Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6
Re: Nova espada!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 17:38

Para rematar, queria dizer: se o próprio Papa celebrava frequentemente a missa antiga, e ele percebe mais de Teologia que qualquer um de nós aqui, quem será que tem razão?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Nova espada!
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 17:52

Ola
Diogo com esse argumento, das cabo de todos os anos de CVII, porque antes dele so se celebrava o rito antigo, assim dizes que todos os teologos, liturgistas e depais pastoralistas estão todos errados...
Parece-me abusivo


Cumprimentos


Sérgio Lopes

Re: Nova espada!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 18:40

Estou só a dizer que a missa antiga não estava mal. O que não quer dizer que a nova esteja.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Nova espada!
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 18:46

Mais uma vez, se ouvirem com atenção, aquilo que a Igreja tem para nos dizer, não existe nada de contraditório para esta missa. Só vai quem quer. A missa é válida, e não é justo que pessoas menos formadas venham gozar com a mesma, quando apenas demonstram ignorância e pouco bom senso. A missa Tridentina faz parte da fé católica. A missa tridentina não é nenhum ritual satanico. É uma missa tão válida como a outra. Ninguém é obrigado a ir. Tanta revolta por causa de uma missa. Caramba!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Nova espada!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 20:10

Caro Diogo,

Se há sacerdotes jovens que querem celebrar o Rito de 1962 fazem muito bem. Conforme te disse nâo tenho nenhuma oposição a tal Rito.

E se tu quiseres assistir a tal celebração acho que fazes muito bem. Já expus a minha opinião a esse respeito.

João (JMA)

Re: Nova espada!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 21:08

Caro João,

Eu tenho muita curiosidade em assistir a uma missa antiga. Mas realmente nunca fui.

O que me põe nesta batalha é a pluralidade da Igreja, ou seja, que todos tenham lugar.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Nova espada!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de July de 2007 17:49

Diogo,

Batalhas por uma boa causa. Tens todo o meu apoio.

João (JMA)

Re: Nova espada!
Escrito por: Simone (IP registado)
Data: 17 de July de 2007 18:20

JMA,

aí está, eles não tem motivo algum de ordem pastoral, eles simplesmentes não qierem e pronto. Pois se um grupo marca um audiência com um bispo para pedir a sua autorização, já mostra que este grupo não quer fazer confusão. Este mesmo bispo da Bahia que não queria de modo algum a missa tridentina não fez nada sobre as celebrações do Pe. Pinto, ele só tomou uma atitude quando este padre ultrapassou todos os limites.
O grupo que foi pedir esta liberação ao bispo era formado majoritamente por jovens. Com relação ao que vc disse sobre os jovens agora entenderem a missa, discordo um pouco, pois o que vejo é uma falta de conhecimento da maioria. Se realmente o povo agora entendesse o que é missa, não haveria tantos abusos.
Além do mais até o CVII não aboliu o latim das missas, somente propôs que algumas partes fossem em vernáculo, mas em tempos pós conciliares obediência é como pé de cobra...
Creio que concordamos no essêncial a missa tridentina nunca foi abolida.

Re: Nova espada!
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 21 de July de 2007 09:31

Um bispo barsileiro sensato e sábio.

Re: Nova espada!
Escrito por: Simone (IP registado)
Data: 23 de July de 2007 18:13

Tozé,

se realmente fosse sensato e sábio ele atenderia o pedido dos fiéis que foram até ele, pois foram pedir algo realmente bom.
Se ele realmente fosse sábio e sensato teria tirado o blasfemo ex pe. Pinto da Igreja onde celebrava e mais o proibiria de fazer da missa uma festa "profana" onde ele, o ex. pe. pinto, estava mais para promoter do que para padre.
Se ele fosse sábio realmente teria feito isto, mas só o fez quando a situação ficou insustentável e apareceu na Tv.
Grande sabedoria esta!!!!
Se este bispo é a favor da "diversidade litúrgica" por que então ser contrário a celebração no rio tridentino?? Grande sensatez!!!
Graças a Deus que no bispo daqui falta esta "sensatez do bispo da Bahia!!"

Re: Nova espada!
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 24 de July de 2007 21:29

Se ele avaliou dessa forma as necessidades pastorais da sua comunidade, tudo indica que na sua decisão imperou a mais pura sensatez.
Esperemos que poutros Bispos sigam este caminho.


Catolica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 24/07/2007 21:30 por Tozé Monteiro.

Re: Nova espada!
Escrito por: Simone (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 18:22

Ahh pensei estar falando com o Tozé mas é com a Católica Praticante??

Claro só podia vir da CP?? um comentário destes. Então é melhor deixar um padre blasfemo sujar a missa, do que ser permitido uma missa onde o culto a Deus é feito de uma forma sublime?
Então para vc CP?? é mlhor um padre se vestir de um orixá, começar a dançar "xangô" dentro da igreja DURANTE A MISSA?
Se realmente isso é sensatez por que então quando tudo isto veio a tona através da mídia este mesmo bispo tratou de retirar este padre da paróquia. Se era uma decisão sensata por que não o deixou lá dançando "xangô" vestido de orixá DURANTE A MISSA?
Católica Praticante?? vindo de vc um comentário destes não me admira tanto assim.
Com vc CP?? vou parar por aqui, aliás se soubesse que era vc nem teria respondido anteriormente.
Que Deus possa realmente lhe dar o que falta neste bispo, SENSATEZ! Para que vc deixe de ser CP?? e passa a ser CP!!. Entendeu?



Editado 1 vezes. Última edição em 25/07/2007 18:25 por Simone.

Re: Nova espada!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 19:19

CP, tem vergonha. Então é sensato um bispo proibir a missa tridentina e, no entanto, permitir que algo que é completamente "show" desapropriado à missa ocorra?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Nova espada!
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 19:22

Estás a falar de que Show?
Da missa tridentina?

Re: Nova espada!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 19:29

Não, estou a falar do Show do padre a dançar e a fazer figuras ridículas na missa.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Nova espada!
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 19:40

Referes-te àqueles revirados, voltinhas e reviravoltas, benzeduras sucessivas e genuflexões compulsivas e beijinhos nas mãos uns dos outros, que fazem os padres durante as missas tridentinas?

Experimenta acelerar a imagem. O efeito é do melhor.

Catolica praticante

Re: Nova espada!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 20:26

Não mereces que ninguém gaste contigo o seu latim.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Nova espada!
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 21:22

Tens razão.
Nem vou dar hipótese a que o façam.
O que gostava que reflectisses - se fores capaz - com esta pequena rábula é que a interpretação dos aspectos estritamente formais e exteriores de qualquer ritual religioso dependem muito do olhar com que se observa a realidade.
É por isso que para muitos tradicionalistas histriónicos, uma celebração simples e vivida, com a participação da comunidade, possa parecer um sacrilégio ou uma palhaçada.
Mas o contrário também é possível - podemos ter um olhar satírico e sobre a celebração tridentina que tem tantos anacronismos insólitos e surreais.Lanam petierat, ipseque tonsus abiit ...


Ou seja, Não é a forma litúrgica o que divide. São os significados implícitos.

E nisso, o silly motu não vem ajudar á união, pois vem reforçar a clivagem. Basta fazer um périplo pela blogosfera.


CATOLICA PRATICANTE



Editado 3 vezes. Última edição em 25/07/2007 21:29 por Tozé Monteiro.

Re: Nova espada!
Escrito por: leigo_XXI (IP registado)
Data: 15 de August de 2007 18:59

O site mencionado neste tópico é um site problemático. Digo problemático porque é um site premeado pela intolerância e por um certo fanatismo. Não quero criticar as convições dos seus autores, contudo, acho importante notar que o caminho deve traçar-se na harmonia e não na divisão.

Ser católico também significa saber respeitar, ser tolerante e não julgar. Parece-me que nestes pontos o site falha...

Mas numa altura que se volta a falar em religões e fés verdadeiras e absolutas é natural que este tipo de sites surjam.

Espero que seja um fenómeno controlado e que o fanatismo religioso não volte aos pupitos das nossas assembleias.


obrigado pela vossa atenção


"Amarás ao próximo como a ti próprio." (Mt 22, 39)

Re: Nova espada!
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de August de 2007 01:09

Realmente há por aqui pessoas muito perturbadas. Só interessa falar mal da missa Tridentina, quanto ao resto pode ser uma rebaldaria total. Bem, sinceramente este tipo de opiniões não interessa À Igreja Católica. O que interessa é que o Papa sabe o que está a fazer e não dá ouvidos a este tipo de gente. Ele sabe bem a palhaçada que vai neste tipo de missas profanas. Claro que para certas pessoas tudo está bem. É essa a comunhão que querem sentir. A palhaçada e a total dessacralização, e de tudo o que tenha de sagrado. Vamos ao vira do minho e siga a marinha!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.