Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5
Re: Vaticano
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de April de 2006 18:34

Citação:
«Há espaço para tudo».
... mas não deve haver lugar para a hipocrisia:
Citação:
«Quando orardes, não sejais como os hipócritas ... »

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Vaticano
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 24 de April de 2006 22:56

Jesus nasceu num estábulo, amaldiçoou os ricos, mas elogiou a generosidade da pobre viúva que pôs tudo o que tinha no óbulo do templo. E censurou duramente aqueles que criticaram aquela outra mulher por "desperdiçar" dinheiro ao derramar-lhe sobre a cabeça um perfume muito caro.

Alguns dos que hoje se sentem indignados com as "fabulosas riquezas" da Igreja provavelmente prefeririam que Jesus tivesse comentado sobre a viúva "olhem, que tola, em vez de usar para si o pouco dinheiro que tem, está a depositá-lo nos cofres do Templo, enriquecendo ainda mais o seu já fabuloso tesouro..."; ou então que tivesse aconselhado a mulher que lhe perfumou a cabeça a gastar o seu dinheiro com os pobres, como sugeriram os discípulos, em vez de o esbanjar com perfumes caros.

Nem só de pão vive o homem! A Igreja que construiu as mais belas e sumptuosas catedrais, que veste paramentos vistosos, que usa cálices, píxides, patenas, custódias e sacrários de ouro, é a mesma Igreja que derrama abundantemente o seu amor por todo o mundo, através, por exemplo, de milhares e milhares de instituições de solidaridedade onde trabalha uma multidão incontável de cristãos humildes e anónimos, cuidando dos pobres, dos desvalidos, dos marginalizados, dos doentes, dos abandonados, dos maltratados, dos explorados, dos excluídos, dos sem voz. E fá-lo desinteressadamente, por uma razão absurda e louca que o mundo não entende: é que vê em todos eles o rosto do próprio Cristo ressuscitado! Essa é que é a maior riqueza da Igreja...

Sem deixar de reconhecer que pode haver aqui ou ali excessos ou desequilíbrios no modo como se gasta o dinheiro na Igreja, não me afligem muito as críticas cegas dos prosélitos do anticlericalismo primário, que não conseguem ver no Vaticano mais do que a simples sede de uma espécie de multinacional próspera, poderosa e maquiavélica, desejosa de conquistar o mundo só para aumentar as suas riquezas e manter as mordomias de uma hierarquia parasita e opulenta (assim se exprimem eles).

Mais do que as pretensas riquezas da Igreja, incomodam-me muito mais, por exemplo, todos os símbolos de poder ou de tratamento majestático herdados do passado e que já era altura de aligeirar ou eliminar, ou todas as práticas e tradições que possam de algum modo associar a imagem da Igreja ao poder temporal instituído e respectivos privilégios. Isso é que parece estar nos antípodas daquilo que nos ensinou Aquele que, sendo Deus, se humilhou como o mais ínfimo servo dos servos, e se entregou à morte desprezível na cruz, pouco depois de, simbolicamente, ter lavado os pés aos seus discípulos.

Re: Vaticano
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de April de 2006 11:18

Não devemos confundir aquela acção natural das mulheres que ungiram Jesus com a ostentação de qualquer organização eclesial, seja lá qual ela for.
Judas fez a critica não por se importar com os pobres mas porque era ladrão e queria o valor desse perfume para ele.
Quanto ao elogio da pobre viúva serviu para comparar a relatividade do valor das riquezas.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Vaticano
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 23:25

Neste tópico onde tanto se tem falado de Fátima acho que vos devo dar a notícia da agência Ecclesia de 23/6.

Acho que está a ser feito algo muito positivo.
O amor preferencial pelos não privilegiados.
Acho que concordamos que estão nessa situação as pessoas vítimas da cegueira e/ou surdez

Aqui vai a notícia:
" Projecto inovador abre Fátima a cegos e surdos
A audio-descrição com visita táctil às campas dos três Pastorinhos e a legendagem de uma missa no Santuário de Fátima são algumas das novidades introduzidas naquele local, através de um projecto pioneiro em Portugal ao nível da actividade religiosa
Pela primeira vez, os peregrinos vão poder ouvir a "descrição pormenorizada de espaços, da arquitectura, de obras de arte, de imagens e dos vários objectos de importância" daquele espaço religioso, explicou ao "Diário de Leiria" Josélia Neves, professora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), um dos parceiros do ''Projecto Fátima Acessível''.
Em comunicado, o IPL sublinha que o trabalho "foi desenvolvido utilizando os equipamentos específicos de tradução audiovisual existentes na ESTG/IPL", e que foi "concretizado graças a um esforço de colaboração das instituições parceiras e de outros agentes (empresas e instituições) que se associaram para a sua implementação".
Aquele Instituto salienta que o mesmo grupo de alunos da ESTG fez a adaptação de outros materiais audiovisuais do Santuário de Fátima, os quais serão disponibilizados em breve.
"Este trabalho é um primeiro momento de um projecto mais lato que será implementado de forma faseada e que envolverá outras áreas do saber, bem como docentes e alunos de outros cursos e escolas do IPL", acrescenta o comunicado.
No âmbito da primeira peregrinação nacional de cegos e amblíopes ao Santuário de Fátima, amanhã, sábado, serão apresentadas audio-descrições dos Túmulos dos Pastorinhos (10h00), da Capelinha das Aparições (14h00), e da Casa de Lúcia, do Poço do Arneiro, dos Valinhos e da Loca do Cabeço (a partir das 16h00).
No Domingo, com o objectivo de facilitar a integração dos Surdos na peregrinação, será feita a legendagem em directo da missa das 11h00, através de um grande ecrã colocado no recinto daquele Santuário, que transmitirá interpretação em Língua Gestual Portuguesa e a legendagem de toda a cerimónia, também transmitida em directo pela RTP."

Que tal? Não acham trabalho bem-feito? EStão isolados..., têm os mesmos direitos que tu e eu... que todos...

Re: Vaticano
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 01:23

be, voltando ao tema inicial...
o Vaticano não tem bens liquidáveis. A quantidade de obras de arte por restaurar e restauradas que possui atingem valores incalculáveis... são tantas que nem sequer existe um iventário. e também pessas de Miguel Angêlo, Da Vinci e outros autores não me parecem fáceis de vender, pois devem valer fortunas.
quanto a outros luxos, como roupas e assim... sendo o Papa o líder máximo da Igreja tem de se apresentar em celebrações públicas vestido como tal. é normal ele possuir paramentos e outras coisas que sejam debroadas a ouro e assim... e para vosso conhecimento, são oferecidas. o próprio Papamovil foi oferecido por uma marca qualquer.
para saberem, houve um presidente de um país qualquer que ofereceu um Ferrari ao Papa João Paulo II... este vendeu-o e deu o dinheiro à caridade.
As paróquias têm todo o direito a ter Igrejas bonitas, e muito mais... sendo o sacrário a Casa do Senhor, ela tem de ser do melhor que pudermos.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Vaticano
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de June de 2006 10:25

O único sacrário que Jesus nos pede é o âmago do nosso coração.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Vaticano
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 26 de June de 2006 12:41

Nós estamos a falar de sacrários que albergam o Santíssimo Sacramento, nas espécies de pão. Lá por não acreditar na Hóstia consagrada, nos realmente cremos que Jesus está lá. E se Ele está lá, merece as melhores acomodações que nós Lhe pudermos dar.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Vaticano
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 00:00

De acordo Diogo

Para Jesus alguns defendem o miserável, para eles o melhor...

A hipocrisia reina...as igrejas querem-nas feias...quando são de todos e onde todos podem beneficiar da beleza (se ela existir) e eles em óptimas casas ... comprando bons carros...peças de arte...

O povo gosta de ver a igreja (templo) bonito...têm uma grande honra na igreja da sua terra...
Os meninos que são contra isso vão ao estrangeiro...visitam monumentos, pagando caro, compram do melhor... os pobres, o povo, para eles, é de 2ª...mas fazem alarde de que o Vaticano deve vender...que Fátima não deve ter condições...eles quando lá vão ficam bem instalados...
O povo que aguente.

Eles são de uma classe "superior" (é mesmo entre aspas)

Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 00:14

Em primeiro lugar estão as pessoas e só depois as Igrejas e os sacrários.

Até porque o verdadeiro e único sacrário onde bate o coração de Deus são os seres humanos.

O resto são fantasias e opulências.
É uma vergonha que a Igreja esbanje luxo e ostentação quando há homens, mulheres e crianças que morrem á fome.

Equanto a Fátima, é verdade que hás gente que não fica nada mal instalada. Nada mesmo.
Um santuário faustoso é um insulto.

Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 00:38

Segundo foi noticiado na imprensa, a nova basílica de fátima terá custado no mínimo seis milhões de contos em moeda antiga.

Aqui ficam alternativas mais cristãs:


[www.itdg.org]

[www.itdg.org]

[publico.clix.pt]

[www.rtp.pt]

[www.correiodamanha.pt]

Leiam.

Re: Vaticano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 00:51

Um desperdiço, como já dizia judas quando uma mulher partiu um frasco de alabastro e perfumou Jesus com nardo puro.

Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 00:57

Há quem adore perfumes e não se importe com quem morre á fome. E dizem-se cristãos.

Re: Vaticano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 01:02

pois é, estou convicto que em portugal se gasta anualmente muito mais em perfumes que foi gasto na nova basilica de fatima.
Provavelmente muito mais do que foi gasto na ajuda a combater a miseria.

No entanto Jesus importava-se certamente com que morre à fome e elogiou a mulher que teve aquele gesto de gentileza para com Ele.

Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 01:08

Pois, não faço ideia, mas se o dizes é porque tens conhecimento de causa.

Eu porém duvido muito que um país pobre e em profunda crise eeconómica como o nosso gaste seis milhões d econtos em perfumes.


De qualquer forma não acredito que a Igreja gaste mais em perfumes do que gastou na Basílica. O que seria igualmente escandaloso.

Já agora, não foi Judas que criticou o gesto gentil de madalena. Tens de reler melhor o texto. E uma coisa é um gesto gentil ( de amor) outra coisa é o fausto e a opulência .
Ainda que o tentem justificar com um utilitarismo serôdio.

Re: Vaticano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 01:14

Portugal no panoramo mundial está longe de ser um pais pobre

A igreja somos nós, não somos? Ou só somos nós quando nos convem? Certamente que os cristãos portugueses gastam bastante mais que 6 milhões de contos em perfumes. E em gelados tambem se terá gasto mais que isso. E em refrigerantes.

Se a nova basilica de fatima fosse construido com fausto e opulencia custaria muito mais. Parece-me maior que a casa da musica no porto (de menor utilidade) e esta custou o triplo.

Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 01:22

Quando escrevi Igreja referia-me á igreja isntitucional ( padres, Bispos e SA) , referia-me á que financiou a Basílica.À mesma que CONTROLA O BANCO DO VATICANO. Não sou eu concerteza.
à mesma que nada a fazer peditório públicos par a asuas obras que diz que não consegue financiar, e para o seu aptrimónio a acír por falta de ambnutenção. ma sdpois tem dinhiero paraduas ou mais basilicas...

"[quote][quote]Certamente que os cristãos portugueses gastam bastante mais que 6 milhões de contos em perfumes."[/quote]É pura invenção tua.

E alegro-me por ficar a saber que Portugal é um país rico.. .

Com esses devaneios, o Eng. sócrates ainda te convida para Ministro da Economia... LOLADA

Re: Vaticano
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 15:44

Dois pontos para reflectir:

CatolicaPraticante, em minha opinião e apesar de às vezes dar vontade de o fazer, a Igreja somos todos nós - os baptizados. Mesmo que por vezes esta faça coisas que nem todos concordamos, mas como cristãos, fazemos parte da mesma vinha. Portanto, considero que distinguir "duas" Igrejas não é correcto e muito menos natural para um católico(a).

Camilo, pelo que depreendi - e espero que tenha depreendido mal - afirmas que a casa da música no Porto é de menor importância que a Basílica de Fátima? onde é que foste retirar essa ideia? Acho que de todo se podem comparar as obras e nunca a cultura deverá ser vista como "uma coisa de menor importância".
Agora voltando à questão monetária, como disse logo no inicio do tópico, porquê gastarmos esse dinheiro quando pessoas morrem à fome? se não houvesse ninguém com necessidades básicas por suprir, aí aceitava de bom tom o investimento numa basílica, numa peça de arte, etc. Agora quando todos sabemos que existe tanta gente a viver em condições sub-humanas e sem nenhuma dignidade, não me parece de bom tom gastarmos 6 milhões de contos em tijolos, cimento e mármore.
Como também sabemos, quando andam instituições particulares de solidariedade social a lutar por uns míseros euros, para construir uma cozinha social para dar de comer a quem tem fome, quando uma paróquia ministra as suas sessões de catequese numa cave húmida, sem luz natural e sem as mínimas condições para que as crianças e adolescentes consigam receber e compreender dignamente a palavra de Deus - volto a repetir, gastar 6 milhões de contos numa obra, não me parece bem.

E exemplos destes arranjamos todos aos montes ... pensem nisto e digam se fazemos (Igreja) bem em gastar tanto dinheiro numa obra.

Agora surge outra questão: o que é que eu como Igreja poderia ter feito para evitar que a Igreja tivesse construído esse templo? ... não sei !

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Vaticano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 19:32

claro que a cultura não pode ser vista como coisa de menor importancia. pelo menos a cultura elitista. Claro que se justifica muito mais gastar o triplo numa casa da musica frequentada por uma infima parte do numero de pessoas que visitam Fatima.

Claro que se justifica gastar em 3 anos na casa da musica (estão previstos gastos anuais da ordem dos 2 milhões de contos/ano) mas não se jsutifica gastar 6 milhões numa basilica que provavelmente será visitada po mais pessoas num mês que a casa da musica num ano. Aliás a religião nem é cultura e nem vale a pena gastar um euro nela. Aliás é muito mau gastar-se dinheiro numa basilica em fatima enquanto houver gente a viver na miseria.

Mas gastar 3 ou 10 vezes mais na casa da musica já não é comparavel aos gastos para combater a miseria. A basilica está mal, a casa da musica que é muito mais cara, frequentada por muito menos pessoas (e no Porto já existiam estruturas subutilizadas) está bem. Como está bem que a Expo 98 tenha fechado com uma opera que custou ao estado a mera quantia de 500 contos por espectador. Afinal de contas é cultura. E os espectadores de opera são gente fina, não o grupo de gente suada que vai a Fatima.

os peregrinos que passem as noites ao relento e ao frio. Que façam as missas no inverno à chuva, aliás que nem vão à missa a fatima, que fiquem nas paroquias.
Alias nunca se devia ter construido igreja alguma em tempo algum, afinal de contas sempre existiram pessoas na miseria.

Já agora sobre os gastos em perfume um dado:

[www.assineja.pt]

os americanos gastam mais em produtos de beleza que em educação. E a educação nos USA é cara e os americanos são dos povos do mundo com maior nivel de instrução.

Re: Vaticano
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 22:51

Passo a citar e peço esclarecimento:

"Até porque o verdadeiro e único sacrário onde bate o coração de Deus são os seres humanos. "

Atenção ao que se escreve.

Como me repugna chamar a alguém aquilo que a pessoa não é ,vou fazer copy/pasre, de quem descobriu e afirma isto.

Aqui vai: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de Junho de 2006 00:14


Atenção :isto não é um ponto de vista.... Muitos deixaram Jesus por Ele dizer o que disse.
Por favor...não se auto-denominem católicos... e não disfarcem.
Todos , por sermos livres, podemos ter dúvidas de fé. Mas se é uma dúvida não se diz que é assim ou assado...

Basta!!!

Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 23:35

Sou católica e repito:


"Até porque o verdadeiro e único sacrário onde bate o coração de Deus são os seres humanos. "


E quem não compreende ( e vive) o que escrevi, pode ser muitas coisas, mas cristão não é de certeza.

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.