Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 4 de 30
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 17:26

Isto está cada vez mais engraçado...

-"...quanto mais para os colegas espíritas."

Talvez seja importante esclarecer que não sou espírita. E já o dei a entender quando disse que não comentava o post do Jorge porque as referências eram maioritariamente relativas ao espiritismo, até tenho a ideia que n está muito difundido no nosso país.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 18:41

Citação:
Anori
Isto está cada vez mais engraçado...
-"...quanto mais para os colegas espíritas."

Talvez seja importante esclarecer que não sou espírita. E já o dei a entender quando disse que não comentava o post do Jorge porque as referências eram maioritariamente relativas ao espiritismo, até tenho a ideia que n está muito difundido no nosso país.

Oi ANori...

Eu te fiz duas perguntas... Será que poderias respondê-las?

Eu imagino que o catolicismo romano não ensine a doutrina da reencarnação... Assim como também não ensine as idéias e filosofias a que se apegam os materialistas ateus. No entanto, existe no seu seio, fiéis que acreditam nessas doutrinas anti bíblicas, e se dizem católicas. Isso acontece devido ao distanciamento e ao pouco valor, dado pela igreja de Roma, aos ensinamentos bíblicos... Ainda há quem diga, que a existência desses que pensam assim, no seio da igreja, é fruto da obra do Espírito Santo, tentando fazer a mesma analogia que Paulo fez, na carta a Igreja de Corinto.


Que o Senhor continue nos abençoando


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 18:53

meus amigos,eu sei muitissimo pouco sobre Espiritismo,só ando nisto há 3 anos.
A Reencarnação tem toda a lógica: como explicam os defensores de uma única existencia o facto de uns nascerem perfeitos e em familias abastadas enquando outros nascem com deformidades e em lares muito pobres?
Isso não seria negar a Justiça E Bondade de Deus?
Nós temos o nosso livre-arbitrio e além disso há a lei da causalidade ou acção_reacção.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 19:47

Citação:
demis
meus amigos,eu sei muitissimo pouco sobre Espiritismo,só ando nisto há 3 anos.
A Reencarnação tem toda a lógica: como explicam os defensores de uma única existencia o facto de uns nascerem perfeitos e em familias abastadas enquando outros nascem com deformidades e em lares muito pobres?

Oi Demis, Paz do Senhor...


O homem possui uma natureza má, decaída, pecadora, num corpo corruptível. Isso por si só já explica as tuas questões.

São os sentimentos mesquinhos, como egoísmo e inveja, provenientes da falta de amor ao próximo, que constroem a violência e a grande desigualdade social que temos hoje, em todo o mundo... Esses sentimentos tiveram seu inicio, de acordo com os registros bíblicos, no livro de Gênesis.

De acordo com a Escritura, o pecado deformou a natureza humana. Essa deformação atingiu todo o seu ser, seu modo de agir e de pensar, todo o seu corpo. É por isso que Jesus prometeu a todo aquele que crê, que um dia terão corpos novos que não adoecem nem morrem. QUe todos eles viverão um dia, num lugar livre dos "sentimentos mesquinhos", onde as coisas ruins que acontecem hoje, não se comparam, nem de longe, com as boas que estão reservada para os salvos...


Citação:
Isso não seria negar a Justiça E Bondade de Deus?

O que seria justiça, para você? Seria Deus "passar a Mão" na cabeça do homem, por haver pecado, e não confirmar a sua exortação? Ou seja, Deus deveria ter BLEFADO a Adão para que fosse "Bonzinho"? Ora, Deus preza e zela por Sua Palavra. Ainda que Ele não planejasse alguma forma de salvar e restituir ao homem, sua posição original, ainda assim Ele seria Justo!

Citação:
Nós temos o nosso livre-arbitrio e além disso há a lei da causalidade ou acção_reacção.

O homem por ter uma natureza decaída, tem tendência para o pecado, para as coisas da carne. Só o Espírito Santo em sua vida o habilita para as escolhas certas, agradáveis ao Senhor.

Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 20:02

E mais engraçado ainda...

David,

Então agora em vez de ser eu a repetir-me mais uma vez, porque o que fazes é responder sempre com as frases feitas que qualquer um já conhece de cor e salteado, parece resultado de qualquer tipo de lavagem cerebral, concentra-te e explica o seguinte...

Como pode o homem já nascer pecador? Como pode haver o tal pecado grave se Jesus derramou o sangue exactamente para absolvição dos nosso pecados?

Como pode o homem chamar pecado ao que o permite exactamente ver Deus e o maior gesto de amor jamais visto?

No fundo assumir o pecado é assentir o própio amor fruto do pecado, porque não seria possível experimentar o amor sem o ódio...e segundo a perspectiva do pecado, ódio é óbviamente um sentimento a evitar.

Ora...só faz sentido a luz na escuridão...porque razão durante o dia as luzes da rua estão apagadas, os nossos candeeiros apagados, as velas sem vida? Porque não faria sentido, porque não iríamos dar conta da sua presença, da sua utilidade...era nada, como daríamos valor ao canto dos pássaros, ás flores sem as ervas, às aldeias simpáticas, sem as cidades fervilhantes de vida e barulhentas...não haveria simplesmente o gosto ao doce do mel sem o amargo do fel...estaríamos aí sim condenados a um mundo indiferente, apático...acho que o mundo seria assustador sem o tal do "pecado".

Relativamente à primeira questão até já sei o que vais responder, o belo do Adão...já estou a prever o dejá-vu

Demis, prepara-te...qualquer opinião aqui ao contrário do que deveria acontecer, não é bem-vinda!

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 20:51

Quem crê na reencarnação pode ser um monte de coisas mas cristão não é de certeza.

Por mais que escrevam, os defensores da reencarnação só têm um verdadeiro fundamento que é a sua necessidade pessoal.
Eles não aderem a uma religião, nem sequer a uma filosofia, eles inventam um esquema onde se sintam bem sem qualquer problema de consciência, pois todas as porcarias que fizerem nesta vida serão eventualmente corrigidas na próxima.
Aquilo mais encarne, menos encarne vai dar a q todos se safem sempre.
É uma estratégia e é capaz de ficar mais barata que fazer psicoterapia.

Belief in Reincarnation Tied to Memory Errors
(...)
The researchers found that, compared to control subjects who dismissed the idea of reincarnation, past-life believers were almost twice as likely to misidentify names. In particular, their tendency was to wrongly identify as famous the non-famous names they had seen in the first task. This kind of error, called a source-monitoring error, indicates that a person has difficulty recognizing where a memory came from.

Power of suggestion

People who are likely to make these kinds of errors might end up convincing themselves of things that aren’t true, said lead researcher Maarten Peters of Maastricht University in The Netherlands. When people who are prone to making these mistakes undergo hypnosis and are repeatedly asked to talk about a potential idea—like a past life—they might, as they grow more familiar with it, eventually convert the idea into a full-blown false memory.

This is because they can’t distinguish between things that have really happened and things that have been suggested to them, Peters told LiveScience.

Past life memories are not the only type of implausible memories that have been studied in this manner. Richard McNally, a clinical psychologist at Harvard University, has found that self-proclaimed alien abductees are also twice as likely to commit source monitoring errors.

(...)
Peters also found in his study, detailed in the March issue of Consciousness and Cognition, that people with implausible memories are also more likely to be depressed and to experience sleep problems, and this could also make them more prone to memory mistakes.

And once people make this kind of mistake, they might be inclined to stick to their guns for spiritual reasons, McNally said. “It may be a variant expression of certain religious impulses,” he said. “We suspect that this might be kind of a psychological buffering mechanism against the fear of death.”


Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 21:14

Citação:
Anori
E mais engraçado ainda...

É realmente muito engraçado. Você se coloca no cargo de "perguntadora" e não responde as pergunta que te fazemos... Te fiz duas perguntas na página anterior que você se nega a responder, no entanto quer respostas as tuas indagações...

Citação:
Então agora em vez de ser eu a repetir-me mais uma vez, porque o que fazes é responder sempre com as frases feitas que qualquer um já conhece de cor e salteado, parece resultado de qualquer tipo de lavagem cerebral, concentra-te e explica o seguinte...

Com "frases feitas"? Me baseio na Bíblia, Anori. Ela é quem aponta o Caminho que devemos trilhar. Homens de Deus como Paulo ou Pedro, tem imensamente mais autoridade no ensino do que Allan Kardec ou qualquer outra personalidade adepta da filosofia espírita! Assim, usarei sim, as exortações e admoestações de Pedro, de Paulo, de Tiago e de Jesus Cristo!

Citação:
Como pode o homem já nascer pecador?

AO pecar, aconteceu "algo" nos corpos de Adão e Eva. O fato de antes da queda não perceberem que estavam nús, nos leva a pensar dessa forma... Alguns teólogos acreditam que havia algum "brilho", algum semblante, algo que era refletido por seus corpos e que caracterizava a posição de santidade, de comunhão com Deus, e que impedia que um visse a nudez do outro! Lembrem que Deus havia dado a ordem ao homem de "crescer e multiplicar" antes da queda, antes do primeiro casal desobedecer a Ordem do Criador. Assim, se nesse tempo, antes da queda, Adão e Eva tivessem filhos, estes seriam sem pecados e teriam o mesmo corpo, santo, sem pecados, que seus pais! Como só vieram a ter filhos após a queda, logicamente que seus filhos teriam a mesma natureza decaída com corpos corruptiveis!

Assim, no mesmo instante que pecaram, algo aconteceu com eles, de maneira que o "brilho" sumiu, e passaram a ver a nudez, um do outro, e envergonharam-se de se encontrar com Deus nus!

Gen 3:10 - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

Essa é a resposta bíblica para a questão. É necessário FÉ, para aceitá-la. É necessário fé para acreditar nno relato bíblico! É necessário essa mesma fé, para acreditar em Deus... Fé essa, que é agradável ao Senhor.

Heb 11:6
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe...



Citação:
Como pode haver o tal pecado grave se Jesus derramou o sangue exactamente para absolvição dos nosso pecados?

Os pecados só são perdoados quando se aceita a Jesus como Único e Suficeite Salvador. Aceitar a Jesus não é simplesmente dizer com a boca "eu creio em Jesus", mas ter compromisso com Ele, através da aceitação dos ensinamentos da Sua Palavra!

Assim, o Sacrifício de Jesus não vale para o satanista ou para o ateu que diz não crer em Deus, ou para o espírita, que diz não precisar de Jesus, mas unicamente das suas boas obras para evoluir! Ambos só terão seus pecados perdoados se aceitarem a Jesus, o Messias de Deus!

Citação:
Como pode o homem chamar pecado ao que o permite exactamente ver Deus e o maior gesto de amor jamais visto?

O pecado é uma deformação UNIVERSAL da natureza humana. Assim, todos tem essa deformidade e precisam conhecer a Verdade ensinada na Escritura Sagrada. Pois o pecado só é perdoado através de Jesus, que é o Plano de Deus para restaurar o homem a sua condição inicial!

Citação:
No fundo assumir o pecado é assentir o própio amor fruto do pecado, porque não seria possível experimentar o amor sem o ódio...

O pecado, por ser uma deformidade danatureza do homem, fez nascer tudo que é mau. Assim acreditavam os apóstolos e homens de Deus. Não há como o cristão criar séus princípios longe daquilo que ensinaram os apóstolos, Anori. Todos eles ensinaram sobre o pecado!

Rom 3:23
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;


Assim, só a fé em Jesus Cristo habilita o homem a ter novamente comunhão com o Altíssimo e ter a honra de ser novamente chamado filho de Deus!

Citação:
e segundo a perspectiva do pecado, ódio é óbviamente um sentimento a evitar.

É possível ao cristão se irar, e não pecar...


Efe 4:26
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.


Assim, é possível ao cristão, por ser humano, se irar. Afinal até Jesus se irou, quando pessoas comerciavam no templo. Porém ÓDIO não é um sentimento cristão!

Citação:
Ora...só faz sentido a luz na escuridão... porque razão durante o dia as luzes da rua estão apagadas, os nossos candeeiros apagados, as velas sem vida? Porque não faria sentido, porque não iríamos dar conta da sua presença, da sua utilidade...

A luz e as trevas não são fruto do pecado. FOram feitas por Deus antes mesmo da queda do homem...

Gen 1:5
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.


Assim, foram criados a luz e as trevas, que o Senhor chamou de dia e de noite, no primeiro dia da criação!

Citação:
era nada, como daríamos valor ao canto dos pássaros, ás flores sem as ervas, às aldeias simpáticas, sem as cidades fervilhantes de vida e barulhentas...

Tem certeza que a amiga sabe definir o que seja PECADO e quais as suas consequencias? O que, necessariamente aos seus olhos é fruto do pecado, no seu texto, acima?

Citação:
não haveria simplesmente o gosto ao doce do mel sem o amargo do fel...estaríamos aí sim condenados a um mundo indiferente, apático...acho que o mundo seria assustador sem o tal do "pecado".

Realmente a amiga não sabe o que é o resultado do pecado... Não sei qual o país que vives, mas acredito que não seja um pais africano, ou mesmo uma cidadezinha do nordeste do Brasil... Se morasses num destes lugares, aí sim, talvez soubesses dizer quais os resultados do pecado!

Citação:
Relativamente à primeira questão até já sei o que vais responder, o belo do Adão...já estou a prever o dejá-vu

Se conversar com qualquer cristão, amante da Palavra de Cristo, receberás sempre respostas bíblicas, não tem como ser diferente.

Citação:
Demis, prepara-te...qualquer opinião aqui ao contrário do que deveria acontecer, não é bem-vinda!

Respondi tuas indagações e gostaria de ter a consideração idêntica, onde minhas questões fosseem respondidas. Por isso gostaria muito que a colega me respondesse as duas ques~toes da página anterior.

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 15/04/2009 21:18 por David_.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 22:41

Citação:
David
Eu imagino que o catolicismo romano não ensine a doutrina da reencarnação... Assim como também não ensine as idéias e filosofias a que se apegam os materialistas ateus. No entanto, existe no seu seio, fiéis que acreditam nessas doutrinas anti bíblicas, e se dizem católicas. Isso acontece devido ao distanciamento e ao pouco valor, dado pela igreja de Roma, aos ensinamentos bíblicos... Ainda há quem diga, que a existência desses que pensam assim, no seio da igreja, é fruto da obra do Espírito Santo, tentando fazer a mesma analogia que Paulo fez, na carta a Igreja de Corinto.

Olha David_

Hoje, verdadeiramente pela primeira vez apetece-me mandar-te assim para um sítio bem conhecido! Que tens má fé já o sabia, mas agora vejo a que nível. A pouca boa vontade que ainda ia tendo contigo acabou! Usares assim as minhas palavras quando defendi a diversidade na unidade da Igreja Católica, para extrapolares que eu defendo qualquer movimento folclórico e reclamar para isso a intervenção do Espírito Santo, é nitidamente RELES, HIPÓCRITA!

Vade Retro!

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 15/04/2009 22:54 por Cassima.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 22:51

Hehehe eu não sei se ele se lembrou sequer de si ou das suas palavras em particular, mas que você pensa sempre que sim é uma realidade lol

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 23:19

Citação:
Jorge Gomes
Hehehe eu não sei se ele se lembrou sequer de si ou das suas palavras em particular, mas que você pensa sempre que sim é uma realidade lol

Nem eu me arrogo importância que não possuo nem me remeto à insignificância que não tenho.

Qualquer pessoa que tenha acompanhado o tópico "Como surgiu a igreja católica?" do fórum da Bíblia nos últimos dias, sabe que as palavras do David se referem às nossas trocas de mensagens, nomeadamente esta aqui!



Editado 1 vezes. Última edição em 15/04/2009 23:20 por Cassima.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 23:34

Pois não sei, só sei que toda a gente já conhece a sua opinião em relação ao tema, já que são variadas as intervenções neste tópico contra a reencarnação, só se ele fosse burro pra estar a referir-se a você digo eu lol.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Matheus (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 02:20

A Graça e a Paz do Senhor Jesus

E a pergunta continua sem resposta....

O espírito que "supostamente" reencarnou em Caim foi proveniente de quem?

Se alguém julga o livro de Gênesis como uma "ilustração" e não algo literal, então me explique qual é o ponto de vista do início da vida humana...

Para mim, basicamente existe a criação literal, como descrita no livro de Gênesis e a Evolução de Darwin.

Se o ponto de vista de quem acredita na reencarnação, acerca da "criação", for evolucionista, então os animais também têm espírito e reencarnam não é?
Não entendo, alguém poderia explicar isto?

Matheus

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 10:17

Não sei se isto já foi discutido ou não mas vou lançar. Just for the fun...

Imaginemos eu, o Jorge e a Cassima. Todos os 3 têm espíritos/almas diferentes que animam os nossos corpos. Mas tendo em conta as teorias dos espíritas, estes espíritos que nos animam já animaram milhões de outros corpos. Como é que vai ser então quando chegar o fim dos tempos e formos todos para o paraíso, e as almas regressarem aos corpos? Se a minha alma já esteve em milhares de outros corpos, qual vai ser o corpo que essa alma vai animar e como é que vai ser feita essa selecção? Ou será que os outros corpos são lixo, sendo considerados inferiores? Sendo assim, o ladrão que morreu com cristo também era lixo. E ele foi para o paraíso...

Como explicam, na parábola do rico, que o mesmo não tenha reencarnado noutra pessoa para se tornar não sei lá o quê, e que esteja a arder no inferno, não podendo sair de lá?

Tenham a bondade de me explicar...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Matheus (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 13:23

Citação:
s7v7n
Não sei se isto já foi discutido ou não mas vou lançar. Just for the fun...
Imaginemos eu, o Jorge e a Cassima. Todos os 3 têm espíritos/almas diferentes que animam os nossos corpos. Mas tendo em conta as teorias dos espíritas, estes espíritos que nos animam já animaram milhões de outros corpos. Como é que vai ser então quando chegar o fim dos tempos e formos todos para o paraíso, e as almas regressarem aos corpos? Se a minha alma já esteve em milhares de outros corpos, qual vai ser o corpo que essa alma vai animar e como é que vai ser feita essa selecção? Ou será que os outros corpos são lixo, sendo considerados inferiores? Sendo assim, o ladrão que morreu com cristo também era lixo. E ele foi para o paraíso...

Como explicam, na parábola do rico, que o mesmo não tenha reencarnado noutra pessoa para se tornar não sei lá o quê, e que esteja a arder no inferno, não podendo sair de lá?

Tenham a bondade de me explicar...

A Graça e a Paz do Senhor Jesus

Boa abordagem essa sua s7v7n...
Isto prova mais uma vez que a reencarnação e o ensinamento Cristão e Bíblico se chocam.
Ou se crê numa coisa, ou noutra.

Matheus



Editado 1 vezes. Última edição em 16/04/2009 13:25 por Matheus.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 13:40

expliquem-me a razão de uns nascerem com tudo e outros não?
uns perfeitos e outros deficientes?
não estará em causa a justiça divina?
uma coisa que reparo numa certa igreja é isto: as pessoas vão à missa todas arranjadinhas e "cortam na casaca" a torto e a direito.
é isto a tolerancia cristã?

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Matheus (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 16:21

Citação:
demis
expliquem-me a razão de uns nascerem com tudo e outros não?
uns perfeitos e outros deficientes?
não estará em causa a justiça divina?
uma coisa que reparo numa certa igreja é isto: as pessoas vão à missa todas arranjadinhas e "cortam na casaca" a torto e a direito.
é isto a tolerancia cristã?

Demis

A Graça e a Paz do Senhor Jesus.

O problema é que o homem tem o péssimo hábito de atribuir esse tipo de coisas ao Deus altíssimo.
Existem algumas explicações para que uns nasçam doentes e outros não.
Vamos analisar a seguinte situação:
Se uma mulher que está grávida tem pessimos hábitos, bebe, fuma, consome drogas e não faz "pré-natal" é certo que este bebê, terá problemas congênitos e/ou má formação não é? a Ciência prova isto. Estão não queiras atribuir esta culpa à Deus.
Relações sexuais entre pessoas que tem doenças venéreas pode produzir também várias doenças, como cegueira nos filhos. Se formos considerar o fato de que as pessoas também tem incompatibilidades sanguíneas, isso torna o problema de nascença totalmente possível à luz da ciência.
Me explique o seguinte... E os animais que nascem doentes e com problemas? Eles também tiveram vidas passadas por nasceram desta maneira?

Outra forma de analisar esta situação é a luz da bíblia. Veja as passagens abaixo:

João 9: 1 a 7

E passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus.
Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego, e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo.

Atos 3: 1 a 10

Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona.
E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam.
Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
E ele os olhava atentamente, esperando receber deles alguma coisa.
Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.
Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus.
Todo o povo, ao vê-lo andar e louvar a Deus, reconhecia-o como o mesmo que estivera sentado a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e todos ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.


Neste caso, estes problemas "serviram" para que se mostrasse a Glória e o poder de Jesus naquela ocasião.

Quanto a sua indagação a respeito de uns nascerem pobres e outros ricos... Tem explicação lógica sim.
Eu tenho vários exemplos de pessoas que nasceram em "berço de ouro" e por não saber administrar as suas riquezas, hoje são pobres.
Podemos tomar também o exemplo de Jesus... Veja só, ele obviamente não reencarnou, não é isso que eu quero dizer, mas ele veio ao mundo pobre, sofreu, foi perseguido e morreu como um criminoso. O que fez Jesus para merecer tal recompensa?
É como eu disse, o homem costuma atribuir à Deus problemas que são consequências de seus próprios erros.

Matheus

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 17:55

Citação:
demis
expliquem-me a razão de uns nascerem com tudo e outros não?
uns perfeitos e outros deficientes?
não estará em causa a justiça divina?
uma coisa que reparo numa certa igreja é isto: as pessoas vão à missa todas arranjadinhas e "cortam na casaca" a torto e a direito.
é isto a tolerancia cristã?

Olá.

Tens inveja do que os outros têm é? Gostavas de ter mais daquilo que tens? Então trabalha para isso. Para depois poderes dar aos teus filhos um bom património como herança. E qual é o mal nisso em tu teres mais que eu?

Casos mais extremos. África, India, países onde a miséria é grande. A culpa é de Deus? Que culpa tem Deus em que os seres humanos só façam "porcaria"? Se eu roubo, mato, esfolo, prejudico tudo e todos, corto a comida aos pobres, deixo morrer os desgraçados sem vacinas ou comida, que culpa tem Deus nisso? A culpa é minha e só minha e de todos os que participam nisso. Querias que a justiça divina interviesse como um polícia sinaleiro? Pois tens azar que não vai acontecer. O que vai acontecer é quando morreres, vaias dar conta do que fizeste. E tudo o que fizeres de mal aos outros, estás a fazer a Deus.

Quanto ao sair da missa e cortar na casaca tens toda a razão. Há muita gente que faz isso. E tu se calhar eras capaz de fazer o mesmo. Ou és melhor que os outros? Vês alguém a proceder mal, vai falar com essa pessoa. Ou estás-te a borrifar? Se calhar é isso...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 18:05

Paz do Senhor...


Bom texto, Matheus...

EU ainda acrescentaria o fato de estarmos, a cada dia, caminhando para um mundo mais violento, devido a falta de amor dos homens.

Se a doutrina da reencarnação é verdadeira, e as pessoas evoluem a cada reencarnação o seu espírito, deveria acontecer justamente o contrário. Deveríamos estar a caminhar para um mundo melhor, mais justo, com mais igualdade e amor ao próximo, sem guerras... Mas o que enxergamos não é essa verdade. Para se ter idéia as guerras mais sanguinárias e que morreram mais pessoas de todas as épocas da história da humanidade, foram travadas de 70 anos para cá...

Existe a evolução espiritual, assim como ensina a doutrina espírita? O proceder da humanidade nos diz justamente o contrário.

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 20:34

-"Quem crê na reencarnação pode ser um monte de coisas mas cristão não é de certeza."

Lena,
Não sei se a propósito de ter esclarecido que não era espírita, mas com isso não assumi ser cristã. Negar uma não significa necessariamente assumir a outra.

-"Por mais que escrevam, os defensores da reencarnação só têm um verdadeiro fundamento que é a sua necessidade pessoal."

Não concordo com a observação, não se trata de um desenvolvimento e um ponto de chegada de uma tradição, é algo que permanece, mas que se tenta diluir. Por outro lado mesmo com fundamento na necessidade pessoal, não sei porque apontas como algo negativo, é algo legítimo, e que a humanidade carrega. Pessoal, sim até é, trata-se de um desenvolvimento pessoal, sem dúvida...mas é um conhecimento inato, que não constrói leis novas, mas apenas as descobre na escuridão. Passa por encontrar a tua unicidade na pluralidade. Não sei porque usas frequentemente a palavra verdadeiro, é um grande risco, ainda mais quando se trata de um tema tão delicado, em que a verdade permanece quase encerrada em convicções. Mas entendo...a projecção é simultaneamente um fenómeno psicológico e espiritual.

Usando expressões como "It may be..." or "We suspect..."...a relatividade daquilo que assumimos como verdade é enorme…prometo ler o texto completo, mas dizer que são as pessoas que se convencem, e que as depressivas são mais potenciais em aceitar esta teoria, e depois misturar abduções, acreditar em vida em outros planetas não é o mesmo que acreditar na reencarnação…hipóteses destas não vão longe, qualquer criança as poderia sugerir! Quem diria que a Índia é um país depressivo, auto-convencido em massa, os budistas foram abduzidos por ET´s, dormem mal de noite e claro lembraram-se de criar este mecanismo para assustar a morte e mandar o medo para longe!! Aceitar que há pessoas que evoluíram o suficiente, que conseguem conscientemente trabalhar em outras dimensões é de ter inveja eu sei! Mas falar do que não se conhece…é sempre mais coerente dar o beneficio da dúvida! Ver para crer!! Com tanto gosto em apostar em respostas baseadas na ciência, que a pouco e pouco até vai vergando, devias saber que a experiência é nesse campo fundamental, a questão colocasse é se quem fez a experiência era competente na área. Provavelmente o estudo baseou-se numa população pouco variada, com aquelas apreciações devem ter sido indivíduos em situação frágil, conheço muito boa gente que não entra em nenhum desses parâmetros e crê na reencarnação, com elevado grau de instrução, realizadas e felizes.

-“ Eles não aderem a uma religião, nem sequer a uma filosofia, eles inventam um esquema onde se sintam bem sem qualquer problema de consciência, pois todas as porcarias que fizerem nesta vida serão eventualmente corrigidas na próxima.
Aquilo mais encarne, menos encarne vai dar a q todos se safem sempre.”

Mas o que é isto…tu sabes bem o que estás a dizer?! Não aderem a uma religião, nem sequer a uma filosofia? Sabes o que dizes, ou “falas” mesmo sem pensar? Budismo, hinduísmo…jainismo, taoísmo…não te dizem nada?! Não compreendes mesmo nada de reencarnação, está mais que visto, fazer porcarias sem qualquer problema de consciência…é isso que achas? Estou pasma! Crer na reencarnação é aceitar e trilhar a via da busca e aperfeiçoamento espiritual, como pode alguém com esta consciência, fazer a porcaria como dizes de ânimo leve? Isso só é possível para quem não sabe nada sobre o que envolve essa atitude…foi ingenuidade a tua fazer esse comentário!!!!

Em relação à psicoterapia, é um meio onde o tema é abordado com normalidade se isso te ajuda. Para veres a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tem um curso pós-graduação em Hipnose Clínica e Experimental, a Universidade Fernando Pessoa pós-graduação em ciências da Consciência, com um corpo docente vasto, entre eles Prof. Doutor Alain Masson, Prof. Doutor Mário Simões, Dr.ª Paula Soares, Dr.Luís Lopes, Dr.Nuno Sá Coimbra…entre outros. Pois é…pensa duas vezes antes de marcar consulta.

Isto já vai longo…depois volto
até

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 20:53

David,
com tanto post não foi por mal, mas sinceramente, com tantos versículos da Bíblia, fica quase impossível. E depois eu já dei a minha opinião e esta vai ser a última vez...

A Bíblia é composta por pedaços de cosmogonias.

Com tantos aspectos na Bíblia nem sei por onde começar…

A criação fora da Bíblia

Quando se encontrou em 1851, a biblioteca de Nínive, a famosa biblioteca de Assurbanipal, veio a lume o mais importante documento cuneiforme sobre a criação do mundo, conhecido este por Enuma elish (“Quando no Alto”). São sete tabuletas do primeiro milénio antes da nossa era.

“Quando no alto o céu ainda não é nomeado, Terra firme em baixo ainda não tinha sido chamada por nome.”.Só havia o caos aquoso. Criam-se os primeiros deuses. O deus do Céu, Anu, gera Nimrud “à sua imagem”, o que evoca a criação do homem- (Gen 1,27), etc...Mais que observações de pormenor, é curioso fazer o confronto entre Gen1, com Enuma Elish no seu conjunto. Speiser vê-o da seguinte forma:

Génesis
Espírito Divino cria a matéria cósmica
Terra- vastidão informe. As trevas cobrem o abismo
Criação da luz
Criação do firmamento
Criação da terra seca
Criação de luzeiros
Criação do homem
Deus descansa e santifica o sétimo dia

Enuma Elish
Espirito divino e matéria cósmica coexistem
Caos primitivo. Tiamat envolvida em escuridão
Luz que emana dos deuses
Criação do firmamento
Criação da terra seca
Criação dos luzeiros
Criação do homem
Os deuses descansam e celebram

Em outro texto babilónio antigo, o homem é criado de barro misturado com o sangue de um deus esquartejado. Este homem selvagem , corresponde ao Adão bíblico, chama-se lullu.

Do Egipto, a Instrução para Merikaré, onde se lê:
“Bem dirigidos são os homens, gado de deus. Ele fez céu e terra de acordo com o desejo deles, e repeliu o monstro marinho. Fez o pão da vida para as suas fossas nasais. Aquele que saíram do seu corpo são suas imagens (…) fez para eles plantas, animais, aves e peixes, para os alimentar” (Anet 417)
Em Mênfis há a criação pela palavra, “através do que o coração (de Ptah) pensou e a língua ordenou”. O deus descansou após a sua obra.

Estas são culturas próximas da Bíblia. São indiscutíveis as semelhanças. Tira as tuas próprias conclusões!

Isto é só uma amostra...não vou perder mais tempo com isto.

"o mito foi de tal modo posto ao serviço da fé no Deus de Israel, que os seus traços quase se esvaíram por completo. São escombros que o leitor comum não adverte. Mas existem."
José Nunes Carreira

...

Página actual: 4 de 30


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.