Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6
Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de December de 2004 23:43

Tenho uma certa curiosidade em saber o que o sr. João Paulo pensa do Corão.

Luis

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de December de 2004 00:13

Esta mania do politicamente correcto chega às raias da imbecilidade.

Os livros - quaisquer que sejam - não existem para ser alterados segundo as modas culturais da época.

Muito menos a Bíblia que não é exactamente um conto de fadas (não sei se repararam nos "contos de fadas politicamente correctos" editados há poucos anos).

É a Palavra de Deus conforme recebida pelo seu povo. Que tem de ser contextualizada, interpretada, actualizada.

Mas não re-escrita para agradar a quem quer que seja.

João (JMA)

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 03 de December de 2004 01:01

O que a comunidade Gay aqui diz, não é de estranhar. Numa sociedade que valoriza a cultura gay, o direito a optar pela sexualidade que se deseja, a Biblia aparece como uma pedrada no charco. Porque considera os actos sexuais como contra-natura. E são-no de facto. Quer esses senhores queiram quer não, a Homosexualidade não faz parte dos planos de Deus. Que ama os que assim são, mas detesta e abomina as suas acções.
Não tarda temos de pedir desculpa aos gayzolas pela Biblia e apagar dela tudo o que fere a sensibilidade das hiper-feministas, das lésbicas e gays.
Pela vossa rica saude:
Era o que mais faltava!

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 03 de December de 2004 12:26

Gosto imenso das certezas todas desta gente... de uns e de outros...

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de December de 2004 21:11

"Numa sociedade que valoriza a cultura gay, o direito a optar pela sexualidade que se deseja, a Biblia aparece como uma pedrada no charco."

Esta abordagem ideológica da Homossexualidade não é cientificamente correcta.

É completamente errado afirmar que "a homossexualidade é uma opção".

A orientação sexual, assim como a Identidade de Género ( que são realidades distintas) não resultam DE UMA OPÇÃO individual consciente ou autónoma.
São traços estruturantes vivenciais, intrínsecos à Pessoa, construídos como resultado de processos desenvolvimentais, culturais e ecológicos , mas sobretudo de factores genéticos e biofisiológicos.

É uma característica pessoal, como a côr dos olhos, ou a estrutrura óssea.

Nesta perspectiva, ninguém podse ser "homossexual por opção", assim como ninguém é "Heterossexual por opção".

Por isso mesmo, a Homossexualidade NÃO É uma Doença, nem um desvio, nem uma parafilia, nem uma disfunção sexual.

Também não é um Pecado, segundo a Doutrina oficial da Igreja.

Também não é correcta a ideologia "que considera os actos sexuais como contra-natura. "

De facto não o são.

Se a Homossexualidade resulta de uma predeterminação genética/fisiológica não tem concerteza uma origem ou explicação "sobrenatural", ou "antinatural" ou "contranatural", mas, obviamente , "natural".

Considerar que a conduta homossexual é "antinatura" não é uma afirmação científica mas um JUÍZO DE VALOR.

Porque, na Natureza ( utilizando este paradigma socialmente construído), existem condutas homossexuais em inúmeras espécies animais ( inclusive nos primatas superiores) e estas condutas têm finalidades muito específicas do ponto de vista biológico.

Um conceito subjacente a esta classificação implicaria a ideia de que são actos contra- natura porque não se destinam a realizar a finalidade última da actividade sexual animal - a reprodução sexuada.

Ora, extrapolar esta noção para a SExualidade Humana levaria a que se considerassem CONTRA-NATURA todos os actos sexuais realizados entre seres humanos que não tivessem como única finalidade a procriação, mesmo entre pares hETEROssexuais.

Em suma, todos os actos sexuais realizados fora do período fértil da mulher seriam automaticamente actos "contra- natura". Os método ditos "naturais "de controle da natalidade advogam precisamente estes procedimEntos "contranatura" E ATÉ SEGUNDO A IGREJA ESTES SERIAM OS ÚNICOS PERMITIDOS para a contracepção....

A SExualidade Humana, quAlquer que seja a orientação em causa, caracteriza-se precisamente pela sua plasticidade E CAPACIDADE DE INTIMIDADE.
SE tivermos uma concepção holística e integral do que é a Pessoa, dificilmente confundiremos sexualidade ( Hetero ou HOMO) e realização sexual com "actos sexuais ", mesmo que DESTINADOS Á PROCRIAÇÃO".

A Sexualidade Humana não se reduz à genitalidade mas integra os aspectos mais profundos do ser humano - erotismo, alegria, prazer, intimidade, maturidade e partilha, entre duas PESSOAS, qualquer que seja a sua orientação sexual.

E é neste aspecto que a doutrina Oficial da Igreja católica é ainda extremamente redutora e as suas interpretações trágicamente mutiladoras, E não só para as Pessoas homossexuais.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de December de 2004 21:26

Caro amigo João Morais:

Quanto á Bíblia, ninguém, aqui propôs que sejam "apagados" ou alterados extractos bíblicos em função da linguagem do "politicamente correcto".


O que me parece evidente é que os textos bíblicos devem ser contextualizados (histórica, cultural e linguisticamente - as traduções...) e ser objecto de uma análise reflexiva.
E é também evidente que uma leitura literal de textos religiosos milenares como a Bíblia ou o Corão ( que, como sabemos foi profundamente inspirado na tradição bíblica) ou textos do hinduísmo, conduz a fundamentalismo religiosos e a um visão distorcida da religiosidade.

Além disso, esses processos de contextualização , discernimento, descoberta e"interpretação" dos textos bíblicos são dinâmicos e profundamente influenciados pela evolução social, científica, tecnológica e construção de valores éticos.

A Igreja tem alterado e modificado muitas interpretações e leituras sobre os vários textos bíblicos, nomeadamente em temas relacionados com a Dignidade da Pessoa e os Direitos Humanos.

O caso da escravatura é paradigmático, assim como a dignidade das Mulheres.

Hoje os discursos bíblicos sobre a pena de morte por motivos religiosos, a deficiência física, a epilepsia, ou a "mitologia" da criação do mundo, não mpodem concerteza ser literalmente interpretados, á luz da doutrina Oficial da Igreja.

Mas há dois mil anos ou apenas há um século atrás, a realidade era bem distinta.


Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de December de 2004 21:32

Fazer passar a ideia que a Igreja tem "interpretações bíblicas imutáveis" é uma falácia...

Se até os dogmas caem...

E estas mudanças resultam obviamente de progressos civilizacionais e não de processos intrínsecos às estruturas eclesiais da Igreja.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de December de 2004 22:49

Cara catolicapraticante,

quem acusou a Bíblia de ser contra a Constituição só pode ser idiota.

E os argumentos que usa pertencem à esfera do "politicamente correcto".

O "politicamente correcto" re-escreveu os contos de fadas; o mesmo movimento alterou o desenho do "Lucky Luke", deixando este de aparecer desenhado com um cigarro ao canto da boca, para passar a ter um trevo... e outros disparates similares.

Se, na sua maioria, acho idiotas mas não me afectam grandemente, reajo mal quando começam a tratar de coisas sérias.

É que a ideia de re-escrever as coisas como se pretendia que fossem está muito presente nestes movimentos (os do "politicamente correcto").

Quando começam a falar da Bíblia, com os mesmos argumentos e falinhas mansas, eu começo a antever a sugestão de "rever" a Bíblia.

E, francamente, não me agrada a ideia.

É exclusivamente a isto que me estou a reportar. Que não tem nada a ver com o facto que " os textos bíblicos devem ser contextualizados (histórica, cultural e linguisticamente - as traduções...) e ser objecto de uma análise reflexiva."



João (JMA)

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 00:46

Pelo que pude ler, quem define o que é Pecado, não é a Igreja, mas a Catolicapraticante.
E eu é que sou arrogante......
A senhora pode defender o que bem entender. È uma questão pessoal sua com a qual nós não temos nada a ver com isso.
Como não é a senhora que define o que é pecado, mas a Igreja, os Actos Homosexuais, SÂO Pecados sim senhora.
Fique na sua que a Igreja Católica fica na dela.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 05:02

Não, a Igreja define claramente o que é pecado - todos os actos sexuais que não sejam realizados tendo como fim a procriação.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 05:11

Ora assim como a esmagadora maioria dos católicos heterossexuais não segue as indicações doutrinárias da igreja relativamente ás condutas sexuais é bem possível que a esmagadora maioria dos católicos homossexuais também não siga à risca as interdições ditadas pela sanção do PECADO.

Portanto, não só a Homossexualidade não é um pecado em si mesma, enquanto "tendência inata"face à Doutrina da Igreja , como as pessoas com condutas homossexuais não são uma categoria "especial" de Pecadores.
São tão pecadores ou não como os outros


Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 05:19

Caro joão, realmente, afirmar que a Bíblia é inconstitucional é um bocado ridículo...

Mas eu não me preocupo nada com essa remota possibilidade de "revisão da bíblia" para uma linguagem politicamente correcta... Seria uma coisa completamente sem sentido...

Mas ficaria seriamente preocupada se tentassem rever a Constituição da República Portuguesa em função de interpretações "biblicamente correctas".. .

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 12:29

Não acham que valia a pena comentar a questão da homossexualidade não ser uma opção? Todos os que conheço, e pelo menos dois que já acompanhei, e queriam manter (e mantiveram) a sua ligação à Igreja, começam por sofrer imenso com a sua sexualidade e com a incapacidade real em ser hetero... eu concordo com o que a catolicapraticante diz... poucos serão os que são homossexuais por opção (embora admita que possa também acontecer...). É também verdade que os comportamentos homossexuais estão na natureza... criada por Deus...
Para mim, este é um assunto complicado: mas parece-me muito pouco cristão continuar a referir as relações homossexuais como aberrantes ou abomináveis ou referir-se aos homossexuais como "gayolas"... isso choca-me muito mais, devo confessar, porque é o contrário da ideia do acolhimento com amor. É uma linguagem que´, por um lado, cheira a mofo e que é uma herança péssima do passado; por outro mostra uma falta de respeito pelo outro que me choca como cristão... Eu continuo a achar (mas num juizo pessoal) que as referências bíblicas à homossexualidade são mais culturais do que religiosas, bem enraizadas numa mundividência que minorizava também as mulheres e que chegava a rejeitar os deficientes... porque não será o AMOR a medida de tudo?




Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 16:36

Querido João:

A vitimização, tal como a intimidação, pode surtir efeitos em pessoas mais susceptíveis. Mas não em todos.


Um abraço irmão.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 05 de December de 2004 02:10

De algum modo é verdade. Noutros como o meu caso, surte o efeito adverso...

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de December de 2004 07:04

Caríssimo Miguel :

Penso que , nestas matérias delicadas que envolvem tantos preconceitos (estamos a falar de Pessoas, de seres humanos concretos), a melhor Doutrina e Tradição é a de Jesus Cristo:

"Dou-vos um mandamento novo:
Amai-vos uns aos outros.
Assim como Eu vos amei,
também vós deveis amar-vos uns aos outros.

EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO 13,34"




Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de December de 2004 17:38


Católicapraticante

Concordas com a lei do casamento dos Homosexuais?
Para quê querem eles casar? E depois ainda vem a adopcão. Será algo de bom viver num ambiente desses?
Nem entendo esse viver...
Deus manda amar a todos...está certo, amas tu a todos? Ou alguns, nem nos interessam?
O meu pai ensinou-me assim: falamos a toda a gente...mas não nos devemos sentar ao lado de todos...senão somos iguais a eles!!!
Imagina, eu agora sentava-me ao lado de uma lésbica...que diziam? Eu era igual a ela!!! .... ???
Lá que devemos respeitar as pessoas tal e qual o são, acredito...agora amar? Poucos são os que se amam...Quem ama o inimigo? Tu foste acusar o padre João Luis, tu não o amas!!!
É fácil dizer as coisas, agora cumpri-las...quem as cumpre?

Somos humanos e todos temos defeitos e qualidades...é preciso que todos pensamos nisto!

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de December de 2004 20:03

"mas não nos devemos sentar ao lado de todos...senão somos iguais a eles!!! "

Cara Ana :
Devo confessar que tu és um tipo de pessoa cujos valores e atitudes perante a vida me chocam muitíssimo mais do que alguns homossexuais e lésbicas que conheço.
No entanto, tenho a certeza que seria capaz não só de me sentar ao teu lado, como de partilhar contigo uma refeição, como de te acolher se precisasses e estivesse numa situação difícil, como de lutar pelos teus direitso se fose caso disso.
Tenho a certeza absoluta que o faria.
Porque, ao contrário do que ti, eu tenho a certeza que todos somos iguais na nossa humanidade, nas nossas fragilidades e na nossa dignidade de pessoas, perante Deus e perante os homens.
Um lésbica não é diferente de ti ou de mim. Tem a mesma dignidade, os mesmos direitos humanos e a mesma capacidade de amor .

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 05 de December de 2004 20:17

Só uma observação:

"mas não nos devemos sentar ao lado de todos...senão somos iguais a eles!!! "

Caríssima Ana,

olha que este não foi o exemplo de Cristo...

Abraço amigo

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de December de 2004 20:56


Catolicapraticante e rmcf


Pois eu sou assim... fui assim ensinada e não me tenho dado mal com a vida...lol. Talvez me acho um pouco superior de ter tido um pai maravilhoso...Não era alcoólico, não era mulherengo, não andava metido em desordens, não era mentiroso, mas ensinou-nos a vida...e muito amigo da familia...
Olhai, que tenho lidado com padres e vejo neles que também por vezes se afastam de pessoas, porque?

catolicapraticante....se te achas bem junto dos homosexuais ou das lésbicas, vive com essa gente. Eu até ao momento não conheço ninguém, felizmente!...

Temos de saber escolher os amigos...sabiam?

rmcf...expliquei-me mal: senão, pensam que somos como eles!!!

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.