que tal acontecesse. Mesmo aqui, embora não haja precisão histórica, a linguagem é perfeitamente conciliável. Também temos que ter em conta a pessoa ou pessoas que o narrador tem em mente a visar.

4)Nada me diz que Jesus as tivesse pronunciado uma única vez. Penso que as pronunciou não apenas uma, mas várias vezes. Cada redactor relatou a que mais o impressionou. A fonte do evangelho segundo Mateus (como era Apóstolo) penso que foi presencial, isto é foi Mateus que deu testemunho. Quanto a Lucas, relatou o que lhe contaram como ele próprio afirma.
5)Para mim essa contradição de Jesus ter dito coisas diferentes está plenamente resolvida se considerar que disse isso tudo, mas que cada um salientou o que achou mais conveniente para os seus leitores dessa altura de acordo com o que tinha em vista esses seus escritos, que eram como que uma recordação das coisas que tinham sido ensinadas oralmente por essa altura.
7)Quanto a Jesus ter ido imediatamente para o deserto, ou apenas num dos dias seguintes, parece ser uma contradição. Mas não teria havido um erro dos copistas?! Eu conheço até algumas passagens da Bíblia em que o erro foi prepositado (malicioso ou não) pelos copistas. Contudo, estas partes têm, para mim, pouca importância quanto aos alicerces da nossa FÉ. Se tivessem muita importância, o meu conselho seria em não tê-las em conta. Uma norma de Fé deve estar bem alicerçada e não deve basear-se em relatos inconcludentes.
É por isso, que os dogmas de FÉ que e quando são impostos deviam ser revistos a partir da raiz e expurgados de tudo o pode levar-nos à dúvida, no que respeita aos testemunhos existentes. A nossa FÉ não deve basear-se em conclusões de teólogos. Os seus comentários especulativos devem ser livres, mas nunca impostos.
Eu também não considero a Bíblia como um ditado, mas pretendo ver nela a Revelação de Deus que nos conduz à salvação. A Bíblia é toda ela UM EVANGELHO (uma boa nova para quem estaria condenado à morte eterna, mas que pode esperar pela VIDA ETERNA).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 09/05/2006 15:43 por Manuel Pires.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 15:47

Ana,
Quanto à multidão de títulos que pretendam dar à mãe de Jesus, vejo nisso como que a passagem do testemunho das deusas e deuses pagãos para uma só pessoa.
Isto acontece no mundo, quando uma pessoa se torna muito importante, muito famosa.
Quanto a pôr links, pergunto. Os vossos computadores não têm rato? Não é possível fazer «copy» e «past»? Também não é possivel adicionar aos favoritos. Daí podemos copiar o link. O windows é tão rico que permite inúmeras formas de fazer as mesmas coisas.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 09/05/2006 15:54 por Manuel Pires.

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 15:55

1) Nada tem a ver com o problema que aqui suscitei: não se diz que o pai de uma mulher é o pai do seu marido. É completamente diferente se falarmos de avô materno.

Mas gosto da tua ginástica. Porque para manteres o valor da literalidade, andas à volta de suposições e de mais suposições que ta permitam manter. Não era mais fácil achar que não se deve interpretar literalmente a Bíblia?

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 15:57

Mas gostei do que escreveste: Deus [...] dá mais valor à percepção das pessoas que ao testemunho histórico dos factos, com todos os seus pormenores". Já é alguma coisa...

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: abc (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 16:08

Maria tem todos estes títulos para que cada um posso encontrar nela amparo.. para cada coisa. Por isso é que lhe dão tantos nomes. É mãe de todos!!

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 16:29

abc

Tu és novo aqui ou mudaste o fatito? :)

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: abc (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 17:02

Sim ;) sou novo aqui!

Re: medo de rezar à virgem
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 18:08

Olá rmcf
Quanto ao teu problema, eu não o posso resolver. Há dois motivos: o primeiro é que não conheço cabalmente os costimes judaicos, Segundo é porque também ainda não tive tempo para procurar um caso na Bíblia em que o sogro é tido como um pai. Demos tempo ao tempo.
Resolvi fazer uma procura na Bíblia e facilmente encontrei um caso em que o sogro de Tobite se considera pai dele depois de ter casado com a sua filha.
Citação:
Tobias 8,21 «Do que possuo, toma metade e volta incólume com ela para a casa do teu pai. A outra metade será vossa, quando morrermos, eu e minha esposa. Coragem, filho! Sou teu pai e Edna é tua mãe; pertencemos-te a ti e a esta tua irmã, desde agora e para sempre. Coragem, filho
Só no primeiro caso pai se refere ao pai, a outra ocorrência refere-se ao sogro. Valeu?!
Por favor veja também o contexto.
Tobias 8,10-21

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.