Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456
Página actual: 6 de 6
Re: Nova espada!
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 16 de August de 2007 15:58

A uns só interessa falar mal da missa tridentina, a outros só interessa falar mal da actual, chamando-lhe palhaçada e dessacralização, e querendo fazer passar a toda a força a mensagem de que a única solução para tais problemas é voltar ao antigamente...

E há muito mais movimentos organizados de crítica da missa actual do que da tridentina...

Não se trata de dizer mal da missa tridentina. Trata-se de reconhecer os seus limites, que a reforma litúrgica procurou resolver. E sobretudo, o que se rejeita não é a missa tridentina enquanto forma litúrgica histórica, mas os significados que estão implícitos na sua defesa.

Re: Nova espada!
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de August de 2007 17:41

Acredita para muitos trata-se de apenas dizer mal da missa tridentina, e concordar com todas as palhaçadas que se façam na missa actual.

Acho que não me viste escrever nada disso no fórum, acabar com a missa actual para voltar à de antigamente. Mas acredito que os haja também por aí. Há de tudo. E isso é que é triste.

Se o Papa achou por bem liberalizar, é porque ele sabe o que anda a fazer. E concerteza que não tomou essa decisão sozinha. Até porque essa missa nunca foi abolida. Agora passou é a ser estendida a todos. Não vejo mesmo nada de mal. Só mesmo má vontade de muita gente. Tanto de um lado como do outro.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Nova espada!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de August de 2007 19:43

Citação:
s7v7n
Se o Papa achou por bem liberalizar, é porque ele sabe o que anda a fazer.

Acho muito interessante terem essa perspectiva quanto aos actos do Papa.

Aguardemos que ela se mantenha.

João (JMA)

Re: Nova espada!
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de August de 2007 21:56

Este Papa já deu provas que não é nenhum leigo, e que sabe bem o que anda a fazer. Por isso digo o que digo.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Nova espada!
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 17 de August de 2007 00:46

Seven, acho muita graça a dizeres que o Papa não é nenhum leigo. Deve ser o pior insulto, chamar-lhe leigo!

Leigo = ignorante, incapaz, irresponsável...

Está tudo dito! :)

Re: Nova espada!
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 17 de August de 2007 02:09

Oh Renato, essa é uma indirecta ao leigo_XXI?

Re: Nova espada!
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 17 de August de 2007 02:30

Claro que não! Porque razão é que ele lhe ia chamar esses nomes? O leigo_XXI pelo que já li dele, parece-me ser boa pessoa.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Nova espada!
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 17 de August de 2007 12:48

Não, por amor de Deus, nem me passou pela cabeça falar do leigo XXI. A frase é irónica. É uma indirecta, sim, ao seven, que disse que "o papa não é nenhum leigo"

Até porque eu também sou leigo.

Re: Nova espada!
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 18 de August de 2007 02:38

ola a todos

neste caso todos somos leigos, uns consagrados pelo baptismo, outros Confirmados pelo Crisma, outros Consagrados pela Ordem, enfim todos fazemos parte desta Igreja...


Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Nova espada!
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 18 de August de 2007 13:07

Os consagrados pela Ordem não são leigos, são clérigos.

O que todos somos é fiéis, não leigos.

Re: Nova espada!
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 21 de August de 2007 05:40

Da wikipédia:


«Leigos para a Igreja Católica são os membros que não são ordenados, isto é que não receberam o sacramento da ordem. Os que recebem o sacramento da ordem são os bispos, os sacerdotes (presbíteros), e os diáconos, pelo que todos os demais membros da Igreja Católica são tecnicamente "leigos".

No entanto, correntemente, excluem-se deste grupo os que, não sendo ordenados, são membros de ordens e congregações religiosas, habitualmente designados por irmãos, frades irmãs, freiras.»

Ir para a página: Anterior123456
Página actual: 6 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.