Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 12:01

Uma síntese:


"
Citação:
Duvido muito que a igreja portuguesa tenha recursos consideraveis. Muitas paroquias mal conseguem pagar o ordenado esttipulado para os parocos (segundo indicações do conferencia episcopal deve rondar os 135 contos"
Camilo

Citação:
"Hoje, o país continua a atravessar a mesma crise económica que atravessava há dois anos atrás, mas não ouço ninguém se pronunciar sobre o facto da Igreja Católica em Portugal ir gastar mais de 10 milhões de contos na construção de duas basílicas. " Luís
Nota minha - Uma Igreja que gasta de mais de 10 milhões de contos em basílias desnecessárias e depois não tem dinheiro para pagar o ordenado aos párocos???

Há aqui qualquer coisa que não está a bater bem.


Zè :
O preço de um vitral ( Sobretudo quaundo o artista que o faz é um Padre da Paróquia) é incomensuravelmente inferior aos custos de equipamentos de ajuda social construídos por essa mesma paróquia.... Prioridades... e justiça)


Re: Vaticano
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 12:23

Sim, CP, eu sei. :)
Mas nesse sentido, é uma paróquia-exemplo, não achas?

Re: Vaticano
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 12:39

Claramente, e ainda bem que a maioria das paróquias são como essa que referes Zé.
Porque, é evidente que nem tudo vai mal no "reinado de portugal" :)

Mas temos de convir que não me parece de "bom tom" andar a gastar 10 milhões em obras que podiam ser pelo menos adiadas até haver condições economicamente mais favoráveis.
Porque, acho que aqui nenhum de nós nega que o país está em crise e que essa crise se reflecte num maior número de necessitados, tanto ao nível individual bem como ao nível comunitário.
Portanto, por muito boas que sejam as intenções que os promotores de tais basílicas tenham, deveriam olhar primeiro para o estado da Igreja em Portugal e consequentemente para aqueles que dela necessitam e podiam beneficiar (e basta olhar para o exº. de Jesus Cristo, nada mais simples).
Ou seja, sinceramente não vejo como se gasta tanto em coisas supérfulas ... e o Luis tocou num ponto muito importante e sensível - a revolta que ouve aquando dos estádios para o Euro, e agora poucos se ouvem acerca das basílicas.

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Vaticano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 13:23

ao contrario do que o Luiz disse eu fiquei com a ideia de que os estadio foram maioritariamente despesas publicas. Alguns deles de muito escasso uso, o de Faro serviu para 3 jogos.

O total das despesas foi muito mais elevado.

Zé, nos dias em que chove em Fatima há condições para as habituais missas ao fim de semana que costumam reunir milhares de pessoas?

Alguma vez estiveste lá numa missa há chuva no meio de 5000 pessoas?

Acontece muitas vezes por ano, não é só nos dias 13. Quase todos os fins de semana há missas com milhares de pessoas. Em muitos desses fins de semana essa missa decorre à chuva.
São boas condições?

Não sei quanto irá gastar a diocese de Lisboa na construção da basilica. Pelo que li a ideia inicial partiu da camara municipal no tempo de Santana Lopes.

Quanto às despesas serem avultadas num lado e as receitas em muitas paroquias e dioceses serem escassas...

por alguma razão são as dioceses e paroquias mais ricas que mais pedem autonomia. E olhem que não são os padres os mais veementes defensores dessa autonomia, são os leigos das comissões e do CPP que encaram muito mal a partilha com outras paroquias.

Re: Vaticano
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 13:35

Não estejam contra ao que se faz em Lisboa ou em Fátima, tudo isso atrai gente a Portugal. E Portugal precisa de turismo.

Neste mês vai haver por aí canadianos, em Lisboa, Porto e Algarve.

Re: Vaticano
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 13:56

o que é sem dúvida um excelente motivo para a Igreja mandar fazer e andar a ostentar basílicas inúteis e a deixr cair de podres muitas Igrejas que já tem... Sobre Fátima, até nem discordo substancialmente do Camilo; de qualquer modo é também uma questão de prioridades - é preferivel que os peregrinos apanhem chuva ou sol quando vão a Fátima (quê? umas 2 ou 3 vezes por ano?), ou que os mais necessitados apenhem chuva ou sol 365 dias por ano? Mas no essencial compreendo a argumentação. Quanto ao caso de Lisboa, quer isso seja uma santanisse ou uma policarpisse, a verdade é que me parece até escandaloso (há tempos estive por exemplo em Santa Joana Princesa, num fim de semana, e, pode ter sido azar, mas uma eucaristia dominical estava às moscas...) e de uma ostentação desnecessária...

Abraço fraterno

Miguel

Re: Vaticano
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 14:40

Camilo, entendo a tua posição sobre a nova basílica de Fátima. Aliás, a mim não me choca que a construam. Mais, acho bem que não esperem para gastar o dinheiro. A construção seja do que for gera empregos. Nesta altura eles são bem precisos.

Eu compreendo que a Igreja não se pode querer substituir ao Estado. Mas há muitos casos em que o faz, com instituições que acolhem crianças ou pessoas desfavorecidas. Se eu pudesse escolher o destino do dinheiro do Santuário, seria para colocar algumas dessas instituições a um nível aceitável, e de modo a que fossem geridas por profissionais.

Mas não coloco a questão no "não se constrói mais nenhuma Igreja enquanto houver crianças com fome", eheh (ok, vou-me calar, que não quero invocar políticos). Embora me choque um bocado a construção dessa basílica...

Os últimos dias.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 15:09

No tempo dos Apóstolos, eles consideravam aquela época como os últimos dias.
Agora, que já passaram quase 2.000 anos, tudo se passa como que a vinda de Jesus esteja muito distante.

Agora, pense nos israelitas, que seguiam a Arca da Aliança à distância de quase 2.000 côvados, perderem a vontade de entrar na Terra da Promessa, quando se aproximaram do rio Jordão !!! ... ... ...

É isso o que parece que está a acontecer com os chamados cristãos dos nossos dias, preocupando-se mais em construir imponentes monumentos para a posteridade que se preparar para o encontro com o esposo afim de tomar parte no banquete das núpcias do Cordeiro Pascal.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Vaticano
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 15:46



Olá! Tenho tanto trabalho que só agora é que vi as vossas opiniões.

Também concordo que o melhor é o bom-senso. Quando coloquei este tópico, estava a lembrar-me dos luxos desnecessários. A arte é importante, mas sem comida ninguém sobrevive. Simplesmente, acho que se devia ter mais em conta onde é que se vai gastar o dinheiro, independentemente de vir dos fiéis. Quantas vezes não dão dinheiro, sem saberem para onde vai. Há algumas situações dessas na minha paróquia.




Re: Vaticano
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 15:47

Nao concordo que seja mau construir igrejas.
E preciso sitios onde se possa estar com Deus.
Se nao houver igrejas e mais dificil.
Disseram-me que o museu do Vaticano e muito bonito. Nao e melhor as obras de arte estarem la onde todos podem ver que nas maos das colecoes particulares?

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Vaticano
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 17:00

Quem vai a Fátima não são puros espíritos. São pessoas vivas, de carne e osso.

Parece-me que alguns não conhecem a realidade das condições do Santuário de Fátima.

É verdade que na nova basílica nem sempre cabem todas as pessoas. Mas acham que 9000 não é um número razoável. Com 9000 lugares é possível que os doentes, os deficientes, os idosos possam ficar bem instalados nos dias das grandes peregrinações. Os mais fragilizados não têm direito a isso?

Em muitos dias esses 9000 lugares são suficientes para toda a gente.

E a basílica não será apenas utilizada durante as celebrações. É possível, rezar aí com comodidade. Ou a comodidade é só para os que vão para os hotéis?

Conhecem as condições higiénicas a que se sujeitam, agora, os peregrinos quando vão a Fátima?

Re: Vaticano
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 17:13

Pela minha parte, já fui a Fátima imensas vezes. Algumas destas vezes, fiquei no centro Paulo VI, e não tenho razões de queixa. Mas entendo que pessoas mais idosas ou doentes poderão ter. E não, não conheço as condições a que se sujeitam.

Re: Vaticano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 17:30

Muitas pessoas passam a noite ao relento, em redor da capelinha das aparições. Dormitam por aí embrulhados em cobertores.

O melhor lugar para ORAR a YHWH.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 18:06

Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te.
. Jesus que deu este conselho, também frequentava a Sinagoga. Contudo o melhor sítio para orar é o quarto mais secreto.
E o Templo?
O templo era o lugar onde se ofereciam os sacrifícios. Eram mortos e queimados num altar exterior.
O povo não entrava nunca dentro do edifício. Só os sacerdotes é que entravam na primeira parte do Templo. Na parte mais escondida, onde estava a Arca da Aliança, entrava lá, apenas uma vez por ano o Sumo Sacerdate, e mais ninguém ...
No tempo de Jesus, não havia basílicas, nem para os judeus nem para os cristãos.

Donde teria vindo o costume de construir catedrais e basilicas, igrejas e capelas?! ...

Isto faz-me lembrar a seguinte passagem do livro de Apocalipse:

À igreja de Laodiceia
Ao anjo da igreja de Laodiceia, escreve: «Isto diz o Ámen, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da Criação de Deus:
'Conheço as tuas obras: não és frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente. Assim, porque és morno - e não és frio nem quente - vou vomitar-te da minha boca. Porque dizes: 'Sou rico, enriqueci e nada me falta' - e não te dás conta de que és um infeliz, um miserável, um pobre, um cego, um nu - aconselho-te a que me compres ouro purificado no fogo, para enriqueceres, vestes brancas para te vestires, a fim de não aparecer a vergonha da tua nudez e, finalmente, o colírio para ungir os teus olhos e recobrares a vista. Aos que amo, eu os repreendo e castigo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Olha que Eu estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, Eu entrarei na sua casa e cearei com ele e ele comigo.'
Ao que vencer, farei que se sente comigo no meu trono, assim como Eu venci e estou sentado com meu Pai, no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.»



Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Vaticano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de April de 2006 01:26

será julgado da forma que julga.

E quando Jesus mandou celebrar a eucaristia em sua memoria não foi para ser celebrada secretamente no quarto.

Re: Vaticano
Escrito por: (IP registado)
Data: 08 de April de 2006 12:09

"Muitas pessoas passam a noite ao relento, em redor da capelinha das aparições. Dormitam por aí embrulhados em cobertores. "

Pois, nunca vi isso. Mas não há equipamentos suficientes e a custos baixos, para receber essas pessoas? (como o centro Paulo VI)
A nova basílica vai resolver o problema? Tem também instalações para isso?

Re: Vaticano
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 08 de April de 2006 15:39

Resposta a 23223:

O problema essencial está em chamar à «ceia do Senhor» de Eucaristia.
Foi uma «ceia» onde se comia e bebia. Foi uma ceia de despedida e não uma «missa» onde era necessário o jejum «eucarístico».

Sabia que «eucaristia» significa «acção de graças»?
Na verdade devemos dar graças a Deus, por tudo e em qualquer lugar.
Era assim que Jesus procedia. Também o fez na sua última ceia.

Jesus quando mandou orar no quarto secreto estava a criticar (e condenar) o tipo de orações públicas quando são exibicionistas.

Só não vê quem não quer ver.

Citação:
«será julgado da forma que julga»
O que pretende dizer com isto?
Será apenas uma citação que cai como uma luva em muitos que persistem em ser cegos perante os factos, procurando justificações não na regra, mas na execpção (que a querem transformar em regra) ?! ... ... ...
Eu procuro não julgar ninguém, mas isto não me obriga a aceitar, nem a apoiar, o que está errado.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 4 vezes. Última edição em 08/04/2006 15:48 por Manuel Pires.

Re: Vaticano
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 10 de April de 2006 16:24



Eu costumo dornir??? ao relento. E o pior são as dificuldades para ir a uma casa de banho. Há filas enormes... e não só... as condições ao fim de umas horas são muito más.

Eu até gosto de estar de noite junto à capelinha. Há grupos que animam a rezar.
Cria-se um ambiente de despojamento e de encontro com Deus...

O verdadeiro problema para gente com saúde são as condições higiénicas...

Distribuem leite quente e alguma comida por volta das 6 da manhã... Sabe tão bem.

Em Fátima há atenção às pessoas. Mas é preciso criar melhores condições.

Continuo a achar que é muito importante que se faça a nova basílica. Já expus noutras intervenções algumas das razões.

Re: Vaticano
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 10 de April de 2006 16:32

E...
Como diz o ditado:[li]«Gostos não se discutem ...»

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Vaticano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 00:41

Jesus mandou orar no intimo do quarto mas tambem nos disse para anunciarmos sem medo, do alto dos telhados, a nossa fé nele.
Também nos mandou participar em orações comunitarias, na celebração da sua Última Ceia.
O jejum é uma norma secundaria que surgiu para evitar abusos que apareceram já no tempo dos apostolos:

1 Cor 11 20Quando, pois, vos reunis, não é a ceia do Senhor que comeis, 21pois cada um se apressa a tomar a sua própria ceia; e enquanto um passa fome, outro fica embriagado. 22Porventura não tendes casas para comer e beber? Ou desprezais a Igreja de Deus e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Hei-de louvar-vos? Nisto, não vos louvo.
23*Com efeito, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus na noite em que era entregue, tomou pão 24e, tendo dado graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim». 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto sempre que o beberdes, em memória de mim.» 26*Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha.
27*Assim, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. 28Portanto, examine-se cada um a si próprio e só então coma deste pão e beba deste vinho; 29pois aquele que come e bebe, sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação.


Jesus participava nas assembleias da sinagoga, os primeiros cristãos eram assiduos às orações comunitárias e em particular aquela em que relembravam a Última Ceia do Senhor.

Há espaço para tudo, para celebrações comunitárias aonde a comunhão entre os fieis em Jesus se fortalece e para a oração no intimo do quarto.

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.