Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 15 de 33
Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: (IP registado)
Data: 13 de July de 2007 18:37

s7v7n, a moda funciona um bocado por "tribos". Numa tribo é mais confortavel defender um conjunto de coisas, e noutra tribo outro. Assim, se calhar a tua moda passa por nao criticar a Igreja. Na minha opiniao, se calhar ainda nao percebeste a verdadeira grandeza da Igreja, que e' santa mas nao se deixa prender a Roma: e' muito mais que isso. E isto nao e' uma critica ao Papa.

Quando pedes 'as pessoas para deixarem de parte as teologias pessoais e se dedicarem 'a teologia real que ensina a Igreja, estas a pedir que se abstenham de ter uma opiniao ou que finjam que nao a tenham?

Quanto 'as pessoas que sao criticadas e que sabem muito mais que nos todos, acho que te enganas. A historia mostra isso. A verdade e' que TODOS, com as nossas experiencias concretas de vida, temos algo a contribuir. Um padre nunca tera' muitas das experiencias que eu terei, e vice-versa. Alias, um padre que more no Vaticano nunca tera' muitas das experiencias que tem um que more no meio de indigenas de um pais nao ocidental.

A questao e' que tem de haver espaco para todos. E sim, tambem para os que querem a missa no rito tridentino. O problema comeca quando uns comecam a querer excluir os outros. Mas ai, presuncao e agua benta...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 13 de July de 2007 21:11

S7v7n,

Comenta por favor o que postei sobre as reticencias em relacao a FSPX...

As palavras nao sao minhas e nao as inventei. Sao todas da autoria do Monsenhor Lefvbre

Em comunhão

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 10:35

Zé, são essas teologias pessoais que vêm trazer a confusão às pessoas. São essas teologias pessoais que fazem com que muita gente se afaste de roma por preferir a opinião de bof´s e outros do género. Eu não peço que as pessoas deixem de pensar. Eu peço é que haja mais união com Roma e não tanta vontade de lhe tirar crédito como se observa hoje em dia. Porque hoje em dia a Igreja não sabe nada, e a Igreja errou no passado e por isso é lícito que reneguemos tudo o que Ela diga.
E eu sei que nós não somos todos iguais, e nem todos acreditamos na mesma coisa. Mas uma coisa é não compreender totalmente a fé católica mas esforçar-se por compreender, outra é estar sempre com uma arrogância incrível a malhar na Igreja, e estar constantemente a descredibilizar a mesma a todo o instante só porque nós e nós queremos outra coisa, outros ensinamentos que não se identificam nada com a Igreja. Passam mais a vida a protestar do que a estar em comunhão com a Igreja. E isto é verdade.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 10:43

Tilleul,

estive a ler o que postaste não concordo nada com eles. Como sabes, e já falámos disso aqui, o Novo Ordus quando foi organizado contou com a presença de protestantes. E daí a crítica severa sobre a missa protestantizada. Eu digo-te também com franqueza que não percebo, apesar de já me terem tentado explicar, o porquê de haver protestantes a organizar uma missa católica. Não percebo. Mas tudo bem. Não acho que a missa seja demoníaca. Nem pouco mais ou menos penso como eles pensam. Isso é ser-se muito radical. De qualquer maneira, nunca se irá conseguir acabar com a missa nova. Isso era um absurdo. É tão válida como o Rito Tridentino. Eu acho que Deus não iria permitir tal sacrilégio de se celebrar uma missa tão má, durante o resto da nossa vida.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 14/07/2007 10:45 por s7v7n.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 11:51

A missa, ou Eucaristia, não se pode transformar num acto de Voyeirismo sacro, como parece que alguns pretendem. É claro que os monárquicos também têm direito a defender as suas convicções numa sociedade democrática.
Do que me lembro, do tempo em que ia à missa tridentina, é dos cânticos e de que o povo cantava de uma forma assíncrona, que gerando ondas do cimo ao fundo da Igreja proporcionava uma sensação estranha de infinitude.
Quanto ao rito em si, penso que quanto menos monólogos tiver, melhor. Quanto mais festa fôr, melhor. O uso de algumas expressões latinas pode ser símbolo de pertença a uma Igreja Universal, que fala a linguagem comum dos sentimentos de Fé, Esperança e Amor. Expressões simples e de todos conhecidas como um simples "in nomine Patri et Filio et Spiritus Sanctus", o "Dominus Vobis cum" o "Agnus Dei" podem de facto e de forma ordinária contribuir para gerar esse clima de catolicidade. O Pai-Nosso poderia começar por "Pater Nostro" e depois cada um o rezava na sua própria língua.
Mas ser anti-evolução é ser contra-Deus. Só o demónio não evolui, não quer evoluir, nem que quer que alguém evolua. E por isso nos tenta com o poder absoluto.

*=?.0

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 11:58

Tilleul,

Tenho precisamente as mesmas reticências que tu sobre Lefebvre.

Ele fez todas essas afirmações e mais ainda.

Por isso considero que ele se colocou inequivocamente fora da Igreja Católica.

Mas tudo o que possa ser feito para a reunificação dos cristãos tem o meu apoio.

Porque uma coisa foi a atitude de Lefebvre, que para mim é semelhante à de Lutero no que se refere à Igreja Católica, outra a do povo cristão que se identificou com ele e esse sim, ao contrário de Lefebvre, nunca se colocou fora da Igreja Católica.

Isto para dizer que, apesar de tudo, se em nome da reunificação dos cristãos quiserem canonizar Lutero e Lefebvre, lado a lado, apoio a 100% e fico sinceramente feliz.

João (JMA)

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 12:05

Não achas que canonizar uma pessoa só para servir interesses é um pouco demais? Senão iamos canonizar o Hitler para unir os nazis ao catolicismo. Acho que se as pessoas merecem, tudo bem. Agora se não merecem porque é que haveremos dizer que sim, só para uns se sentirem mais satisfeitos?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 13:07

Acho demais, sim.

Apenas dei como exemplo no contexto da discussão.

João (JMA)

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 14:18

Citação:
S7v7n
Não achas que canonizar uma pessoa só para servir interesses é um pouco demais?

Já se fez isso... Estou-me a lembrar do Escrivá

Em comunhão

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 15:17

Tinham que vir para aqui com o Opus Dei?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 22:07

Citação:
Tilleul
Citação:
S7v7n
Não achas que canonizar uma pessoa só para servir interesses é um pouco demais?

Já se fez isso... Estou-me a lembrar do Escrivá

Pois não sei. Não conheço a história do senhor. Deixo isso para os entendidos.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 22:19

achas que os milagres foram forjados?

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 22:28

Qual milagre?

Em comunhão

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 23:05

os que suportaram a canonização de Escrivá.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 23:19

quais foram?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 15 de July de 2007 01:33

Citação:
Quanto ao milagre atribuído à intercessão de Josemaría Escrivá de Balaguer, trata-se da cura repentina de um médico espanhol, Manuel Nevado Rey, que sofria de Radiodermite crónica (uma doença comum em médicos que expuseram as suas mãos à acção das radiações de Raios X, durante um tempo prolongado). Em 1992, após pedir a sua cura a Deus, com a intercessão do fundador do Opus Dei, esta doença, sem cura conhecida, desapareceu.

Tirado daqui.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 15 de July de 2007 01:57

João Paulo II e D. Oscar Romero. Santos Vips e santos pobres?


A papelada do processo de beatificação de João Paulo II já está pronta para ser enviada à Congregação para a Causa dos Santos, o departamento do Vaticano que decidirá se o papa polonês tem os requisitos necessários para ser transformado em beato. A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo, 28-03-2007.

O monsenhor Slawomir Oder, responsável pelo dossiê de João Paulo II, anunciou ontem que o milagre que fará parte do processo é o de uma freira francesa que teria se curado do mal de Parkinson - justamente a doença que afetava o papa.

O dossiê será apresentado à Congregação para a Causa dos Santos na segunda-feira, data em que se celebram os dois anos da morte de João Paulo II, numa missa na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Centenas de freiras francesas estarão lá, inclusive a que recebeu o milagre. O monsenhor Oder disse que caberá a ela decidir se aparece ou não.

A beatificação é o primeiro passo para a canonização. Reconhecido pelo Vaticano um milagre realizado pelo papa após sua morte, ele se torna beato. Logo em seguida, havendo mais um milagre, ele se transforma em santo.

O papa Bento XVI decidiu acelerar a beatificação de seu antecessor. Normalmente, esperam-se cinco anos para que o processo tenha início. Durante o funeral de João Paulo II, as pessoas carregavam cartazes em que pediam “santo já”.

Normalmente, os processos de beatificação e de canonização duram décadas e séculos. Casos excepcionalmente rápida ocorreram num passado próximo, como o da Madre Teresa de Calcutá, que morreu em 1997 e foi beatificada em 2003, e o do santo espanhol Josemaría Escrivá de Balaguer, que morreu em 1975 e foi beatificado em 1991 e canonizado em 2002.

SANTO VIP


Os processos que “tomam atalho” não são unanimidade entre analistas de assuntos religiosos. O vaticanista e escritor italiano Ettore Masina critica a existência de dois grupos na Igreja Católica, o dos “santos VIP” e o dos “santos sem privilégio”.

“Naturalmente que há o clamor público. Ninguém pode negar que a Madre Teresa foi um desses casos ou que Escrivá de Balaguer foi um líder com carisma de centenas de milhares de pessoas que seguem o Opus Dei, fundado por ele e uma das forças mais importantes da Igreja”, disse ao Estado, por telefone.

“Mas, viajando pela América Latina”, continuou o vaticanista, “pude constatar o quão difundida é a veneração pelo mártir monsenhor Romero, que também na Europa é considerado um modelo de santidade. Mas o dossiê desse arcebispo, que foi morto há 27 anos enquanto celebrava uma missa, jaz empoeirado em algum armário do Vaticano.”

Masina diz que a Santa Sé deveria levar mais em conta os exemplos de santidade dados pelo postulante durante a vida, e não apenas os milagres feitos após a morte. “Os milagres pouco me interessam.”

fonte: [www.unisinos.br]

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 15 de July de 2007 02:39

Olha que boa controvérsia:

O que eu penso ser factor preponderante é a importância da pessoa, ou seja, qual o número de pessoas interessadas na sua canonização. É muito mais importante acelerar o processo de João Paulo II, venerado no mundo todo, do que o de D. Oscar Romero, somente venerado na américa latina e na Europa.
Também se poderá falar de modas: há santos que estão na moda, e causas que ficam na moda e depois perdem o interesse das pessoas. Outro factor será o empenho dos postuladores, e o facto de deixar de existir um "advogado do diabo", que sempre dava vida às causas.

Quanto ao que esse senhor diz: "os milagres não me interessam". Não pode estar mais errado. Os milagres constituem a confirmação máxima de que o santo se encontra na presença de Deus, e também a confirmação última das suas virtudes. Ou seja, se ele foi virtuoso na vida, depois da morte encontra-se com Deus, e então poderá praticar a intercessão.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 15 de July de 2007 04:25

Bem Diogo, são modos diferentes de ver uma questão.

Concordo que os milagres são o que menos interessa. O testemunho de vida ensina, educa, faz crescer, anima, dá exemplo. Os milagres, parece, só fazem estimular para um lado "mágico", é algo muito pobre. Isso me faz lembrar de Jesus: "esse povo só me procura por causa do pão...".

Não era S. João da Cruz que ensinava que quanto maior o apego ao maravilhoso, sinal de que mais fraca era a fé?

Sobre isso da importância da pessoa para a canonização, vc está, infelizmente, certo. Os processos são acelerados ou engavetados de acordo com interesses econômicos, interesses políticos, interesses pessoais, trocas de influências etc. Muitas vezes a santidade da pessoa não é o critério mais importante, há uma diversidade de interesses.

Essa canonização relampago do Escrivá... será que ainda existe quem acredita que foi tudo normal no processo? Será que ainda existe gente acreditando que exista um coelho que bota ovos de chocolate na páscoa?

[www.historianet.com.br]
[www.opuslivre.org]



Editado 1 vezes. Última edição em 15/07/2007 04:55 por firefox.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 15 de July de 2007 11:28

acho que vale a pena rever: [xl.sapo.pt]

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Página actual: 15 de 33


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.