Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6
Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 05 de December de 2004 21:45

Cara Ana,


"Eu até ao momento não conheço ninguém, felizmente!... "

Jesus não ficou na casa de Zaqueu?? Não pediu água à samaritana?? Não defendeu a mulher adúltera?? FELIZMENTE deixou-nos este exemplo da igualdade e do mesmo direito à dignidade....

Eu FELIZMENTE conheço pessoas diferentes: uns baixos, uns magros, uns altos, uns baixos, uns heterossexuais, outros homossexuais...

E da mesma forma que não me sinto mais gorda por conviver com alguém menos elegante, também não me "sinto" lésbica só porque convivo com alguém cuja orientação sexual difere da minha.... e não me importo minimamente com o q os outros pensam ou deixam de pensar... Se assim fosse, cada manhã, antes de sair de casa, teria que fazer uma investigação sobre o que os outros pensam de eu levar aquelas calças com aquela camisola, sobre o que os outros pensam de eu andar de cabelo solto ou agarrado, sobre o que os outros pensam disto e daquilo....

Um abraço

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 05 de December de 2004 23:02

Concordo... é que isso não se pega... e até é bom conhecer pessoas diferentes... para percebermos que não são assim tão diferentes... é uma pena esta género de preconceitos. Cara Ana, não foi porque Cristo se aproximou dos pecadores que se tornou pecador... e não se importou muito que o tenham criticado. É uma pena que os cristãos continuem a oensar assim...

Abraço amigo

Miguel

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de December de 2004 23:23

Pois, Ana, eu Felizmente, tal como a Marta, conheço pessoas muito diferentes umas das outras e muito diferentes de mim... E isso É UMA BENÇÃO!
Porque afinal, tal como já te disse não são assim tão diferentes - somos TODOS IGUAIS no essencial.
Foi isso que Jesus cristo veio dizer.
E foi por isso mesmo que foi morto e crucificado pelos doutores da lei .
Não deixa de ser irónico que dois mil anos depois, os mesmos "doutores da lei se agarrem "á lei e cultura judaica" para justificar O QUE É CRISTAMENTE INJUSTIFICÁVEL - a dIscriminação e falta de caridade para com os outros...

Querida ana, se tivesses tido oportunidade , como eu já tive, de trabalhar com pessoas que cometeram os crimes mais terríveis e passaram a maior parte das suas vidas em cadeias, e descobrir com elas a dignidade inalienável de todos os seres humanos, ficarias surpreendida sobre o quanto podemos aprender sempre com todos os seres humanos.

Um abraço irmão.


Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de December de 2004 23:41

Já agora - duvido muito que não conheças ninguém homossexual. Atendendo ás estatísticas e ao páis onde vives, de certeza absoluta que na tua comunidade, na tua vizinhança e no teu círculo de amigos e, eventualemente atá na tua família há pesssoas homossexuais. Só que a mior parte não assume a sua orientação, com medo de represálias... quantas vezes já te terás sentado ao lado de um homossexual sem saberes?
Muitas, de certeza.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 06 de December de 2004 00:01

Volto de novo a sintetizar a doutrina católica sobre o tema em questão.
Á pergunta que dá base ao tema: "Será a orientação sexual um pecado?" A resposta é não. Serão os actos homosexuais um pecado, a resposta é sim.
Já ficou ao longo de vários posts esclarecido que o que o catecismo da Igreja diz que devemos acolher os homosexuais, da mesma forma que acolhemos os heterosexuais.
O pecado nunca está numa orientação mas no agir. Cristo ama todos, homo e heterosexuais. O que Cristo rejeita são os pecados de cada um, nunca a pessoa.
Fala-se aqui em "assumir a sua orientação sexual", mas a expressão é vaga. Que quer dizer? Que a pessoa assume-se homosexual mas em obediencia à lei de Cristo e da Igreja vive em castidade? Se é isso não ´há nada a apontar. Mas se assumir, é viver com alguem do mesmo sexo, em comunhão de vida como se de um casal se tratasse, então há uma clara desobediencia.
A menos que o Evangelho de hoje seja ditado pela "Opus Gay" e outros lobbys semelhantes que afirmam que uma relação homosexual é igual a uma relação heterosexual.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de December de 2004 02:04



catolicapraticante


Sinceramente, não conheço ou melhor, não convivo com alguém que seja homosexual ou lésbica...se o são, eu não sei, falo das pessoas amigas...
Claro, que na comunidade portuguesa, fala-se de um rapaz, que assumiu ser gay e a familia pô-lo de parte...ele queixou-se disso...
Quanto a Canadianos, conheço muita gente, mas desconheço que sejam gays ou lésbicas...
Acreditas, que aquí os vizinhos, nem se conhecem, por vezes? Aquí onde eu vivo é só vivendas. As vivendas têm terreno à volta, para falar com um vizinho temos de ir à rua. No inverno, caie neve e o tempo não convida a andar na rua, apenas no verão conversamos, quando andamos a passear...

Um dia como hoje, nem convida a sair à rua...muita neve e durante a noite está previsto as temperaturas irem aos 24 graus negativos! Por isso vizinhos, só acenamos com as mãos do lado de dentro dos carros!!!:)

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 06 de December de 2004 10:30

Mas não percebes, João Luís que isso do viver em castidade, embora a Igreja o proponha, não faz muito sentido? PorquÊ? Se não é pecado ser-se homossexual, porque há-de sê-lo assumir plenamente essa sua sexualidade? Por que se há-de pedir a estes homens e mulheres que tenham o mesmo comportamento que é pedido a sacerdotes e religiosos?´E se estas pessoas encontrarem alguém de quem gostem? É impossível? Não, não é! A vida está aí a prová-lo... As duas pessoas que melhor conheço e que são cristãs (continuam a sê-lo, e empenhadas) e homossexuais, e que sofreram imenso com isso, descobriram companheiros com os quais vivem uma vida que em nada causa o escândalo, incomoda ou choca, há já vários anos. Dizem amar-se. E por que não será isso verdade? Não podíamos esperar que há 2000-3000 anos, numa sociedade como a hebraica, isso fosse compreendido... mas hoje? Deus continua a falar-nos de tantas maneiras... E, sinceramente, não consigo ver como pode Deus não estar entre duas pessoas que se amam. Os homossexuais estão hoje muito longe das caricaturas de plumas e implantes que a tv tanto gosta de mostrar. E a posição da Igreja não tem por que ser definitiva. A homossexualidade como orientação já foi considerada pecado.

Volta à minha: não se pode exigir, até por caridade, a duas pessoas homossexuais, cuja orientação não é pecado, se comportem como padres e freiras. Há aí uma contradição, ou não? Um coxo, que nasça coxo, não deve ainda assim tentar andar? Um cego deve abdicar do braille? E já ouve um tempo em que também estas deficiências eram consideradas senão como pecado, pelo menos como resultado do pecado...

Finalmente, recordo que a homossexualidade existe na natureza... criada por Deus.

Devo já agora dizer que eu próprio mudei ao longo da minha vida de posição... foi o contacto com homossexuais que me levou a isso: a sua vida, mesmo em casal, parece-me transparecer também o amor de Deus... eu pelo menos nao vi nada que me levasse a pensar o contrário. E não deve ser o Amor a medida de todas as coisas?

Abraço amigo

Miguel








Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de December de 2004 19:00

Tem toda a razão, Miguel. Há casais homossexuais com uma intimidade e amor mais profundos e verdadeiros que muitos heterossexuais .
Como pode o amor não fazer parte dos "Planos de Deus"?
O ódio, a maldade e a MENTIRA é que não fazem, de certeza.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de December de 2004 18:02


Catolicapraticante


Tu tens as mesmas ideias de um senhor que anda sempre aquí na igreja...O povo chama a este senhor, o Homem de 2 caras...É amigo de todos os padres e diz mal deles. Convida as pessoas para ler as leituras, para proclamar a palavra de Deus e vive junta com um homem...ele diz, se eles se amam, porquê, não ir a ler? Alguém, teve de ir falar com o bispo e deixou mesmo de ler...
Se as leis da igreja, não são essas, como podes estar de acordo? Queres tu mudar as leis da igreja?

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de December de 2004 19:08

Ana
Não julgues os outros em função de ti mesma, OK?
Esse "ambiente de sacristia" que se vive na tua pequena comunidade feito de "coscuvilhices", maledicências várias, preconceitos e pouca formação não me parece lá muito Católico... è um bom exemplo boa imagem da necessiade premente de se investir numa séria formação de Leigos.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de December de 2004 21:44


Queres dizer, que deixar passar tudo em vão...é melhor o ambiente?
Misturar o trigo com o joio? lol...

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 08 de December de 2004 23:38

Cara Catolicapraticante

Recapitulando posso confirmar que concordas que as tendencias homosexuais constituem uma realidade objectiva e intrinsicamente desordenada que os homens e mulheres devem procurar corrigir.


Certo?

Pedro B

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 09 de December de 2004 04:16

Não, caro pedro.
Relê os meus posts sobre o assunto e também os do Miguel.
O que deve ser sempre corrigido, porque é um realidade "intrinsecamente desordenada" é a Maldade, a MENTIRA e o EGOÍSMO. Qualquer que seja a orientação sexual das pessoas.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 09 de December de 2004 04:30

Isto se fores cristão,claro.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 10 de December de 2004 10:50

Cara Católicapraticante

Claro que a maldade a mentira e o egoismo são realidades intrinsecamente desordenadas. Aí estamos de acordo.

Onde estamos em total desacordo é que eu entendo que as tendencias homosexuais são realidades objectiva e intrinsecamente desordenadas, que os homens e as mulheres devem tentar corrigir.

Tu como acabaste de reconhecer não subscreves esta posição.

A minha posição é a da Igreja

A tua posição é contrária à posição da Igreja.

Tão simples quanto isto.

Saudações

Pedro B


Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 10 de December de 2004 11:56

Caro Pedro B

Não me parece que a Igreja entenda que as pessoas com tendências homossexuais devam tentar corrigi-las... devem abster-se de outras relações... mas serão incapazes de as corrigir...
E tu? Serias capaz de mudar as tuas tendências hetero?

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 10 de December de 2004 15:42

Caro RMCF

Surpreende-me que te pareça que a Igreja não entenda que os homens e mulheres procurem corrigir realidades intrinsecamente desordenadas.

Todo o homem é chamado a corrigir qualquer realidade desordenada como sejam as tendencias homosexuais ou outras realidades desordenadas.

A nossa vida é um caminho e um projecto. É nossa responsabilidade procurar ordenar o que está em desordem.

Em relação à tua questão a mesmo em concreto não tem cabimento porque o que está ordenado é as pessoas terem propensão heterosexual. Em abstracto naturalmente que procuro corrigir as minhas falhas por vezes com mais sucesso mas muitas vezes com insucesso. Muitas vezes penso que não sou capaz de as corrigir e porventura algumas nunca conseguirei.

Compreendo que a tua questão procure transmitir que as pessoas com tendencias homosexuais dificilmente as conseguem contrariar ou corrigir. Ora o simples propósito de se absterem ter relações homosexuais é uma forma de procurarem corrigir uma tendencia objectivamente desordenada.

Pedro B

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de December de 2004 16:23

Pedro B


Sempre a teu lado:)

Não compreendo, como as pessoas se dizem católicas e estão contra as leis da igreja. E querem que essas leis sejam mudadas...





Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de December de 2004 17:31

Pedro B.

“A nossa vida é um caminho e um projecto. É nossa responsabilidade procurar ordenar o que está em desordem.”

Tens toda a razão. Eu por exemplo considero que o cinisno é uma desordem dos afectos e do próprio carácter.

Quase sempre é uma máscara para esconder as inseguranças pessoais e afastar certas realidades que temos enfrentar.

A diferença entre o cinismo e a orientação sexual é que o primeiro é uma conduta humana consciente, destinada a fazer mal ao outro.

Nessa perspectiva pode e deve ser corrigida.

A orientação sexual é uma dimensão essencial do ser humano, inata, e que não pode ser corrigida nem deve ser castrada…


E Tens razão quanto à nossa responsabilidade pessoal e autonomia , relativamente ás nossas condutas. Talvez fosse importante reflçectires sobre isso. Nem que seja em latim….

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de December de 2004 17:36

Ao contrário do que escreveste - a "orientação ou propensão sexual " ´nao está "ordenada". Pelo menos pela igreja católica.
È perfeitamente legítima e aceite e não pode dar azo a qulquer forma de estigmatização. Isto claro, segundo a doutrina oficial da igreja...

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.