Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5
Re: Perdão
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 20:36

Obrigado pelo reparo.

Cliquei no sítio errado. Ou foi um movimento inadvertido do rato, ou foi a minha vista que me traiu. Já transferi a mensagem para o tópico correcto.

Até nas coisas mais insignificantes o erro se manifesta em todo o seu esplendor...

Re: Perdão
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 21:25

Ovelha

Agora pede perdão:)

Re: Perdão
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 21:34

Não é um erro grave.

E qualquer erro, por mais grave que seja, tem sempre reparação.

João (JMA)

Re: Perdão
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 22:03

Ana,

O perdão assenta que nem uma luva numa personagem como aquela de que eu aqui me sirvo - uma ovelha tresmalhada. Portanto, peço, ovinamente, perdão.

Agora a sério, e a propósito do perdão:

Temos nós, os cristãos, legitimidade para julgar moralmente pessoas como o Hitler, o Pol Pot, o Estaline e tantos outros símbolos do mal absoluto que infligiram à Humanidade tantas atrocidades, tantos horrores, tanto sangue, tanto sofrimento, tanta morte?

Não me refiro, obviamente, aos actos que praticaram, que esses não têm desculpa e não há que vacilar um só instante sobre a sua natureza intrinsecamente preversa, nefasta, maligna e diabólica. Refiro-me à culpabilidade pessoal de cada um deles.

Deveriam as vítimas ter a capacidade de os amar como pessoas criadas, desejadas e amadas por Deus desde toda a eternidade, apesar das suas muitas maldades?

Em suma: há limites para o perdão?

Jesus advertiu-nos: não julgueis e não sereis julgados. Subjacente a qualquer imputação de culpa que eu dirija a uma pessoa há uma postura de julgador - e essa nenhum cristão a deve ter.

Portanto, um cristão não deve recusar aquilo que aos olhos do mundo parece uma rematada loucura: perdoar, perdoar sempre do íntimo do coração, ainda que o nosso "inimigo" seja o pior dos facínoras. Não dar gaurida ao ódio, ao ressentimento, ao desejo de retaliação. Pensar que, no fundo, maus somos todos nós, em maior ou menor escala, e que só a Deus compete julgar em definitivo as acções humanas.

E agora preciso mesmo de uma oração:

Meu Jesus, tu que nos ensinaste o perdão incondicional, dá-me força para desculpar sempre os meus vizinhos do andar de cima quando não me deixam dormir à noite com o barulho que fazem e que me põe os nervos em franja! Ajuda-me a expulsar de mim o rancor, o ódio que me brota no coração quando os vejo indiferentes aos meus insistentes pedidos. Livra-me da tentação de me vingar e de lhes fazer a vida negra do mesmo modo que eles me fazem a mim! Acalma a minha ira, dá-me um milésimo da paciência de que Job foi capaz. Faz de mim uma ovelha cordata, pacífica, capaz de amar, amar sempre, sobretudo aqueles que os meus impulsos primários me levam a detestar...


Re: Perdão
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 23:37

Caro Ovelha Tresmalhada

Aprecio muito aquilo que escreves, parabéns!

Aproveito para te convidar a participares, se concordares, no blogue que modestamente dirijo, e se chama:
Nova Evangelização Católica, sito em:
[nova-evangelizacao.blogspot.com]

Cumprimentos cristãos reconhecidos.

José Avlis / Mariano

Re: Perdão
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 00:31

Perdão...

Por lapso, ao tentar uma mensagem 'privada', para o amigo Ovelha Tresmalhada, saiu-me esta pérola de msg pública!...

É caso para citar o rifão: "Vícios privados, públicas virtudes" (mais ou menos)...

Saudações pascais para todos/as! (1)

J. Avlis

P.S.: (1) Já agora. :)
"Há males que vêm por bem" (e vice-versa)...

Re: Perdão
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 09:38

Amigo Vitor,
A que propósito a sua frase?!...
Citação:
Não acho que se não houvesse pecado nós seriamos outra especie diferente.
Eu nunca disse que seriamos outra espécie diferente se não houvesse pecado.
O que disse é Deus deu ao homem essa possibilidade e foi assim que nos fez.
Se o homem resistisse e vencesse quanto melhor! Mas isso não aconteceu"
Quanto ao pecado involuntário, amigo JMA. É a Biblia que fala nele, não eu.
Lv 5, 17 Se alguém pecar, involuntariamente, fazendo alguma coisa que o SENHOR tenha proibido, será igualmente culpado e suportará a sua culpa;

Consulte também:

Lv 4, 2 * «Fala aos filhos de Israel e diz-lhes: Se alguém pecou involuntariamente, contra alguma coisa que o SENHOR tinha proibido, deve proceder da seguinte maneira:
Lv 4, 13 Se for toda a comunidade de Israel quem pecou involuntariamente, e, sem disso se aperceber, fez alguma coisa que o SENHOR tinha proibido, tornando-se, assim, culpada:
Lv 4, 22 Se foi um dos chefes quem pecou involuntariamente e, sem disso se aperceber, fez alguma coisa que o SENHOR, seu Deus, tinha proibido, tornando-se, assim, culpado:
Lv 4, 27 Se foi uma pessoa do povo quem pecou involuntariamente e, sem disso se aperceber, fez alguma coisa que o SENHOR tinha proibido, tornando-se, assim, culpada:

E que sou eu para discordar da palavra de YHWH! ...






Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Perdão
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 10:03

Sim eu reparei só que tinha entendido mal. Talvez se não tivesse existido pecado nós hoje ainda estariamos no Paraíso e não na Terra. Não sei até que ponto esta ideia é válida e/ou verdadeira.

Re: Perdão
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 10:21

O Paraíso era na Terra ... A Terra seria o Paraíso.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Perdão
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 10:50

Entao o Jardim do Éden era na Terra?

Re: Perdão
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 11:05

O Jardin do Éden era na Terra.
«Éden» significa «Jardim».
O Éden seria extendido a toda a Terra.
E haverá Novos Céus e NOVA TERRA, onde habite a justiça.
Citação:
2 Pe 3, 13 * Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos uns novos céus e uma nova terra , onde habite a justiça.
Eu também espero por esta tão bem-aventurada promessa.
Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Perdão
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 11:21

Obrigado =)

Re: Perdão
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 00:58

Manuel Pires, sem estar muito ciente do contexto dessa passagem biblica creio que esse pecado involuntario se refere as normais rituais judaicas e não aos pecados morais.

As normas rituais judaicas foram abolidas pela nova e eterna aliança que Jesus nos deu.

Faz-nos falta aqui o Alef, ele certamente saberia esclarecer melhor este ponto.

Re: Perdão
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 10:46

[li]O que eu quero vincar aqui é que a Bíblia menciona pecados inconscientes e não deixam de ser pecados.
[li]Um pecado é algo que falha o alvo (a finalidade). No caso da Lei de Deus falha o cumprimento do mandamento da Lei de Deus, desobedecendo-lhe, mesmo que involuntariamente. mesmo assim a Bíblia diz que nos casos mencionados é culpado.
[li]Está claro que a culpa tem diferentes níveis.
[li]A bíblia também fala de pecados que causam MORTE e outros que não causam morte.

(está a acabar a minha hora de estar no computador e tenho que o deixar a outra pessoa.)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Perdão
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 11:38

Caro Manuel Pires:

A noção de pecado implica uma opção consciente.

Pelo que não existem pecados inconscientes.

Nem pecado sem responsabilidade pessoal.

( Por isso é que as crianças não podem pecar...)

Perdão: (Pecado voluntário)
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 12:01

Portanto há pecados cometidos voluntariamente e involuntariamente.
Será que há alguém que pratica pecados cometidos voluntariamente, de propósito?!
A minha primeira resposta seria que NÃO, embora tenha que reconhecer que infelizmente, a experiência me obrigue a reconhecer o contrário.
Eu penso que a maioria dos pecados da maior parte das pessoas são feitos contra a sua própria vontade; não são cometido de propósito para desobedecer a Deus; para ofender a YHWH. Temos que admitir a nossa própria imperfeição. Mesmo os que se dizem que não se arrependem de nada do que fizeram, e que se pudessem voltar atrás voltariam a fazer precisamente o mesmo, dizem isso apenas por presunção, como diz o ditado popular:
Citação:
«... presunção a "água benta" cada qual toma a que quer ... »
Quando Jesus disse quando estava a morrer:
Citação:
«Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem.»
estava a falar do pecado involuntário dos que o estavam a matar. A ignorância, leva à cegueira, e esta leva-nos ao pecado involuntário.
Este tipo de pecado não nos conduz à morte.
Mas há um pecado que conduz à morte e pode tornar-se imperdoável: É o pecado contra o Espírito Santo.

Mas será que alguém tenha cometido (voluntariamente) o tal pecado imperdoável?! ... ... ...


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Perdão: (Pecado voluntário)
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 12:20

Cara CatólicaPraticante.

Jesu disse
Citação:
«Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem.»

Aqui está um exemplo de pecado inconsciente e involuntário.
[li]Pecado sim, não tenho, dúvida. Matar Jesus foi um pecado, ou acha que não?
[li]Foi inconsciente, porque não sabiam o que estavam a fazer como disse Jesus.
[li]Foi involuntário pelo menos no caso dos soldados romanos porque se limitaram a cumprir ordens dos seus superiores.

Portanto essa sua expressa noção de pecado, não passa de uma simples noção humana, de uma ciência falível, inexacta e humana: O que hoje é verdade amanhã é erro. O que é verdade para uns é um erro para outros.
[li]É semelhante ao conceito antigo de que é o sol que gira à volta da terra.
[li]Hoje as pessoas têm um conceito (noção) diferente: «A terra gira à volta do sol».
[li]Mais tarde, até se poderá chegar a uma conclusão diferente, por exemplo «Há um movimento relativo dos dois astros em volta de um ponto. Esse movimento é tanto maior quanto a menor a massa desse astro.» ou algo semelhante.

Quanto maior for o conhecimento, mais perfeita é a noção e maior é a responsabilidade.


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Perdão
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 14:57

Caro manuel:

Inconsciente é uma coisa; involuntário é outra.

[A crucificação de jesus ( e de outras vítimas do terror ) foi concerteza um pecado

mas não foi, de certeza absoluta um acto humano involuntário.

Re: Perdão
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 15:07

[li]No mensagem anterior à última, o problema estava no inconsciente.
Ficou provado que foi um pecado inconsciente, o dos que mataram Jesus.

[li]Quanto ao involuntário, quem já passou pela «tropa» sabe que tem que fazer muitas coisas que não quer fazer, são com certeza actos involuntários.
Quanto ao tema de pecados involuntários a própria biblia fala disso:
Consulte esta minha mensagem.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Perdão
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 15:57

Quer ser feliz por um instante?
Vingue-se...

Quer ser feliz por toda a eternidade?
Perdoe sempre.


(D. Hélder Câmara)

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.